Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático PESA - 1º Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Metodo: Técnica "Bolo PF"
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: http://profungos.com.br
Região do país/estação do ano: Nordeste/ inverno
Temperatura Média: Média de 29º C durante o dia e 25º C durante a noite
Data de início: (preparação de seringas/composto/esterilização): 17.07.2008
Fase atual: inoculação

:!:Os valores de cada item estão somados de acordo com as respectivas quantidades indicadas, o valor pode variar de região para região, posso ta esquecendo de algo, mais isso serve para as pessoas ficarem por dentro, muita gente pode aproveitar coisas do dia a dia, que não e meu caso, encontrei quase nada na minha casa.

:teo_seta_direita: 4 copos de whisk R$ 16,00
:teo_seta_direita:Papel alumínio 2 rolos de 5m cada R$ 3,20
:teo_seta_direita:Lysol (spray bactericida) R$ 8,90
:teo_seta_direita:2 borrifadores R$ 4,20
:teo_seta_direita:2 tubos de silicone 50ml cada R$ 7,00
:teo_seta_direita:2 rolos de durex 45mm da 3M R$ 3,00
:teo_seta_direita:Plástico Filme 1 rolo R$ 1,70
:teo_seta_direita:Silver tape, Fita da qual vou isolar o aquário para a luz entra por cima(dois rolos) R$ 14,00
:teo_seta_direita:2 kilos de vermiculita (2 kg). R$ 6,00
:teo_seta_direita:3 kilos de arroz com casca. R$ 9,00
:teo_seta_direita:3 sacos de argila expandia R$ 9,00
:teo_seta_direita:1 seringa de 20 ml R$ 1,50
:teo_seta_direita:Sabonete protex R$ 1,70
:teo_seta_direita:Mascaras (ganhei) R$ 0,00
:teo_seta_direita:Toca (ganhei) R$ 0,00
:teo_seta_direita:Luminária com lâmpada R$ 16,00
:teo_seta_direita:bata, jaleco (já tinha) R$ 0,00
:teo_seta_direita:2 copos para coleta de exame esterilizadas R$ 1,90
:teo_seta_direita:água mineral copinho R$ 0,50
:teo_seta_direita:água mineral para a panela de pressão (usei do garrafão)
:teo_seta_direita:3 carimbos de esporos (PESA, Equador e P6) profungos R$ 10,00
:teo_seta_direita:5 metros de mangueira para bomba de aquário R$ 5,50
:teo_seta_direita:1 bomba de aquário R$ 17,00:teo_seta_direita:2 divisores de mangueira de aquário R$ 6,00
:teo_seta_direita:2 pedras porosas R$ 5,00
:teo_seta_direita:1 aquário de 60 Litros (usado) R$ 40,00
:teo_seta_direita:1 caixa de isopor de 30 Lts (ganhei) 0,00
:teo_seta_direita:1 termômetro de aquário R$ 3,50
:teo_seta_direita:Tampa de vidro para aquário R$ 20,00
:teo_seta_direita:Temporizador Digital (programa quantas veszes por dia a bomba de ar e a luminária vão ser ligadas):idea: ganhei R$ 0,00
:teo_seta_direita:Cooler 12 Vltz, (aproveitei de uma fonte de PC queimada) R$ 0,00

:teo_seta_direita:Total R$ 210,60


Ingredientes: Vermiculita, Farinha de Arroz com casca, cremogema e água mineral fervida.

Hoje quinta-feira 17/07/2008 começou o meu cultivo, venho estudando há meses e olhando uns diários sempre, para não cometer erros graves, mais vamos lá, hoje as 22h00min com a ajuda da minha namorada começamos a fazer a seringa, usando todos os itens necessários para a Limpeza do local e assepsia dos materiais usados, como toca, mascara luva, bata, spray bactericida, álcool 70%, água sanitária. Tomei banho com protex, vesti a bata, coloquei mascara, toca, luvas de procedimento e óculos, passei spray bactericida no ambiente, nas entradas de ar, que ficaram fechadas no momento da confecção da seringa, borrifei um pouco nas paredes próximas a mesa, e um pouco pelo quarto, passei água com cloro no piso, a seringa e os potes estavam lacrados e estéreo, limpava sempre tudo com alcool, raspei todo o carimbo, visto que achei pouco, mais usei 40 ml, pois fiz uma seringa e deixei os outro 20 ml dentro do pote, enrolei com papel alumínio e coloquei dentro de um saco preto na geladeira para um futuro cultivo. Pois e, a principio não da para notar os esporos na seringa, apenas no Pote, Levei para hidratar, vou deixar em media 24 horas na geladeira!

Photo_071508_024.jpgPhoto_071508_020[1].jpgPhoto_071708_022.jpgPhoto_071808_022.jpgPhoto_071808_023.jpgPhoto_071808_024.jpgPhoto_071708_027.jpg

Fotos:
1º Kit seringa
2º pequeno estoque, vermiculica, arroz com casca e argila espandida.
3º "Eu" a Preparação
4º "meu amor" com amor tudo e melhor:D

Hoje sexta-feira 18/07/2008 começamos por volta das 16:00, peguei o arroz com casca, separei três medidas(três copos de wisk) e coloquei de molho no balde com água por 30 minutos, assim o arroz vai hidratando, e a sujeira do arroz fica na parte de cima da água, da para tirar, e também com essa pré-hidratação aparece os possíveis contaminantes do arroz, assim eles aparecem antes de incubar, e acabam na hora de por na pressão! Enquanto deixava o arroz secar em um pano limpo, coloquei a vermiculita para esteriliza, a levei ao fogo na água fervendo por alguns minutos e também coloquei para secar. Enquanto a vermiculita secava coloquei o arroz no liquidificador para triturar, não ficou uma farinha fina, tinha umas partes grandes, Depois disso comecei a mistura, quatro copos de vermiculita e dois copos de arroz com casca moído e 2 colheres razas de cremogema. Limpei bem os copos e coloquei uma camada seca em baixo, coloquei o substrato, depois coloquei a camada para selar, depois foi só passa o papel filtro e as camadas de papel alumino para levar a panela de pressão, isso por volta das 18:30, levei a panela de pressão ao fogo e deixei por volta de 50 minutos, depois foi só esperar ela esfriar para começar a inoculação. Agora são 23:10, vou começar a inocular, a seringa da para notar alguns esporos, mais são poucos, será que tem problema? Fiz uma divisão para os quatro copos, quatro furos em cada copo, que da 16 furos, dividindo por 20ml, dava 1,25ml por furo, achei pouco! ?? Sempre passando o isqueiro de furo em furo na agulha! Após isso levei para a incubadora, mais antes notei que tinha um espaço sobrando nos copos tava bem frouxo o substrato ta um pouco seco, dava para ver uns pedacinhos de arroz cozidos, será que ta tudo ok?
 
Isso deve ser contaminação... Já li relatos de cultivos problemáticos com esse mau cheiro... No final das contas eram contaminantes...

Mas vai na fé irmão, esses chapeludos vão aparecer!!! Você vai ver!!!

Forte Abraço!
 
Salve, Jonny

Dos oito copos, todos estão com troca gasosa?

Mau cheiro indica contaminação por bactérias. Algum(ns) dos copos parece estar com o substrato diferente, com um excesso de líquido?

Os copos que chegarem a 100% provavelmente estarão salvos, mas os outros devem ser examinados.

Você já isolou os copos, e isso foi bom. Pode também limpá-los com uma solução de água sanitária, e esperar algum tempo para ver se consegue localizar qual deles está exalando o mal-cheiro. Cuidado especialmente com os novos copos.

A contaminação pelo ar pode acontecer, ou não.
 
Estamos falando de copos ou bolos?

Pois é a primeira vez que vejo alguém dizer que conseguiu sentir algum cheiro através de copos vedados que estão colonizando.

Eu nunca senti nenhum cheiro nos copos vedados, afinal, não há troca gasosa, e consequentemente não há exteriorização de aromas internos.

Acho que sua vedação foi falha.
 
os copos estão vedados sim! tambem achei estranho, não pode vazar pelo microporo esse cheiro ?
 
os copos estão vedados sim! tambem achei estranho, não pode vazar pelo microporo esse cheiro ?


Você está falando de espardrapo micropore? Se for isso não estão vedados, já que há troca gasosa.
 
pois e era esparadrapo mesmo, micropore! vou esperar ver no que vai dar, Obrigado!
 
Brother, vedação Padrão é aquela feita com alumínio e fita isolante, e .

Nenhum papel, nenhum plástico, nada vai substituir melhor o alumínio na vedação dos copos.
E a mesma coisa com a fita isolante, esparadrapo não cola tanto quanto a fita isolante, esparadrapo se desprende facilmente sozinho, principalmente se for umedecido durante alguma parte do processo, fora que a cola do esparadrapo serve de alimento e rota para contaminantes.
Durex eu também não recomendo, é mais difícil trabalhar com ele, e a vedação não fica tão eficiente quanto a feita com fita isolante, que é muito mais prática.
 
Se por alguma razão não desejar usar fita isolante, use esparadrapo comum, desses impermeáveis mesmo. Eles não permitem troca gasosa.

Usei esparadrapo impermeável no meu cultivo e até agora tudo nos conformes:pos:

Boa Sorte e Forte Abraço!
 
Todas essas opções, ou seja, fita isolante, durex e esparadrapo comum funcionam. E também fita crepe, que sempre usei sem problemas.

O micropore também funciona. Não creio que a contaminação seja por causa dele.
 
Ao meu ver, a causa da contaminação está aqui:

aimg507.imageshack.us_img507_2548_poteazulru3.jpg

ORELHAS.

Mas bah, continuo com a mesma opinião sobre a fita isolante e o esparadrapo :p:

Sei lá mas, a diferença entre um esparadrapo e uma fita isolante são gritantes, ao menos ao meu ver :eek:
 
a obrigado a todos pela dicas, essas orelhas mange, podem contaminar, ne? masi nao foram esses copos que contaminaram, foram os novos, ja descartei, estavão realmente podres... valeu... obrigado a todos...!
 
Orelhas significam que o copo não está vedado.

Corta essas orelhas, passa um algodão com álcool e veda com fita isolante antes que estes copos também contaminem.
 
Então, como falei antes to inoculando mais 4 copos de milho e mais 4 de FAI e Vermiculita,os copos estão prontos, vou inocular hoje talvez! mais coloco ai as fotos de 2 copos meus que tenho duvida se eles estão 100%, ai vcs podem falar algo? pois parece ter uns pedacinhos de arroz visiveis ainda...! tai as fotos de apenas dois copos, queria saber se eles estão prontos, se não tiverem o que faço, pois não passa dai o micelio! obrigado a todos!
jammysson 001.jpgjammysson 002.jpgjammysson 003.jpgjammysson 004.jpgjammysson 005.jpgjammysson 006.jpg
 
Os copo estao com um micelio muito saudável, rizomas em vários pontos !

Ao meu ver o copo que possui bolinhas vermelhas na pintura está um pouco mais atrazado, faltando muito pouco para colonizar 100%, mas mesmo o copo mais colonizado é válido deixar colonizando mais uns dias para que o miolo do copo seja bem colonizado .

Se sua opção escolhida for o cultivo em bolo, e suspeito que sim, aguarde o copo ser tomado por completo pelo micelio para evitar dores de cabeça no terrário.

No mais lindos copos mesmo, parabéns pelo trabalho desenvolvido até o momento !!!

Paz e muita Luz !
 
Espere mais uns dias, mais uma semana, antes de aniversariar.
Quando você colocar no terrário se o substrato não estiver 100% atrasará a pinagem
 
Ontem 18/08, inoculado mais 4 copos com milho da strain P6, hoje vou inocular mais 4 copos e um pote com as segintes medidas: 1 de vermiculita, 2 de Farinha de arroz com casca, e 1 de sementes(metade linhaça, metade ninger)e água, vamos ver no que vai dar, vi cultivos com pouca vermiculita que deram certo!

Outra coisa, estou com uns copos pedentes(4), inoculei uns ontem e vou inocular outros hoje, então acho que não e preciso abrir outro diário, ou é? pois acho ainda que estou no mesmo projeto, ainda não deram certo!:D

Fotos dos 9 novos Filhos!!!:D

copos FAI 1.JPGcopos FAI e Milho.JPGCopos FAI e Milho 2.JPGincubas.JPG
 
Bom, hoje olhei meus 8 novos copos inoculados entre os dias 18 & 19/08, Nenhum sinal de micelio nos copos PF nem no milho, isso já faz 6 dias! será que a possibilidade de crescimento do micelio ainda? nos outros copos que estão pedentes, depois do quarto dia ja tinha micelio. sera que depende da strain ? pois os quatro primeiros são PESA e os oito inoculados agora são P6.
 
Bom, hoje olhei meus 8 novos copos inoculados entre os dias 18 & 19/08, Nenhum sinal de micelio nos copos PF nem no milho, isso já faz 6 dias! será que a possibilidade de crescimento do micelio ainda?


Aguarde mais alguns dias. O micélio pode aparecer ainda.
 
Back
Top