Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo O CHÁpeleiro Maluco - A+ Albino

Diário de cultivo completo.
Saudações a todos, primeiramente gostaria de pedir licença a equipe deste recinto virtual para abrir este humilde diário de cultivo. Gostaria de agradecer ao colega @RainSpirit que doou o carimbo de boa fé.

O objetivo deste trabalho é principalmente obter carimbos de forma simples e eficaz.

Recebi um belo carimbo de A+ Albino dia 10/06/2014 (data do carimbo abril de 2014) tive alguns problemas com contaminações pois o carimbo não veio bem lacrado.

Confecção da Seringa

Foi realizada no dia 10/06 numa sacola com luvas 2014-06-11-635.jpg 2014-06-11-636.jpg que esteve hermeticamente fechada durante o procedimento e desinfetada. Em seguida foi levada a geladeira para hidratação dos esporos.

- Duas seringas descartáveis 20ml
- Um pote de coleta para fezes, urina e etc.
- Aguá mineral em copinho lacrada
- Duas Agulhas (40x1,2 (18Gx1 ¹/²")
- 1/4 do carimbo

Bolos PF Tek

Como meu liquidificador havia queimado usei trigo para kibe como meio nutritivo porem dispensei com um coador para sucos o pó mais fino para o substrato não ficar pegajoso. Aviso para quem for usar trigo para kibe que o mesmo absorve a água rapidamente logo quando a mistura for pressionada entre os dedos não escorrera água então nada de por mais água achando que esta seco se não estraga.

- 2/4 vermiculita
- 1/4 trigo para kibe
- 1/4 água
- uma colher de chá bem cheia pó de conchas
- Copos de 320ml
- Selo de vermiculita
- Papel Alumínio
- Fita isolante

Foi esterilizado na pressão por uma hora e descansado por 24h para então abrir a panela após o esfriamento. A panela foi aberta dentro da glove box previamente desinfetada para então poder lacrar os copos 2014-06-14-640.jpg 2014-06-16-647.jpg e inocular aproveitando o embalo no dia 14/06. Os furos de inoculação foram cobertos com micropore WP_20140619_015.jpg . Os bolos PF foram levados para incubadora a 28°. Os primeiros sinais de micélio foram vistos por volta do quarto dia aposWP_20140619_001.jpg WP_20140619_017.jpg .


Dia 25/06 WP_20140625_014.jpg WP_20140625_023.jpg

Na verdade até aqui foi descrito os procedimentos dos CupCake por que Bolo PF de verdade logo mais postarei as fotos. Este bolo de aproximadamente 1L de volume num pote de PP foi feito com arroz negro integral orgânico deixando apenas hidratar por 10min com com pó de conchas.
WP_20140620_001.jpg WP_20140620_002.jpg WP_20140622_005.jpg o bolo ja esta colonizando logo mais postarei as fotos e detalhes do processo.

Outros procedimentos:

WP_20140620_009.jpg WP_20140630_056.jpg WP_20140625_012.jpg .

Grato!:coffee:
 
Última edição:
Muito bonito seu cultivo !!
Vou usa-lo como base para o meu.
Estou curioso, em como procedeu pra montar sua GB, parece simples e eficaz.
 
Estou curioso, em como procedeu pra montar sua GB, parece simples e eficaz.
Fala cara, tudo na paz?
Você pote montar uma sacola com luvas facilmente, simples e eficaz! Com uma sacola de lixo de 100L, você pode montar um esqueleto pra ela com palito de churrasco sem as pontas, usar luvas para limpeza, e um dois pedaços de cano ou conexões PVC que passem suas mãos para servir de base para fixar as luvas no saco com fita isolante. Geralmente a visibilidade desses sacos de lixo são péssimas! recomendo que cole um pedaço de filme de poliéster para churrasco pra facilitar a visibilidade. Pra fechar hermeticamente quando todo material estiver dentro (inclusive o desinfetante) você junta a boca do saco, enrola bem e passa fita isolante.

A desvantagem é que isso pode não ter uma boa durabilidade ao contrario das glovebox feitas com caixa plastica.

Espalhou esporos na hora de colher?
Esperei abrirem bem os chapeis e começarem a esporular pra poder então coletar uma boa carga de esporos. Tinham alguns que já estavam até começando a virar o chapel.
 
Última edição:
Boa tarde pessoal, algumas pessoas aqui ja devem ter cozinhado arroz negro e notado que ele solta um caldo muito escuro e grosso parecido com suco integral de uva, ja ia esquecendo de relatar que quando colhi os cogumelos da bacia alguns grão de arroz "negro" ficaram descobertos e pude perceber que ja não estavam mais negros e sim da com do arroz comum como se o micélio tivesse consumido.
 
tem o arroz negro e o vermelho, o tempo de cozimento deles é igual ao arroz integral, até hoje nao vi ninguem utilizando eles, sim, sao bem caros, e uma delícia :fome:
Aqui no Recife o arroz vermelho é bem mais barato que o arroz negro; Ou melhor dizendo: 08$ reais vermelho e 14;50$ O preto.
 
Aqui no Recife o arroz vermelho é bem mais barato que o arroz negro; Ou melhor dizendo: 08$ reais vermelho e 14;50$ O preto.
É bom deixar claro que mesmo que o arroz negro fosse mais produtivo seria bem mais vantajoso comprar outro grão mais barato em maior quantidade com o mesmo dinheiro investido em pouca quantidade de arroz negro. Acredito que assim (grandes proporções de substrato) seja mais produtivo e proporcione belas colheitas. Por isso é bom pesar e ver qual a melhor opção custo beneficio.

O meu interesse por arroz negro não foi por ser isso ou aquilo mas sim so por curiosidade em ver o contraste do micélio branco colonizando um meio preto.
 
Ia fazer um teste, mas aqui na minha ilha não encontrei um supermercado que tivesse, nem negro e nem vermelho, só integral mesmo.
 
Minhas últimas culturas foram com o arroz vermelho+ o cateto vermelho ( esse é misto de vermelho com branco) E foram as melhores coletas.
 
Copo contaminado, aparentemente pode ate ser confundido com o metabolito do micélio mas esta macha vem avançando!!! surgiu no inicio da colonização no meio do micélio o que me leva a crer que pode ter vindo junto com o carimbo.
View attachment 71970
Os cogumelos desse pote estavam com rachaduras no talo e necroses nos chapeis, logo mais irei postar fotos. Provavelmente verticillium fungicola!?.
 
Flush - Bacia Verde. Em menor quantidade porem alguns maiores. Como podem ver saiu um cogumelo grande cuja carga de esporos tão alta que estou trocando de papel alumínio a cada 4hs.

WP_20140903_011.jpg WP_20140903_014.jpg WP_20140903_016.jpg WP_20140903_024.jpg WP_20140903_030.jpg WP_20140903_034.jpg
WP_20140903_042.jpg WP_20140903_038.jpg WP_20140903_036.jpg WP_20140903_041.jpg WP_20140903_045.jpg WP_20140903_048.jpg
WP_20140903_049.jpg
 
Back
Top