Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Não Frutifica!!

Math

Primórdia
Membro Ativo
12/02/2012
49
31
41
Eae galera!

Não sei se alguém lembra, há uns dias relatei que o Micélio matava o contaminante (pode ser visto em tópico logo baixo - com foto). E esse mesmo Micélio aniversariei ele faz uma semana. Só que até hoje nem sinal de cogus! Já tô ficando preocupado.

Montei um terrário simples, numa caixa de plástico transparente. Cabem dois pratos pequenos de sobremesa dentro sem problemas. Para segurar a umidade uso Argila Expandida. Não coloquei nada mais. Fiz alguns furos nas laterais e cobri com filtro de café.

No entanto, o Micélio não frutificou. Será que tá com baixa umidade? Ou pode ser alguma outra coisa?

Resido no centro-oeste, temperatura média 28/30º.

Quando tirar foto do terrário posto aqui.

Valeu!
 
Na minha opinião choque térmico só se faz necessário no primeiro dunk, pra induzir o micélio a entrar na fase de frutificação,


Eu acho que o choque térmico não é necessário. P.cubensis e P.subcubensis são espécies tropicais / subtropicais.

Mesmo que junto com a chuva, que está associada à frutificação no campo, seja normal ocorrer uma queda de poucos graus na temperatura, é arriscado afirmar que essas espécies tenham desenvolvido algum mecanismo para se beneficiar de um choque térmico. Principalmente um choque térmico amplo como é feito nos cultivos indoor.

Mas acho que o choque térmico pode ser útil para evitar o crescimento de contaminantes durante a fase de imersão (dunk).
 
Última edição:
Upvote 0
Referências?


Servem essas referências do Shroomery?

- http://www.shroomery.org/5232/What-is-cold-shocking
- http://www.shroomery.org/9736/Do-I-have-to-cold-shock-my-cakes-to-initiate-pinning


Gostaria de ver suas referências para a hipótese contrária, ou seja, de que o cold shock é benéfico.

Porque estamos discutindo se ele é benéfico, visto que necessário não é. Eu e outros cultivadores já cultivamos muito sem nem tomar conhecimento de cold shock ...
 
Upvote 0
Servem essas referências do Shroomery?

- http://www.shroomery.org/5232/What-is-cold-shocking
- http://www.shroomery.org/9736/Do-I-have-to-cold-shock-my-cakes-to-initiate-pinning


Gostaria de ver suas referências para a hipótese contrária, ou seja, de que o cold shock é benéfico.

Porque estamos discutindo se ele é benéfico, visto que necessário não é. Eu e outros cultivadores já cultivamos muito sem nem tomar conhecimento de cold shock ...

Agora eu gostei. É a mesma coisa. Quando membros postam opiniões e você pede referências, não é agradável.

https://teonanacatl.org/threads/choque-térmico-cold-shock.638/

https://teonanacatl.org/wiki/cold-shock/

Estão aí. No PRÓPRIO fórum.
 
Upvote 0
Estão aí. No PRÓPRIO fórum.


Você pediu referência e eu postei. Gostou delas?

A discussão aqui é cold shock, não quem gosta disso ou daquilo.

O texto da wiki daqui eu vou reformular depois.
 
Upvote 0
Texto original de http://sporelab.com/apprenti.htm:

"1. Temperature & Cold Shocking

According to The Mushroom Cultivator, the ideal temperature for Psilocybe Cubensis during colonization of the substrate and initial colonization of the casing layer is 84-86 degrees Fahrenheit. A 10 degree drop in temperature to 74-78 degrees Fahrenheit is generally enough to initiate the pinning proccess.

A technique once taught to me by the wise and mysterious "Mr. G" (formerly of Foggy Mountain Farms), is a little more extreme however. It involves cold shocking the casing by covering the tray with tin foil and placing it in the refrigerator for 24 hours prior to birthing into the fruiting terrarium. This cold shock really let's the mycelium knows it's time to fruit, and may serve to not only increase the size of the first flush, but also slow the previously mentioned mycelial momentum. The jury is still out on this one however... Some growers have expressed concerns regarding the bacterial count in their household fridge, while others persist that it's not necessary.

My advice is to try the 10 degree drop first. If that works for you, then stick with it. If however you are still having problems (Perhaps you live in a region where the temperature is too high to provide a 10 degree drop in temperature?), give the cold shock a try; it might just do the trick."


Tradução proposta:

"1 - Temperatura & Choque Térmico

De acordo com o The Mushroom Cultivator a temperatura ideal para Psilocybe cubensis durante a colonização é 84 a 86 graus Fahrenheit (aprox. 28,8 a 30 graus Celsius). Uma queda de 10 graus (Fahrenheit - 5,5 graus Celsius) para 74-78 graus Fahrenheit geralmente é suficiente para iniciar o processo de pinagem.

Uma técnica que 0 sábio e misterioso "Mr. G" (que antigamente foi da Foggy Mountain Farms) me ensinou uma vez é um pouco mais extrema, contudo. Essa técnica envolve dar um choque térmico no casing, cobrindo a bandeja com papel alumínio e colocando-a na geladeira por 24 horas antes de transferir para o terrário de frutificação. Este choque térmico diz ao micélio que é realmente hora de frutificar, e pode servir para não somente aumentar o tamanho do primeiro flush, mas também diminuir o anteriomente mencionado momentum do micélio. O júri não se decidiu sobre isto, no entanto ... Alguns cultivadores têm expressado preocupação quanto à contagem bacteriana em seus refrigeradores caseiros, enquanto outros insistem que não é uma técnica necessária.

Meu conselho é tentar a diminuição de 10 graus Fahrenheit (5,5 graus Celsius) antes. Se funcionar para você, então persista com esse procedimento. Se todavia você continuar a ter problemas para induzir a pinagem (talvez você viva em uma região onde a temperatura é demasiado elevada para fornecer uma queda de 10 graus na temperatura?) então dê uma chance ao choque térmico. Ele pode funcionar."



A técnica de choque térmico divide opiniões. Nas minhas experiencias com o Strain B+ notei uma melhora perceptivel em casings onde havia aplicado cold shock por 24hrs, o numero de frutos ao fim do flush chegava a ser quase 3 vezes maior que em casings onde não havia induzido o choque térmico, já Strain como o mexican dutch king os resultados com choque térmico forão insignificantes. Não poderia ser caracteristico do proprio strain se beneficiar do choque térmico por traços géneticos?
 
Última edição por um moderador:
Upvote 0
Como estamos lidando com strains selecionadas e/ou com traços genéticos fixados por acaso, é até possível sim, AmaralGpuava. Mas prevejo que seria difícil reunir e interpretar os dados para chegar a um consenso sobre qual strain se beneficia ou não.


Outro ponto. Se não me engano, em cultivos de P.cubensis sem problemas e com produtividade máxima a taxa de conversão da matéria orgânica seca do substrato em cogumelos, também secos, é por volta de 30%. Vou ver onde estão as referência depois, mas pelo que lembro não se consegue mais do que isso.

Então toda essa percepção de produtividade maior pode ser uma modificação da produtividade ao longo do dos flushs. Ao final dos flushs você conseguiria aproximadamente a mesma coisa com ou sem cold shock.

Mas acho quem gosta de cold shock deve fazê-lo. Eu mesmo prefiro fazer o dunk com os bolos na geladeira.


Obs.: Vou tentar dar uma melhorada na tradução que você postou acima desse interessante trecho no fim de semana. Já fiz as modificações na tradução. Também coloquei o texto original para quem quiser opinar sobre o sentido. Dê uma olhada e diga como acha que ficou, por favor.
 
Última edição:
Upvote 0
Pessoal, interessante essas considerações quanto ao cold shock... nesse meu segundo cultivo não sei avaliar o quanto ele pôde ser benéfico. Por outro lado, o segundo bolo que coloquei no terrário semana passada está com dois frutos imensos! O caule deles é mais grosso (ou da mesma espessura) que meu dedo indicador. Esse bolo, no caso, fiz um dunk de 24hs na geladeira. O primeiro bolo ficou em dunk por algo entorno de 12 a 15hs, fora da geladeira e, apesar de render frutos grandes (apesar de finos), deu poucos.

O caso aqui, então, seria o dunk, certo?

Outra dúvida: posso esperar quantos flushs? Por exemplo, se o bolo depois de uns 4 flushs eu quebrá-lo e montar um case, funciona?

Valeu!!!
 
Upvote 0
Pessoal, interessante essas considerações quanto ao cold shock... nesse meu segundo cultivo não sei avaliar o quanto ele pôde ser benéfico. Por outro lado, o segundo bolo que coloquei no terrário semana passada está com dois frutos imensos! O caule deles é mais grosso (ou da mesma espessura) que meu dedo indicador. Esse bolo, no caso, fiz um dunk de 24hs na geladeira. O primeiro bolo ficou em dunk por algo entorno de 12 a 15hs, fora da geladeira e, apesar de render frutos grandes (apesar de finos), deu poucos.

O caso aqui, então, seria o dunk, certo?

Outra dúvida: posso esperar quantos flushs? Por exemplo, se o bolo depois de uns 4 flushs eu quebrá-lo e montar um case, funciona?

Valeu!!!
Meus bolos nunca passarão do quarto flush mano Math , fazer um casing após já tentei porem sem sucesso, seria interessante se o clima da sua cidade estiver viável enterrar esses bolos em meio a natureza em um local com sombra e torcer por mais algum ou alguns flushs, essa técnica funcionou bem nos meus cultivos rendendo mais alguns frutos inclusive bem diferentes daqueles que avião frutificado no meu terrário, erão maiores no caule e chápeu com um aspecto alienigena uashuasasuh Valeu!
 
Upvote 0
Como estamos lidando com strains selecionadas e/ou com traços genéticos fixados por acaso, é até possível sim, AmaralGpuava. Mas prevejo que seria difícil reunir e interpretar os dados para chegar a um consenso sobre qual strain se beneficia ou não.


Outro ponto. Se não me engano, em cultivos de P.cubensis sem problemas e com produtividade máxima a taxa de conversão da matéria orgânica seca do substrato em cogumelos, também secos, é por volta de 30%. Vou ver onde estão as referência depois, mas pelo que lembro não se consegue mais do que isso.

Então toda essa percepção de produtividade maior pode ser uma modificação da produtividade ao longo do dos flushs. Ao final dos flushs você conseguiria aproximadamente a mesma coisa com ou sem cold shock.

Mas acho quem gosta de cold shock deve fazê-lo. Eu mesmo prefiro fazer o dunk com os bolos na geladeira.


Obs.: Vou tentar dar uma melhorada na tradução que você postou acima desse interessante trecho no fim de semana. Já fiz as modificações na tradução. Também coloquei o texto original para quem quiser opinar sobre o sentido. Dê uma olhada e diga como acha que ficou, por favor.
Fico bem melhor essa tua tradução Ecuador , essa minha foi pelo google tradutor fico bem tosca. Valeu!
 
Upvote 0
Meus bolos nunca passarão do quarto flush mano Math , fazer um casing após já tentei porem sem sucesso, seria interessante se o clima da sua cidade estiver viável enterrar esses bolos em meio a natureza em um local com sombra e torcer por mais algum ou alguns flushs, essa técnica funcionou bem nos meus cultivos rendendo mais alguns frutos inclusive bem diferentes daqueles que avião frutificado no meu terrário, erão maiores no caule e chápeu com um aspecto alienigena uashuasasuh Valeu!

Opa! Então, tô pensando em enterrar num vaso mesmo e plantar alguma coisa junto. :D

Com o tempo o micélio degrada e deve virar adubo, não?
 
Upvote 0
O primeiro passo no processo de iniciação cabeça de alfinete é o de diminuir a temperatura do substrato e do ar a partir
o crescimento micelial óptima para o intervalo de frutificação. Esta temperatura "choque" é realizado por
ventilação com um grande volume de ar fresco fresco, baixando assim a temperatura da sala até um ponto
5-20 ° abaixo do ideal para corrida spawn. Seja qual for a temperatura do ar pode ser, a temperatura do leito
é normalmente vários graus mais quente. O período de temponecessário para afectar esta mudança é determinada pelo volume total de substrato e da temperatura do ar a ser introduzido. dentro de 48 horas, a temperatura do substrato deve cair a temperaturas de frutificação, de forma eficaz retardando vegetativo
crescimento. Esta mudança sinais para o micélio que é tempo defruta.

Fonte : Ebook - Mushrooms - The Mushroom Cultivator - Página 142
 
Upvote 0
Os gringo vão na escola de 12 hrs de dunk tambem, acredito que 12 hrs sejão mais doque suficiente na hidratação, mais se tive com planos de da um choque térmico na geladeira enquanto aproveita esse dunk 12 hrs seja pouco tempo... não da nem tempo de dá aquele sustinho maneiro no micélio pra ele se esperta e dá o ar da graça com muitos pins! auhsasuhuhas. Dunkei a pouco 4 casings caminhando pro segundo flush, vo aplica 12 hrs em 2 e 24hrs em outros dois pra analisa de perto os resultados. Aprecia um choque térmico tambem mano tupy ? Deixa quantas horas em baixa temperatura ? Noix

sim, automaticamente quando faço o dunk em água, já fica repousando de leve na geladeira. Até hoje não tive problemas quanto a isso, dunk e cold shock. Até pretendo, em um cultivo futuro, não fazer o cold shock em colheitas posteriores a primeira, vamos ver no que dá.
 
Upvote 0
Pegano carona nesse topico achei melhor de q abri outro, estou com um bolo no terrario ja faz quase um mes
e nada, ele azulou então aumentei a temperatura ele voltou ao normal, noto q esse bolo ta sadio mais infelismente
com esse chove para chove para estou levano uma surra do clima mas continuo na luta, ele ja estar na terçeira fase
pontinho brancos e primordias so q com o passar dos dias achei melhor da um cold chock sera q fiz certo
ou era pra ter deixado do jeito q estava sera q comprometi o bolo por favor peço ajuda a os amigo nao achei lugar
melhor pra tirar essas duvida, hj mesmo posto uma foto da situaçao do bolo, outro detalhe ele estar cem cobertura
nenhuma espero ainda alguns frutus dele.
 
Upvote 0
Man
Pegano carona nesse topico achei melhor de q abri outro, estou com um bolo no terrario ja faz quase um mes
e nada, ele azulou então aumentei a temperatura ele voltou ao normal, noto q esse bolo ta sadio mais infelismente
com esse chove para chove para estou levano uma surra do clima mas continuo na luta, ele ja estar na terçeira fase
pontinho brancos e primordias so q com o passar dos dias achei melhor da um cold chock sera q fiz certo
ou era pra ter deixado do jeito q estava sera q comprometi o bolo por favor peço ajuda a os amigo nao achei lugar
melhor pra tirar essas duvida, hj mesmo posto uma foto da situaçao do bolo, outro detalhe ele estar cem cobertura
nenhuma espero ainda alguns frutus dele.
Irmão bolo acredito que esse Cold Shock não tenha comprometido o bolo não, recentemente aniversariei um bolo de PF pequeno do strain TKSSS que levou 3 semanas pra pina, envolve esse bolo com vermiculita umida e mantem a umidade da vermiculita alta que ele vinga, esse meu Pf de TKSSS apresento um primeiro flush mirradinho, porem nos segundos e terceiros flush com intervalo de dunk de 12hrs por flush me renderão belos frutos :) Noix
 
Upvote 0
Back
Top