Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Não Frutifica!!

Math

Primórdia
Membro Ativo
12/02/2012
49
31
42
Eae galera!

Não sei se alguém lembra, há uns dias relatei que o Micélio matava o contaminante (pode ser visto em tópico logo baixo - com foto). E esse mesmo Micélio aniversariei ele faz uma semana. Só que até hoje nem sinal de cogus! Já tô ficando preocupado.

Montei um terrário simples, numa caixa de plástico transparente. Cabem dois pratos pequenos de sobremesa dentro sem problemas. Para segurar a umidade uso Argila Expandida. Não coloquei nada mais. Fiz alguns furos nas laterais e cobri com filtro de café.

No entanto, o Micélio não frutificou. Será que tá com baixa umidade? Ou pode ser alguma outra coisa?

Resido no centro-oeste, temperatura média 28/30º.

Quando tirar foto do terrário posto aqui.

Valeu!

Aqui aparece normal. Acabei de dar F5 pra conferir... estranho. Mais alguém não vê?

Aí aparece normal porque você tem a senha de acesso à sua conta do Dropbox. Eles não permitem postar fotos (ampliadas) em sites de terceiros, somente o link de referência.

Recomendo que edite o seu post anterior e anexe as fotos ao post. :teo_seta_direita: Como enviar imagens ao fórum?

Upvote 0
Valeu d+ Cosmik! Já arrumei!

Espero que, enfim, dê para vocês sacarem as fotos!

Abraços,

Upvote 0
Está contaminado 100% certeza Math , esse fungo acinzentado ja tive muito, e a probabilidade de que frutifica sao minimas.. Jogue-o fora o antes possivel para nao espalhar esporos disto pela casa.

Boa sorte com proximos cultivos!

Upvote 0
É Math ao que tudo indica está contaminado e não vai frutificar nem com reza braba, enterre isso ai em um vaso com plantas, ou no chão em um lugar a meia sombra e úmido, talvez a natureza seja generosa com vc e te proporcione alguns frutos.
VLW

Upvote 0
Está contaminado 100% certeza Math , esse fungo acinzentado ja tive muito, e a probabilidade de que frutifica sao minimas.. Jogue-o fora o antes possivel para nao espalhar esporos disto pela casa.

Boa sorte com proximos cultivos!
É Math ao que tudo indica está contaminado e não vai frutificar nem com reza braba, enterre isso ai em um vaso com plantas, ou no chão em um lugar a meia sombra e úmido, talvez a natureza seja generosa com vc e te proporcione alguns frutos.
VLW

Putz! Sacanagem! Ainda bem que o segundo bolo ficou pronto ontem e ainda não o aniversariei. Pensei em fazer isso hoje. Vou plantar esse micélio num vaso e ver se vira alguma coisa. Depois posso usa a terra normalmente para cultivo de plantas?

O que recomendam para evitar do novo bolo ser contaminado também? Devo retirar a argila e água do terrário, limpá-lo com álcool e preparar tudo de novo? Acham que pode haver risco da argila estar contaminada? Como devo limpá-la?

Valeu galera!

Upvote 0
Putz! Sacanagem! Ainda bem que o segundo bolo ficou pronto ontem e ainda não o aniversariei. Pensei em fazer isso hoje. Vou plantar esse micélio num vaso e ver se vira alguma coisa. Depois posso usa a terra normalmente para cultivo de plantas?

O que recomendam para evitar do novo bolo ser contaminado também? Devo retirar a argila e água do terrário, limpá-lo com álcool e preparar tudo de novo? Acham que pode haver risco da argila estar contaminada? Como devo limpá-la?

Valeu galera!

Leia mais a biblioteca/diarios/documentações espalhadas pelo forum e você vai conseguir tirar essas duvidas. Estao muito bem explicadas porai. Fica ai uns links para você ler.

https://teonanacatl.org/biblioteca
https://teonanacatl.org/guia-de-racas
https://teonanacatl.org/manual

Boa sorte!

Upvote 0
Valeu cara, mas já li e reli isso aí... na hora de preparar, também segui dicas encontradas pelo fórum. Perguntei mais para saber se teriam dicas específicas...

Mas tranquilo, valeu demais pela mão!

Abraços

Upvote 0
Depois posso usa a terra normalmente para cultivo de plantas?

Pode usar sim, mas tome cuidado para a contaminação não acabar prejudicando as raízes das plantas que você colocar.

Você pode proceder com essa operação, mas quando retirar o bolo, coloque-o em um lugar limpo e esterilizado.

Para fazer a limpeza do terrário, você pode tirar toda a argila, lavar o recipiente, passar um pano com álcool, pegar e lavar a argila com água sanitária, colocando tudo de volta depois.

Isso deve ser feito rápido, pois o bolo está exposto ao ambiente, o que pode aumentar o risco de contaminação.

Upvote 0
Pode usar sim, mas tome cuidado para a contaminação não acabar prejudicando as raízes das plantas que você colocar.

Você pode proceder com essa operação, mas quando retirar o bolo, coloque-o em um lugar limpo e esterilizado.

Para fazer a limpeza do terrário, você pode tirar toda a argila, lavar o recipiente, passar um pano com álcool, pegar e lavar a argila com água sanitária, colocando tudo de volta depois.

Isso deve ser feito rápido, pois o bolo está exposto ao ambiente, o que pode aumentar o risco de contaminação.

Opa! Aproveitando, o ColdShock é mesmo necessário? São 24hs de imersão em água, certo?

Triste, fui conferir o bolo mais uma vez e tive uma surpresa: está FRUTIFICANDO. Vi alguns primórdias e pins e tem até mesmo um já bem desenvolvido com uns 2 cm!!! :eek:h:

A penugem que cobre o bolo, na luz do sol, é bem clara, um branco clarinho mesmo, não parece ser cinza como na foto. Tô achando que não é nada! Vou esperar pra ver. Mas fiquei com medo de colocar o segundo bolo junto dele...

Upvote 0
Opa! Aproveitando, o ColdShock é mesmo necessário? São 24hs de imersão em água, certo?

As 24 horas de imersão são chamadas de Dunk, Math. O coldshock é fazer o mesmo na geladeira, sem água.

Triste, fui conferir o bolo mais uma vez e tive uma surpresa: está FRUTIFICANDO. Vi alguns primórdias e pins e tem até mesmo um já bem desenvolvido com uns 2 cm!!! :eek:h:

A penugem que cobre o bolo, na luz do sol, é bem clara, um branco clarinho mesmo, não parece ser cinza como na foto. Tô achando que não é nada! Vou esperar pra ver. Mas fiquei com medo de colocar o segundo bolo junto dele...

Eu deixaria como está, apesar de tudo. Se o bolo já está frutificando, deixa ele lá, e tenta ver se dá para aproveitar alguma coisa.

Eu não me preocuparia com essa textura por cima do bolo, é bem difícil uma contaminação estragar um bolo já colonizado.

Upvote 0
As 24 horas de imersão são chamadas de Dunk, Math. O coldshock é fazer o mesmo na geladeira, sem água.

Eu deixaria como está, apesar de tudo. Se o bolo já está frutificando, deixa ele lá, e tenta ver se dá para aproveitar alguma coisa.

Eu não me preocuparia com essa textura por cima do bolo, é bem difícil uma contaminação estragar um bolo já colonizado.

Valeu galera!

Atualizo-os depois, com fotos!

Paz!

Upvote 0
Eae galera!

Ontem coloquei no terrário o segundo bolo e hoje resolvi tirar uma nova foto. Deem uma olhada. Esse mais de cima tá estranho, achatado...

Valeu!

cogu.jpg

Última edição:
Upvote 0
Eae Galera!

Segue uma foto, não muito boa, de um dos frutos do segundo flux!

O primeiro rendeu seis cogus entre pequenos e médios. O segundo foram três: um grande, um pequeno e um micro. O grande chegou a um ponto em que se desprendeu do bolo. É normal?
06052012346.jpg

Valeu!

Upvote 0
Back