Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Não Frutifica!!

Math

Primórdia
Membro Ativo
12/02/2012
49
31
41
Eae galera!

Não sei se alguém lembra, há uns dias relatei que o Micélio matava o contaminante (pode ser visto em tópico logo baixo - com foto). E esse mesmo Micélio aniversariei ele faz uma semana. Só que até hoje nem sinal de cogus! Já tô ficando preocupado.

Montei um terrário simples, numa caixa de plástico transparente. Cabem dois pratos pequenos de sobremesa dentro sem problemas. Para segurar a umidade uso Argila Expandida. Não coloquei nada mais. Fiz alguns furos nas laterais e cobri com filtro de café.

No entanto, o Micélio não frutificou. Será que tá com baixa umidade? Ou pode ser alguma outra coisa?

Resido no centro-oeste, temperatura média 28/30º.

Quando tirar foto do terrário posto aqui.

Valeu!
 
E esse mesmo Micélio aniversariei ele faz uma semana. Só que até hoje nem sinal de cogus! Já tô ficando preocupado.


Uma semana é pouco tempo. Pode demorar mais tempo.

Veja os links que o @Slacker indicou.
 
Upvote 0
demora de 11 a 15 dias normalmente, caso nao frutifique nesse periodo ai sim pode se preocupar com umidade/aeracao.
tudo que indicaram acima tambem serve POREM nao faca nada, deixa eles la - se nao ta azul o micelio eh porque ta tudo certo.
sao 3 fases depois do aniversario-
1- o micelio MURCHA(visivelmente)
2- o micelio cresce (fica fofo)
3- o micelio cria NOZINHOS, pontos brancos que sao as primordias.
verifica aonde voce esta.
 
Upvote 0
Valeu pelas respostas galera! Fiquei até mais tranquilo!

Eu tinha dado uma olhada nesses tópicos que o @Slacker indicou, mas não saciou toda as minhas dúvidas...

No terrário só coloquei a argila expandida com água, sem borbulhador. Dia sim, dia não, abro e borrifo água no Micélio.

Vamos esperar pra ver... na verdade fiquei com medo de o não ter baixado demais a temperado do bolo depois do aniversário. Isso influenciaria muito?

Aproveitando, como é isso do Micélio azul? É contaminação ou machucado que diz?

Abraço, paz e obrigado!
 
Upvote 0
Upvote 0
Ola´amigo Math !!! Ja tive problemas no inicio dos meus cultivos tambem!!! Talvez seja a temperatura, que está muito alta!! Moro em são paulo e só começo os meus cultivos no outono ou inverno quando atemperatura dentro do terrario fica a menos de 18 graus!!! Espere uns 15 dias depois que voce aniversariou eles!! Senão tente por uma garrafa pet com agua congelada dentro do terrario para abaixar a temperatura!!!
 
Upvote 0
Vamos esperar pra ver... na verdade fiquei com medo de o não ter baixado demais a temperado do bolo depois do aniversário. Isso influenciaria muito?


Tudo indica que adianta dar cold-shock ou baixar muito a temperatura para induzir frutificação em cubensis.

Agora, se o micélio está azulado é sinal de que está secando. Nessas condições não deve frutificar.

Você tem vermiculita? Colocou uma camada úmida dela em cima e embaixo dos bolos? Isso ajuda muito a hidratar os mesmos.
 
Upvote 0
Valeu galera! Vou seguir as recomendações e esperar pra ver!

Qualquer novas posto aqui!

Abraços!
 
Upvote 0
Bom pelo visto não tens experiencia com cultivos, e tão pouco eu vi as fotos do "micélio matando a contaminação" mas PODE ser que esse micélio não tenha matado a contaminação e sim ela matado o micélio. Existe um contaminante chamado COBWEB ele pode ser confundido com micélio de cubensis por principiantes, já que o mesmo tb é branco !
Mas boa sorte ! VLW
 
Upvote 0
Frutificar e germinar são os pontos cruciais.

Se falhar neles, põe-se tudo a perder. Além disso, não é algo físico somente, parte da dedicação e do amor de cada um com esses coprófilos.

Pesky mushrooms. :D
 
Upvote 0
Bom pelo visto não tens experiencia com cultivos, e tão pouco eu vi as fotos do "micélio matando a contaminação" mas PODE ser que esse micélio não tenha matado a contaminação e sim ela matado o micélio. Existe um contaminante chamado COBWEB ele pode ser confundido com micélio de cubensis por principiantes, já que o mesmo tb é branco !
Mas boa sorte ! VLW


Eae cara! Sim, esse é o meu segundo cultivo. Além desse bolo, tenho mais um quase no ponto para nascer e mais dois potes com 70% de colonização.

Aqui pode ver o Micélio mantando a contaminação. Ela era verde escuro.

Tudo indica que adianta dar cold-shock ou baixar muito a temperatura para induzir frutificação em cubensis.

Agora, se o micélio está azulado é sinal de que está secando. Nessas condições não deve frutificar.

Você tem vermiculita? Colocou uma camada úmida dela em cima e embaixo dos bolos? Isso ajuda muito a hidratar os mesmos.

Ele não está azul. Perguntei pra saber. Coloquei sim vermiculita encima e embaixo.
 
Upvote 0
Eae cara! Sim, esse é o meu segundo cultivo. Além desse bolo, tenho mais um quase no ponto para nascer e mais dois potes com 70% de colonização.

Aqui pode ver o Micélio mantando a contaminação. Ela era verde escuro.



Ele não está azul. Perguntei pra saber. Coloquei sim vermiculita encima e embaixo.
vou repetir meu conselho so pra ter certeza que tu entendeste:
Nao faca nenhuma mudanca brusca nesses 15 dias.
deixa eles se acostumarem ao ambiente - nao eh tao dificil iniciar a frutificacao se os parametros estiverem corretos.
a temperatura ta caindo naturalmente e isso ja deve ser capaz de desencadear a frutificacao.
 
Upvote 0
vou repetir meu conselho so pra ter certeza que tu entendeste:
Nao faca nenhuma mudanca brusca nesses 15 dias.
deixa eles se acostumarem ao ambiente - nao eh tao dificil iniciar a frutificacao se os parametros estiverem corretos.
a temperatura ta caindo naturalmente e isso ja deve ser capaz de desencadear a frutificacao.

Foi mal esquecer de te responder!

Sobre aqueles três estágios que mencionou. Ontem reparei direito e o Micélio tá criando uma espécie de "penugem" branca que o envolve todo. Seria a terceira fase que falou?

Abraço e obrigado!
 
Upvote 0
Upvote 0
Se bem que cobweb fica com uma textura macia no próprio bolo, e não em volta...

Mas uma foto poderia ajudar na resolução da questão. Se tiver boa resolução. ;)

Eu ando protelando tirar essa foto porque só tenho celular... acho que não vai ficar legal e não vai dar pra ver nada.

Segue as fotos!

26042012331.jpg26042012332.jpg26042012333.jpg26042012334.jpg
 
Última edição:
Upvote 0
eu tb não vejo, usou a opção carregar arquivo/upload a file do forum?
Ou hospedou em um site de fora?
 
Upvote 0
Back
Top