Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Milho de Pipoca - Problema e Solução

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
Como tudo evolui com o tempo, pra bom ou para pior, eu quero deixar uma " atalho" para esterilizar milho sem usar água sanitária. É simples é muito eficaz, só tome cuidado para não amolecer o milho demais.
Primeiro despeje o milho numa panela e ponha água 1 cm acima da superfície, é suficiente.
Depois deixe ferver e apague o fogo, deixe a panela fechada por exatas 24 horas.
No dia seguinte, acenda o fogo e deixe acesso até ferver, mexa para verificar se ainda tem água suficiente, apague quando ferver e deixe novamente 24 horas.
Finalmente o 3º dia faça tudo novamente.
O fogo deve estar sempre no mínimo para não queimar, ao fim desse processo, não terá água ou pouquíssima, se restar despeje num escorredor de macarrão, ponha uma toalha por cima, espere ficar frio.
Aqui agora o truque para ficar sequinho, se tiver um refrigerador frost free em casa coloque o escorredor dentro, cubra com uma tampa ou prato e espere 1 dia. O frost free retira toda água excedente, os grãos ficam macios e secos.
Por fim distribua em copos ou potes, tampe com papel alumínio e esterilize por 1 hora em fogo baixo na panela de pressão.

Pouca gente vai ter paciência para esperar 4 dias para ter o milho pronto, mas a pressa nem sempre adianta.
Esse método usei nos cultivos atuais (IANOMÂMI, ALTER DO CHÃO, CORUMBÁ, XAPURI) com 0% de perda na colonização.
 
Última edição por um moderador:
Quando for para o refrigerador, basta cobrir com um prato ou é bom evolver o escorredor com filme plástico? Para evitar contaminantes do próprio frost free.

Mesmo com o processo de fervura, + 24 de molho na panela, + 24h de molho na água sanitária, + 24h de molho no cal, daria certo colocar no refrigerador para secar?

Acha que esse seu novo método de 3 fervuras, teria menos riscos de contaminação?

Obrigado.
 
Quando for para o refrigerador, basta cobrir com um prato ou é bom evolver o escorredor com filme plástico? Para evitar contaminantes do próprio frost free.

Como o milho será esterilizado após sair do frost free, basta deixar no próprio escorredor coberto por um prato.

O ideal é deixar a água ferver e colocar o milho, tampar, deixar 1 hora e escorrer.
No dia seguinte fazer o mesmo: ferver água, colocar o milho, deixar 1 hora e escorrer
No 3º dia: ferver água, colocar o milho, deixar 1 hora e escorrer, deixar esfriar e por no frost free por 1 dia.
Retire o milho do frost free e esterilize em panela de pressão por 1 hora.
O grãos de milho não devem abrir, por isso eu indico escorrer após 1 hora, senão no 3º dia os grãos estão estourados.


Mesmo com o processo de fervura, + 24 de molho na panela, + 24h de molho na água sanitária, + 24h de molho no cal, daria certo colocar no refrigerador para secar?

Eu não uso mais água sanitária e cal

Acha que esse seu novo método de 3 fervuras, teria menos riscos de contaminação?

É muito mais eficiente.
 
Última edição por um moderador:
Entendi. Muito obrigado, agora só mais uma coisa, precisa necessariamente ser frost free? Você não recomenda eu colocar no freezer da própria geladeira? Não é frost free, mas posso fazer o degelo antes.. O que você acha? E quanto a contaminação que vem da geladeira?

Paz e Luz Mauricio!
 
Entendi. Muito obrigado, agora só mais uma coisa, precisa necessariamente ser frost free? Você não recomenda eu colocar no freezer da própria geladeira? Não é frost free, mas posso fazer o degelo antes..O que você acha?

O frost free é um sistema que retira umidade, o milho é seco, justamente por isso utilizo.

E quanto a contaminação que vem da geladeira?


No 3º dia: ferver água, colocar o milho, deixar 1 hora e escorrer, deixar esfriar e por no frost free por 1 dia.
Retire o milho do frost free e esterilize em panela de pressão por 1 hora.

Como disse o milho será esterilizado, então não se preocupe com qualquer contaminação vinda da geladeira.

Esse esquema de fervura tem como finalidade ludibriar os esporos residentes no grão que são resistentes a esterilização com vapor umido ou panela de pressão.
O esporo é um bunker da forma vegetativa, por isso é dificil de matar.
Atacá-lo com todo poder deixando o milho 2 horas na panela de pressão pode não vencê-lo.
Utilizei água sanitária e cal durante um tempo até encontrar esse novo esquema.
O esporo espera água para sair do bunker, então basta colocar os grãos em água quente deixar 1 hora, escorrer e esfriar para eles germinarem. Depois de 24 horas o que era esporo está na forma vegetativa, mas logo essa forma vai gerar esporos, então é necessário eliminar repetindo o esquema mais 2 vezes.
Vencido os esporos, a esterilização cuida de qualquer outro contaminante.
 
Última edição por um moderador:
Esse esquema de fervura tem como finalidade ludibriar os esporos residentes no grão que são resistentes a esterilização com vapor umido ou panela de pressão.
O esporo é um bunker da forma vegetativa, por isso é dificil de matar.
Atacá-lo com todo poder deixando o milho 2 horas na panela de pressão pode não vencê-lo.
Utilizei água sanitária e cal durante um tempo até encontrar esse novo esquema.
O esporo espera água para sair do bunker, então basta colocar os grãos em água quente deixar 1 hora, escorrer e esfriar para eles germinarem. Depois de 24 horas o que era esporo está na forma vegetativa, mas logo essa forma vai gerar esporos, então é necessário eliminar repetindo o esquema mais 2 vezes.
Vencido os esporos, a esterilização cuida de qualquer outro contaminante.

Parabéns pela constatação! Você merece todo o reconhecimento que você tem e muito mais.


O frost free é um sistema que retira umidade, o milho é seco, justamente por isso utilizo.



Como disse o milho será esterilizado, então não se preocupe com qualquer contaminação vinda da geladeira.


Fiquei confuso agora, o milho será esterilizado antes de ir pra geladeira correto? E se contaminar novamente após a esterilização por causa da geladeira? Por exemplo, se tiver esporos de outros tipos de fungos, ou bactérias no freezer? Essa é minha dúvida.

Mas de qualquer maneira, o frost free retira a umidade para impedi-la que se condense e solidifique para não criar gelo. A minha geladeira não dispõe dessa utilidade, vou ter que utilizar outros métodos pra secagem: Fralda de pano + secador de cabelo.
 
Desculpe, fiz confusão, entendi agora Mauricio.

Fiz o processo mas infelizmente o milho estorou, acho que fervi de mais, acabou ficando bem dificil para seca-lo, algum problema em usar ele desse jeito?

[]'
 
Fiz de novo e estorou novamente, alguma dica? =s

Estou fazendo assim:

Coloco no fogo médio ( pra falar a verdade, não sei diferenciar fogo médio de baixo), espero a panela começar a apitar, desligo o fogo, repito isso mais 2 vezes em intervalos de 24hrs, antes de ferver, verifico se ainda há aguá.

Tenho uma dúvida, o Mauricio disse que é pra deixar o fogo baixissímo, mas se eu coloco bem baixo, a panela não apita, pelo menos não antes de 3 horas.

Cosmik, começo do mês vou comprar a vermiculita no ML.
 
Esse esquema de fervura tem como finalidade ludibriar os esporos residentes no grão que são resistentes a esterilização com vapor umido ou panela de pressão.
O esporo é um bunker da forma vegetativa, por isso é dificil de matar.
Atacá-lo com todo poder deixando o milho 2 horas na panela de pressão pode não vencê-lo.
Utilizei água sanitária e cal durante um tempo até encontrar esse novo esquema.
O esporo espera água para sair do bunker, então basta colocar os grãos em água quente deixar 1 hora, escorrer e esfriar para eles germinarem. Depois de 24 horas o que era esporo está na forma vegetativa, mas logo essa forma vai gerar esporos, então é necessário eliminar repetindo o esquema mais 2 vezes.
Vencido os esporos, a esterilização cuida de qualquer outro contaminante.

Veja se estaria certo:

Deixo a aguá ferver na panela, acrescento o milho e coloco a tampa, (preciso esperar algum tempo com o fogo aceso?), desligo o fogo, deixo por uma hora, escorro a água, deixo-o na panela até o dia seguinte, (coloco água novamente, ou deixo sem água mesmo?). Após isso, repito o processo: deixo a aguá ferver na panela, acrescento o milho, coloco a tampa e desligo o fogo, deixo por uma hora, escorro a água e deixo o milho na panela. No terceiro e ultimo dia, repito o processo.

Desculpe se estou complicando algo que deveria ser fácil, mas estou tendo muitas difículdades com a esterilização do milho, já perdi uns 8kg.

Outra coisa, será que a qualidade do milho interfere? Na primeira esterilização já deu a impressão dos milhos querendo estourar...

Paz e Luz.
 
Última edição:
Obrigado beraldo, eu li o diário, bem legal mesmo, mas estou tentando aprender essa técnica proposta pelo Mauricio, achei ela mais interessante, enquanto eu não conseguir vou continuar tentando... ;) abraço
 
Me desculpem se a pergunta é muito ingênua ou coisa parecida mas alguém pode me dizer se hexiste alguma viabilidade no cultivos de PF-TEC com Fuba? (Farinha de milho para cuzcuz)
 
Me desculpem se a pergunta é muito ingênua ou coisa parecida mas alguém pode me dizer se hexiste alguma viabilidade no cultivos de PF-TEC com Fuba? (Farinha de milho para cuzcuz)

eh bem provavel que funcione, porem, o substrato vai ficar bem compactado e o crescimento do micelio sera bemm mais lento
 
É MUITO IMPORTANTE O MILHO NÃO ESTOURAR, SE ISSO ACONTECER PASSOU DO PONTO.

1º dia
Ferva água primeiro, despeje o milho selecionado e lavado, então tampe a panela, espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe assim por 24 horas.
2º dia
Ferva água noutra panela, após fervura, despeje o milho previamente escorrido, então tampe espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe assim por 24 horas.
3º dia
Ferva água noutra panela, após fervura, despeje o milho previamente escorrido, então tampe espere ferver e desligue o fogo.
Não abra a panela, deixe até esfriar, escorra o milho, deixe no escorredor algumas horas, mantenha coberto.

Observe os grãos, eles não abriram, teste um grão no dente, se estiver macio, porém resistente, está perfeito. A esterilização deixará os grãos mais macios, sem estourar.

O milho está pronto para ser esterilizado, distribua em potes, deixe 2 dedos sem preencher, ponha o tampão duplo de papel alumínio, não passe fita, deixe apenas apertado e ponha na panela de pressão, conte 1 hora, após a pressão se estabelecer.
Espere esfriar totalmente, leve para o local de trabalho, uma glove, retire os potes da panela, aperte o tampão e passe fita durex, lacrando os potes.

Faça copos pequenos, se um ou outro contaminar a perda é pequena.
Eu utilizo copos de requeijão, contém 150 gramas cada, descontando o espaço deixado.
Distribua-os na panela, porem não deixe a água alcança-los, (eles podem ficar retorcidos) ponha uma tampa ou algo para que eles fiquem mais elevados, a água deve chegar até o nível desse calço.

Por que ?

selecionado e lavado - para que só grãos inteiros, sem perfurações, sem bichos e de milho de pipoca sejam aproveitados. Lavar o milho retira o pó fino em que o produto vem envolvido, esse pó prejudica a colonização.

ferva água noutra panela - não ferva a água junto com o milho, isso o amolecerá demais. Sempre ferva primeiro e então despeje o milho.

deixe 2 dedos sem preencher - para haver espaço quando for necessário agitar o pote.

não passe fita- lacrando o pote ou mesmo fazendo furos no tampão, o vapor não circula livremente, entre os grãos, isso diminue, drasticamente, a eficiencia da esterilização a vapor úmido.

espere esfriar totalmente- para que todo vapor condense. Eu só retiro os copos da panela no dia seguinte. Se seguir essa recomendação nenhuma água acumula no fundo do copo.
 
Última edição por um moderador:
Lembrando Mauricio, que a qualidade do milho interfere muito no cultivo, então não tente economizar alguns poucos reais comprando milho barato, invista no de melhor qualidade. Recomendo o da marca Mika.
 
Ótimas dicas!

Comecei hoje a esterelizar meus primeiros potes com milho, vamos ver no que dá.
Já que demorei a achar esse tópico, acabei fazendo um método diferente do de maurício:

Lavei e coccionei o milho sem hidratar na pressão por 35min com uma colher de calcário de conchas para subir o PH.

Escorri e guardei na panela até o dia seguinte, ao testar o milho achei ele ainda duro no centro, o que eu acho que dificultaria a absorção dos nutrientes pelo micélio, era necessário eu colocar força médiana para o grão desmanchar.

Por isso coccionei por mais 35min na pressão. Os grãos se mantiveram inteiros e macios.

Nesse exato momento estou com 3 potes grandes com o milho esterilizando na panela de pressão, vou esperar 1h:20min para desligar o fogo, deixar a pressão sair naturalmente e colocarei na geladeira por 4h para acelerar o resfriamento sem fazer com que ela fique com temperatura abaixo da ambiente, tenho planos de iniciar outros cultivos (PF) ainda hoje e precisarei da panela.
 
Última edição por um moderador:
Back
Top