Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Milho de Pipoca - Problema e Solução

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
Usa-se sorgo, que aliás é muito bom para os comestiveis, mas ainda nao foi testado para os cubbies. O chato é que nao é facil de encontrar.
O melhor custo/beneficio é o milho e a canjica.
Boa sorte!
 
iai pessoal!
Todas as minhas últimas tentativas deram "duende verde". E o maldito, é impressionante, de um dia para o outro toma o copo!
O pior é que eu segui a receita de esterilização ao pé da letra e tudo mais.
O engraçado é que dos primeiros copos que fiz (uns oito) nenhum contaminou. Deu tudo certo, e eu nem usei bicarbonato naquela vez. <- Isso me preocupou. Mas até me dei o luxo de tomar depois chá de micélio de alguns dos copos que estavam na fila para ir pro no terrário. (Eu tinha vários copos já colonizados só esperando, meu deus!)
Depois disso já tentei várias vezes e só deu contaminação.
Observando, parece que a contaminação sai do grão mesmo.
Mas já estou desconfiando da minha seringa e dos meus prints também.
Hoje farei mais uma remessa de copos. A única coisa diferente que fiz foi colocar mais água sanitária no molho. Achei que mais agressividade não seria mal. E tô pensando em ferver por mais meia hora mais uma vez antes de ir pra panela de pressão. Além disso, talvez os potes passem duas vezes na pressão.
O que vocês acham desse exagero na esterelização?
 
iai pessoal!
Depois disso já tentei várias vezes e só deu contaminação.
Observando, parece que a contaminação sai do grão mesmo.


Teste em um meio de FAI + vermiculita- técnica tradicional.

Se continuar contaminando tem boas chances de ser a seringa ou o carimbo.
 
Eu prefiro usar o milho sem cozinhá-lo. Todos que fiz com o milho cozido não vingaram, agora o que eu fiz usando milho de pipoca, só deixando 2 dias na água e escorrendo bem, sucesso na maioria dos copos. O que vocês acham?

Gente, vou iniciar um cultivo de PESAmazonia semana que vem e pretendo usar milho de pipoca...

E aí que surge a dúvida... andei lendo sobre cultivo em milho, só que praticamente todos são cozidos na PP ou de outras formas, o que quero saber é se somente deixando o milho de molho com um pouco água sanitária, sem cozinhá-lo, como o Mr. Lango fez, é realmente eficiente...

Ou se ele deu sorte em não ter contaminantes num cultivo em milho não cozido/fervido.

Sei que estou ressucitando um tópico, e sinceramente não sei se já responderam isso, eu procurei mas não achei.

Posso arriscar um cultivo com milho sem cozinhá-lo?, só o deixando de molho com água sanitária... isso simplificaria demais o processo.
 
- Eu cozinho por 5 minutos depois que começa a ferver.
- Deixo de molho na panela dentro da agua quente.
- 24h depois troco a agua, lavo o milho, e cozinho por mais 5 minutos.
- 24h depois preparo os copos para ir pra PP.
- Dessa forma já deu certo comigo e não uso corretores ph ou agua sanitaria.

Outra forma que dá otimos resultados é fazer uma esterilização fracionada garante 99,999% de sucesso.

- 40 minutos na PP.
- 24 horas de terrário (temperatura de encubação).
- 40 minutos na PP.
- 24 horas de terrário.
- 40 minutos na PP.
Esfriar e inocular.
 
Gente, vou iniciar um cultivo de PESAmazonia semana que vem e pretendo usar milho de pipoca...

E aí que surge a dúvida... andei lendo sobre cultivo em milho, só que praticamente todos são cozidos na PP ou de outras formas, o que quero saber é se somente deixando o milho de molho com um pouco água sanitária, sem cozinhá-lo, como o Mr. Lango fez, é realmente eficiente...

Ou se ele deu sorte em não ter contaminantes num cultivo em milho não cozido/fervido.

Sei que estou ressucitando um tópico, e sinceramente não sei se já responderam isso, eu procurei mas não achei.

Posso arriscar um cultivo com milho sem cozinhá-lo?, só o deixando de molho com água sanitária... isso simplificaria demais o processo.


Fala Mangue

Eu sei que você estava aguardando esse cultivo, acompanho o fraternidade verde.
O milho é um substrato muito bom, mas tem que trabalhar ele com paciencia.
Geralmente num 1º cultivo a ansiedade corre solta e pode atrapalhar, fazer pular uns passos, e isso pode prejudicar.
Eu levo 3 dias para preparar o milho para então por na panela de pressão para esterilizar, quando apressei uma etapa qq, sempre perdi para a contaminação.

Inocule arroz integral com casca, deixe o milho para a 2ª vez, faça um casing depois com o arroz 100% colonizado.

Leia sobre bolo PF e pegue a receita para preparar o bolo: arroz e vermiculita.

Qq dificuldade, relate aqui ok.

Digo casing, pois você pode ter um terrário mais simples, ok.
 
Fala Mangue

Eu sei que você estava aguardando esse cultivo, acompanho o fraternidade verde.
O milho é um substrato muito bom, mas tem que trabalhar ele com paciencia.
Geralmente num 1º cultivo a ansiedade corre solta e pode atrapalhar, fazer pular uns passos, e isso pode prejudicar.

Hehe, e ae Nomade ^^

Devo concordar.

Estou realmente ansioso, pois tenho muito medo de fazer caca no meu primeiro cultivo e acabar desperdiçando os esporos, é que eu sempre acompanho o pessoal daqui, e sempre vejo a dificuldade que eles tem em seus cultivos, alguns chegam a perder todos os potes de uma tentativa, e isso é meio frustrante.

Por essas e outras pretendo fazer uns 10 copos por garantia, creio que tenho 90% ou + de chances de não obter cogumelos nessa primeira tentativa.

Inocule arroz integral com casca, deixe o milho para a 2ª vez, faça um casing depois com o arroz 100% colonizado.

Leia sobre bolo PF e pegue a receita para preparar o bolo: arroz e vermiculita.

Qq dificuldade, relate aqui ok.

Digo casing, pois você pode ter um terrário mais simples, ok.

O problema é que vermiculita pra mim é impossível de se achar.

E o milho é mais barato e de fácil acesso, eu nunca vi vermiculita nas floriculturas daqui :(

Se eu pudesse escolher eu faria pelo método tradicional mesmo :(

E ah... outra dúvida...

Eu tenho um terrário de lagartos aqui, crio um teiú ^^

Eu tenho uma lâmpada quente aqui que se chama Heat Glo Infra-Red, da Exo Terra... é uma luz cabulosa, infra-vermelha, que pode até cegar se você ficar olhando constantemente pra ela.

E andei lendo pela net que essa lâmpada é utilizada também para esterilizar terrários, dizem que ela é uma boa fungicida e bactericida, não tanto pelo calor, mas sim pela intensidade da luz...

Estou pensando em utilizar ela na secagem do milho, vou deixar ela a poucos centímetros dele ^^

Já ouviram dizer algo sobre esse tipo de lâmpada?
 
Muito obrigado Nomade, hehe, não sabia que no tatuapé garden vendia :p:

Vou comprar este fim de semana mesmo ^^
 
Então...
Polenta vem de Farinha
Farinha vem de Quirela
Quirela vem de Farelooooooo!!!!
Sítio do Pica-pau Amarelo....
Sítio do Pica-pau Amarelo....!!!!!! huahua...

hehehe :)

e então acho que é meu primeiro post aqui :D, tava pensando em fazer meu primeiro cultivo de cogus (uns GT!), tenho lido bastante aqui no CM, excelente forum!;), me animei com a história do milho, e tava pensando em fazer uns 8 copinhos com o seguinte substrato:

2 partes vermiculita +
1 parte de água destilada +
1/2 parte milho quebrado (passado rapidamente no liquidificador) e descansado 24 horas em água e depois cozido +
1/2 parte de farinha de cevada

depois ia deixar esterilizando por 1h15 na panela de pressão, tentando seguir também as recomendações sobre higiene que tenho visto por aqui.

que talz?:p:
 
Ola estou querendo comesar um cultivo de cubencis e estava querendo saber se um sustrato de Quirela com seragen funcionaria? No caso seria nesesario adicionar vermiculita( q é bastante dificil de encontrar onde moro) ou poderia inocular assim mesmo?
Agradeso adiantado.
 
So uma perguntinha: seria em que porcentagen de partes?
sera que 1/2 de po de coco com 1/2 de quirela funciona?

Eu havia pensado em outro metodo, fazer os graos como spawn depois adicionar o spawn colonizado a po de fibra de casca de coco + calcareo
apos a colonizacao total dessa mistura entao uma cobertura de po de fibra de casca de coco pura bem umidecida pra pinar.
pode dar certo se conseguir controlar a acidez do substrato com calcareo.
 
Eu havia pensado em outro metodo, fazer os graos como spawn depois adicionar o spawn colonizado a po de fibra de casca de coco + calcareo
apos a colonizacao total dessa mistura entao uma cobertura de po de fibra de casca de coco pura bem umidecida pra pinar.
pode dar certo se conseguir controlar a acidez do substrato com calcareo.

humm... interesante, acho que funcionaria vc ja testou? mais de novo em que porcentagens vc misturaria o po de coco com o calcario?
 
humm... interesante, acho que funcionaria vc ja testou? mais de novo em que porcentagens vc misturaria o po de coco com o calcario?

uma colher de calcareo pra cada 300 ml de po de fibra de casca de coco.
nao nao testei ainda mas deve funcionar, o mauricio tem uns topicos sobre cultivo com casca de coco que parecem ter ido muito bem.
(o problema mesmo eh a acidez do substrato, se o micelio nao rejeitar da tudo certo!)
 
Valeu mesmo mortandello vo comprar as coisas amanhan. Acho q irei inocula um clone de mexican ducht king( o primeiro e mais grosos que saiu).
Acho que farei assim: vo usar quirela com po de coco+calcareo como vc sugeriu mortandello, para inocular irei usar seringa pois ja tenho umas duas prontas. Bom enfin na hora vejo no que da.
Em breve abrirei um diario para vcs poderem acompanhar o cresimento!
 
Back
Top