Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Milho de Pipoca - Problema e Solução

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
Também acredito que o problema está na esterelização, pelo que li o Dahua usou só 40 minutos de panela de pressão. O recomendado para qualquer substrato em panela de pressão é pelo menos 1h, ainda mais em panela de pressão brasileira que geralmente só atinge 12psi enquanto as dos EUA atingem 15psi e mesmo lá o padrão é 1h.

Trichoderma não produz endoesporos e com 1h de panela de pressão + o processo descrito pelo Maurício, tenho certeza que a chance de ter algum sobrevivente fica bem próxima de zero.

Só acho que seja bom tomar cuidado com esse passo que tem um espaço de 48hs (3ª fase), caso alguma bactéria como bacillus subtilis esteja presente no milho e aconteça alguma mudança brusca nas condições do substrato (queda de temperatura, etc), a bactéria produz endoesporos resistentes em até 8 horas. Esses espaços de tempo podem ser bons tanto para germinar endoesporos resistentes quanto para produzir mais deles em condições adversas.
 
No cultivo que iniciarei esse mês utilizarei em pelo menos metade dos potes substrato feito com milho de pipoca, nunca utilizei-o como substrato, e por isso achei interessante esse tópico aberto pelo grande Maurício.

Analisando a solução apresentada pelo Maurício para esterilização, e o questionamento do shroower feito posteriormente ("caso alguma bactéria como bacillus subtilis esteja presente no milho e aconteça alguma mudança brusca nas condições do substrato..."), creio que uma boa idéia seria usar uma daquelas soluções esterelizantes de alimentos, vendidas nos hipermercados, incrementando assim o 4º passo descrito pelo Maurício. Tem um que eu encontro com bastante facilidade na minha cidade natal, que se chama "Hidrosteril", fabricada pela Saggio, é um frasco com 30 ml, no rótulo diz "higienizador bactericida, estereliza água, frutas, legumes, verduras, ovos e utensílios". Alguém já usou?? O que acham?
 
Banutukku, Hidrosteril é um composto de hipoclorito de sódio e permanganato de potássio estabilizados, (cândida e aquelas bolinhas roxas que você dissolve na água e toma banho quando tá contaminado)

Nenhum dos dois elimina endoesporos (que são o problema, já que as bactérias morrem fácil com o calor). E resíduos dessa solução no substrato final matariam os esporos de P. cubensis.

A solução do Maurício é suficiente, mudanças bruscas nas condições do substrato são raras :)
 
Uma coisa que eu fiquei me perguntando, desde que vi sobre o uso de milho de pipoca e a dificuldade de atingir possíveis contaminantes no interior do grão, foi pq não usar milho em lata? Ele já vem mole e supostamente sem contaminantes. Tem uma marca ate que vem sem líquido na lata. Não seria mais fácil usar? Alguém já tentou?
 
Uma coisa que eu fiquei me perguntando, desde que vi sobre o uso de milho de pipoca e a dificuldade de atingir possíveis contaminantes no interior do grão, foi pq não usar milho em lata? Ele já vem mole e supostamente sem contaminantes. Tem uma marca ate que vem sem líquido na lata. Não seria mais fácil usar? Alguém já tentou?

Um experimento com milho fresco demostrou ser bastante promissor! O experimento foi fei com Pans, mas acredito que funcione bem com Cubs tbm. :)

Em relaçao ao milho em lata parece que nao funciona!:neg: Deem uma olhada lah:

https://mcotopia.net/showthread.php?t=16499&highlight=fresh+corn

Paz!
 
Milho em lata tem sal e conservantes. Soluções com sal e conservantes só tem uma função: conservar [i.e. evitar que fungos(e isso inclui o micélio que queremos)/bactérias se reproduzam no produto]. Não sei se o problema é só esse também. :confused:
 
Já que houve vários relatos constatando que o contaminante se encontra no interior do milho, porque não se quebra os grãos?

Diminuiria seu tamanho porem ajudaria até na esterilização, pois além de levar água para o interior do grão, aumentaria a superfície de contato com o calor direto.

Não pesquisei muito a fundo, mas utilizar quirela como substrato não ajudaria nessa guerra?

Posso estar enganado, mas parece ser uma 'solução' simples. Alguém já tentou?
 
Li no Shroomery sobre o uso de "cracked corn", milho quebrado, parece que a colonização vai bem mais rápido e o porcentual de potes contaminados diminui.
Esse parece ser o mesmo milho que é usado para fazer canjica, e nos supermercados eles custam um pouco menos que o milho para pipoca.
Só não experimentei ainda pois estou cheio de milho para pipoca e não achei que devia gastar dinheiro, além, é claro, de já ter resolvido (talvez, quem sabe) o problema do núcleo sem água.

Se alguém aqui fizer uns testes, que relatem!

Até mais.
 
Li no Shroomery sobre o uso de "cracked corn", milho quebrado, parece que a colonização vai bem mais rápido e o porcentual de potes contaminados diminui.
Esse parece ser o mesmo milho que é usado para fazer canjica, e nos supermercados eles custam um pouco menos que o milho para pipoca.
Só não experimentei ainda pois estou cheio de milho para pipoca e não achei que devia gastar dinheiro, além, é claro, de já ter resolvido (talvez, quem sabe) o problema do núcleo sem água.

Se alguém aqui fizer uns testes, que relatem!

Até mais.

Eu já havia visto esse topico, acho que não é milho para canjica e sim quirela, que custa micharia em qualquer loja que venda ração e produtos para pesca.
 
Então...

Para acabarmos com as contaminações e principalmente com o duende verde, que já vem de brinde quando compramos o milho para pipoca, acredito ser o mais viável e importante, total atenção aos primeiros passos do preparo:

Escolher o milho, minuciosamente, eliminando grãos machucados e que apresentam escurecimento. Em seguida, colocar o milho em um recepiente, adicionar água fervendo (o que acelera a absorção) e deixar NO MINIMO 36 horas de molho. Troca-se a água diversas vezes (depois de 36h), lavando o milho. Ferver por 1 hora, escorrer bem antes de esterilizar. Após, esterilização, por 1 hora em PP. Pode-se utilizar esterilização fracionada.

Acredito que se tivermos cuidados com os primeiros passos, o que talvez não estávamos dando muita atenção, mais uma vez vencemos a luta contra os contaminantes.

A Quirela pode ser usada, inclusive para montar bolos PF junto com FAI, e pode-se associar com sementes para pássaro. Para tratá-la, da mesma forma como o milho. Percebi rápido crescimento de micélio e colonização em um bolo PF conjugado com milho. Está no meu diário Pesa.

Como diria Maurício.....

Plagiando uma canção:

Polenta vem de Farinha
Farinha vem de Quirela
Quirela vem de Farelooooooo!!!!
Sítio do Pica-pau Amarelo....
Sítio do Pica-pau Amarelo....!!!!!! huahua...

Paz e luz!!!
 
Li no Shroomery sobre o uso de "cracked corn", milho quebrado, parece que a colonização vai bem mais rápido e o porcentual de potes contaminados diminui.
Esse parece ser o mesmo milho que é usado para fazer canjica, e nos supermercados eles custam um pouco menos que o milho para pipoca.
Só não experimentei ainda pois estou cheio de milho para pipoca e não achei que devia gastar dinheiro, além, é claro, de já ter resolvido (talvez, quem sabe) o problema do núcleo sem água.

Se alguém aqui fizer uns testes, que relatem!

Até mais.

O milho quebrado nao é assim tao bom, mas funciona.:rolleyes: (Ja li em algum lugar que quando quebrado libera hormonios que podem inibir o crescimento do micelio).
Ja a canjica demonstrou ser um grao bastante promissor para o cultivo de cubs. Sua colonizaçao tem sido mais rapida que o milho e que o trigo. Mas acho que esses resultados podem variar muito, pois para cada tipo de grao as quantidades de agua variam muito para se obter um umidade optima.:pos:
Acertei com a canjica e nao troco por nada!

Acho que cada um tem sua preferencia por um tipo de grao, basta apenas acertar no preparo e pronto! :pos:
 
fala ai meus caros astronautas, :rolleyes:
estou tentando usar cajica mas pelo que parece caontaminou tudo com essa merda de fungo mesmo, e tinha esterilizado em em autoclave a 120°Ce 1atm por 40 min duas vezes. Tinha crescido o micelio em PDA e replicado para erlenmeyers com 20 g de cajica e 18g de agua. A perda de agua no pocesso de esterilizacao girou em torno 17%. O processo de inoculo foi em camara de fluxo laminar deixada a luz uv ligada por 2 horas antes. Mesmo apos esses padroes TODOS os 10 frascos mostraram-se contaminados pelo mesmo fungo verde e alguns pelo fungo laranja(neurospora crassa). Essa foi a minha primeira tentativa de cultivo, estou parado no momento por falta de esporos mas logo logo volta a ativa
aqule abraco
 
Agora me pergunto, a canjica eh quebrada, isso não torna mais frágil?
a ponto de virar papinha diante da esterilização demoníaca que o Maurício descreveu?

eu jah pensei em usar milho em lata tmb e acho q farei meu primeiro cultivo com canjica :)
 
tudo depende da quantidade de agua que adicionar para cozinhar, tentei fazer com 50% de agua mas o milho ficou muito duro, tbm tentei fazer com 120% esse foi o que mais contaminou.
Se voce esterilizar a canjica quebrada vc tem que abrir o pote, "dechavar" a canjica e esterilizar denovo, caso contrario vai ficar tudo empapado

primeiramente e mais facil ate mesmo cozinhar ela e depois fazer o bolo e esterilizar
 
Última edição por um moderador:
nao da para usar o milho fresquinho direto da espiga?

estou com umas espigas de milho aqui em casa...
mas achei tao obvio que até desconfiei e vim tirar essa duvida
 
O substrato deve ser sempre esterilizado.

Não fazendo assim o risco de contaminação é de 100,00%
 
Última edição por um moderador:
Eu prefiro usar o milho sem cozinhá-lo. Todos que fiz com o milho coindo não vingaram, agora o que eu fiz usando milho de pipoca, só deixando 2 dias na água e escorrendo bem, sucesso na maioria dos copos. O que vocês acham?
 
Parece então que no seu caso deixar de molho foi o suficiente para hidratar os esporos de contaminantes no interior do grão, e esses provavelmente foram mortos durante a etapa da panela de pressão. Evitando assim as etapas complementares de molho 24hrs com àgua sanitária seguida de mais um molho com corretor de pH.

No tópico Pink Buffalo e Puerto Rican, uma dupla potente! existe uma experiencia tb diferente no tratamento do milho, porém no caso o milho tb foi cozido, surgindo uma etapa extra de descanso de 36hrs (com o milho JAH dentro do pote)

No “capítulo” de ontem, informei que deixara o milho de pipoca de molho, na noite anterior à preparação das seringas. Na manhã seguinte à referida preparação (sábado, dia 30 de junho), retirei o milho dos potes, jogando fora a água, colocando-o então em 2 panelas limpas cheias de água mineral. Fervi o milho por 1 hora. Ainda quente, drenei a água, com o auxílio de um coador, e coloquei o milho em potes. Deve-se deixar por no mínimo 36 horas, em temperatura ambiente (desde que a temperatura ambiente de sua região não gire em torno dos 40 graus, é claro!).
Acredito q cada caso tem suas particularidades, mas em questão de não dar sorte pro azar a tek do mauricio eh mais completa. Acredito q soh com o procedimento desses cultivos e o relato deles poderemos evoluir a tek, seja em sua eficiencia quanto no seu tempo de preparo.
Abcs!!
 
Também acredito que o problema está na esterelização, pelo que li o Dahua usou só 40 minutos de panela de pressão. O recomendado para qualquer substrato em panela de pressão é pelo menos 1h, ainda mais em panela de pressão brasileira que geralmente só atinge 12psi enquanto as dos EUA atingem 15psi e mesmo lá o padrão é 1h.

Porra demorei a encontrar esse topico rss, Shoower eu conto como inicio do tempo de esterelização o momento que a panela começa a expelir vapor com força pela valvula, normalmente mais de 20 minutos depois de ascender o fogo ... esse parametro de 1h ai ?? é a partir do vapor ou do momento que se acende o fogo ?

Acho que a tecnica de hidratação e esterelização do mauricio reduziu muito a contaminação.

Não sei se vale abrir um topico só por esta minha duvida então ... tenho visto outras alternativas ao milho comum ... ( o de canjica o cracked )

Quem efetivamente já colonizou nesses substratos?
Que outros grãos alternativos poderiamos usar ?

Eu pensei em sementes de girassol, parecem grandes o bastante e mais faceis de esterelizar. No momento eu não estou cultivando, porém quando achar que esta na hora de retornar eu farei a experiencia com esse substrato. Se alguem puder e quiser tomar a iniciativa tá ai.
 
Back
Top