Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican Dutch King, primeira experiencia

Diário de cultivo completo.
dia 24 começei meu primeiro cultivo, ja recebi em meu kit o incoulo ponto em um pote lacrado perfeitamente colonizado. pelas instruçoes que vieram junto ao meu kit, desmanchei o bolo em varias partes menores, o suficiente para encher metade das duas bandeijas que recebi. após ter esterelizado as bandeijas e a colher e todos os materias que iria usar, enchi metade de cada bandeija com o inoculo e o resto dela combri com o substrato envidao. as duas formas ficaram perfeitamente cobertas, e com o substrato fofo sem ter apertado nada.
coloquei as duas bandeijas em 2 estufas com dois dedos de agua em seu fundo para manter a humidade. coloquei as estufas no meu quarto mesmo ja q eh o lugar mais fresco da casa e sem bater sol em ecesso e tambem deixei uma lampada branca em cima das estufas.
no segundo dia ja percebi varias manchas brancas, bem brancas em cima do solo.. creio que seja um bom sinal ja!
por enquanto eh so isso logo atualizo meu diario com mais informaçoes!
 
Falando nisso, onde está o pessoal aqui do diário?
Como estão seus cultivos?
 
Em primeiro lugar, quero agradecer pelas contribuições dos mais experientes, como Ecuador e Mortandello.
Em segundo lugar, quero dizer que acabo de colher o cogu que havia deixado para esporular.
Para mim parece um gigante.
Gostaria da opinião de vocês: qual o tamanho de um MDK grande?
As medidas do meu foram: 18 cm de altura, 8 cm de chapéu aberto, 35 grama no total (13 de chapéu e 22 de "caule").
Devo esperar maiores nos próximos flushs?
Pergunto pois, em caso positivo, deverei providenciar outros equipamentos.
Abraços.

Esse foi grande sim cara! O tamanho do cogu depende da strain também. Não cultivei os MDK, mas mesmo assim vc teve um ótimo flush!
 
Esse foi grande sim cara! O tamanho do cogu depende da strain também. Não cultivei os MDK, mas mesmo assim vc teve um ótimo flush!

Agradeço, Brods.
Como acabou o 3° flush, resolvi, novamente, esfarelar o substrato - não por estar ressecado, como da outra vez - para tentar enriquecer nutricionalmente a mistura.
Para tanto, adicionei uma porção de cremogema (antiga conhecida dos agricultores daqui) e também um pouco de proteína do leite concentrada.
Fiz isso ontem pela tarde.
Hoje pela manhã, os pequeninos algodões já apareceram.
Vamos ver quanto tempo demora para surgir os primeiros pins.
Lembro os colegas que estou mexendo no substrato pois meu primeiro flush foi de apenas 21 gramas frescos; o segundo, quase 30; já o terceiro, após a primeira esfarelada (opção à raspagem?), o flush foi de quase 100 gramas, sendo que um dos cogus pesou 35 gramas.
Abraço.
 
sabe o porque neh?

O porquê de estar errado? Não.
Alguns posts atrás, perguntei se havia um método de enriquecer o substrato entre os flushs ou mesmo durante um. Como não obtive resposta, decidi fazer o teste.
Agora, a superfície do casing está quase toda colonizada.
Creio que dentro de mais dois dias devam começar a aparecer os primeiros pins.
Quanto a sua pergunta, como não tenho muita experiência, imagino que deva ser em função de uma possível contaminação. Acertei?
 
Provavel contaminação eu diria. Mas vale o teste, posta resultados.

Paz e luz
 
ed pra te ajudar:
fases do cultivo em casing:

1- colonizacao do SPAWN - geralmente um grao
2-mistura do spawn com substrato nutritivo para casing ( po de fibra de casca de coco + vermiculita + calcareo)
3- Colonizacao do substrato nutritivo
4-cobertura e cold shock do casing
5- aniversario
6- frutificacao
7- colheita

tem que ser exatamente nessa ordem, se precisar de ajuda passo a passo explicadamente eu te indico outros topicos onde falamos nisso.
sinceramente nao tinha visto sua duvida/pensado que era realmente pertinente, me desculpe.
Misturar qualquer outra coisa que nao o listado ao substrato de casing invariavelmente leva a contaminacao.
Motivo - na farinha tem amido e amido eh comida de bilhoes de outras coisas alem dos cubensis, ao abrir a farinha umida no meio as bacterias inicialmente e os fungos secundariamente fazem a festa.
qualquer duvida ANTES de fazer qualquer coisa mande uma MP pros usuarios mais experientes cara.
se eu tivesse lido antes dava ate pra ter rolado uma injecao de cafe ae somente como teste ou um "shit simulator" que eh uma quebra LEVE do substrato e cobertura com vermiculita tamponada.
 
ed pra te ajudar:
fases do cultivo em casing:

1- colonizacao do SPAWN - geralmente um grao
2-mistura do spawn com substrato nutritivo para casing ( po de fibra de casca de coco + vermiculita + calcareo)
3- Colonizacao do substrato nutritivo
4-cobertura e cold shock do casing
5- aniversario
6- frutificacao
7- colheita

tem que ser exatamente nessa ordem, se precisar de ajuda passo a passo explicadamente eu te indico outros topicos onde falamos nisso.
sinceramente nao tinha visto sua duvida/pensado que era realmente pertinente, me desculpe.
Misturar qualquer outra coisa que nao o listado ao substrato de casing invariavelmente leva a contaminacao.
Motivo - na farinha tem amido e amido eh comida de bilhoes de outras coisas alem dos cubensis, ao abrir a farinha umida no meio as bacterias inicialmente e os fungos secundariamente fazem a festa.
qualquer duvida ANTES de fazer qualquer coisa mande uma MP pros usuarios mais experientes cara.
se eu tivesse lido antes dava ate pra ter rolado uma injecao de cafe ae somente como teste ou um "shit simulator" que eh uma quebra LEVE do substrato e cobertura com vermiculita tamponada.

Agradeço por sua solicitude, Mortandello.
Nesse casing, você acha que vale a pena eu refazer (ou na verdade fazer, pois como já tinha muita vermiculita na mistura, não cobri; na vez anterior, quando da primeira "esfarelação", não cobri e funcionou) a cobertura e realizar o cold shocking? Ou deixo assim mesmo?

Em paralelo, tenho oito copos colonizando há 10 dias. Alguns já estão 80% colonizados. Os esporos são de um carimbo que fiz com o primeiro cogumelo do casing.
Preparei o substrato com vermiculita, arroz integral quebrado no liquidificador junto com mistura para pássaros (tirei as sementes de girassol, como indicado aqui no CM), e cremogema.
Esterilizei na panela de pressão.
Se você puder me indicar os melhores passos daqui para frente, ser-lhe-ia muito grato, pois no fórum existem muitas opções de técnicas, todas testadas e aprovadas (tomo como exemplo o próprio cold shocking, que alguns dizem ser bom e outros, desnecessário).
Como dizem os antigos: às vezes, mais vale a prática que a gramática.
Mais uma vez, agradeço.
 
Se ja iniciou a PF tek, segue ela ate o fim.
frutifique em ambiente com umidade e ar controlados e ja era, sem necessidade de adaptar nem nada.
os bolos aqui costumam ir ate o 6 ou 7o flush com cogumelos de qualidade, entao investe mais tempo montando um terrario versatil com troca de ar planejada, temperatura controlada e que seja desmontavel pois a cada 15 dias eh necessaria a assepssia total dele.
 
Talvez por falta de experiência, eu não tenha "desmanchado o suficiente o bolo no momento de fazer o casing. Aparentemente, o bolo foi feito apenas com grãos (não sei se de arroz, pois são muito marrons); não consegui identificar vermiculita. Se for assim, mais um motivo para o bolo ter ficado compacto.

É por isso que eu prefiro começar um cultivo do zero. ver o meu próprio micélio desenvolvendo, dessa forma saberei o que fazer em situações de complicações.


Como fiz da primeira vez, pretendo deixar o primeiro cogu desse flush abrir para retirar carimbo. Assim, também poderei comparar os tamanhos e volume dos flushs.

só não compartilhe essas carimbos com ninguém, senão podem acabar contaminando os bancos um dia, danificando as raças. vc não pode ter certeza quais carimbos o cara utilizou.

na proxima vez que for cultivar, peça uma raça pros bancos de esporos tipo profungos e registre a sua carta.
 
Como estou com alguns copos quase 100% colonizados, vou iniciar um tópico.
Agradecerei aos que puderem continuar com as recomendações.
Abraço.
 
Pessoal, gostaria de saber se existe algo que possa ser adicionado como substrato sem que cause contaminação? Minhas marmitas, depois do segundo flush, já perderam +/- 30% do tamanho, ficando com as laterais expostas (adicionei vermiculita para preencher os espaços vagos).

Como disse o EdSAM, os bolos parecem compactados... seria caso para desmanchá-los e adicionar algum nutriente, ou apenas desmanchá-los? O micélio continua a se desenvolver, mas o bolo tem um aspecto fraco por estar pequeno e com as laterais expostas... =/ Para piorar tive que viajar durante o final de semana e todos os chapéus do 2 flush abriram, deixando a superfície do substrato preta de esporos! Até os carimbos ficaram uma droga por causa disso =/
Acho que quanto a isso é só sentar e chorar... rsss


Grato pela ajuda de todos!
 
po de fibra de casca de ovo + vermiculita (50/50) adicionado de 3 gramas de calcario /250 ml de substrato.
adicione um copo de agua pra cada 1 1/2 (um copo e meio) da mistura final ja adicionado o calcareo.
SO ISSO.
 
era de coco, era de coco.
eu tava quebrando um par de ovos pra fazer bolinho na hora me confundi.
(a ressaca passou com a receita do dali : OMELETE DE ANCHOVAS)
 
era de coco, era de coco.
eu tava quebrando um par de ovos pra fazer bolinho na hora me confundi.
(a ressaca passou com a receita do dali : OMELETE DE ANCHOVAS)

claudeneye ao telefone, falando com uma moça da floricultura aqui perto:
-Eu nunca ouvi falar neste substrato, mas me recomendaram fibra de casca de ovo. Por acaso vocês tem?
Antendente:
-Fibra de quê?
-casca de ovo...
-não seria de coco?
-acho que não... (caindo a ficha) ... quem sabe seja...
-Olha, se for de coco nós temos. De ovo não sei onde tu pode conseguir.
-ahn... obrigado então.
 
claudeneye ao telefone, falando com uma moça da floricultura aqui perto:
-Eu nunca ouvi falar neste substrato, mas me recomendaram fibra de casca de ovo. Por acaso vocês tem?
Antendente:
-Fibra de quê?
-casca de ovo...
-não seria de coco?
-acho que não... (caindo a ficha) ... quem sabe seja...
-Olha, se for de coco nós temos. De ovo não sei onde tu pode conseguir.
-ahn... obrigado então.

tem que ser o PO DA FIBRA, nao a fibra em si atente a isso senao da errado.
a fibra so sao fios secos q nao ajudam em quase nada (da pra tirar clones com eles)
mas o po da fibra pode ser usado.
FOI MAL GENTE ATE PARECE QUE NAO EH TUDO UM BANDO DE MALUCAO AQUI.
 
Back
Top