Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican Dutch King - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Bom dia Família! :LOL:

Esse é meu 1o cultivo! Depois de muita leitura e paciência estou sendo abençoado pelos meninos mágicos!

Strain: Mexican Dutch King & Thai Koh Samui Super Strain
Método: PF TEK
Idade do carimbo: 2 anos
Fornecedor: Prófungos :)

06 de fevereiro de 2012

Preparação da seringa

iMateriais utilizados: 2 seringas de 10 ml estéreis
Água destilada estéril
Desinfetantes: Álcool 70 + Água sanitária + Pinho Sol (borrifador)
2 potes coletores
Guardanapo

07 de fevereiro de 2012

Preparação dos bolos PF Tek receita clássica 2:1:1

iMateriais utilizados: 6 copos de whiske + 1 de requeijão (será usado para montar um cultivo em balde)
Farinha de Arroz Integral
Água destilada
Vermiculita

Panela de pressão durante 50 minutos (a fumaça começou a parar de sair pela PP, então decidi desligar), esperei esfriar até o dia seguinte. Para a retirada dos copos houve limpeza do ambiente e dos utensílios, além do corte na circulação do ar local. Este trabalho foi realizado em cima da bancada da cozinha, após limpeza com solução de água sanitária.

08 de fevereiro de 2012

Inoculação com as strains Thai Koh Samui Super Strain & Mexican Dutch King

iMateriais utilizados: 2 seringas de 10ml com esporos
Isqueiro
Papel Alumínio
Fita crepe + durex
Desinfetantes

A inoculação ocorreu em uma capela limpa com Pinho Sol, esperei alguns minutos, limpei com água sanitária, após outros minutos, limpei com Álcool 70. Li certa vez aqui no fórum que o mantra deste hobb é a paciência, outro é a assepsia máxima. Foram feitos 4 copos com a strain TKS e 3 copos com MDK, furos imediatamente vedados com fita crepe, coloquei outra camada de papel alumínio nos copos e fiz uma prece para que eles possam colonizar todo o substrato sem concorrentes. Coloquei os copos em uma sacola azul para serem transportados (a capela é longe da minha casa).

09 de fevereiro de 2012

Incubação à 28 graus

iMateriais utilizados: caixa de papelão pequena/média limpa com Álcool 70

28 de fevereiro de 2012

Apesar da idade do carimbo, os três copos inoculados com a strain MDK avançaram rapidamente na colonização, enquanto não há nem sinal de micélio nos outros quatro copos com TKSSS. Como já haviam se passado 20 dias decidi inocular os outros copos não colonizados, e por também não haver anotado qual seringa era de qual strain decidi inocular com um pouco das duas que sobraram.

03 de março de 2012

Colonização dos bolos de MDK 95%

Nem sinal de micélio nos outros copos ainda.

Agora estou esperando a lua cheia para fazer o Dunk n Roll e mandar pro terrário!

Boas vibrações miceliais para tod@s!:LOL::LOL:

Fotos:
01 - Temperatura às 9h a.m.
02, 03, 04 - Bolos MDK 95% colonizados (03 de março)
05, 06, 07, 08 - Bolos MDK com 16 dias de incubação
09 - Termômetro + Aquecedor (não estou usando o aquecedor, a temperatura aqui na cidade está variando entre 25 e 30 graus)
10, 11, 12 - Bolos MDK com 06 dias de incubação (pelo que li em outros cultivos essa strain se mostrou uma colonizadora bem rápida)
13 - Caixa de papelão com os bolos
14 - Temperatura às 18h
DSC06777.JPG03março.JPG03 março.JPG3março.JPG24,fev.JPG24.fev.JPG24 fev.JPG24fev.JPGDSC06765.JPGcultivo 14.JPGcultivo14.JPGcultivo 14fev.JPGcultivo .JPGcultivo 12fev.JPG

Ele está no segundo flush ainda

Eu testei esse método em um bolo depois de sua 4ª colheita. Hidratei ele e fiz um bulk. Tive resultados insignificantes. Pesquisei outras fontes, o concenso é o mesmo, pode vir a ter bons resultados, mas as chances são baixas. Como já foi dito, bolo cansado o ideal mesmo é tentar um outdoor.

Fala galera! :)

Os bolos continuam dando frutos maravilhosos, o néctar, a verdadeira carne dos deuses! :rollees:

Esse fim de semana tive uma experiência profunda de auto-conhecimento com os meninos mágicos, incrível como ficou claro pra mim que cada ser humano possui dentro de si o universo inteiro, semelhante ao processo de holografia, toda a informação disponível no universo se encontra dentro de cada um de nós, e que ferramenta são os cogumelos para explorar isso!

Paz Aloha Rastafari!
DSC07079.JPGDSC07080.JPGDSC07081.JPG

Fala galera! :)

Os bolos continuam dando frutos maravilhosos, o néctar, a verdadeira carne dos deuses! :rollees:

Esse fim de semana tive uma experiência profunda de auto-conhecimento com os meninos mágicos, incrível como ficou claro pra mim que cada ser humano possui dentro de si o universo inteiro, semelhante ao processo de holografia, toda a informação disponível no universo se encontra dentro de cada um de nós, e que ferramenta são os cogumelos para explorar isso!

Paz Aloha Rastafari!

É isso ai :)
O caminho para o conhecimento é primeiro dentro de nós mesmos, conhece-te a ti mesmo.
Os teus bolos estão cheios de esporos, se quiser que frutifiquem novamente, faça uma limpa por ai.

Oi Tupy, agradeço a atenção, esse flush das fotos é de semana passada, os bolos já foram pra 'manicure' e já estão sendo dunkados novamente!

MEX DK SAO MONSTROS!
lindos cogus, vai hidratando a cada 2 ou 3 flushs, depois do 5 ou 6 pode injetar agua com cafe sem acucar sem deixar escorrer que da um ultimo UP ainda.

Com paciência e respeito a gente chega lá!

estou com uma dúvida quanto ao casing que montei, a mistura de fibra de coco + vermiculita + agua necessita de correção de pH?

Eu colocaria um pouquinho de carbonato de cálcio. ;)
po de casca de ovos tambem faria a mao.
quebra 4 ovos, faz uma omelete bem boa, lava as cascas de ovo com agua morna + vinagre (uma colher por litro) depois deixa secar ao sol.
estereliza no forno comum ja misturado a vermiculita, ou estereliza no microondas por 15 minutos misturado a agua e usa essa agua pra regar diretamente a camada superior do casing.(DEPOIS DE ESFRIAR POR 2 HORAS)

po de casca de ovos tambem faria a mao.
quebra 4 ovos, faz uma omelete bem boa, lava as cascas de ovo com agua morna + vinagre (uma colher por litro) depois deixa secar ao sol.
estereliza no forno comum ja misturado a vermiculita, ou estereliza no microondas por 15 minutos misturado a agua e usa essa agua pra regar diretamente a camada superior do casing.(DEPOIS DE ESFRIAR POR 2 HORAS)

Todo esse processo deve ser muito mais cuidadoso se você mora no interior e pega os ovos direto do ** da galinha!

Todo esse processo deve ser muito mais cuidadoso se você mora no interior e pega os ovos direto do ** da galinha!
ao contrario!
quando eu vivia no interior e os ovos eram de criame meus, eu nem esterelizava.
galinha de granja eh o UOH.

Cultivo Fantástico Mojo Risin !
Boas vibrações pra você ai!!

Mas me diz ai, talvez seja uma duvida boba, mas porque os cogus parecem sempre crescer das laterais do casing e não do interior?
Valeu!!!

RainSpirit, obrigado! :LOL:

KClO3, devido a não regulagem de pH na confecção da camada de casing (fibra de coco + vermiculita), tomei a decisão de borrifar água basidificada com NaOH em cima da camada, fiz isso durante uns 3 dias, após 4 dias o resultado foi o crescimento de cogumelos nas laterais, ou seja, provavelmente não foi o suficiente para basidificar o suficiente a camada superior, mas possibilitou a frutificação. O ideal mesmo seria fazer o que mortandello sugeriu, uma segunda camada basidificada, acredito que isso iria potencializar o flush, de qualquer maneira rendeu bons frutos! :)

Galera, pro segundo flush eu faço uma nova camada de casing?

Ainda não entendi motivo dos cogumelos terem se desenvolvido só nas bordas, mas mesmo assim, obrigado pela resposta Mojo Risin!

Qual a concentração de NaOH você usou (suponho que bem fraca, pois seu cultivo está rendendo bem)? Espero que bem baixa, o NaOH é uma base muito agressiva. Não gosto de NaOH, especialmente porque está usando alumínio e como o Al é um metal anfótero o NaOH pode corroer o alumínio facil e pode prejudicar seu cultivo.. A vantagem do CaCO3 é que é praticamente insolúvel e vai sendo usado na medida em que o substrato vai se acidificando.. Ácidos humicos e mesmo o CO2(aq) dissolvem o CaCO3 (como exemplo a água da chuva dissolve CO2 da atmosfera e percola grutas, dissolvendo o CaCO3 (na forma de bicarbonato - Ca(HCO3)2) e quando cai se evapora, eliminando o CO2 de volta, recristalizando o CaCO3 e formando estalagmites/estalagtites nas cavernas)..

Um modo menos agressivo de se ter uma solução básica é usar barrilha (Na2CO3) ao invés de NaOH.. Se não tiver barrilha, pode usar o bicarbonato (NaHCO3) mesmo ou o converter em carbonato simplesmente fervendo água numa panela, colocando a água fervente em um recipiente de vidro e com a água ainda muito quente ir adicionando o bicarbonato de sódio aos poucos e com agitação.. Você vai ver que o bicarbonato vai ferver.. Isso porque o bicarbonato não é estável em água muito quente e perde seu CO2...

2 NaHCO3 ----> Na2CO3 + H2O + CO2

Sobre o CaCO3 eu já usei um método para sintetizar sulfato de sódio (Na2SO4 - dessecante de laboratório) que gera como subproduto CaCO3 de relativa pureza e usa como precursores apenas gesso (CaSO4*0.5H2O) e barrilha(Na2CO3).

Dá uma olhada em algumas das minhas páginas aqui e aqui para mais detalhes (química amadora foi meu primeiro hobby..E eu tenho uma queda forte por sínteses inorgânicas..Mas infelizmente muitas das páginas estão desatualizadas/incompletas, inclusive tem uma síntese bem barata de sílica gel que seria de utilidade pra galera aqui, mas ainda não escrevi, não tenho tido tempo nem pra dormir direito..A faculdade me roubou quase todo o tempo!).

Back