Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mexican Dutch King - PF TEK

Diário de cultivo completo.
Bom dia Família! :LOL:

Esse é meu 1o cultivo! Depois de muita leitura e paciência estou sendo abençoado pelos meninos mágicos!

Strain: Mexican Dutch King & Thai Koh Samui Super Strain
Método: PF TEK
Idade do carimbo: 2 anos
Fornecedor: Prófungos :)

06 de fevereiro de 2012

Preparação da seringa

iMateriais utilizados: 2 seringas de 10 ml estéreis
Água destilada estéril
Desinfetantes: Álcool 70 + Água sanitária + Pinho Sol (borrifador)
2 potes coletores
Guardanapo

07 de fevereiro de 2012

Preparação dos bolos PF Tek receita clássica 2:1:1

iMateriais utilizados: 6 copos de whiske + 1 de requeijão (será usado para montar um cultivo em balde)
Farinha de Arroz Integral
Água destilada
Vermiculita

Panela de pressão durante 50 minutos (a fumaça começou a parar de sair pela PP, então decidi desligar), esperei esfriar até o dia seguinte. Para a retirada dos copos houve limpeza do ambiente e dos utensílios, além do corte na circulação do ar local. Este trabalho foi realizado em cima da bancada da cozinha, após limpeza com solução de água sanitária.

08 de fevereiro de 2012

Inoculação com as strains Thai Koh Samui Super Strain & Mexican Dutch King

iMateriais utilizados: 2 seringas de 10ml com esporos
Isqueiro
Papel Alumínio
Fita crepe + durex
Desinfetantes

A inoculação ocorreu em uma capela limpa com Pinho Sol, esperei alguns minutos, limpei com água sanitária, após outros minutos, limpei com Álcool 70. Li certa vez aqui no fórum que o mantra deste hobb é a paciência, outro é a assepsia máxima. Foram feitos 4 copos com a strain TKS e 3 copos com MDK, furos imediatamente vedados com fita crepe, coloquei outra camada de papel alumínio nos copos e fiz uma prece para que eles possam colonizar todo o substrato sem concorrentes. Coloquei os copos em uma sacola azul para serem transportados (a capela é longe da minha casa).

09 de fevereiro de 2012

Incubação à 28 graus

iMateriais utilizados: caixa de papelão pequena/média limpa com Álcool 70

28 de fevereiro de 2012

Apesar da idade do carimbo, os três copos inoculados com a strain MDK avançaram rapidamente na colonização, enquanto não há nem sinal de micélio nos outros quatro copos com TKSSS. Como já haviam se passado 20 dias decidi inocular os outros copos não colonizados, e por também não haver anotado qual seringa era de qual strain decidi inocular com um pouco das duas que sobraram.

03 de março de 2012

Colonização dos bolos de MDK 95%

Nem sinal de micélio nos outros copos ainda.

Agora estou esperando a lua cheia para fazer o Dunk n Roll e mandar pro terrário!

Boas vibrações miceliais para tod@s!:LOL::LOL:

Fotos:
01 - Temperatura às 9h a.m.
02, 03, 04 - Bolos MDK 95% colonizados (03 de março)
05, 06, 07, 08 - Bolos MDK com 16 dias de incubação
09 - Termômetro + Aquecedor (não estou usando o aquecedor, a temperatura aqui na cidade está variando entre 25 e 30 graus)
10, 11, 12 - Bolos MDK com 06 dias de incubação (pelo que li em outros cultivos essa strain se mostrou uma colonizadora bem rápida)
13 - Caixa de papelão com os bolos
14 - Temperatura às 18h
DSC06777.JPG03março.JPG03 março.JPG3março.JPG24,fev.JPG24.fev.JPG24 fev.JPG24fev.JPGDSC06765.JPGcultivo 14.JPGcultivo14.JPGcultivo 14fev.JPGcultivo .JPGcultivo 12fev.JPG

Oi KClO3, interessante seu post, através de química simples podemos obter diversos compostos. Realmente foi uma medida emergencial, não acredito que seja recomendado usar NaOH para cultivos. Talvez os meninos só tenham crescido nas laterais para 'fugir' do NaOH. Já comprei um pote de carbonato de cálcio, acho que vou hidratar os casings com vermiculita basidificada

use calcário de agricultura, é super barato e resolve. O pote de carbonato de cálcio comprasse em fármácia? deve ser bem puro o de farmácia e consequentemente bem mais forte.
O que você quer dizer com vermiculita basidificada? não conheço.

Dependendo de como você fez a camada de casing, muito grossa ou se compactou, realmente os frutos virão pelas laterais, a massa micelial tende a compactar, abrindo espaço nas laterais, por onde eles podem frutificar melhor.

Valeu Tupy e Mojo!!!
Acredito que calcário seja realmente melhor que o CaCO3 sintético.. É comum venderem calcário dolomítico (que contem dolomita, que é MgCO3, outro carbonato que age como basificante e ainda fornece Mg pro meio) e contendo alguma matéria orgânica..

oi tupy, o carbonato de calcio foi o de farmacia mesmo. Pensei em misturar um pouco com vermiculita pra fazer mais uma camada de casing, o que acha?

Faça os testes, nunca adicionei regulador de pH na vermiculita de camada de casing. Tem alguma finalidade? Até então usei em substratos, para regular o pH do meio nutritivo.

Essa sua colheita ai está muito boa a meu ver :)

fala pessoal!

o 2o flush dos casings está se formando, daqui a 2-3 dias estarão no ponto de colher!

Só estou com uma dúvida, ao abrir o terrário para abanar percebi em alguns pontos do casing uma coloração azulada, será contaminante?! Espero que não!
DSC07135.JPG

A foto está ruim, Mojo Risin.

Tente enviar uma melhor, mas pode sim ser contaminação.

Eae rendeo bem esse cultivo Mojo parabens luzz.

É, parece só micélio danificado ou seco que azulou.

Mas não deveria estar seco. Está recoberto de vermiculita úmida, não?

Eae rendeo bem esse cultivo Mojo parabens luzz.

Oi bolo, no total foram 6 bolos PF Tek + 5 potes de milho

1 bolo contaminou, então no total foram 5 bolos frutificando, 2 casings e um balde que está acabando de incubar!

Daqui a alguns dias o balde estará frutificando tb, nesse cultivo procurei aprender o máximo sobre as técnicas, a princípio gostei muito do casing, bem fácil e rende bastante! Agora na minha cidade a temperatura varia entre 18-25 graus, perfeito para frutificação! Abçs!

RainSpirit e Ecuador,

agradeço demais a atenção! Como podem ver os casings estão frutificando normalmente,

vou acompanhar a evolução desses pontos azuis, eles apareceram em várias partes do casing :confused:

Mas acredito que não vai impedir o amadurecimento dos meninos mágicos, se for contaminante mesmo vou dispensar as quentinhas!

Gratidão!!!

É, parece só micélio danificado ou seco que azulou.

Mas não deveria estar seco. Está recoberto de vermiculita úmida, não?

Oi Ecuador, está recoberto de vermiculita úmida sim, inclusive acabei de aspergir água dentro do terrário.

Em relação à danificação, na última colheita houve alguns episódios que acho que pode ter danificado o micélio, mas só iria aparecer agora, mais de uma semana depois? Vou continuar observando, valeu!

A vermi humida da uma estimulada no micelio com isso acelera o crescimento micelial com isso a pinagem
mas boa sorte mojo vai na fe irmão muitas historia vão surgi dessa maravilha.

Paz e luz.

Parabéns pela colheita dos casings, ví a foto e realmente foi muito boa!!! =))
Te desejo muita energia boa pra tudo continuar fluindo bem!! E esse azulado acredito que logo sabera se é um contaminante. Eu lí que a hidratação ajuda a retornar a cor normal, quando o micélio está azulado por estar velho ou danificado!!

Valeu irmão!! Bom cultivo!!!!!!!

Cara, pode postar o link? Não estou tentando dizer que você está errado, :p, mas fiquei curioso, de verdade!

Fala RainSpirit, gostaria muito de saber em qual site lí isso, mas não me lembro, mas foi recente! Vo dar uma pesquisada esses dias, e se eu achar o forum que lí isso te mando. Foi da Shroomery.org acredito eu!

Os comentários que lí, falavam sobre isso, um bolo seco ou substrato acaba ficando azulado e quando é reidratado, retorna a coloração normal em uma semana mais ou menos!

Mas pelas fotos, o seu não parece estar seco, sou iniciante no cultivo na prática, mas é o que parece!

Valeu mano..abraço!

Última edição:
Back