Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu segundo cultivo - Ianomâmi e Xapuri (PF)

Diário de cultivo completo.
Este diário fica como registro do meu aprendizado e feitos na Ciência da Micologia, nos esforços para cultivar preciosos espécimes pertencentes a este maravilhoso Reino Fungi. Estou iniciando o cultivo hoje, começando com uma rigorosa assepsia do laboratório e equipamentos. Primeiro, vou descartar o que restou de uma tentativa frustrada de cultivo, que foi mortalmente contaminada por outro fungo chamado Cobweb. Trata-se de um micélio branco em forma de teia de aranha, formando algo semelhante a um algodão. Esta praga se estabeleceu no substrato e acabou com o micélio de um Psilocibe Cubensis Guararemensis colhido no Pasto X de Guararema – SP.

2013-03-03 08.40.20.jpg Após o descarte, vou lavar o laboratório e o equipamento, esterilizar tudo da melhor maneira possível para deixar tudo absolutamente esterilizado. Assim, vou providenciar o equipamento que me falta para proceder à inoculação de duas raças de Cubensis a saber: 1) Psilocibe Cubensis Ianomâmi e2) Psilocibe Cubensis Xapuri. Recebi os carimbos de esporos através da PróFungos (http://profungos.com.br/) e é 99,9% de certeza que os esporos estão perfeitos e livres de contaminantes. Vou inoculá-los em placas de petri de vidro neutro com PDA – Potatoe Dextrose Agar, conforme a formulação proposta no livro “PSILOCIBYN – Magic Mushroom Grower’s Guide. MMGG.jpg

Shroomland, 14/03/2013
Por orientação e recomendação dos Mestres Cogumeleiros, fiz 7 potes na intenção de obter bolos nos moldes da PF TEK. Fiz algumas mudanças no substrato, por pura conveniência. Pelo que ando estudando, essas alterações são perfeitamente aceitáveis. A receita que usei foi:
1 parte de Pó de Fibra de Coco
½ parte de Farinha de 7 grãos integrais (moída no liquidificador)
Calcário dolomítico (em quantidade proporcional, ~uma colher de sopa por porção)
½ parte de H2O fervida
2013-03-13 10.05.20.jpg 2013-03-13 10.19.45.jpg 2013-03-13 09.46.10.jpg
Higienizei bem os potes com Álcool e Lysoform, coloquei uma camada de base, de uns 2cm de pó de fibra de coco, o substrato propriamente dito, e uma camada superior de pfc. Limpei cuidadosamente as bocas dos potes com papel toalha umedecido com álcool, e fiz as tampas com papel alumínio, filtro de café e fita micropore.
2013-03-13 10.36.10.jpg 2013-03-13 10.37.28.jpg
Depois coloquei superficialmente as tampas originais dos potes e esterilizei tudo na panela em fogo alto por uma hora e meia.
2013-03-13 10.54.07.jpg 2013-03-13 11.44.04.jpg 2013-03-13 11.43.43.jpg
Deixei esfriar, coloquei imediatamente dentro da glovebox esterilizada com Álcool, Lysoform e água sanitária, juntamente com as seringas de esporos, e procedi a inoculação cuidadosamente, injetando solução de esporos em quatro pontos de cada pote, perto de 1cc por ponto. Inoculei 4 potes com PCI e outros três com PCX. A seguir, vedei todos os furos de respiração e de agulha com fita micropore, apertei bem as tampas originais, anotei os dados das inoculações, e selei as tampas de alumínio com fita isolante. Coloquei os potes para incubação numa caixa de papelão ao lado da geladeira. Agora, vou aguardar duas semanas sem mexer nos potes. O esperável é que neste período é que os esporos eclodam num belo e frondoso micélio que dará origem aos bolos PF. Espero que tudo role a contento desta vez. Salve o Grande Cogumelo!2013-03-14 09.13.18.jpg2013-03-14 09.15.41.jpg2013-03-14 09.18.51.jpg

Última edição:
Depois coloquei superficialmente as tampas originais dos potes e esterilizei tudo na panela em fogo alto por uma hora e meia.

Panela normal em fogo auto não esteriliza nada, AshtarSherry.

Uma dúvida. Esses vidros tem boca mais estreita que o corpo?

não usou PP porque ??????
Não usei porque achei mais prático nesse panelão. Ele tem um fundo que mantém os potes acima da água, e uma tampa que fecha quase que hermeticamente mantendo o vapor a alta temperatura dentro. Foi por isso.
Panela normal em fogo auto não esteriliza nada, AshtarSherry. Uma dúvida. Esses vidros tem boca mais estreita que o corpo?
Viche... espero que o meu panelão tenha esterilizado o suficiente, se não, f... Os vidros têm a boca do mesmo diâmetro do corpo. Dentro de algumas semanas saberemos! Grato pelos toques!

Sugiro que refaça todo o processo, dessa vez utilize a panela de pressão.

Ao pegar pressão, o ponto de ebulição da água aumenta, a temperatura vai além dos 100C, efetuando assim uma esterilização bem mais "completa" dos copos.

Com certeza eu vou refazer o processo, amigo InducedComa, "da cappo", como dizemos em Música. Desta vez vou fazer seringas de esporos novas com GT (espero que ele me ensine douradamente!), potes novos, substrato novo com vermiculita e FAI e esterilizar na PP. Acho que assim não tem erro. Mas ainda veremos o que vai rolar com estes potes que estão em incubação. Se der certo, muito bem, se não der, paciência é a mãe da ciência, e perseverança a promove. Vivendo e aprendendo! :greyalien:

Não usei porque achei mais prático nesse panelão. Ele tem um fundo que mantém os potes acima da água, e uma tampa que fecha quase que hermeticamente mantendo o vapor a alta temperatura dentro. Foi por isso.

Viche... espero que o meu panelão tenha esterilizado o suficiente, se não, f... Os vidros têm a boca do mesmo diâmetro do corpo. Dentro de algumas semanas saberemos! Grato pelos toques!

Não é o mesmo que uma panela de pressão. Eu sei que é chato, pois todo mundo está repetindo isso para você, mas no início, siga rigorosamente a receita de bolo. Quando você dominar e entender a técnica pode tentar variar.

Quanto aos potes, tomara que a boca tenha realmente o mesmo diâmetro do corpo, senão será bem difícil tirar os bolos inteiros de lá, caso a colonização avance.

No próximo vou fazer tudo conforme a cartilha, pode ter certeza disso @Equador! Eis os potes... eles têm um ligeiro estreitamento logo na saída, mas creio que com jeito sai. Tomara que a colonização avance.
2013-03-13 10.19.45.jpg

Eu vou deixar essa p.... crescer até ver aonde vai dar. E ainda vou pesquisar e saber do que se trata. Eu percebo certo rizomorfismo em certas partes, lembrando o micélio sagrado, mas realmente ainda não sei do que se trata. Saberemos! E aí Mushroom Masters, alguma orientação? Grato! Se pãs eu lanço tudo no gramado de casa, que mais tá parecendo um pasto, e esses putos que se virem por lá! :confused:

Isole estes casings dos demais o quanto antes.

Já estão isolados num terrário só. Vou deixar esses fungos crescerem e registrar o combate dos micélios que acho que vem por aí, só por curiosidade. Vamos ver o que rola, valeu o toque, Moe! :greyalien:

Já estão isolados num terrário só. Vou deixar esses fungos crescerem e registrar o combate dos micélios que acho que vem por aí, só por curiosidade. Vamos ver o que rola, valeu o toque, Moe! :greyalien:

Sem perceber você vai transitar entre os locais dos dois terrários e levar esporos das contaminações para o terrário saudável.

Enterre isso, e livre-se do que não for orgânico no lixo.

Também não faz sentido ficar cultivando contaminação sendo que este espaço pode ser utilizado para bolos ou casings saudáveis.

Jogue tudo isso num buraco e cubra com terra, isso e um perigo para os outros cultivo
isso fica empreguinado onde bate nas parede onde for, eu ja tinha jogado fora isso tudo nem
tinha ficado nem com essa propoção corra brother jogue isso fora.

Aproveita e vai vendo a importancia de ouvir os conselhos dos amigos daqui e seguir a pftek hehehuehehehhehe, boa sorte brother, e cuidado com esses esporos contaminantes.

Back