Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu segundo cultivo - Ianomâmi e Xapuri (PF)

Diário de cultivo completo.
Este diário fica como registro do meu aprendizado e feitos na Ciência da Micologia, nos esforços para cultivar preciosos espécimes pertencentes a este maravilhoso Reino Fungi. Estou iniciando o cultivo hoje, começando com uma rigorosa assepsia do laboratório e equipamentos. Primeiro, vou descartar o que restou de uma tentativa frustrada de cultivo, que foi mortalmente contaminada por outro fungo chamado Cobweb. Trata-se de um micélio branco em forma de teia de aranha, formando algo semelhante a um algodão. Esta praga se estabeleceu no substrato e acabou com o micélio de um Psilocibe Cubensis Guararemensis colhido no Pasto X de Guararema – SP.

2013-03-03 08.40.20.jpg Após o descarte, vou lavar o laboratório e o equipamento, esterilizar tudo da melhor maneira possível para deixar tudo absolutamente esterilizado. Assim, vou providenciar o equipamento que me falta para proceder à inoculação de duas raças de Cubensis a saber: 1) Psilocibe Cubensis Ianomâmi e2) Psilocibe Cubensis Xapuri. Recebi os carimbos de esporos através da PróFungos (http://profungos.com.br/) e é 99,9% de certeza que os esporos estão perfeitos e livres de contaminantes. Vou inoculá-los em placas de petri de vidro neutro com PDA – Potatoe Dextrose Agar, conforme a formulação proposta no livro “PSILOCIBYN – Magic Mushroom Grower’s Guide. MMGG.jpg

Vou estudar e fazer o meu melhor! Se tudo correr bem e a frutificação também, vou carimbar tudo e voltar as forças para cultivar GT, B+ e MDK. Salve o Grande Cogumelo Sagrado! :blackalien:

Vejam como está o desenvolvimento do micélio em CL. Acho que está se desenvolvendo bem, mas creio que inoculei esporos demais. Cada pontinho preto aí é um ou um aglomerado de esporos de Ianomâmi kkk... Na próxima CL que fizer, eu vou inocular com menos esporos. Creio que esporos demais podem retardar o desenvolvimento do micélio.
O que vocês acham?
2013-03-28 11.41.49.jpg 2013-03-28 11.41.19.jpg

Vejam como está o desenvolvimento do micélio em CL. Acho que está se desenvolvendo bem, mas creio que inoculei esporos demais. Cada pontinho preto aí é um ou um aglomerado de esporos de Ianomâmi kkk... Na próxima CL que fizer, eu vou inocular com menos esporos. Creio que esporos demais podem retardar o desenvolvimento do micélio.
O que vocês acham?
View attachment 45738 View attachment 45737
a agua dai já serve pra inocular sem precisar nem pegar as nuvens. tem MUITO es´poro aí viu.

Pois foi o que eu fiz ainda agora no final da tarde deste dia de lua cheia, amigo montan. Preparei um substrato bem gostoso num recipiente grande e inoculei com esse micélio e a água da CL. Coloquei na incubadora pra acelerar a colonização, vamos ver o que rola, espero que muitos frutos! Valeu. :blackalien:

Não sei...

O copo da quinta foto me parece contaminado com bactérias... esse líquido denso é difícil de aparecer quando o micélio está se desenvolvendo normalmente.

Devido a minha vasta experiencia com contaminacoes por bacterias posso afirmar com certeza que esse copo esta perdido. :unsure:

também vi bactérias ali. Aposto que o cheiro lá dentro está horrível.
Tire esse pote de perto dos outros o quanto antes.

OK, amigos vou seguir vossas orientações, vou isolar aquele pote de deixá-lo em observação distante dos outros. Está valendo! ;)

Vão bem, caro Mortandello. No momento estou com o laboratório já utilizável com segurança, 4 copos PF com uma bonita expansão do micélio (ainda não fotografei, estou esperando para postar fotos quando a colonização estiver mais avançada). Tenho um pote com perto de 80% de colonização, mas parece ter estacionado, então decidi tirar o bolo do pote, e fracioná-lo em 2 casings de quentinhas com FAI. Estou agora mesmo esterilizando os casings para realizar o processo daqui a pouco. Os potes de milho nem desenvolveram micélio, talvez por causa de um tratamento meio apressado do milho. Tem também algumas CLs que estão progredindo. Em breve estarei postando fotos dos procedimentos. Descartei aquele copo contaminado, espero que agora tudo corra bem. Valeu! :)

Tenho um pote com perto de 80% de colonização, mas parece ter estacionado, então decidi tirar o bolo do pote, e fracioná-lo em 2 casings de quentinhas com FAI. Estou agora mesmo esterilizando os casings para realizar o processo daqui a pouco.

O que você chama de estacionado?

Foi inoculado há quanto tempo? E há quanto tempo o micélio parou de crescer?

Esse processo que você quer fazer é arriscado, e pode por tudo a perder.

O que você chama de estacionado?

Foi inoculado há quanto tempo? E há quanto tempo o micélio parou de crescer?

Esse processo que você quer fazer é arriscado, e pode por tudo a perder.
Esse bolo foi inoculado em 6-03, portanto há 1 mês. Chamo de estacionado o estado do micélio não estar mais se desenvolvendo, ao contrário, estava perdendo sua vivacidade, tornando-se acinzentado em algumas partes. Pode ser que não dê certo, mas já fiz casing em 2 quentinhas com FAI para ver se dá pra salvar o micélio.
Como assim?
Você utilizou somente um bolo para fazer duas travessas de casing?
E o bolo não estava completamente colonizado ainda, pode ser contaminação na certa!
Pode ser que role contaminação sim, mas o casing era a única alternativa. De qualquer maneira, tenho quatro copos PF que estão progredindo bem, com estes vou fazer bolos mesmo. Grato pelas orientações.

Esse bolo foi inoculado em 6-03, portanto há 1 mês. Chamo de estacionado o estado do micélio não estar mais se desenvolvendo, ao contrário, estava perdendo sua vivacidade, tornando-se acinzentado em algumas partes. Pode ser que não dê certo, mas já fiz casing em 2 quentinhas com FAI para ver se dá pra salvar o micélio.

Pode ser que role contaminação sim, mas o casing era a única alternativa. De qualquer maneira, tenho quatro copos PF que estão progredindo bem, com estes vou fazer bolos mesmo. Grato pelas orientações.

Foi precipitado, AshtarSherry.

Nem todos os copos tem um tempo de colonização rápido tipo 15 ou 20 dias.

Esse copo tinha aberturas para aeração? Se não tinha essa é a primeira providência a ser tomada para promover a volta do crescimento.

Se você ignorar o guia básico antes de ter dominado a técnica provavelmente só vai conseguir mais dificuldades e atrasos nos cultivos.

Não mano, casing não era a única alternativa! Você poderia ter postado umas fotos para nós, que nós lhe daríamos uns conselhos...

Quem sabe não poderia ter feito PF mesmo?

É sempre bom pedir uns conselhos antes de algo, Ashtar.

Eu fiz aberturas para aeração sim, cobertas com fita micropore. Talvez tenha me precipitado sim, mas fiquei receoso que ele desenvolvesse contaminações junto aos copos sadios e tomei esta decisão arriscada mas plausível. Vamos ver o que acontece, talvez tenha que jogar tudo fora, mas talvez o micélio retome o desenvolvimento. Garanto que não vou ignorar o guia básico, ao contrário, vou segui-lo à risca. Valeu!

Eu fiz aberturas para aeração sim, cobertas com fita micropore. Talvez tenha me precipitado sim, mas fiquei receoso que ele desenvolvesse contaminações junto aos copos sadios e tomei esta decisão arriscada mas plausível. Vamos ver o que acontece, talvez tenha que jogar tudo fora, mas talvez o micélio retome o desenvolvimento. Garanto que não vou ignorar o guia básico, ao contrário, vou segui-lo à risca. Valeu!

Até agora você não seguiu à risca o guia básico, Ashtar, mas simplesmente o ignorou.

Você já tentou casing, culturas líquidas, etc, etc...

Mas ainda não obteve sucesso com a PF Tek. O cultivo de cogumelos demanda etapas... Do mais simples ao mais complexo.

Você pode observar que os usuários que começam com técnicas avançadas obtêm muitos fracassos... e acabam desistindo!

Um passo por vez! Estamos aqui para lhe acompanhar. Sempre, sempre pergunte!! ;)

Back