Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Meu segundo cultivo - Ianomâmi e Xapuri (PF)

Diário de cultivo completo.
Este diário fica como registro do meu aprendizado e feitos na Ciência da Micologia, nos esforços para cultivar preciosos espécimes pertencentes a este maravilhoso Reino Fungi. Estou iniciando o cultivo hoje, começando com uma rigorosa assepsia do laboratório e equipamentos. Primeiro, vou descartar o que restou de uma tentativa frustrada de cultivo, que foi mortalmente contaminada por outro fungo chamado Cobweb. Trata-se de um micélio branco em forma de teia de aranha, formando algo semelhante a um algodão. Esta praga se estabeleceu no substrato e acabou com o micélio de um Psilocibe Cubensis Guararemensis colhido no Pasto X de Guararema – SP.

2013-03-03 08.40.20.jpg Após o descarte, vou lavar o laboratório e o equipamento, esterilizar tudo da melhor maneira possível para deixar tudo absolutamente esterilizado. Assim, vou providenciar o equipamento que me falta para proceder à inoculação de duas raças de Cubensis a saber: 1) Psilocibe Cubensis Ianomâmi e2) Psilocibe Cubensis Xapuri. Recebi os carimbos de esporos através da PróFungos (http://profungos.com.br/) e é 99,9% de certeza que os esporos estão perfeitos e livres de contaminantes. Vou inoculá-los em placas de petri de vidro neutro com PDA – Potatoe Dextrose Agar, conforme a formulação proposta no livro “PSILOCIBYN – Magic Mushroom Grower’s Guide. MMGG.jpg

Falou, Mortandello, estou hoje mesmo providenciando um descarte seguro e higienizando todo o lab. Grato pelo toque! Mas alguém aí sabe me dizer o que é essa p.... alaranjada? :blackalien:

É isso ai mano, descarta essa coisa, enterra bem longe do lab e esteriliza, pois como disse alguém o negócio impreguina na parede e contamina tudo pelo ar!

E ai ashtar, como esta o processo? Nao ficou doente com esses contaminantes nao né ? Hehe abraços manda noticia do cultivo

Éh nóis, cubensisdedread, estou com estes potes em incubação. Os 7 da direita, inoculei no dia 13pp, e os 4 da esquerda ontem, dia 19-03. Tenho monitorado os potes, mas até agora nenhum deles mostrou sinal de desenvolvimento do micélio... creio que isso deve acontecer daqui a alguns dias... estamos na expectativa!
2013-03-19 11.02.36.jpg

Espero que agora role... pelo menos sei que o Cobweb maldito, se tivesse que aparecer já teria rolado. Honestamente espero um micélio totalmente rizomórfico, cubensis total. É o que veremos em breve. Peço que o Grande Cogumelo me abençoe com esta dádiva divina. NAMASTE

Tô aqui torcendo por sucesso no cultivo do nosso amigo AshtarSherry!! Vibrações positivas!! :greyalien:

Oh amigo, to precisando mesmo. Estou com aqueles potes em incubação, alguns deles já têm sinal de micélio. Algumas culturas líquidas que também já estão desenvolvendo. Agora mesmo estou com 5 placas de petri com BDA, esfriando, pra inocular com esporos de XAPURI. Fiz uma burrada e detonei meu carimbo de Ianomâmi, escorreu álcool nele e acho que detonou todos os esporos... :devil: Mas não vou desistir, minhas culturas tem que dar certo! Valeu a força, Psico_cyber, creio que em breve teremos novidades.

Dica do Rain: Não perca tempo com cultivos que não seguem as técnicas tradicionais.

Eu sei, pode ser chato, mas elas foram desenvolvidas baseadas em diversas tentativas e erros.

Quando viu que contaminou, descarte imediatamente, esterilize tudo e comece de novo! Não faz sentido deixar organismos que irão espalhar esporos invasores por todo o local de cultivo!

Você tem bastante energia para os cultivos. Vai dar certo, mas vc precisa seguir os "passos".

Fora isso, parabéns pela preparação e empenho!

Oh amigo, to precisando mesmo. Estou com aqueles potes em incubação, alguns deles já têm sinal de micélio. Algumas culturas líquidas que também já estão desenvolvendo. Agora mesmo estou com 5 placas de petri com BDA, esfriando, pra inocular com esporos de XAPURI. Fiz uma burrada e detonei meu carimbo de Ianomâmi, escorreu álcool nele e acho que detonou todos os esporos... :devil: Mas não vou desistir, minhas culturas tem que dar certo! Valeu a força, Psico_cyber, creio que em breve teremos novidades.

com certeza o alcool NÃO matou os esporos! Alcool etilico é muito útil contra virus e bactérias, mas, não é eficiente contra esporos.

Mas, acho melhor você usar logo esse print. Pois a água (presente na solução de álcool) é uma porta para contaminantes, principalmente fungos.

Shroomland, 25/03/2013
Atualizando os dados do cultivo

1.O micélio está colonizando o pote para dunk.
2013-03-23 22.47.42.jpg
2.O micélio está se desenvolvendo nos potes de Cultura Líquida.
2013-03-23 22.48.58.jpg 2013-03-23 22.49.30.jpg 2013-03-23 22.50.02.jpg

3.Inoculei 5 placas de petri com esporos raspados dos carimbos em BDA, e reinoculei dois potes de milho de pipoca, um com seringa de esporos e outro com seringa de cultura líquida.
2013-03-23 22.50.36.jpg
4.Nos potes para dunk com pó de fibra de coco e farinha de 7 grãos integrais, o micélio já está aparecendo e iniciando a colonização.
2013-03-23 22.53.47.jpg 2013-03-23 22.54.20.jpg
5.Tirei tudo do laboratório e coloquei numa geladeira que não estamos usando, ficando atento na manutenção de temperatura (~28 graus Celsius) e umidade (~98% de umidade relativa). Espatulei as paredes e estou providenciando tudo para pintar e fazer a higienização completa das instalações e equipamentos. O que eu sei, amigos cogumelófilos, é que estou fazendo os cultivos com todo carinho e dedicação. Tenho certeza que quando eu pegar o jeito, dominar a técnica (estou me aprimorando), terei o prazer e a honra de desfrutar dessa dádiva divina, e compartilhar com as pessoas. Por hoje é isso, vou à luta deixar o laboratório no jeito. :greyalien:

O primeiro pote parece ter um micélio bem saudável, já a cultura líquida não da pra saber por causa das fotos que estão desfocadas, não tem nitidez. Se você conseguir manter a temperatura estável dentro da geladeira seria ótimo, em torno de 27C. Quanto a umidade, nessa fase de colonização ela é dispensável, melhor dizendo, não precisa controlar a umidade exterior, ou você pode até atrapalhar o crescimento do micélio, visto que a umidade dentro do pote já é suficiente para o crescimento do mesmo.

Parabéns pelo trabalho até agora... desse jeito vai dar tudo certo, vamo que vamo!!

Paz e Luz!

Agora o negócio ficou bonito!! Bora lá Ashtar! Agora é paciência, sorte e os cuidados com assepsia!! Show de bola!

Enquanto a turma está na estufa progredindo, eu estou deixando o laboratório em condições de micocultura. Também, do jeito que estava era impossível lidar com assepsia, mesmo porque eu tinha dois minhocários funcionando no mesmo espaço! kkk... doce ilusão. Tirei tudo do lab, estou preparando as paredes para pintura, vou desinfetar, pintar e manter o espaço micológico totalmente esterilizado. Cobweb e outros nunca mais! Está valendo a torcida, amigos, ainda vou produzir muitos carimbos de todas as raças que puder! :blackalien:

Eis o estado das minhas culturas hoje:

1)Dá pra ver o micélio crescendo na CL?
2013-03-26 12.56.54.jpg
2)O micélio está se desenvolvendo devagarinho nos potes para bulk.
2013-03-26 13.00.08.jpg
3)Veja como as coisas estão na estufa.
2013-03-26 13.01.45.jpg

Só pra atualizar o estado das coisas. Já preparei as paredes do lab para pintura, vou fazer isso amanhã porque precisa secar a massa que apliquei. Daqui a pouco poderei ativar o laboratório com terrários e tudo. NAMASTE :blackalien:

Back