Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mazatapec - Primeiro Cultivo de Cogumelos

Diário de cultivo completo.
Ola pessoal!!!
Depois de muito procurar os azuis em pastos sem sucesso, eis que entro na jornada para o cultivo;
inicio com um parabéns a todos quem cultivam, realmente eh uma aventura!!!!


Minha situaçao em casa:
Gato passea pela casa o dia todo (fonte de contaminantes ambulante,hehe);
A temperatura la fora diariamente abaixo de 0, dentro de casa no maximo 25 graus; Moro na suiça e aki eh frio bravo minha gente!!!
Casa pequena, dificuldade em cultivalos em local completamente esteril...

-----------------------------------------------------------------------
Confecção Da Seringa

Começei meu cultivo no dia 04/12 confecionando a seringa (1 seringa de 20ml)
Banho com produto especial antes de começar...
Ja começei mal meu cultivo, penso eu, pois usei agua destilada SEM FERVER, mas axo q estava esteril pois vinha em pacotes lacrados da farmacia (eis a duvida)
Esterilizei em agua quente um copinho pequeno de vidro eu uma pazinha pequena de metal; cerca de 15min...
O local escolhido foi o banheiro de casa, coloquei sacos plasticos no vaso, na pia, e tudo foi esterilizado com alcool 80% com um borrifador
Luvas de Borracha, Toca e Mascara eram obrigatorios

Limpei todo o papel aluminio do esporo com alcool e algodao e quando abri pude perceber q o carimbro era extremamente pequeno...cerca de 4cm de circunferencia....com medo de faltar, coloquei ele inteiro no copo com agua
Suguei o liquido esporo+agua para a seringa lacrada ja esterilizada, limpei a seringa externamente com alcool e lacrei com papel aluminio tbm com alcool num saquinho plastico....tbm com alcool, hehehe, ou seja, quaquer faisca e minha casa ia pelos ares!!!!

Deixei hidratar ateh domingo a seringa....

------------------------------------------------------------------------

Substrato

Foi usado Vermiculita e Arroz integral Moido na hora

Outro erro gravissimo foi cometido aqui, na falta de agua, usei agua da torneira SEM FERVER

Primeiro Vermiuculita e agua, depois o po do arroz, ficou um substrato bem aerado, nada empapado, bem soltinho...usei sempre garfo

4 copos de whisky e 2 copos maiores com tampa de rosquear

1 camada de vermiculita pura, o resto de substrato ja umido, o selo de vermiculita puro

Outro erro cometido....esqueci de passar o papel col alcool na borda dos copos, passei somente no ultimo, quando lembrei...isso influencia em algo?

Certo, os copos de whisky, 2 camadas de papel aluminio com 4 furos e fechado com fita crepe, nos 2 copos com tampa metalica com rosca, 4 furos feitos com prego, todos os 6 copos totais tinha 1 camada final sem furos...

1h00 na pressao, como naum teria tempo na segunda feira (hoje), depois de 3h00 de esfriamento natural, retirei os copos da panela e coloquei num saco preto esterilizado com desinfetante na geladeira

-------------------------------------------------------------------------

Inoculação

Banheiro esterilizado como na primeira vez, vela acesa...
Retirei os Bolos, e a seringa, cada furo eu passava a seringa na vela; pude perceber q nesta parte saia vapor da seringa, isto eh normal? lembrando q a cada furo, retirava a fita crepe de cima do furo, inoculava e colocava outra fita no local...
Enfim depois de inocular todos os 6 bolos, coloquei numa caixa de papelao esterilizada com alcool, em cima da choffage (aquecedor), o termometro marca 27 graus na caixa....


Eh isso pessoal, desculpe a linguagem meio rapida, prometo q da proxima vez escreve com melhor portugues....

Sei q fiz muita coisa errada, mas como eh meu primeiro cultivo gostaria muito q me ajudassem me falando oq fiz de bom e oq fiz de errado...

Valew Galera...
 
Pessoal...abri a caixa hoje, sabado, 20 de dezembro

Bastante micelio tomando os copos, por enquanto nenhuma contaminaçao em nenhum dos 6 copos...formas muito definidas de micelio em expansao em alguns copos...

Tenho notado q esta meio lento o crescimento, naum sei dizer o pq, talvez a temperatura q oscila muito....começei o cultivo a 2 semanas aprox. eh normal este crescimento?

Segue fotos em alta resoluçao....a ultima foto eh da caixa onde estao guardados....

valew por visitar galera!!!
1.JPG2.JPG3.JPG4.JPG5.JPG6.JPG7.JPG8.JPG9.JPG10.JPG
 
Domingo 28 de dezembro de 2008 - 22h30

Abri a caixa...depois de 8 dias...

Muito micelio desenvolvendo....segue abaixo proporçao aproximada de desenvolvimento dos 6 copos:

1º copo de whiski: 90% de desenvolvimento, nenhum contaminante aparente.
2º copo de whiski: 90% de desenvolvimento, nenhum contaminante aparente.
3º copo de whiski: 75% de desenvolvimento, nenhum contaminante aparente.
4º copo de whiski: 55% de desenvolvimento, nenhum contaminante aparente.

1º Copo Grande c/ Rosca: 50% de desenvolvimento, nenhum contaminante aparente.
2º Copo Grande c/ Rosca: 45% de desenvolvimento, nenhum contaminante aparente.

Como mostrado o crescimento eh muito desigual entre os copos...e de forma geral o crescimento tem sido lento...

Gostaria de saber de vcs qual o procedimento para colocar os copos que ficarão em 100% de colonizaçao....pode-se ir colocando os copos no terrario a medida que cada um coloniza totalmente?

Comos podem observar, algum ja em processo final, outros ainda na metade...

No momento....Nenhuma Contaminação...digo NENHUMA contaminação APARENTE, existe algum contaminante naum visivel a olho nu? pois nos bolos, todos brancos como a neve, nenhuma mancha!!!!!

Segue abaixo fotos em alta-resolução....e....

FELIZ 2009 GALERA!!!!!!!!! QUE SEJA UM ANO MARAVILHOSO E DE MUITAS REALIZACOES!!!! MUITA SAUDE PAZ E SUCESSO, EH ISSO Q INTERESSA!!!!!!!!
CIMG4457.JPGCIMG4458.JPGCIMG4459.JPGCIMG4460.JPGCIMG4461.JPGCIMG4462.JPGCIMG4463.JPGCIMG4464.JPGCIMG4465.JPGCIMG4466.JPGCIMG4467.JPGCIMG4468.JPG
 
Gostaria de saber de vcs qual o procedimento para colocar os copos que ficarão em 100% de colonizaçao....pode-se ir colocando os copos no terrario a medida que cada um coloniza totalmente?

Comos podem observar, algum ja em processo final, outros ainda na metade...
FELIZ 2009 GALERA!!!!!!!!! QUE SEJA UM ANO MARAVILHOSO E DE MUITAS REALIZACOES!!!! MUITA SAUDE PAZ E SUCESSO, EH ISSO Q INTERESSA!!!!!!!!

Obrigado das good vibes e das otimas fotos irmaozinho otimo 2009 pra vc.
to acompanhando deso comeco tudo aqui viu! torcendo pra que voce sinta o que eu tambem sinto com eles.
vam la.
de uma pesquisada sobre COLD DUNK, COLD SHOK.
1- quando o copo estiver visualmente 100% espere pelo menos mais 24horas pra se certificar que esta mesmo ate o miolo fechado.
2- injete agua nos copos SEM ABRILOS, ate que todo espaco vazio do copo esteja cheio dagua, e os bolos encostados na tampa de aluminio.
3- vede com fita os furos por onde injetou agua, e embale os copos em saco plastico preto .
4- coloque na geladeira por 24h para que o micelio absorva o maximo de agua possivel e entre em fase de frutificac'ao.
5- passadas as 24 horas de cold shock/dunk, aniversarie os bolos no terrario escolhendo alguma tecnica de casing ( pode ser rolar os bolos em vermiculita seca ou pode ser fazer uma CAMINHA embaixo do bolo com vermiculita umida E/ou um chapeu sobre eles.
6- PACIENCIA agora tem que prestar atencao nos parametros de umidade/temperatura e esperar a natureza fazer o papel dela.


dicas -
AGUA MINERAL DE COPINHOS PLASTICOS sao embaladas em temperatura de fervura da agua, SOMENTE PARA O DUNK sao confiaveis para serem utilizadas e para darem aquele ultimo boost de tracos minerais no seu bolo, entao aproveite. basta colar 2 esparadrapos em cima da tampinha plastica do copinho, um colado em cima do outro, levanta um esparadrapo, enfia a seringa e ao tirar a seringa ja abaixa novamente o esparadrapo por cima do furo.

ESTERELIZE A AGULHA ANTES DE ENFIAR NO COPO DE AGUA, E ANTES DE ENFIAR NO COPO COM MICELIO.

A dica dos esparadrapos duplos serve ate pra inoculacoes em copos pre esterelizados ou culturas liquidas. use a criatividade sem fugir dos procedimentos basicos de assepssia.
NUNCA TOQUE O BOLO COM AS MAOS SEM LUVAS. sua mao tem gordura que serve como porta de entrada para bacterias.,

ESCOE EFICIENTEMENTE O GAS CARBONICO QUE OS BOLOS PRODUZEM, isso eh 90% do processo de frutificacao e eh a diferenca entre ter 2 ou 3 cogus por flush ou ter um flush como os do.... (nao sei quem eh o bom no cultivo hj em dia , ahco q o ecuador.)
haheah
BEST GOOD PINATIONAL VIBES, pra hoje e pra fora do tempo.
 
Acabo de colocar agua dentro dos 4 copos de whisky 100% colonizados...

Depois de colocar agua, coloquei na geladeira dentro de um saco plastico...exatamente como sugerido pelo amigo mortandello

Usei agua mineral de uma garrafa de 1 lt de agua...dakelas se vende em mercado...naum esterilizei a agua...(???)...e com a seringa puxava a agua, passava na vela e colocava no pote...algumas vezes eskeci de esterilizar na vela...tem problema??

TERRARIO.....

O terrario comprei uma caixa grande dakelas tapawere...e argila expandida....
estou analizando uma forma de fazer a troca de ar e a temperatura....
To sem grana pra investir muito, neim pra borbulhador tenho grana....mas tenho akelas fontes pequenas de decoraçao, sera q da pra fazer um eskema?
 
Usei agua mineral de uma garrafa de 1 lt de agua...dakelas se vende em mercado...naum esterilizei a agua...(???)...e com a seringa puxava a agua, passava na vela e colocava no pote...algumas vezes eskeci de esterilizar na vela...tem problema??

Eu nunca passo a seringa na vela ou no fogo, (use sempre uma seringa nova para cada cultivo/processo de inoculação) e não tive problemas com isso.

Quanto a água mineral, na teoria deveria ser pura.
Para não ficar com a pulga atrás da orelha: Ampolas com água destilada, encontradas em farmácia.

O terrario comprei uma caixa grande dakelas tapawere...e argila expandida....
estou analizando uma forma de fazer a troca de ar e a temperatura....
To sem grana pra investir muito, neim pra borbulhador tenho grana....mas tenho akelas fontes pequenas de decoraçao, sera q da pra fazer um eskema?

No teu caso, que não tem borbulhador de ar para oxigenação, abra o terrário algumas vezes por dia para fazer a troca de ar. Não é seguro.
 
Fala moçada....andei um tempo distante pois tava sem net em casa...


Entaum, os cogumelos 100% colonizados ja estao no terrario desde dia 06/01...

O terrario foi feito o seguinte...eh um tapawere com argila expandida e agua + agua sanitario no fundo, com alguns buracos nas bordas, vedados com mascara cirurgica cortada...

O sistema de controle gasoso eh hibrido...ou seja, estou usando tanto o metodo de abrir a tampa e abanar, como um sistema q estou testando, de mudança manual de ar, feito por uma especie de bomba.

Vc bombeia com as maos, ele puxa o ar externo passando pela valvula e jogando o ar para dentro, ambas as extremidades dos canos estao vedados com mascara cirurgica....

-------------------------DUVIDAS---------------------------

1º - Sempre que abro a tampa, borrifo uma soluçao de Agua + Agua Sanitaria, ai resta minha duvida, posso borrifar isso em cima do micelio?

2º - A temperatura tem estado baixa dentro da caixa, no maximo 20º, como posso aumentar ela sem o uso de aparatos?

3º - Sobre a Luz, eh realmente necessaria uma luz direta nos cogumelos?

------------------------------------------------------------

Obs: Tenho estado sem dinheiro pra investir num sistema mais eficiente de troca gasosa e temperatura, assim q possivel comprarei a aparelhagem...mas se puderem dar dicas sobre o terrario, agradeço muito....

Seguem fotos de todo o sistema...
CIMG5709.JPGCIMG5710.JPGCIMG5711.JPGCIMG5767.JPGCIMG5768.JPG
 
-------------------------DUVIDAS---------------------------

1º - Sempre que abro a tampa, borrifo uma soluçao de Agua + Agua Sanitaria, ai resta minha duvida, posso borrifar isso em cima do micelio?

2º - A temperatura tem estado baixa dentro da caixa, no maximo 20º, como posso aumentar ela sem o uso de aparatos?

3º - Sobre a Luz, eh realmente necessaria uma luz direta nos cogumelos?

------------------------------------------------------------

Obs: Tenho estado sem dinheiro pra investir num sistema mais eficiente de troca gasosa e temperatura, assim q possivel comprarei a aparelhagem...mas se puderem dar dicas sobre o terrario, agradeço muito....

1- Eu não o faria, já que o vapor da água sanitária é bem tóxico. Se quiser borrifar água+água oxigenada, parece melhor para o contato com os bolos...

2- Bem cara você fala sem aparatos... Pense bem: uma garrafa de 600ml, de plástico, você acha na rua, então = R$ 0,00. Um aquecedor de 2,5w você compra por R$5,00. Só isso seria necessário pra manter uma temperatura de pinagem... mas se nem os 5 reals você tiver, só dá pra pensar em colocar o terrário perto de algo quente, envolvido em um isolante térmico como papelão ou isopor...

3- A luz não precisa ser direta nos cogumelos, mas sim você tem que mostrar pra eles o que é dia e noite, e se for um BELO dia eles vão perceber a boa condição para se reproduzir, então é legal deixar o terrário embaixo da janela, onde não bata sol diretamente (senão resseca e pode até matar o micélio).


Sobre o terrário, está legal... você está fazendo a troca de ar frequentemente? parece que o maior gatilho para inicar a pinagem é a troca de ar, então não pode deixar muito tempo sem abrir...

boa sorte ae
 
Boaaa Mano.
Parabens aê pelo cultivo velho.
todo cuidado com asepcia e tal...
parabens mesmo.
e rlx q agora e so esperar man , mantenha a temp. certinha , luz ligada 24hr ate eles pinarem , dps disso artene em ciclos de 12hr 12hr , e troca de ar velho , abane pelo menos 3 vezes ao dia ( no minimo ) q logo logo estaram brotando os chapeludos.
Abração aê velho e super good vibe aê pra o seu cultivo.
e eu continuo acompanhando...
Abração
 
Parabens pelo cultivo cara, não borrifa agua sanitaria não, borrife agua oxigenada, agua sanitaria vai prejudicar seus fungos e depois que nascerem os cogus podem ocasionar queimaduras no chapel e manchas, no demais maravilha
 
Belo cultivo, gostei do terrario!!!!!!!

Parabens e good vibes!
 
Valew galera pelo incentivo!!!!

Naum to borrifando agua sanitaria mais....estou na solucao de agura + agua oxigenada...

Mas no momento....naum Pinou...a temperatura esta entre 22º e 24º...e abanando 3x aodia....soh q naum ta pinando....normal?
 
Galera.....

Naum pinou ainda.....e naum apresenta nenhum sinal de contaminacao....

oq ta rolando?
 
Em quanto está a temperatura?

Já pensou em colocar entre 25 e 26ºC, se estiver abaixo disso?
 
Acabo de colocar agua dentro dos 4 copos de whisky 100% colonizados...

Depois de colocar agua, coloquei na geladeira dentro de um saco plastico...exatamente como sugerido pelo amigo mortandello

Usei agua mineral de uma garrafa de 1 lt de agua...dakelas se vende em mercado...naum esterilizei a agua...(???)...e com a seringa puxava a agua, passava na vela e colocava no pote...algumas vezes eskeci de esterilizar na vela...tem problema??

TERRARIO.....

O terrario comprei uma caixa grande dakelas tapawere...e argila expandida....
estou analizando uma forma de fazer a troca de ar e a temperatura....
To sem grana pra investir muito, neim pra borbulhador tenho grana....mas tenho akelas fontes pequenas de decoraçao, sera q da pra fazer um eskema?

Uma bombinha de borbulhar ar seria muito bom para troca de ar.
Essa fonte pequena de decoração o que ela faz ? Circula água ?
Se for, você pode usar para circular água gelada dentro do terrário e baixar a temperatura.

Terrário com Refrigeração
https://teonanacatl.org/threads/terrário-com-refrigeração.815/

Não abra o terrário desnecessáriamente, isso desiquilibra as condicões (temperatura e umidade) no interior.
 
wiliamprbr

Minha percepção diz que falta agua nesse monte de argila ,a agua tem que ficar quase tampando as pedrinhas,e nessa foto não vi agua nenhuma.
Boa sorte man!
 
é só colocar a temperatura perto de
26º como o ecuador falou e verificar
se a umidade está bem alta que isso
vai pinar que é uma beleza! :D:pos:

Aí na suiça tem muito amanita?!?!

Abraço!
 
Ja tem agua ateh emcima da argila, na foto naum aparece, pois coloquei mais posteriormente....

Axo q o problema de naum pinar, deve-se um pouco a temperatura...q esta em 20º e a luz, q naum esta sobre eles o dia todo, somente uma parte do dia....

Vou ver como posso coloca-los com mais luz, mesmo introduzindo uma lampada ao lado ou emcima.....e vou aumentar um pouco mais a temperatura....

As fotos estao desatualizadas....pois no terrario ja estao os 6 copos colonizados (4 pequenos e 2 maiores)...gostaria de talvez fazer casing de algum deles, mais ainda naum tenho a manha, naum entendi o procedimento de casing...

Valew pela ajuda galera....to no aguardo dos azuis!!!!
 
é só colocar a temperatura perto de
26º como o ecuador falou e verificar
se a umidade está bem alta que isso
vai pinar que é uma beleza! :D:pos:

Aí na suiça tem muito amanita?!?!

Abraço!

Sim....o pessoal fala q aki tem bastante amanita, mas por experiencia propria....
Procurei....procurei....e naum encontrei nada....no maximo uns shimeji e uns champignos de paris...hehehe
 
CONTAMINACAO!!!!!!!!!!


Um dos copos foi contaminado....acredito ser por Bolor, pois estava metade verde, como bolor de pao mesmo, como se fosse um tecido...somente externamente ao bolo...deixei separado dos demais, sera q tem como resolver? ou soh jogar fora mesmo?


Quanto aos outros, esta surgindo "bracinhos" brancos, parece q esta desenvolvendo....vamos ver oq rola....tem de aparecer cogumelo ateh março, pois em março estou voltando para o Brasil, terei de abandonar os cogumelos aki....
 
Back
Top