Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mazatapec - Primeiro Cultivo de Cogumelos

Diário de cultivo completo.
Ola pessoal!!!
Depois de muito procurar os azuis em pastos sem sucesso, eis que entro na jornada para o cultivo;
inicio com um parabéns a todos quem cultivam, realmente eh uma aventura!!!!


Minha situaçao em casa:
Gato passea pela casa o dia todo (fonte de contaminantes ambulante,hehe);
A temperatura la fora diariamente abaixo de 0, dentro de casa no maximo 25 graus; Moro na suiça e aki eh frio bravo minha gente!!!
Casa pequena, dificuldade em cultivalos em local completamente esteril...

-----------------------------------------------------------------------
Confecção Da Seringa

Começei meu cultivo no dia 04/12 confecionando a seringa (1 seringa de 20ml)
Banho com produto especial antes de começar...
Ja começei mal meu cultivo, penso eu, pois usei agua destilada SEM FERVER, mas axo q estava esteril pois vinha em pacotes lacrados da farmacia (eis a duvida)
Esterilizei em agua quente um copinho pequeno de vidro eu uma pazinha pequena de metal; cerca de 15min...
O local escolhido foi o banheiro de casa, coloquei sacos plasticos no vaso, na pia, e tudo foi esterilizado com alcool 80% com um borrifador
Luvas de Borracha, Toca e Mascara eram obrigatorios

Limpei todo o papel aluminio do esporo com alcool e algodao e quando abri pude perceber q o carimbro era extremamente pequeno...cerca de 4cm de circunferencia....com medo de faltar, coloquei ele inteiro no copo com agua
Suguei o liquido esporo+agua para a seringa lacrada ja esterilizada, limpei a seringa externamente com alcool e lacrei com papel aluminio tbm com alcool num saquinho plastico....tbm com alcool, hehehe, ou seja, quaquer faisca e minha casa ia pelos ares!!!!

Deixei hidratar ateh domingo a seringa....

------------------------------------------------------------------------

Substrato

Foi usado Vermiculita e Arroz integral Moido na hora

Outro erro gravissimo foi cometido aqui, na falta de agua, usei agua da torneira SEM FERVER

Primeiro Vermiuculita e agua, depois o po do arroz, ficou um substrato bem aerado, nada empapado, bem soltinho...usei sempre garfo

4 copos de whisky e 2 copos maiores com tampa de rosquear

1 camada de vermiculita pura, o resto de substrato ja umido, o selo de vermiculita puro

Outro erro cometido....esqueci de passar o papel col alcool na borda dos copos, passei somente no ultimo, quando lembrei...isso influencia em algo?

Certo, os copos de whisky, 2 camadas de papel aluminio com 4 furos e fechado com fita crepe, nos 2 copos com tampa metalica com rosca, 4 furos feitos com prego, todos os 6 copos totais tinha 1 camada final sem furos...

1h00 na pressao, como naum teria tempo na segunda feira (hoje), depois de 3h00 de esfriamento natural, retirei os copos da panela e coloquei num saco preto esterilizado com desinfetante na geladeira

-------------------------------------------------------------------------

Inoculação

Banheiro esterilizado como na primeira vez, vela acesa...
Retirei os Bolos, e a seringa, cada furo eu passava a seringa na vela; pude perceber q nesta parte saia vapor da seringa, isto eh normal? lembrando q a cada furo, retirava a fita crepe de cima do furo, inoculava e colocava outra fita no local...
Enfim depois de inocular todos os 6 bolos, coloquei numa caixa de papelao esterilizada com alcool, em cima da choffage (aquecedor), o termometro marca 27 graus na caixa....


Eh isso pessoal, desculpe a linguagem meio rapida, prometo q da proxima vez escreve com melhor portugues....

Sei q fiz muita coisa errada, mas como eh meu primeiro cultivo gostaria muito q me ajudassem me falando oq fiz de bom e oq fiz de errado...

Valew Galera...
 
bem william é sua primeira vez, essa é marcante:p:

o banheiro eu só usaria em último caso mesmo, independente da assepsia ele não me parece nunca limpo

outra coisa que eu não faria é resfriar o substrato 'forçadamente' (geladeira). isso pode fazer o substrato compactar ou endurecer... deixaria pro dia seguinte, a madrugada é maravilhosa para estes trabalhos:luz:

a água destilada quando vem lacrada não precisa ferver mesmo :pos:

passando a agulha na vela é normal evaporar sim, nao se preocupe, aliás é até interessante

usando água da torneira sem ferver seria interessante controlar o ph do substrato, uma vez que esta vem toda clorada (ácida)

o fato de nao ter passado um papel com álcool na boca dos copos pode trazer problemas (contaminações) se ficou resíduo de substrato ali...mas pode nao acontecer nada, loteria mesmo..

ainda assim puxei uma cadeira e estou desejando boa sorte a você, até logo
 
Saudações brother.

Tbm sou novato com cultivo e por acaso tbm escolhi esta strain para 1º vez. (pena que ainda nao chegou o carimbo! mas assim que chegar... hehe.)
Vou acompanhar seu desenvolvimento para evoluir e qm sabe podermos trocar dicas num futuro proximo!
Mto boa sorte, logo logo espero estar vendo as fotos dos seus chapeludos!
abraço!
 
Valew aew pessoal por acompanhar....

Teve varios erros na minha opniao, mas a primeira vez eh assim mesmo....

Bom, os bolos estao dentro de uma caixa de papelao, segundo obervo, estao o dia todo numa temperatura de 28º a 32º (oscila muito devido o aquecedor ser de agua quente da caldeira do predio, q a cada horario altera)

Alguem sabe a qual temperatura os esporos morrem por excesso de calor?

Em qt tempo aproximado deve surgir micelio? pois neim quero abrir tao cedo a caixa para naum ter surpresas negativas, hehehe

Abraço ai pra todos...
 
Esse gráfico ajuda a monitorar a temperatura (ºF).
Imagem 0483.jpg
 
Fala mano....bele wiliamprbr, então que massa heim cara ter a iniciativa de cultivar cogus estou torcendo pra que em breve vc tenha muito chapeludos por ai, não conheço nada dessa strain, tenho um carimbo aqui dela mais ainda não cultivei, na duvida velho não invente pergunte ai que a galera te responde, boa sorte e tente mandar fotos do que ta acontecendo, valeu!
 
Entaum galera...

Hoje Sexta-Feira, coloquei mascara, luvas, e fiz a assepsia do ambiente....

Abri a caixa....resultado:

NADA DE MICELIO

Na verdade, neim micelio, neim contaminaçao, soh o substrato e mais nada...
A temperatura esta de 25º a 30º ... observei q na noite quarta-feira estava marcando 38º...imediatamente desliguei o aquecimento, agora naum sei qt tempo ficou nesta temperatura....agora penso q talvez o calor tenha afetado os cogumelos....oq axam?
 
É mano, fez calor por ai né hehe, acho que esta ainda não é a temperatura pra matar o fungo mas também bem é que não fez né, acho que deve ter ocorrido um desgaste grande do fungo, a uma temperatura dessas o metabolismo do micélio deve ir a mil, vamos ver oque os irmãos mais experintes tem a dizer boa sorte.
 
o micélio ainda não germinou, pode ser que o calor tenha algum papel neste evento

mas ainda assim é muito cedo para se preocupar uma vez que a inoculação foi feita há pouco tempo.

Procure não deixar acontecer de novo (o aumento de temp) e tenha paciência, em alguns dias você poderá ter germinação :cool:
 
Pois eh, ja fazem 4 dias a inoculaçao, penso q ainda eh cedo, mas vamos ver esta semana oq acontece...;)

Realmente foi deslize meu deixar chegar a esta temperatura, naum acontecera novamente pois agora ja aprendi a mexer corretamente na chauffage daki....:pos:

E valew mesmo galera, vcs dando a dica fica muito mais facil, alguem pra dar a correçao sempre eh de boa-vinda...
 
Cara eu acredito que na Pftek tem que seguir a risca o procedimento,e tipo quando vc colocou os copos quentes na geladeira,pode ter perdido muita água ... Pode demorar ,mas estou na torcida pelo aprendizado de preferencia com sucesso... kkk
Boa sorte !!kkkk
 
Domingo, 14 de dezembro, 13h35

Passei alcool em toda a mao e nos braços e desinfetante em toda a caixa....abri a caixa para dar uma olhada nos copos, e para minha surpresa...

MICELIO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Em 4 de 6 copos pude observar micelio se desenvolvendo...

Pude perceber q nos 2 copos maiores com rosca, neim sinal de micelio...
Nos outros 4 todos tinham micelio, nenhuma contaminaçao visivel...

Fiquei muito feliz, vamos ver oq vai acontecer esta semana....

Segue a foto de um dos copos...
CIMG4152.JPG
 
16 de dezembro, 19h57
Abri a caixa e olhei os copos!!! pra minha surpresa, os 2 copos grandes bem colonizados!!!! bastante micelio nos menores tbm....
Por enquanto nenhum sinal de contaminaçao em nenhum dos 6 copos....

Seguem fotos...(a qualidade naum esta tao boa, mas da pra ter uma noçao)
CIMG4231.JPGCIMG4234.JPGCIMG4236.JPGCIMG4237.JPG
 
Belezoca!

Agora é só cuidar pra eles ficarem na temperatura certa.

E deixa eles no escurinho também. (nada de ir lá olhar três vezes por dia hueuhuhe)


Obs.: da próxima vez que tirar as fotos tenta focar o miceélio e não as laranjas ;)

Boas vibrações pra ti e pro micélio!
 
Hehehehe
Pois eh...to aprendendo a regular maquina de foto, da proxima fica melhor....hehee....
Valew¨!!!!
 
Ai wiliamprbr :pos:
tenta diminuir um pouco o tamanho das fotos!!!
1.5mb é foda pra abrir aqui!

Ademais agora é só esperar :D
 
O Abraxas deve ter descoberto uma fonte de cogumelos, e não quis contar onde fica, acho que por isso que ele some volta e meia, e aparece volta e meia! Ahahaha, salve irmão!!

wiliamprbr, bacana seu diário de cultivo, só não gostei da maneira com que você mantém o lacre nos copos, se é que existe. As fotos estão meio fora de foco, talvez vc lacrou perveitamente e cobriu com mais uma camada de alumínio... mas mesmo assim, essas "orelhas" não são legais. O copo deve ficar totalmente lacrado, lá dentro existe um ambiente/substrato estéril, não deve ter contato algum com a atmosfera externa.

Sendo assim, totalmente lacrado, ele não vai perder água sob condições de evaporação para o meio externo, e também não precisa passar desinfetante na caixa de incubação, afinal, está lacrado, ok.

Se conseguir, mantenha a temperatura um pouco mais alta, em 29ºC , que é a ideal e o micélio apresenta desenvolvimento mais rápido, e escuro total.

Força, seu cultivo será de muito aprendizado.:pos:
 
Valew pelas dicas....;)

Mas essas orelhas, eu fiz somente para poder tirar as fotos e mostrar o micelio crescendo....
Apesar de tudo, estao bem lacradas, as maiores com tampa de rosquear e mais uma camada de aluminio....as menores com 2 camadas de aluminio passado fita e mais 1 camada por cima...

Sobre a escuridao, estao dentro de uma caixa emcima da chauffage (aquecedor) cobertos com uma toalha preta....esta sempre um termometro na caixa, a qual marca em torno de 28º a 30º dependendo o horario do dia, pois quem controla a temperatura eh a caldeira do predio....

Desculpe pessoal a qualidade das fotos, sei q estao a desejar, da proxima vou tentar melhorar....:D
 
Back
Top