Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mazatapec (Bolos PF e casings) - Primeiros cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá, pessoal!
Primeira vez que apareço aqui, mas estou espiando vocês faz algum tempo :teo_ninja: haha
Venho com boas noticias (ou assim espero...), e queria aproveitar e agradecer todo mundo que colabora com o forum ai =)

Começando:
Dia 16/10 fiz uma seringa e inoculei 4 copos com esporos do PC Mazatapec. Lavei o banheiro de uma amiga com cloro, quase morri, mas no fim deu tudo certo (Crianças, cuidado com o cloro, experiencia própria ). O substrato foi a receita de PF padrão, com vermiculita, arroz e agua. Poucos dias depois já apareceram os primeiros sinais de micélio. Inicialmente eles se desenvolveram muito bem e, dos 4 copos um se desenvolveu muito rapido e colonizou tudo, dois um pouco mais lentos e outro estava de retardatario. Depois acabei suspeitando que esses 3 copos estavam mais compactados no fundo e por isso estavam demorando, virei os copos de cabeça pra baixo e no retardatario tbm fiz um furo de agulha e cobri com microporo. Agora todos aceleraram a colonização e só falta o mais atrasado colonizar tudo.
Ainda não tenho controle de temperatura. Eles ficaram colonizando dentro de uma caixa de papelão em cima da geladeira e, quando esquentava mais, eram passados pra dentro de um armario.

Enquanto eles colonizavam fui criando uma glovebox (que no fim acabou ficando apertada, mas já serve pra eu não morrer com o cloro :morto:), o terrario e principalmente estudando mais...

Dia 07/11 passei o copo mais acelerado para o terrário. Os outros dois copos aparentemente já colonizaram tudo também, mas vou dar mais uns dois dias pra eles. O ultimo copo ainda tem uns 2cm para colonizar..
Nesse dia também já aproveitei para fazer mais uma seringa e realizar a inoculação de esporos em potes de milho para tentar fazer alguns casings, realizei a esterilização de 4 dias do milho que vi aqui no forum numa postagem do Mauricio (Ferve, deixa uma hora de molho, tira a agua. Nos dois dias seguintes a mesma coisa. Passa pros potes, cobre com aluminio e panela de pressão neles!!!).

Tentei manter a maior assepsia durante os processos, mas ocorreram alguns acidentes que talvez atrapalhem o processo. A luva descolou e abriu uma pequena entrada para a glovebox. A caixa também ficou pequena, me obrigando a abrir algumas vezes para trocar os potes de milho que estavam lá dentro e poder continuar trabalhando. Alem disso também, percebi que quando eu movimentava a mão lá dentro a fresta da tampa se movimentava, ou seja, havia entrada e saida de ar por lá (tentei tampar com fita, mas acho que não adiantou muito). Alem disso o pano de uma das panelas de pressão queimou e me obrigou a desligar o fogo um pouco antes do desejado... Mas, vamos esperar pra ver...

Quanto aos copos colonizados, como disse, passei o primeiro para dentro do terrário. Não estou com dinheiro pra comprar um termohigrometro decente e comprei um xing-ling. Resultado: Ele trava lá pelos 85% de umidade --"
O terrário é basicamente uma caixa organizadora de 60 litros, um compressor de aquario de 2litros/minuto, o que me dá 2 trocas de ar por hora. A mangueira do compressor entra por um lado da caixa e vai para dentro de um pote de sorvete com agua e pedras de argila expandida. O fundo do terrario também tem um espelho d'agua e argila expandida. As laterais estão escurecidas com sacos de lixo preto para que a luz venha apenas de cima.

:?:
Aqui está a primeira duvida: Fiz apenas dois pequenos furos cobertos com microporo proximo ao fundo do terrario para saida de CO2 no lado oposto ao da mangueira de ar. A ideia era que desse modo o ar novo que está entrando teria que passar por todo o terrario para então sair do outro lado. Voces acham que está tudo bem ou seria melhor fazer diversos furos proximos à base da caixa? Estou achando que se fizer mais furos terei problemas com a umidade (lembrando que só controlo até os 85% =p )...

Segunda duvida, ao abrir o copo mais desenvolvido para coloca-lo no terrário, havia uma micélio bem estranho sobre a camada de vermiculita, bem fino e algodoado. Fiquei em duvida se poderia ser cobweb ou se isso é normal mesmo já que lá não tem nutrientes para ele se desenvolver direito. Acho que posso ficar tranquilo por enquanto, certo?! O cheiro estava delicioso, bem adocicado e apetitoso, isso me deixou mais tranquilo...

Quando eu virei os copos de cabeça para baixo, depois de alguns dias o vidro ficou bem umido. Isso é excesso de agua na hora de fazer o substrato ou é normal mesmo?
Essa umidade só apareceu onde o micelio não está encostando no vidro, parece que é da "respiração" dele mesmo, mas talvez esteja excessivo...

E, por fim, achei que o milho estava mais umido que o ideal, no entanto já estava prevendo errar isso da primeira vez e então coloquei uma camada de vermiculita seca no fundo dos potes de milho. Creio que isso ajude a controlar a umidade. Qualquer problema também já tenho mais uns 10ml de esporos prontos para serem inoculados...

Valeu, pessoal.
Espero começar a poder colaborar com vocês. Gostei dessa coisa de micologia =)

Vou manter o diário atualizado a partir de agora, especialmente com os potes de milho que estão só começando!

Anexos

• 20151107_174130.jpg
    20151107_174130.jpg
    153 KB · Visualizações: 127
  • 20151107_174224.jpg
    20151107_174224.jpg
    161.1 KB · Visualizações: 119
  • 20151107_174237.jpg
    20151107_174237.jpg
    165.1 KB · Visualizações: 118
  • 20151107_174956.jpg
    20151107_174956.jpg
    66.5 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_182651.jpg
    20151107_182651.jpg
    124.9 KB · Visualizações: 116
  • 20151107_182751.jpg
    20151107_182751.jpg
    119.1 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_182806.jpg
    20151107_182806.jpg
    100.2 KB · Visualizações: 118
  • 20151107_182935.jpg
    20151107_182935.jpg
    94.8 KB · Visualizações: 114
  • 20151107_183005.jpg
    20151107_183005.jpg
    102.7 KB · Visualizações: 115
  • 20151107_183018.jpg
    20151107_183018.jpg
    129 KB · Visualizações: 119
  • 20151107_183221.jpg
    20151107_183221.jpg
    60 KB · Visualizações: 123
  • 20151107_183230.jpg
    20151107_183230.jpg
    52.6 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_183311.jpg
    20151107_183311.jpg
    97.6 KB · Visualizações: 120
Não tenho quase nenhuma prática com casing, mas baseado no que li em outros diários, acredito que o rendimento não muda muito porque a superfície total (a marmita) é a mesma;
Você está em partes errado. Quanto mais substrato nutritivo, no caso os grãos do spawn, maior a produção sim. O que você está falando se refere mais ao fato de que quanto maior a superfície disponível para desenvolvimento de frutos, mais frutos poderão surgir, mas ao mesmo tempo, quanto mais nutrientes disponíveis, mais se pode produzir antes de esgotar o substrato.

Como em casing não se disponibiliza mais nutrientes para o micélio a produção máxima continua sendo a mesma.

A vantagem seria a facilidade em fornecer umidade para o micélio. Mas também há desvantagens. Todo passo a mais no cultivo implica em mais risco.

Como em casing não se disponibiliza mais nutrientes para o micélio a produção máxima continua sendo a mesma.
Mas a questão é que um pote usou o dobro de spawn que o outro, mantendo a área de superfície. Então me parece lógico que um vai render mais que o outro, apesar do que disse o Exporo.

Então me parece lógico que um vai render mais que o outro, apesar do que disse o Exporo.

Sim, tem razão. Deve render mais.

Vamos ver o que o @Barratorta informa com o decorrer do cultivo.

Mantendo a superfície e aumentando a profundidade o efeito esperado é o aumento do tamanho dos cogumelos.

Não reparei muita diferença no tamanho dos frutos. Talvez um pouco, mas não estou muito certo disso. Eu deveria ter pesado separadamente pra ter alguma ideia da produção real de cada casing. No geral, nesse segundo flush, percebi que os casings com metade do substrato até tiveram frutos mais compridos, enquanto os casings com o dobro de substrato tiveram frutos mais grossos.
A diferença de peso de um pra outro está bem perceptivel. Talvez os casings com menos substrato ainda frutifiquem mais uma vez enquanto os casings com mais substrato, acredito eu, ainda podem frutificar duas ou mais vezes. Com o que vi até agora e somado ao risco de contaminação, estou achando que não vale muito a pena fazer com mais substrato pois a chance de perder tudo pra algum contaminante aumenta com o tempo de exposição, então talvez seja melhor investir em area de frutificação mesmo. Mas com certeza ainda preciso observar melhor.

Estes dois primeiros flushs me renderam algo em torno de 700g frescos. O primeiro flush veio mais abundante, mas o segundo trouxe cogumelos bem grandes, maior peso final e alguns frutos maiores que um prato (O Jantar está servido!!!)
Alguns até tombaram sobre os outros casings pois eu não pude ir todos os dias e eles acabaram passando do ponto de colheita...

Hoje eu vou ter que fazer uma manobra de emergencia. A minha amiga, dona da casa onde eu cultivo, vai viajar e sua mãe ficará cuidando dos cachorros. Logo, ter um terrário com cogumelos em cima do armario não é opção (ou ela pode falar que "é shitake, mãe", mas acho que não ia colar...). Vou retirar os ultimos frutos independente do tamanho, fechar com papel aluminio e colocar os casings na geladeira.

Ps: Fui secar silica no forno e ela ficou meio marrom.. Acho que torrei um pouco ela. Tem algum problema? Coloquei os cogumelos (que eu pensei já estarem secos) lá dentro e eles ficaram bem mais secos, então ela está funcionando, pelo menos...

Anexos

• 20160112_221151.jpg
    20160112_221151.jpg
    145.9 KB · Visualizações: 49
  • 20160112_220920.jpg
    20160112_220920.jpg
    156.9 KB · Visualizações: 47
  • 20160112_215953.jpg
    20160112_215953.jpg
    149.4 KB · Visualizações: 48
  • 20160112_221216.jpg
    20160112_221216.jpg
    170.7 KB · Visualizações: 47
  • 20160112_221200.jpg
    20160112_221200.jpg
    115.3 KB · Visualizações: 49
  • 20160117_194010.jpg
    20160117_194010.jpg
    167.2 KB · Visualizações: 51
  • 20160117_194200.jpg
    20160117_194200.jpg
    158.8 KB · Visualizações: 51
Última edição:
WOW :eek:h: É isso mesmo? Se for, impressionante.
Pelas minhas contas, sim. As pesagens foram de:
102,2g (feita agora);
+214,0g;
+130,7g;
+121,7g;
+57,3g;
+51,8g;
= 677,7g. e ainda tem alguns cogumelos crescendo.

Acabei de mandar 3 marmitas pra geladeira num dunk. Minha amiga não vai mais viajar, então não precisei cancelar a frutificação de todo mundo de uma vez.

Essa sua sílica incolor é reaproveitável?
Existe sílica não reaproveitável além daquela laranja tóxica? hahahaha
Droga....
Sei lá, antes eu trabalhava em uma empresa de material eletronico e sempre vinha pacotes grandes com silica junto dos produtos, fui juntando varios durante o periodo que trabalhei lá por causa de um material de fotografia meu. Não dizia nada no pacote, não tenho como saber.

Existe sílica não reaproveitável além daquela laranja tóxica? hahahaha

Se for sílica gel mesmo é reaproveitável, não importa a cor.

O que acontece é que sem o indicador (laranja ou azul) fica difícil você saber se ela secou com o aquecimento e está no ponto para ser utilizada novamente. Você pode tentar comprar alguma sílica com indicador com o mesmo formato e tamanho de grão que essa sua e misturar, para ter parte dela com o indicador, o que vai facilitar a sua tarefa de saber quando desligar o aquecimento.

A sílica que ficou marrom perde parte das propriedades, mas dá para usar, enquanto você sentir que está funcionando.

https://teonanacatl.org/wiki/silica-gel/

Legal, Ecuador. Valeu!!!

Estou totalmente sem grana agora, então não pretendo comrpar nada. No entanto, bom saber que não coloquei meus cogumelos em algo tóxico (Até pq, já consumi alguns lá de dentro :love:
Antes de entrar nesse pote elas estavam em outro, com cloreto de cálcio. Mas percebi que consegui secar ainda mais colocando na silica (acho que o outro pote não estava ajudando muito), então sim, essa silica ainda funciona.
_________________________________________________________________________________________

Atualizando:

Então, finalizei o segundo flush de todos os casings. Consegui mais de 700g até o momento, com direito a esse chapeludo lindo da foto :fome:

Estou desconfiado que tem alguma contaminação tentando se desenvolver neles, um micélio estranho se formou em alguns pontos sobre o casing, mas aparentemente não está conseguindo se desenvolver direito.

Anexos

• IMG-20160121-WA0013.jpeg
    IMG-20160121-WA0013.jpeg
    85.4 KB · Visualizações: 33
Última edição:
Terceiro flush vindo um pouco mais fraco, especialmente nas marmitas com menos substrato, mas ainda bem satisfatorio =)
Ainda existem muitos cogumelos no terrário, tirei só o que já precisava sair mesmo.
Por alguns problemas não pude ir cuidar deles alguns dias, então alguns passaram um pouco do tempo de colheita.

Continuo desconfiando que tem algo querendo se desenvolver sobre a camada de casing, agora com eles cada vez mais fracos provavelmente vou ter alguma surpresa desagradável nos próximos dias.

No geral, fiquei bem feliz com a produção desses casings. Achei que vale muito a pena fazer essa tecnica.
Frutos bem maiores e mais bonitos, produção muito mais alta, melhor aproveitamento de espaço, possibilidade de utilizar muito mais substrato, etc.
Além desses fatores, também senti que o casing, por ter uma camada maior de vermiculita, protege mais o micélio do que o Bolo PF. O cultivo nas marmitas me pareceu muito mais simples.

Não pesei quanto colhi hoje, mas vou pesar e mando aqui (estão na geladeira pra secar junto com a próxima leva que sai amanha). Creio que vou passar do total de 1kg fresco nessas 6 marmitas :atrapalhado:

ATUALIZANDO:
Com a colheita dos frutos cheguei em 1,068 kg de cogumelos frescos desses casings.
O calor está castigando os coitados, certamente se a temperatura estivesse mais adequada a produção seria ainda maior, tive grande taxa de abortos. Tirei o termometro de dentro do terrário, mas lá dentro está ficando bem quente durante o dia e eu não estou por perto para ficar colocando gelo lá dentro e talz:(
Mesmo assim, a produção me surpreendeu. Os casings ainda estão frutificando. As marmitas que tem o dobro de micélio ainda parecem ter bastante substrato e provavelmente vão frutificar mais algumas vezes. As menores tiveram uma boa redução de tamanho já, especialmente nas laterais.

Alguns frutos foram colhidos já meio ressecados, está dificil manter a umidade do micélio com esse calor que está fazendo aqui.
Os que estão mais escuros e azulados na foto haviam sido guardados por dois dias na geladeira para aproveitar o ventilador ligado e secar todo mundo junto.

Anexos

• 20160129_135159.jpg
    20160129_135159.jpg
    131.4 KB · Visualizações: 23
  • 20160201_193751.jpg
    20160201_193751.jpg
    130.8 KB · Visualizações: 18
  • 20160201_193626.jpg
    20160201_193626.jpg
    112.3 KB · Visualizações: 18
Última edição:
Eaew, pessoal.
Depois de renderem muito bem, duas das marmitas contaminaram. Creio que elas já estavam bem fracas. Eu deveria ter tirado elas do terrário, mas pensei que talvez conseguisse mais um flush e acabei perdendo tudo. Joguei todas fora pois provavelmente a contaminação iria se espalhar mesmo...

No momento não vou iniciar um próximo cultivo. Tenho muito cogumelo por aqui e pouca oportunidade de come-los, mas estou super curioso de ver os lindos B+Akm e os Ecuador que recebi da FSE.

Destes Mazatapec, o que posso falar é que fiquei muito surpreso. Eles desenvolveram em uma epoca nada adequada, o calor aqui está batendo nos 32, 33 graus facilmente (eles pegaram temperaturas até mais altas). Quando abro o terrário posso sentir um bafo quente que vem lá de dentro. Mesmo assim esses casings me renderam muito cogumelo, alguns bem altos (alguns com cerca de até 25cm) e carnudos (apesar do chapeu estar pequeno). A troca de ar do meu terrário também não está adequada. Mesmo assim consegui cultivar e deu tudo certo.
Fica a dica pra quem pensar em desistir mesmo antes de começar. Todos esses parametros são considerados ideais, com certeza vão facilitar muito a vida dos chapeludos, dificultar contaminações e render muito mais cogumelos, no entanto não são totalmente essenciais.

Não pesei as ultimas colheitas, na ultima contagem eu tinha atingido mais de um quilo de cogumelos frescos, o total deve ter dado por volta de 1,3kg frescos.

A potencia deles também me surpreendeu, nas duas oportunidades de come-los eu fui arremessado pra outra dimensão durante alguns milhares de anos... :atrapalhado:
Em uma das experiencias eu tive algumas das sensações mais incriveis de toda minha vida. :feliz:

Valeu todo mundo que colaborou com esse cultivo!!!

Segue as fotos de um cogumelo dos grandes que apareceram por aqui, de uma das ultimas colheitas e dos casings contaminados.

Anexos

• 20160206_221840.jpg
    20160206_221840.jpg
    117.8 KB · Visualizações: 28
  • 20160206_221828.jpg
    20160206_221828.jpg
    227.5 KB · Visualizações: 26
  • 20160216_022633.jpg
    20160216_022633.jpg
    151 KB · Visualizações: 26
  • 20160216_022709.jpg
    20160216_022709.jpg