Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Mazatapec (Bolos PF e casings) - Primeiros cultivo

Diário de cultivo completo.
Olá, pessoal!
Primeira vez que apareço aqui, mas estou espiando vocês faz algum tempo :teo_ninja: haha
Venho com boas noticias (ou assim espero...), e queria aproveitar e agradecer todo mundo que colabora com o forum ai =)

Começando:
Dia 16/10 fiz uma seringa e inoculei 4 copos com esporos do PC Mazatapec. Lavei o banheiro de uma amiga com cloro, quase morri, mas no fim deu tudo certo (Crianças, cuidado com o cloro, experiencia própria ). O substrato foi a receita de PF padrão, com vermiculita, arroz e agua. Poucos dias depois já apareceram os primeiros sinais de micélio. Inicialmente eles se desenvolveram muito bem e, dos 4 copos um se desenvolveu muito rapido e colonizou tudo, dois um pouco mais lentos e outro estava de retardatario. Depois acabei suspeitando que esses 3 copos estavam mais compactados no fundo e por isso estavam demorando, virei os copos de cabeça pra baixo e no retardatario tbm fiz um furo de agulha e cobri com microporo. Agora todos aceleraram a colonização e só falta o mais atrasado colonizar tudo.
Ainda não tenho controle de temperatura. Eles ficaram colonizando dentro de uma caixa de papelão em cima da geladeira e, quando esquentava mais, eram passados pra dentro de um armario.

Enquanto eles colonizavam fui criando uma glovebox (que no fim acabou ficando apertada, mas já serve pra eu não morrer com o cloro :morto:), o terrario e principalmente estudando mais...

Dia 07/11 passei o copo mais acelerado para o terrário. Os outros dois copos aparentemente já colonizaram tudo também, mas vou dar mais uns dois dias pra eles. O ultimo copo ainda tem uns 2cm para colonizar..
Nesse dia também já aproveitei para fazer mais uma seringa e realizar a inoculação de esporos em potes de milho para tentar fazer alguns casings, realizei a esterilização de 4 dias do milho que vi aqui no forum numa postagem do Mauricio (Ferve, deixa uma hora de molho, tira a agua. Nos dois dias seguintes a mesma coisa. Passa pros potes, cobre com aluminio e panela de pressão neles!!!).

Tentei manter a maior assepsia durante os processos, mas ocorreram alguns acidentes que talvez atrapalhem o processo. A luva descolou e abriu uma pequena entrada para a glovebox. A caixa também ficou pequena, me obrigando a abrir algumas vezes para trocar os potes de milho que estavam lá dentro e poder continuar trabalhando. Alem disso também, percebi que quando eu movimentava a mão lá dentro a fresta da tampa se movimentava, ou seja, havia entrada e saida de ar por lá (tentei tampar com fita, mas acho que não adiantou muito). Alem disso o pano de uma das panelas de pressão queimou e me obrigou a desligar o fogo um pouco antes do desejado... Mas, vamos esperar pra ver...

Quanto aos copos colonizados, como disse, passei o primeiro para dentro do terrário. Não estou com dinheiro pra comprar um termohigrometro decente e comprei um xing-ling. Resultado: Ele trava lá pelos 85% de umidade --"
O terrário é basicamente uma caixa organizadora de 60 litros, um compressor de aquario de 2litros/minuto, o que me dá 2 trocas de ar por hora. A mangueira do compressor entra por um lado da caixa e vai para dentro de um pote de sorvete com agua e pedras de argila expandida. O fundo do terrario também tem um espelho d'agua e argila expandida. As laterais estão escurecidas com sacos de lixo preto para que a luz venha apenas de cima.

:?:
Aqui está a primeira duvida: Fiz apenas dois pequenos furos cobertos com microporo proximo ao fundo do terrario para saida de CO2 no lado oposto ao da mangueira de ar. A ideia era que desse modo o ar novo que está entrando teria que passar por todo o terrario para então sair do outro lado. Voces acham que está tudo bem ou seria melhor fazer diversos furos proximos à base da caixa? Estou achando que se fizer mais furos terei problemas com a umidade (lembrando que só controlo até os 85% =p )...

Segunda duvida, ao abrir o copo mais desenvolvido para coloca-lo no terrário, havia uma micélio bem estranho sobre a camada de vermiculita, bem fino e algodoado. Fiquei em duvida se poderia ser cobweb ou se isso é normal mesmo já que lá não tem nutrientes para ele se desenvolver direito. Acho que posso ficar tranquilo por enquanto, certo?! O cheiro estava delicioso, bem adocicado e apetitoso, isso me deixou mais tranquilo...

Quando eu virei os copos de cabeça para baixo, depois de alguns dias o vidro ficou bem umido. Isso é excesso de agua na hora de fazer o substrato ou é normal mesmo?
Essa umidade só apareceu onde o micelio não está encostando no vidro, parece que é da "respiração" dele mesmo, mas talvez esteja excessivo...

E, por fim, achei que o milho estava mais umido que o ideal, no entanto já estava prevendo errar isso da primeira vez e então coloquei uma camada de vermiculita seca no fundo dos potes de milho. Creio que isso ajude a controlar a umidade. Qualquer problema também já tenho mais uns 10ml de esporos prontos para serem inoculados...

Valeu, pessoal.
Espero começar a poder colaborar com vocês. Gostei dessa coisa de micologia =)

Vou manter o diário atualizado a partir de agora, especialmente com os potes de milho que estão só começando!

Anexos

• 20151107_174130.jpg
    20151107_174130.jpg
    153 KB · Visualizações: 127
  • 20151107_174224.jpg
    20151107_174224.jpg
    161.1 KB · Visualizações: 119
  • 20151107_174237.jpg
    20151107_174237.jpg
    165.1 KB · Visualizações: 118
  • 20151107_174956.jpg
    20151107_174956.jpg
    66.5 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_182651.jpg
    20151107_182651.jpg
    124.9 KB · Visualizações: 116
  • 20151107_182751.jpg
    20151107_182751.jpg
    119.1 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_182806.jpg
    20151107_182806.jpg
    100.2 KB · Visualizações: 118
  • 20151107_182935.jpg
    20151107_182935.jpg
    94.8 KB · Visualizações: 114
  • 20151107_183005.jpg
    20151107_183005.jpg
    102.7 KB · Visualizações: 115
  • 20151107_183018.jpg
    20151107_183018.jpg
    129 KB · Visualizações: 119
  • 20151107_183221.jpg
    20151107_183221.jpg
    60 KB · Visualizações: 123
  • 20151107_183230.jpg
    20151107_183230.jpg
    52.6 KB · Visualizações: 117
  • 20151107_183311.jpg
    20151107_183311.jpg
    97.6 KB · Visualizações: 120
Você deve esta confundindo o crescimento lateral conhecido por Fatass.
Eu não estou confundindo nada com fatass, você chegou a visitar o post a que me refiro? (https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/page-127#post-167009) Estou só dizendo que isso foi o que eu li de algumas fontes, inclusive bibliografias respeitadas, que falta de luz leva a estipes longas e chapéus pequenos. Só desejava saber qual a sua fonte, não se ofenda.
Fiquei desconfiado de um "micélio" na base de um dos bolos. Está bem fino e talvez seja Cobweb, mas vou esperar pra ver se desenvolve. O que vocês acham?
Esse micélio fofo crescendo na base dos cogus (fuzzy feet) costuma indicar falta de troca de ar.

Última edição:
E carimbos? Já está preparado pra tirar os seus?
Sim, retirei do primeiro flush, mas estava sem alcool e fiz sem muito cuidado com limpeza (só pra garantir caso rolasse todos os problemas possiveis haha). Vou fazer direito com os próximos!

@Arcturus, voce acha que talvez eu esteja com pouca troca de ar então?
Eu acho que talvez seja uma soma de fatores diferentes como substrato, estar em bolos ao invés de casing ou bulk, falta de seleção genética, falta de controle de temperatura (e está muito calor aqui estes dias :drepessivo:), etc...
Em TEORIA eu estou com 2 trocas de ar por hora no terrário, além disso ele está bem vazio por enquanto (4 bolos num terrário de 60 litros).

Opa... respondemos ao mesmo tempo...

e umidade muito elevada.
Esse bolo foi colocado ao lado do borbulhador, talvez esteja respingando nele, vou colocar pro outro lado pra ver como fica. Em geral, pela agua condensada no terrário, parece que a umidade no geral não está muito alta. Há alguns dias eu até tirei as pedras porosas do fundo do terrario pq estava achando que tinha um excesso mesmo, agora parece estar ok (sem pingar, apenas criando varias goticulas).

Esse micélio fofo crescendo na base dos cogus (fuzz feet) costuma indicar falta de troca de ar.
Estou pensando em fazer mais furos para saida de CO2, tenho apenas dois furos no lado oposto ao borbulhador. Antes eu tinha ficado com medo de dificultar a umidade, mas já vi que se quiser aumentar ainda tenho uma boa margem, colocando as pedras porosas de volta...
Meus filhos com falta de ar e eu achando que era da strain :eek:

@Malahov, agora li de novo. Eu tinha me referido ao bolo com um micélio fofo crescendo mesmo. Mas valeu por avisar sobre o que eu nem estava achando :)

Última edição por um moderador:
@Arcturus, voce acha que talvez eu esteja com pouca troca de ar então?
Eu acho que talvez seja uma soma de fatores diferentes como substrato, estar em bolos ao invés de casing ou bulk, falta de seleção genética, falta de controle de temperatura (e está muito calor aqui estes dias :drepessivo:), etc...
Em TEORIA eu estou com 2 trocas de ar por hora no terrário, além disso ele está bem vazio por enquanto (4 bolos num terrário de 60 litros).
Sim, acredito que seu cultivo esteja com troca de ar relativamente limitada.
O fungo so desenvolve o pileo plenamente ao ar livre, longe de ser as condições de um mero terrario, então não fique muito preocupado com isso, seu cultivo esta otimo, parabens!
Para ter 2 trocas de ar por hora seria necessario que o ar saisse antes que entrasse um novo volume, acredito que injetando ar com compressor ou cooler esteja misturando o novo com o velho e não trocando totalmente.
Agua sanitaria dentro do terrario causa anomalias no cultivo, fique atento.

Última edição:
E como isso aconteceria, se interpretássemos sua frase literalmente?
Não entendi @Ecuador , vc acha que o ar novo não se mistura com o velho dentro da caixa?

Edit: Por exemplo em sacos com trocas manuais nos quais se pode evacuar o ar antes de colocar um novo. Você conconda que no caso da caixa + compressor a trocar é parcial e não total?

Última edição:
Por exemplo em sacos com trocas manuais nos quais se pode evacuar o ar antes de colocar um novo.

Só mesmo nesse caso, não? Como fazer isso em um terrário como o do @Barratorta?

Mesmo assim não creio que você consiga criar um vácuo total no saco.

E mesmo em sacos manuais não teria nada a ver com o método, como você deu a entender:

acredito que injetando ar com compressor ou cooler esteja misturando o novo com o velho e não trocando totalmente.

Tem a ver com o tipo de terrário.

Agora, teria que ver quanto ar novo permanece após uma troca dessas. Acho que você pode descobrir uma equação por aí ...

E acho também que vai ser aeração suficiente para o desenvolvimento adequado do cultivo.

Agora, teria que ver quanto ar novo permanece após uma troca dessas. Acho que você pode descobrir uma equação por aí ...
Ok, eu não vejo por que se preocupar tanto com isso, talvez no final das contas a diferença de peso (produtividade) seja muito pequena, se tratando de cultivo caseiro o objetivo sera alcançado da mesma forma ;)

Otimas e terriveis noticias:

A otima noticia é que este domingo eu fui à praia e fiz um chá com 4g secos deles, foi a experiencia mais incrivel que eu já tive apesar da dose ter sido mais forte do que eu buscava para o momento.

A noticia terrível é que nesse periodo que eu fiquei longe um bolo contaminou, provavelmente com duende verde, e parece que havia pequenos focos de contaminação em outro bolo. Para evitar futuros problemas e, como os potes com trigo/centeio estão prontos para iniciar o casing, preferi jogar os bolos no lixo e fazer uma boa descontaminação do terrário para tentar retirar todos os esporos daquela merda. Creio que monto o casing depois de amanha.

O bolo que contaminou foi exatamente o que eu havia reparado que estava com um micélio meio esponjoso se formando.

Colhi os cogumelos que estavam no bolo ao lado, queria saber se nesse caso é tranquilo seca-los e consumir normalmente ou se é melhor jogar tudo no lixo de uma vez.

Colhi os cogumelos que estavam no bolo ao lado, queria saber se nesse caso é tranquilo seca-los e consumir normalmente ou se é melhor jogar tudo no lixo de uma vez.

Pelo que li até hoje no fórum, não tem problema consumir cogumelo de cultivo que tenha passado por contaminação, nem mesmo no caso do próprio bolo ter sido o contaminado. Ora, o cogumelo cresce normal, e só não deve ser consumido se tiver textura ou cheiro estranho (de podre ou estragado, principalmente). Na dúvida, desde que esteja em condições de consumo (não tenha estragado), faz chá pra maior higiene.

Não se recomenda tirar carimbos, no entanto, porque podem vir com esporos do contaminante.

Não se recomenda tirar carimbos
Sim, imaginei isso.
Dois cogumelos estavam no ponto de tirar carimbo, mas não vou arriscar.
Tenho 9 potes colonizados, 10ml que sobraram numa seringa, resto do carimbo que originou esse cultivo e dois carimbos que tirei só por garantia (mas sem muitos cuidados com contaminantes pois não tinha alcool), além de uma carta enviada à Free Spore Spaña... Achei que tentar tirar carimbos seria bem desnecessário, a continuidade do cultivo está bem garantida por enquanto.

Ora, o cogumelo cresce normal, e só não deve ser consumido se tiver textura ou cheiro estranho
É, aparentemente eles estão bem. O contaminante se desenvolveu muito forte em um unico bolo e não atingiu os frutos que estavam no bolo ao lado.

Lavei tudo com agua e sabão, depois apliquei agua com agua sanitária (50% cada) em todo o terrário e coisas que uso nele, deixei agindo por mais de meia hora. Pretendo repetir o processo antes de reiniciar o cultivo utilizando ácido peracético (bactericida, fungicida, viruscida e esporicida, uso na produção de cerveja).

E lá vão eles novamente, agora na versão casing!!!!

6 marmitas (faltou uma na foto) com trigo e/ou centeio acabaram de ir pra dentro do terrário :feliz::fome:
Até agora não tive problemas com os potes que ficaram na panela que não pegou pressão (foram fervidos por duas horas).

Depois do problema com contaminação dos bolos, eu retirei tudo de dentro do terrário, lavei duas vezes, esterilizei com cloro e também com acído peracético. Espero que não tenha mais problemas com contaminação. Também coloquei bem pouco acido peracético na agua do borbulhador, alguem já tentou isso?

Anexos

• 12386545_1667923853486271_379234681_n.jpg
    12386545_1667923853486271_379234681_n.jpg
    123.6 KB · Visualizações: 26
Também coloquei bem pouco acido peracético na agua do borbulhador, alguem já tentou isso?
Eu nunca nem tinha ouvido falar dessa subtância, mas pelo que li é um produto inflamável, que produz vapores irritantes e de odor forte. Isso pode matar ou prejudicar seu micélio se estiver em quantidade irritante. Além do mais, vale a pena descobrir a estabilidade da substância na água.

Ele está numa concentração bem baixa. Eu creio que provavelmente, caso tenha problemas, será exatamente a falta de ação da substancia pela baixa concentração ou pela evaporação. Ele não tem o cheiro muito forte (talvez puro, mas não na versão comercial e diluido) parece vinagre na verdade. A diluição quase homeopatica no borbulhador não deixou nenhum cheiro (montei o terrario antes de ontem para ver se sentia algum cheiro do acido). Ele é muito utilizado na produção de cerveja e os objetos esterilizados por ele não precisam ser enxaguados, inclusive o fermento (que também é um fungo) se desenvolve dentro de baldes fermentadores esterilizados com o ácido.
Fora ele, pensei na agua oxigenada também. Vi gente aqui no forum usando ela no borbulhador mas creio que a baixa concentração cause a mesma provável falta de ação...

Ah, retirei as pedras porosas do borbulhador, estou tentando ter o terrário mais limpo possível. Aparentemente a umidade ficou ok, pelo menos nestes dias que está fazendo um calor infernal...

Entendi, acho que li sobre o produto em concentração bem superior a que você está usando. Eu uso um pouquinho de água sanitária, mas tem que tomar bastante cuidado com a concentração senão prejudica o micélio. Depois de um tempo, a água sanitária, em contato com substâncias orgânicas, começa a se tornar inativa, então tem que sempre trocar a água e refazer. Qualquer substância que escolher, é melhor trocar a água de vez em quando, porque inevitavelmente as bactérias começam a se reproduzir e deixar a vasilha e mangueirinha com aquela superfície escorregadia.

Aew, galera...
Os Casings funcionaram, até agora não tive problemas e estou indo rumo ao segundo flush deles... =)
Recebi minha cartinha do Free Spore Spaña com mais carimbos de outras strains e também fiz alguns carimbos decentes desse flush =)

Acho que a umidade do casing não foi muito boa, o que resultou em muitos abortos, no entando estou feliz com a produtividade até agora apesar disso.
No total rendeu mais de 250g de cogus frescos. Não sei exatamente pq vou hoje tirar os ultimos e fazer um Dunk neles.
Aconteceu também que alguns cogumelos nasceram com o chapeu bem pequeno, especialmente os primeiros. A parte de baixo do chapeu também parecia um pouco estranha.

O calor também não anda ajudando ultimamente, então não sei até que ponto a culpa desses pequenos problemas foi de fato da umidade. Coloquei gelo no borbulhador, mas mesmo assim eles ficaram em temperaturas altas varias vezes durante essa frutificação.

Anexos

• 20151226_211745.jpg
    20151226_211745.jpg
    123 KB · Visualizações: 53
  • 20151230_131209.jpg
    20151230_131209.jpg
    94.8 KB · Visualizações: 54
  • 20151230_125936.jpg
    20151230_125936.jpg
    171.8 KB · Visualizações: 54
  • 20151230_125405.jpg
    20151230_125405.jpg
    185.8 KB · Visualizações: 56
  • 20151228_174334.jpg
    20151228_174334.jpg
    117.5 KB · Visualizações: 53
  • 20151226_212711.jpg
    20151226_212711.jpg
    87.7 KB · Visualizações: 53
  • 20151230_141757.jpg
    20151230_141757.jpg
    128.9 KB · Visualizações: 55
  • 20151230_131559.jpg
    20151230_131559.jpg
    110.7 KB · Visualizações: 56
  • 20151226_212035.jpg
    20151226_212035.jpg
    128.5 KB · Visualizações: 51
  • 20151226_212640.jpg
    20151226_212640.jpg
    88.1 KB · Visualizações: 48
Cogumelos bonitos você tem ai nas fotos, apesar dos chapéus pequenos, mas uma estirpe bem carnuda e suculenta está compensando! Parabéns pelo cultivo bem sucedido dos mazapatecs!

Valeu, Tupy =)

Realmente ainda tenho algumas coisas a serem acertadas no terrario. Os cogumelos estão vindo com chapeus pequenos como voce disse e com um excesso dessa coisa que parece uma esponja na base deles que, se não me engano, malahov disse que provavelmente é devido a alta umidade durante a frutificação...

Fui colher os ultimos chapeludos desse flush e fui surpreendido com mais 130g, porém eles já estavam realmente aparentando estar secos.
Tirei todo mundo e coloquei em um Dunk na geladeira.

Tava esquecendo de falar como fiz o casing: foi da forma mais simples que encontrei, quebrei o micelio chacoalhando o vidro, limpei as marmitas e suas tampas com alcool 70, alinhei a superficie com um garfo esterilizado com alcool e fogo, joguei vermiculita umida e esterilizada na panela de pressão por cima e alinhei novamente com o garfo. Tampei por alguns dias e fui regando com agua do filtro fervida (sim, depois de resfriar novamente :atrapalhado:) até o micelio começar a aparecer por toda a superficie do casing. Não precisei remendar com mais vermiculita.
Dois dos casings foram montados com o dobro de micelio, até agora não percebi muita diferença no rendimento deles.. talvez produzam por mais tempo (??)
Na próxima vez pretendo fazer uma camada de vermiculita sob o micelio também. Como disse, reparei que constantemente a vermiculita estava seca e acho que eles sofreram um pouco de sede apesar da umidade do terrario estar até mais elevada que o ideal (muito calor aqui esses dias, isso pode ter influenciado).

Anexos

• 20160104_233030.jpg
    20160104_233030.jpg
    123.7 KB · Visualizações: 17
Dois dos casings foram montados com o dobro de micelio, até agora não percebi muita diferença no rendimento deles.. talvez produzam por mais tempo (??)

Não tenho quase nenhuma prática com casing, mas baseado no que li em outros diários, acredito que o rendimento não muda muito porque a superfície total (a marmita) é a mesma; e mais micélio deixou o tijolo mais grosso que os que tem metade, quando seria mais interessante, ao adicionar mais micélio, que se aumente a superfície total (comprimento e largura), ao invés da altura :coffee:.

Agora, se por outro lado vai produzir por mais tempo, sendo mais grosso, vai ser interessante acompanharmos seu diário :bigode:.

Parabéns pelas colheitas :).

Back