Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT, testando substratos

Diário de cultivo completo.
Boa Tarde Amigos!!! Com o apoio de vocês resolvi dividir meu atual cultivo.
Inicialmente resolvi testar 7 copos, todos bolos PF, mas com substratos diferentes.
Copos 1 e 2 receita clássica, vermiculita e arroz, mas usei farinha integral orgânica não os triturei.
Copos 3, 4 e 5 , vermiculita , arroz( a mesma de cima), maizena e cremogema. Na proporção de de 50% de vermiculita, 20 % de arroz, 25% água e 5% de cremogema e maizena(meio a meio).
Copos 6 e 7 , vermiculita e aveia em flocos finos.

-Inicialmente eu notei que a aeração dos copos 6 e 7 por não levarem farinhas é mt melhor, a colonização foi muito mais rápida, tanto que ambos ja tinham ido para o terrário.
-Copos 3, 4 e 5 muito mais rizomórficos, mas colonização mais lenta. Cheguei a retirar a segunda tampa de papel alumínio e fazer mais furos cobertos com fita microporosa.
- Essas fotos dos copos tem 1 semana, atualmente o único que falta colonizar é o copo 1, mas estou esperando para aniversarias todos juntos. Teve muitas variações de temperatura aqui no Rj, acho que por isso atrasou a colonização, e somando com o fato de ter farinhas as colonizações duraram mais de 1 mês e meio.
- Tinha aniversariado os copos 6 e 7, mas um amigo me pediu um bolo de presente e como os cogs não devem ser vendidos só doados, agora temos mais um cultivador feliz .
- Como estou com 2 carimbos de GT, dessa vez vou só dunkar sem fazer roll e sem fazer cold chock. Pretendo repetir todos os métodos com o roll na próxima e ver se ha alguma diferença. Fiz o dunk por 16 hrs fora da geladeira.
- Na inoculação limpei um banheiro que tenho aqui sem uso, ele não tem janelas. Limpei com liso + álcool 70 e uso de luvas( mas não mascara). Agua eu usei filtrada e bem fervida. Copos na pressão por 1 hr. Inoculação com seringas hidratadas 2 semanas na geladeira. Até o momento não tive nenhum contaminante.
- Eu já tive outros cultivos até o aniversario, mas a partir daqui, para mim tudo é novo. Conto muito com a ajuda dos mais experientes.
- Já tive experiencias com secagem e armazenamento de selvagens ( cubes e amanitas) mas nunca meus próprios.
- Foto do meu terrário. Não tirei foto do termômetro, mas esta marcando entre 21 e 26 dependendo da hr do dia e humidade em entre 95 e 99% mas termômetro zing-ling é complicado de confiar. Foto do terreiro tiradas HJ dia 26/07.
- Bolos aniversariados no sábado dia 23, bomba de aquário de 6 litros de ar/minuto e abrindo para troca de ar no mínimo 2 vezes ao dia. Borrifando com 95% agua filtrada e 5% agua oxigenada 10Vol.

Espero poder crescer e aprender com os mais experientes, e reitero, conto com a ajuda de vocês!
Obrigado
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    81.2 KB · Visualizações: 144
  • 2.jpg
    2.jpg
    66 KB · Visualizações: 136
  • 3.jpg
    3.jpg
    72 KB · Visualizações: 133
  • 4.jpg
    4.jpg
    65.4 KB · Visualizações: 135
  • 5.jpg
    5.jpg
    56.6 KB · Visualizações: 133
  • 6.jpg
    6.jpg
    71.4 KB · Visualizações: 122
  • 7.jpg
    7.jpg
    64.3 KB · Visualizações: 120
  • 8.jpg
    8.jpg
    62.6 KB · Visualizações: 123
  • 9.jpg
    9.jpg
    66.5 KB · Visualizações: 122
  • 10.jpg
    10.jpg
    75.5 KB · Visualizações: 121
  • 11.jpg
    11.jpg
    73.6 KB · Visualizações: 120
  • 12.jpg
    12.jpg
    71.5 KB · Visualizações: 119
  • 13.jpg
    13.jpg
    78.6 KB · Visualizações: 128
  • 14.jpg
    14.jpg
    78.4 KB · Visualizações: 138
  • 15.jpg
    15.jpg
    39 KB · Visualizações: 137
Última edição:
Eu seco inteiro. Se tem balança, leve pra sílica quando perderem 80~85% do peso.
P.S.: Gteach respondeu quase junto, perdão!
Ate perder 80 por cento aprox de seu peso original e depois na silica ate ficar craker dry..
Cortar no meio ? No meu caso nunca.. Isso e um sacrilegio !! rsss;)

Vou fazer isso então. Coloquei eles já na balança e eles perderam algo próximo de 65%. Acho que amanha já deve estar legal para ir na sílica. Vou tirar uma foto depois que eles ficarem um tempo na sílica, estiverem bem secos, vou ver quantas gramas ficou no final. A minha balança é digital mas é de cozinha, só tem graduação de 1gr então não vai ficar perfeito mas vamos ter uma ideia do peso seco. Fico feliz da rapaziada mais experiente dando a maior atenção para o meu diário. Obrigado!!!
 
Última edição:
Bom dia Amigos!!
Novas fotos, tiradas hj pela manha. Mais uma colheita de um bolo. Foram 54 gr fresco e limpo na foto 3. Vou tentar sempre tirar uma foto antes de colher, os bolos ficam muito bonitos antes da colheita.
Ainda não estão 100% secos a colheita anterior, acho que coloquei pouca sílica, ela mudou de cor de azul para rosa e e os cogs não estão totalmente secos. Já coloquei mais sílica , quando estiver legal eu tiro aquelas fotos.
Abraços!
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    100.7 KB · Visualizações: 76
  • 2.jpg
    2.jpg
    65 KB · Visualizações: 67
  • 3.jpg
    3.jpg
    77.7 KB · Visualizações: 62
54g de um bolo é uma ótima colheita! Parabéns.
Obrigado!; Seria impossível sem a ajuda do CM.!!
Minha ideia inicial era testar substratos nesses bolos PF. Até o momento, já colhi 4 bolos, 3 de arroz, maisena , cremogema e vermiculita e 1 de aveia e vermiculita.
Não posso comparar ainda os bolos, pq no de aveia dei umas vaciladas, o terrário ainda não estava 100%, demorei para fazer roll. Mas pretendo ao longo dos flushes ir tendo uma media e tentar chegar a alguma conclusão no final. Os 2 bolos tradicionais ( arroz integral e vermiculita), um já esta com cogumelos jovens e o outro ainda não pinou ( mas este não esta no terrário, estava sem espaço e fiz um de PET ).
Até o momento:
- os bolos com maisena me renderam uma media de 56.7 gr por flush.
- o bolo de aveia rendeu 24 gr.

É muito cedo para uma conclusão mas os de maisena estão goleando.:D:D
 
Meus parabéns @Koda!! Que bolo lindão!!!
Fiquei impressionado com a quantidade de cogumelos nele! Que continue assim! :)
 
@Gteach , foi bom você mostrar a foto de seu desidratador / ventilador. Notei com clareza uma invasão de fungos e bactérias nas partes plásticas do ventilador, isso pode contaminar os chapeludos e te fazer algum mal (se for consumí-los, é claro). Critérios de higiene são importantes para a saúde do cultivo e do cultivador.
Fica a dica:)
 
@Gteach , foi bom você mostrar a foto de seu desidratador / ventilador. Notei com clareza uma invasão de fungos e bactérias nas partes plásticas do ventilador, isso pode contaminar os chapeludos e te fazer algum mal (se for consumí-los, é claro). Critérios de higiene são importantes para a saúde do cultivo e do cultivador.
Fica a dica:)
Blz ?Obrigado pela dica.. ultimamente tive secando muita quantidade seguida e nem reparei nesse detalhe..
o ventilador fica num cuarto oscuro para evitar a luz mentras fazo a secagem..
Amanha mesmo verificare e limpiarei..
Vlw !
 
Bom dia Amigos!!
Novas fotos, tiradas hj pela manha. Mais uma colheita de um bolo. Foram 54 gr fresco e limpo na foto 3. Vou tentar sempre tirar uma foto antes de colher, os bolos ficam muito bonitos antes da colheita.
Ainda não estão 100% secos a colheita anterior, acho que coloquei pouca sílica, ela mudou de cor de azul para rosa e e os cogs não estão totalmente secos. Já coloquei mais sílica , quando estiver legal eu tiro aquelas fotos.
Abraços!

Irada a primeira foto, pode tentar pro CMF :fotogenico: - só girar a imagem :LOL:.

93588-fe1f11a543e8c33592bb33ebb1e8bf41.jpg

:coffee:

E excelente colheita só com um bolo. :)
 
Irada a primeira foto, pode tentar pro CMF :fotogenico: - só girar a imagem :LOL:.

View attachment 93620

:coffee:

E excelente colheita só com um bolo. :)

Ótima ideia!! Girei e enviei a foto. Agora só aguardar a aprovacão para entrar no CMF.
Obrigado pela iniciativa, nem tinha pensando nisso. A amizade só cresce dentro do CM.

Eu fico conversando com os micélios, o Terence Mckenna dizia que um micélio tem mais conexões nervosas que um cérebro humano e eu tenho certeza que eles escutam. Eu sempre gosto de tirar fotos durante o dia e como só dá para ficar em casa para tirar no começo da manha, vou dividir com vocês para saberem o que vem por ai.

Forte abraço
 

Anexos

  • 01.jpg
    01.jpg
    69.9 KB · Visualizações: 51
Última edição por um moderador:
Tá bonito demais essas fotos aí, parabéns.

Edit

Amigos, queria uma bola de vocês. A empresa pediu para eu viajar hj e devo voltar no sábado a noite. O terrário po
Você ia escrever algo a mais?
 
Tá bonito demais essas fotos aí, parabéns.

Edit


Você ia escrever algo a mais?

Foi mal, sequelei, a minha memória não é mais como antigamente...Ia viajar sim mas nem vou mais. A empresa tinha pedido para ficar 2 dias e partia ontem. Era para perguntar se o terrário podia ficar sem cuidados esse tempo mas nem vou não, deve rolar outra depois :oops::oops::oops::oops:
 
Última edição:
@Gteach , foi bom você mostrar a foto de seu desidratador / ventilador. Notei com clareza uma invasão de fungos e bactérias nas partes plásticas do ventilador, isso pode contaminar os chapeludos e te fazer algum mal (se for consumí-los, é claro). Critérios de higiene são importantes para a saúde do cultivo e do cultivador.
Fica a dica:)
Depois da dica do colega @Psicogu so tinha que fazer o que tem que ser feito...
Caramba irmao.. nunca crei que poderia ter tanta sujera o ventilador desse jeito.. ja que ele fica num quarto pequeno fechado oscuro.. so para secagem...
Entao ai di um jeito nele.. limpeza total..
(quasi que cuando terminei pensei em colocarlo en Mercado livre... Ventilador.. poco uso.. rssss )
Antes
20160809_195327.jpg
Depois
20160812_162855.jpg 20160812_163114.jpg 20160812_164028.jpg 20160812_164035.jpg 20160812_165544.jpg 20160812_170217.jpg
Terminei colocando uma outra grade de um ventilador do mesmo fabricante que tinha quebrado tempo atras...
Boas dicas e conselhos sempre sao bemvindos !!
Obrigado Psicogu !!
Ps: Desculpa @Koda por colocar tantas fotos no teu post !! Blz ?
 

Anexos

  • 20160812_164035.jpg
    20160812_164035.jpg
    46 KB · Visualizações: 32
Última edição:
Rapaziada..... Realmente fiquei até empolgado. Chegando em casa depois de assistir o jogo do brasil e austrália feminino ( e um jogão!!) na casa dos amigos, fui dar boa noite para os micélios, verificar se eles precisavam de algo. Reparei que 3 chapeludos de baixo já tinham rasgado o véu, resolvi colher tudo com medo de esporular durante a noite.

Já contei que não gosto de tirar fotos a noite, mas não tinha outra maneira. Foto 1 do bolo, 2 antes de limpar e 3 limpos.. Quando pesei, cheguei a tomar um susto e tirei até uma foto da balança... Pesei 3 vezes, verifiquei a tara( com a bandeja e o papel), até usei um pesinho de ferro de 100gr para ver se a balança estava calibrada...
Fiquei orgulhoso desse micelio e como tinha dito antes que achava que esses esporos eram da família do Chuck Norris... Não acho mais, tenho certeza! hehehehe
Foram 74gr de um bolo, um só, bolinho clássico, arroz integral e vermiculita.

Boas para todos, durmam bem!
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    59 KB · Visualizações: 54
  • 2.jpg
    2.jpg
    77.6 KB · Visualizações: 54
  • 3.jpg
    3.jpg
    108.3 KB · Visualizações: 52
  • 4.jpg
    4.jpg
    77.4 KB · Visualizações: 56
Eu acho que meus 4 bolos não deram essa produção que você teve com um único (acho, não pesei :roflmao:).
Parabens e Paz
 
finganforn vc pode comprar umas balancas pequenas de pilha xing-ling, elas suportam ate 500g, tenho uma em casa, ia ficar legal vc tbm anexar o pesos dos lindos no seu diario.

Koda, pq vc tira os pins bem pequeno e n apenas os cogumelos ? vc faz um flush completo ou eles vem junto com os cogu ?
 
Koda, pq vc tira os pins bem pequeno e n apenas os cogumelos ? vc faz um flush completo ou eles vem junto com os cogu ?

Meditei muito sobre isso antes de achar que assim é certo. Vou te explicar o porque:
- Penso que é melhor evitar a todo custo manipular o micélio, e quando ele esta ressecando ou tem contato, azula isso quer dizer que ele esta se estressando. Quando eu penso no ciclo de vida dos cubes, depois de quando eles deixam de ser esporos eles não se movimentam mais. Quando for colher, o micélio tem que ser manipulado, acho que eles não gostam disso.
- Escolhi depois de cada colheita, fazer um dunk e roll novo. Pelo menos 18 hrs de dunk. Teria que esperar todos os pins amadurecerem, já aparece nas fotos que os micélios sofrem muito para produzir os cogumelos, só reparar como eles azulam muito no final da fase de frutificação. Penso que estender desnecessariamente essa fase para ganhar algumas poucas gramas é um sacrifício para nossos amigos brancos.
- Existem discussões sobre a hora de colher, se antes ou depois de abrir o véu, dizendo que poderia efetuar colheitas parciais e tudo mais. Escolhi efetuar flushes totais, em respeito aos micélios, eles nos presenteiam com esses cogumelos lindos, cheios de coisas saborosas para a mente. O micélio não é meu escravo, é meu amigo, estou tendo sonhos recorrentes de estar conversando com eles. Penso que colher de uma vez só com flushes totais, daria mais tempo para eles se recuperarem, reconstruir a rede micelial, se reidratar no dunk. De uma forma geral, se curar melhor do sofrimento que eu causei.

Obrigado por me dar a chance de dividir isso, abraços!
 
Última edição:
kkk eu faco o contrario, eu tiro so os grandes, deixo o pequeno em paz, pra completar o ciclo dele, mas otima observacao ! ;)
 
É... foi profundo. E faz um certo sentido. Acho que vou acatar esse procedimento a meu cultivo.
 
Back
Top