Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT, testando substratos

Diário de cultivo completo.
Boa Tarde Amigos!!! Com o apoio de vocês resolvi dividir meu atual cultivo.
Inicialmente resolvi testar 7 copos, todos bolos PF, mas com substratos diferentes.
Copos 1 e 2 receita clássica, vermiculita e arroz, mas usei farinha integral orgânica não os triturei.
Copos 3, 4 e 5 , vermiculita , arroz( a mesma de cima), maizena e cremogema. Na proporção de de 50% de vermiculita, 20 % de arroz, 25% água e 5% de cremogema e maizena(meio a meio).
Copos 6 e 7 , vermiculita e aveia em flocos finos.

-Inicialmente eu notei que a aeração dos copos 6 e 7 por não levarem farinhas é mt melhor, a colonização foi muito mais rápida, tanto que ambos ja tinham ido para o terrário.
-Copos 3, 4 e 5 muito mais rizomórficos, mas colonização mais lenta. Cheguei a retirar a segunda tampa de papel alumínio e fazer mais furos cobertos com fita microporosa.
- Essas fotos dos copos tem 1 semana, atualmente o único que falta colonizar é o copo 1, mas estou esperando para aniversarias todos juntos. Teve muitas variações de temperatura aqui no Rj, acho que por isso atrasou a colonização, e somando com o fato de ter farinhas as colonizações duraram mais de 1 mês e meio.
- Tinha aniversariado os copos 6 e 7, mas um amigo me pediu um bolo de presente e como os cogs não devem ser vendidos só doados, agora temos mais um cultivador feliz .
- Como estou com 2 carimbos de GT, dessa vez vou só dunkar sem fazer roll e sem fazer cold chock. Pretendo repetir todos os métodos com o roll na próxima e ver se ha alguma diferença. Fiz o dunk por 16 hrs fora da geladeira.
- Na inoculação limpei um banheiro que tenho aqui sem uso, ele não tem janelas. Limpei com liso + álcool 70 e uso de luvas( mas não mascara). Agua eu usei filtrada e bem fervida. Copos na pressão por 1 hr. Inoculação com seringas hidratadas 2 semanas na geladeira. Até o momento não tive nenhum contaminante.
- Eu já tive outros cultivos até o aniversario, mas a partir daqui, para mim tudo é novo. Conto muito com a ajuda dos mais experientes.
- Já tive experiencias com secagem e armazenamento de selvagens ( cubes e amanitas) mas nunca meus próprios.
- Foto do meu terrário. Não tirei foto do termômetro, mas esta marcando entre 21 e 26 dependendo da hr do dia e humidade em entre 95 e 99% mas termômetro zing-ling é complicado de confiar. Foto do terreiro tiradas HJ dia 26/07.
- Bolos aniversariados no sábado dia 23, bomba de aquário de 6 litros de ar/minuto e abrindo para troca de ar no mínimo 2 vezes ao dia. Borrifando com 95% agua filtrada e 5% agua oxigenada 10Vol.

Espero poder crescer e aprender com os mais experientes, e reitero, conto com a ajuda de vocês!
Obrigado
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    81.2 KB · Visualizações: 144
  • 2.jpg
    2.jpg
    66 KB · Visualizações: 136
  • 3.jpg
    3.jpg
    72 KB · Visualizações: 133
  • 4.jpg
    4.jpg
    65.4 KB · Visualizações: 135
  • 5.jpg
    5.jpg
    56.6 KB · Visualizações: 133
  • 6.jpg
    6.jpg
    71.4 KB · Visualizações: 122
  • 7.jpg
    7.jpg
    64.3 KB · Visualizações: 120
  • 8.jpg
    8.jpg
    62.6 KB · Visualizações: 123
  • 9.jpg
    9.jpg
    66.5 KB · Visualizações: 122
  • 10.jpg
    10.jpg
    75.5 KB · Visualizações: 121
  • 11.jpg
    11.jpg
    73.6 KB · Visualizações: 120
  • 12.jpg
    12.jpg
    71.5 KB · Visualizações: 119
  • 13.jpg
    13.jpg
    78.6 KB · Visualizações: 128
  • 14.jpg
    14.jpg
    78.4 KB · Visualizações: 138
  • 15.jpg
    15.jpg
    39 KB · Visualizações: 137
Última edição:
Boas amigos,
Como eu tinha dito, não sou fan de colher parcialmente. Olhando esse bolo, não apareceu as características de estar azulando e olhando a posição dos cogs que abriram o véu reparei que daria para colher sem manipular o bolo. Pensando nisso, resolvi colher os 3 que estavam maduros. Primeira colheita parcial desse diário, parte do segundo flush do bolo de aveia pesando 34gr .
Abraços

Editado: Estava atrasado e não tirei as fotos do final do flush deste bolo. Foram mais 9 cogumelos menores agregando 31gr totalizando 65gr.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    40.1 KB · Visualizações: 49
  • 2.jpg
    2.jpg
    90 KB · Visualizações: 50
  • 3.jpg
    3.jpg
    77.4 KB · Visualizações: 53
Última edição:
Olá a todos.
O bolo separado de arroz que estava no pet, reparei que a troca de ar estava ruim e dei uma melhorada. So tinha formado um cog , depois de melhorar a troca de ar, visualizei várias primórdias e alguns pins. Deu leve azulada no bolo, estava tentando acertar esse terrário de PET, troquei e coloquei uma garrafa de 3L.
Colhi a chapela madura e olha que baixinha marrenta! Chegou a empurrar o bolo....

Abraços
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    94 KB · Visualizações: 48
  • 2.jpg
    2.jpg
    63.3 KB · Visualizações: 49
Boas!!
Essa semana fui negligente, pouco tempo para dar atenção para meu terrário. Fiquei uns 2 dias sem abrir( só contando com a bomba) e mais 2 dias abrindo somente 1 vez ao dia. Acho que foi por isso que tive uma baixa formação de primórdias. Segue a colheita dos maduros hj. De bolos diferentes mas ambos o inicio do 2 flush dos bolos com maisena.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    92.6 KB · Visualizações: 29
  • 2.jpg
    2.jpg
    85.6 KB · Visualizações: 29
  • 3.jpg
    3.jpg
    80.4 KB · Visualizações: 26
Última edição:
Esses foram num bolo de whey? kkkkkkkk :LOL:
Que strain é essa mesmo?
 
É amigos, temos vitórias e derrotas. Momentos de aprendizado e de pagamento.
Vou contar para vocês o que aconteceu ontem a noite e hj pela manha.
Ontem: O Forum estava atualizando ontem a noite. Colhi o final do 1 flush do bolo de arroz da PET. Acho que a mudança de PET deu bons resultados. Fotos 1 e 2 de ontem, colheita boa, bonita e fiquei feliz ( somando o flush 1 total deste bolo, deram 84grs.)
Hoje: Sempre levanto mt cedo acostumado e tal, levantei 5:30 de sabadão. Olhei para o terrario e vi que um bolo daria para colher. Uma Colheita bonita, com um cogumelo que deixei amadurecer um pouco mais para ficar bonito e mais uns 2 médios. Foto 3 ( essas fotos são de +- 1 hr depois de colhidos). Tinha + 1 bolo ( o do canto) que estava com um cog médio, também dava para colher. Mas esse bolo não me deu frutos( no 2 flush), só esse médio, e como essa semana não tive muito tempo resolvi dar uma checada em todo o terrário. Esse bolo estava com uma mega contaminação, e virado para o canto, onde não da para ver assim fácil - foto 4.
Descartei o bolo, desmontei todo o terrário, lavei as argilas com cloro, lavei o terrário com agua e sabão neutro e depois cloro, lavei o copo e passei cloro na mangueira. Esperei secar um pouco, lavei tudo outra vez com álcool 70. Lavei as bandejas dos cogumelos com álcool 70, descartei toda a vermiculita solta e coloquei nova nas bandejas. Borrifei tudo com agua filtrada com 5% agua oxigenada 10vol e agora vamos ver se esse contaminante deu merda nos outros.
Não fiquei particularmente triste, pelo meu controle ja colhi pouco mais de 0,530kg de cogumelos frescos, acho que essa experiência é um ótimo aprendizado. Pensando nisso acho que foi o preço que eu tive que pagar por ter uma semana negligente, meus micélios ficaram carentes e com raiva de eu ter-los deixado sozinhos. Esse bolo contaminado foi um com maisena. Pesquisando sempre como melhorar a higiene, mas pelo que eu me lembro, tive uma colheita complicada do ultimo flush desse bolo, o cogumelo quebrou na colheita e eu tentei limpar Acho que não limpei tudo, e deve ter ficado um pouco de cog que contaminou. Sabendo nisso, irei ficar de olho no bolo com aveia, ele também teve uma colheita complicada no ultimo flush.
- A colheita total de ontem e hj, foram 99grs

Forte abraço e um momento de luz.

Editado: Se o pessoal mais experiente puder me dar uma força, excesso de agua é um fator muito relevante para contaminação ?(reparei que essa vermiculita estava mais molhada que as outras, chegava a estar empapada)
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    64.1 KB · Visualizações: 55
  • 2.jpg
    2.jpg
    58.7 KB · Visualizações: 52
  • 3.jpg
    3.jpg
    80.8 KB · Visualizações: 52
  • 4.jpg
    4.jpg
    113.2 KB · Visualizações: 49
Última edição:
Boas, só um update. No domingo passado eu descartei mais um bolo também contaminado que estava ao lado do primeiro e hoje, 4 dias depois que apareceram os primeiros sinais de contaminante os outros parecem não ter sido infectados. Mantendo a humidade alta, foquei em melhorar a ventilação manual e esperando o 3 flush.
 
Última edição:
Gostaria pedir uma ajuda dos sábios cogumelos maduros, já tem 1 semana que eu tive a contaminação, os bolos se estressaram muito na limpeza. Esperando a pinagem do 3 flush a mais tempo, talvez ja uns 8 ou 9 dias. Não seria interessante eu arrumar um balde, despedaçar, jogar uma vermiculita estéril sobre e tentar um casing?


Editado: Depois de muita luta, muita conversa e virar o psicólogo dos meus micélios, um deles se abrir para mim ( o de aveia) e deu pequenos pins, parecendo do primeiro flush, menores na base. MT feliz e satisfeito porque vou tirar carimbos. Amanha pretendo tirar umas fotos na luz do dia para mostrar para os amigos do CM.
 
Última edição:
Boas amigos, Dividindo minha felicidade com vocês!
Onde há esperança, trabalho duro e amor... Temos COGUMELOS!!! huehuehe
-Esses são os Pins, que já estão virando cogumelos jovens do bolo de aveia ( Foto 1)
- A foto 2 foi a surpresa de hj, uma primórdia no em um bolo de arroz... ( esse foi o que estava no PET e eu mudei ele para o terrário)

Todos e qualquer cogu que me aparecer agora, vou tirar carimbos, mesmo que pequenos. Não quero perder esse indivíduo e os carimbos bonitões vão entrar nas trocas.

Abcs
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    113.9 KB · Visualizações: 29
  • 2.jpg
    2.jpg
    104.1 KB · Visualizações: 27
Boas amigos, Dividindo minha felicidade com vocês!
Onde há esperança, trabalho duro e amor... Temos COGUMELOS!!! huehuehe
-Esses são os Pins, que já estão virando cogumelos jovens do bolo de aveia ( Foto 1)
- A foto 2 foi a surpresa de hj, uma primórdia no em um bolo de arroz... ( esse foi o que estava no PET e eu mudei ele para o terrário)

Todos e qualquer cogu que me aparecer agora, vou tirar carimbos, mesmo que pequenos. Não quero perder esse indivíduo e os carimbos bonitões vão entrar nas trocas.

Abcs
Show de bola, estão bem robustos e na base do bolo, que venham!
 
É amigos....... Acho que esse vai ser o ultimo post meu neste diário. Diário concluído.

Poxa, esses últimos dias com esses bolos foram muitos altos e baixo. Mesmo trocando o ar pelo menos 3 vezes ao dia, abanado e focando muito nisso, acho que os dias extremamente quentes foram demais para os meus meninos que já estavam doentes... Hj por exemplo cheguei em casa, o termômetro marca mínimo e máximo do dia, e deu máxima de 32 dentro do terrário, la fora na rua fez uns 38 hoje. Como não estava em casa nem deu para ligar o ar para eles.
Quase todos os pins e cogumelos jovens estavam azulados e com o chapéu quase preto, essa foto é do bolo de aveia...... Acho que foi demais para eles, os outros 2 bolos, não estão com marcas verdes, mas identifiquei claramente o trichoderma em um estágio anterior, ainda branco mas com as características claras para mim. Descartei todos os bolos, colhi os abortos...
Estava bem triste, não pelo final do cultivo, mas pela minha burrice de não ter tirado carimbos quando podia. Resolvi ligar para o meu amigo que também cultiva, e tive uma grande surpresa, saindo rapidamente da tristeza para a esperança.
Resumindo, ele ficou me zoando, falando que minha memória está muito ruim. Toda vez que eu pego um carimbo, sempre uso ele todo, nem que seja fazendo seringas e trocando/dando para os amigos. Ele me disse que eu tinha dado uma seringa desse carimbo para ele, que não tinha usado, que estava na geladeira e que me daria de volta se eu pagasse uma caixa de cerveja e quando colhesse outra vez, que não fosse tão burro....

É isso ai, foram 14 abortos... Me desculpe @Jowker, @Baal, não vai rolar aquele carimbo agora, fico devendo para depois.
Um balanço final, foram 541grs de cogumelos frescos somando tudo.
Para as amizades que eu criei com esse diário e para quem estiver disposto a me acompanhar, eu já estou no inicio de um novo diário.
https://teonanacatl.org/threads/triticale-em-grãos-f-albino.13128/

Se alguém puder me explicar como eu mudo o tópico desse diário para concluído eu agradeço.

Por aqui é isso,
Forte abraço para rapaziada e um beijo para as meninas.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    121.7 KB · Visualizações: 27
  • 2.jpg
    2.jpg
    90.4 KB · Visualizações: 25
Última edição:
E aew @Koda foi muito bom acompanhar seu diário e já to acompanhando o outro. Fica na paz.
 
Opa, fica tranquilo @Koda.
Te rendeu uma quantidade boa de frutos, aproveite bem. Faz a clonagem no papelão e continua com o GT. Boa sorte no seus cultivos, estou por aqui, vejo tudo e ninguém me vê. :D:)
 
Back
Top