Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT, testando substratos

Diário de cultivo completo.
Boa Tarde Amigos!!! Com o apoio de vocês resolvi dividir meu atual cultivo.
Inicialmente resolvi testar 7 copos, todos bolos PF, mas com substratos diferentes.
Copos 1 e 2 receita clássica, vermiculita e arroz, mas usei farinha integral orgânica não os triturei.
Copos 3, 4 e 5 , vermiculita , arroz( a mesma de cima), maizena e cremogema. Na proporção de de 50% de vermiculita, 20 % de arroz, 25% água e 5% de cremogema e maizena(meio a meio).
Copos 6 e 7 , vermiculita e aveia em flocos finos.

-Inicialmente eu notei que a aeração dos copos 6 e 7 por não levarem farinhas é mt melhor, a colonização foi muito mais rápida, tanto que ambos ja tinham ido para o terrário.
-Copos 3, 4 e 5 muito mais rizomórficos, mas colonização mais lenta. Cheguei a retirar a segunda tampa de papel alumínio e fazer mais furos cobertos com fita microporosa.
- Essas fotos dos copos tem 1 semana, atualmente o único que falta colonizar é o copo 1, mas estou esperando para aniversarias todos juntos. Teve muitas variações de temperatura aqui no Rj, acho que por isso atrasou a colonização, e somando com o fato de ter farinhas as colonizações duraram mais de 1 mês e meio.
- Tinha aniversariado os copos 6 e 7, mas um amigo me pediu um bolo de presente e como os cogs não devem ser vendidos só doados, agora temos mais um cultivador feliz .
- Como estou com 2 carimbos de GT, dessa vez vou só dunkar sem fazer roll e sem fazer cold chock. Pretendo repetir todos os métodos com o roll na próxima e ver se ha alguma diferença. Fiz o dunk por 16 hrs fora da geladeira.
- Na inoculação limpei um banheiro que tenho aqui sem uso, ele não tem janelas. Limpei com liso + álcool 70 e uso de luvas( mas não mascara). Agua eu usei filtrada e bem fervida. Copos na pressão por 1 hr. Inoculação com seringas hidratadas 2 semanas na geladeira. Até o momento não tive nenhum contaminante.
- Eu já tive outros cultivos até o aniversario, mas a partir daqui, para mim tudo é novo. Conto muito com a ajuda dos mais experientes.
- Já tive experiencias com secagem e armazenamento de selvagens ( cubes e amanitas) mas nunca meus próprios.
- Foto do meu terrário. Não tirei foto do termômetro, mas esta marcando entre 21 e 26 dependendo da hr do dia e humidade em entre 95 e 99% mas termômetro zing-ling é complicado de confiar. Foto do terreiro tiradas HJ dia 26/07.
- Bolos aniversariados no sábado dia 23, bomba de aquário de 6 litros de ar/minuto e abrindo para troca de ar no mínimo 2 vezes ao dia. Borrifando com 95% agua filtrada e 5% agua oxigenada 10Vol.

Espero poder crescer e aprender com os mais experientes, e reitero, conto com a ajuda de vocês!
Obrigado
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    81.2 KB · Visualizações: 144
  • 2.jpg
    2.jpg
    66 KB · Visualizações: 136
  • 3.jpg
    3.jpg
    72 KB · Visualizações: 133
  • 4.jpg
    4.jpg
    65.4 KB · Visualizações: 135
  • 5.jpg
    5.jpg
    56.6 KB · Visualizações: 133
  • 6.jpg
    6.jpg
    71.4 KB · Visualizações: 122
  • 7.jpg
    7.jpg
    64.3 KB · Visualizações: 120
  • 8.jpg
    8.jpg
    62.6 KB · Visualizações: 123
  • 9.jpg
    9.jpg
    66.5 KB · Visualizações: 122
  • 10.jpg
    10.jpg
    75.5 KB · Visualizações: 121
  • 11.jpg
    11.jpg
    73.6 KB · Visualizações: 120
  • 12.jpg
    12.jpg
    71.5 KB · Visualizações: 119
  • 13.jpg
    13.jpg
    78.6 KB · Visualizações: 128
  • 14.jpg
    14.jpg
    78.4 KB · Visualizações: 138
  • 15.jpg
    15.jpg
    39 KB · Visualizações: 137
Última edição:
Boa tarde rapaziada, queria uma ajuda de vocês, fui dar uma olhada hj no meu terrário e notei essas manchas, o q poderia ser?
Eu ja aniversariei todos os bolos, acabei fazendo o roll tb. Fiquei meio inseguro de não fazer. Vou ver se posto mais fotos aqui hj.
 

Anexos

  • IMG_2192.jpg
    IMG_2192.jpg
    109.9 KB · Visualizações: 122
Última edição:
Boa tarde rapaziada, queria uma ajuda de vocês, fui dar uma olhada hj no meu terrário e notei essas manchas, o q poderia ser?
Eu ja aniversariei todos os bolos, acabei fazendo o roll tb. Fiquei meio inseguro de não fazer. Vou ver se posto mais fotos aqui hj.

Ao que parece são manchas de uma cor partindo mais para o azul é isso? Se for, não é incomum, o micélio resultante de um contato nele tende a partir para um azulamento. Porque as fotos dos teus micélios dentro do copo estão boas.
Só a foto 15 que o micélio aparenta meio estranho, fique de olho nele.
De resto tudo fluindo.
 
Bom dia!!! Atualizando ,foto 1 de ontem e apareceu um solitário hj e bem no bolo que tinha azulado ,foto 2!!!!!! :roflmao::roflmao::roflmao:.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    145 KB · Visualizações: 122
  • 2.jpg
    2.jpg
    174.8 KB · Visualizações: 124
Atualização rapida de hj, o cube solitário agora tem alguns amigos!!!Boa noite a todos.:sleep::sleep::sleep:
Aproveitar e perguntar para os mais experientes, aquele amigo que eu dei o bolo 7, me presenteou hj com um carimbo ( ele diz que é F albino) mas também falou que o carimbo já deve ter 1 ano e meio. Será que ainda estaria bom?
 

Anexos

  • 3.jpg
    3.jpg
    98.5 KB · Visualizações: 84
Última edição:
Postado por @PsychoEvie .
Há vários métodos pra se tentar recuperar esporos. Hidratar por longos períodos pode ser uma boa também. Particularmente eu sugiro que depois de hidratar os esporos faça uma cultura liquida. Mas pode ser que consiga algum resultado inoculando direto no substrato, mas é um tiro no escuro (de preferencia para isso utilize grãos.)
Espero possa te ajudar.
Gteach
 
Agradecendo a todos pela iluminação. Foram muitos anos querendo e estudando ocasionalmente ate chegar aqui. Aquele bolo 6, la da primeira foto, que azulou, que eu fiz roll tarde e que foi aniversariado 10 dias antes dos outros me presenteou com seu primeiro flush, depois de tantos anos, meu primeiro cultivo de cubes. :love::love:
Foram 24gr recém colhidos e limpos.
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    73.4 KB · Visualizações: 101
Parabens por seus primeiros frutos !!
Blz ?
 
Última edição:
Opa, obrigado!!! A experiência com os cubes de seu próprio cultivo é totalmente diferente ( pelo menos para mim). Vou ver se deixo um relato a ingestão deles lá na parte do fórum para isso. Poderia me tirar um dúvida, eu andei pesquisado e vi que muita gente não aconselha um dunk depois do 1 flush, mas os tópicos que eu achei isso tem mais de 5 anos. Pensei que algo poderia ter mudado, faço ou não um dunk nesse bolo?
Abraços!!!!
 
eu andei pesquisado e vi que muita gente não aconselha um dunk depois do 1 flush, mas os tópicos que eu achei isso tem mais de 5 anos. Pensei que algo poderia ter mudado, faço ou não um dunk nesse bolo?


Fica a critério do cultivador. Avalie e veja se precisa.

Se o bolo estiver azulado por causa de ressecamento ou se tiver perdido muito peso pode se beneficiar de um dunk.
 
Bom dia amigos ando meio sem tempo mas vamos à mais uma atualização. Foto 1 tirada no domingão de manha, Fotos 2 e 3 hj antes do serviço. Foram maravilhosos 116gr na foto 3, limpos e lindos. Colocados na frente de um ventilador porque eu ainda não fiz um túnel de vento.
Devo agradecer a ajuda de todos vocês, nesses 2 bolos, foram 2.5x mais por bolo que o primeiro. Obrigado cogumeleiros!:):)

Editado:
Aquele bolo 6, já começou a pinar do segundo flush, e olha que tem ainda 3 bolos que nem deram o seu primeiro. Acho que esses esporos eram da família do Chuck Norris.:roflmao::roflmao::roflmao:
 

Anexos

  • 1.jpg
    1.jpg
    120.2 KB · Visualizações: 106
  • 2.jpg
    2.jpg
    85.9 KB · Visualizações: 104
  • 3.jpg
    3.jpg
    105.5 KB · Visualizações: 104
Última edição:
Que bela colheita hein. Depois posta aí o peso deles secos.

Paz
 
o carimbo já deve ter 1 ano e meio. Será que ainda estaria bom?
Parte pra uma cultura líquida, dá CL para um AGAR. Ou, hidrata os esporos em uma seringa e da seringa manda pro AGAR e para um CL também se quiser.
Se partir direto de esporos pra seringa fica + difícil, mas também acontece a mágica.
 
Tem sua razão, mas... Apesar do ventilador (com touca cirúrgica) ser mais eficiente, o túnel de vento é uma boa opção por ser algo "feito para" e somente para a secagem - por razões pragmáticas de cada cultivo/cultivador. Particularmente gosto de botar os cogus no túnel e esquecer deles, pegar alguns dias depois, sem parar pra checar como estão nesse meio tempo. Não poderia fazer isso com um ventilador da casa, a menos que fosse dedicado ao cultivo, e teria um gasto bem maior. :coffee:

Quero só dizer que o ventilador substitui o túnel de vento, mas outros fatores podem levar à escolha por um túnel.
 
Postado por @PsychoEvie .
Há vários métodos pra se tentar recuperar esporos. Hidratar por longos períodos pode ser uma boa também. Particularmente eu sugiro que depois de hidratar os esporos faça uma cultura liquida. Mas pode ser que consiga algum resultado inoculando direto no substrato, mas é um tiro no escuro (de preferencia para isso utilize grãos.)
Espero possa te ajudar.
Gteach
Parte pra uma cultura líquida, dá CL para um AGAR. Ou, hidrata os esporos em uma seringa e da seringa manda pro AGAR e para um CL também se quiser.
Se partir direto de esporos pra seringa fica + difícil, mas também acontece a mágica.

Já comecei o processo há uns 5 dias e os esporos já estão nas seringas. Fiz 4 seringas com esses esporos. Notei que esses esporos são mais claros, mais para roxo , menos para marrom e menos densos que os GT que usei antes. Minha ideia era deixa-los uns 20 dias hidratando, inocular no milho ou no triticale( provavelmente 2 de cada) e fazer a CL. Depois partir para um PF casing. Pensei até em fazer uns 4 potes de grãos, assim se desse problema e perdesse um pote, ainda teria outros. Além disso quero tentar também a técnica grãos para grãos. Lentamente, pretendo ir testando e aprendendo as técnicas. Como vocês estão me ajudando, vai dar tudo certo!!

Pensei em tentar misturar uma seringa em mel mas ainda não estudei essa técnica a fundo.

Se tiverem ideias melhores, gostaria de aprender!!!

Abcs
 
Última edição:
Ate perder 80 por cento aprox de seu peso original e depois na silica ate ficar craker dry..
Cortar no meio ? No meu caso nunca.. Isso e um sacrilegio !! rsss;)
 
Back
Top