Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT , Meu primeiro cultivo.

Diário de cultivo completo.
Fala galera, estou dando inicio ao meu primeiro cultivo, bom a tecnica que escolhi talvez nao seja a recomendada para iniciantes, mas achei a mais fácil de fazer e a mais acessível.​
Preparei meu milho dessa maneira:​
  1. fervi o milho por 10 minutos, deixando-o coberto por bastante agua e deixei 24 hrs na mesma panela.
  2. levei novamente ao fogo, quando atingil fervura, retirei e deixei mais 24 na mesma panela.
  3. escorri e lavei o milho, coloquei uma camada fina de pó de coco nos frascos e preenchi-los com o milho, nao ate a boca.( bom nessa parte dei um vacilo a camada acabei colocando em cima tb)
  4. esterilizei por 90 min em fogo baixo panela de pressao.
A cultura fiz as serigas de esporos, dps de preparada deixei 48 hrs na geladeira, minha glove nao deu mto certo entao usei um banheiro desativado onde ficara o terrario, limpei o ambiente com agua sanitaria e alcol, fiz o processo bem rapido usei mascara luvas e tocas.( foram 3 copos inoculados).
9|07|13 . inoculei os 3 copos.
DSC08935.JPGDSC08936.JPGDSC08937.JPG
16|07|13 . com uma semana, apenas um copo mostrou resultado.
DSC08956.JPG
19|07|13 . Hj o primeiro pote ja esta mais evoluido, o segundo estava estagnado hj mostrou resultado.
DSC08960.JPGDSC08961.JPG
Obs: dei um vacilo em 2 potes, acabaram tremendo dps de inoculados.(talvez seja por isso que nao mostraram resultado, um ainda nao mostrou) estou mantendo nos 27 graus a incubadora. a cidade tb ajuda ta bem calor.
Bom galera é isso, a medida que for mostrando resultado vou postando ake! me desejem boa sorte:D
HAUX!

@Cubis , a aparência dos seus cogus está meio estranha mesmo, meio esverdeados e com as chapeletas muito úmidas. Sei lá, viu, não quero ser pessimista mas está me parecendo que aí rola alguma contaminação por bactérias. Tomara que eu esteja engando. Boa sorte aí!

como posso ter certeza? apenas esperando? a umidade nos chapeis e pq estou borrifando bastante.... o cheiro do terrario esta bom... so nao estava akele que aborto. mas emfim vou aguardar pra ve no que da abrss mano!

Eu pararia de borrifar durante a frutificação. Se o substrato estiver muito ressecado, injete água mineral de preferência fervida e esfriada com seringa. Molhar toda a superfície por spray é atraso no cultivo.

ahhh mano! massa nao sabia , ake a umidade da cidade ta mto baixa esses dias chegou a fikar a baixo dos 20 %, por isso burrifei, vlw pela dica vou fazer desse jeito...

Eu pararia de borrifar durante a frutificação. Se o substrato estiver muito ressecado, injete água mineral de preferência fervida e esfriada com seringa. Molhar toda a superfície por spray é atraso no cultivo.

Cara, a questão da seringa.... você aplica por vários pontos superficialmente ou injetando na terra?
outra questão é... sabe me dizer se a quantidade de furos nos baldes do @Cubis é suficiente para uma boa troca de ar?!

Conto com a habitual presteza txai!

HAUX!
-_-
_/\_

Injeção de água nos bolos, casings e bulks colonizados e ressecados: encha de água mineral fervida e resfriada uma seringa de 10ml, insira a agulha até o meio da profundidade do micélio e injete a água pura ou com nutrientes até ela vazar um pouco por cima, pelos lados ou pelo fundo.

Pra lhe dizer a verdade, nem me lembro qual é a quantidade de furos nos baldes do @Cubis , portanto não posso dizer se é suficiente ou não. Eu promovo a aeração dos meus terrários com ventoinhas com filtro que bombam ar novo no terrário por 15min a cada 4h, em período de frutificação. Isso faz o CO2 sair do terrário e renová-lo por ar oxigenado. O sistema tem funcionado bem!
2013-07-04 10.31.00.jpg2013-07-04 10.32.02.jpg

Começaram a desenvolver melhor em @Cubis ! valorizo!

Que venha cada vez mais! ^^

HAUX! HAUX! HAUX!:)

agora sim os cogus estão com boa aparência. Deixe os maiores abrirem bem a chapeleta pra carimbar! SUCESSO!

agora sim os cogus estão com boa aparência. Deixe os maiores abrirem bem a chapeleta pra carimbar! SUCESSO!

É Dr. depois ki deu a idéia pro @Cubis de melhorar a oxigenação o trem turbinou mesmo! ^^
A aparência dos cogus melhorou bastante e pelo ki to vendo o crescimento tbm!

E sobretudo umidificar bolos com seringa, injetando água nos pontos mais ressecados em vez de borrifar água sobre tudo! Na frutificação é bom que a umidade relativa do terrário seja baixada para 85%, isso faz com que os cogumelos se desenvolvam mais sequinhos e saudáveis. Boa sorte aí!

Outra dica é, caso for borrifar água, borrife apenas na parede do balde. Nunca deixe a água cair nos cogus. Essa dica de injetar água no substrato também é muito boa, apesar de que não foi necessária muitas vezes nos meus cultivos.

Parabéns pelo cultivo, ficou muito bom!

Outra dica é, caso for borrifar água, borrife apenas na parede do balde. Nunca deixe a água cair nos cogus. Essa dica de injetar água no substrato também é muito boa, apesar de que não foi necessária muitas vezes nos meus cultivos.

Parabéns pelo cultivo, ficou muito bom!

gratidao amigo, estou fazendo assim, sem molhar o substrato agr... o foda que o clima e ake e mto seco e a umidade mto baixa com certeza vou ter que fazer esse processo de injetar agua uma hr.... segue algumas fts:

ontem a noite:
1174616_587778304598051_951228611_n (1).jpg

Hj a noite:
574494_588072354568646_546458857_n.jpg1185079_588072831235265_342378020_n.jpg1186730_588072187901996_1155262566_n.jpg

HauX!
1175731_588072144568667_392116477_n.jpg

Não parece que há falta d'água fosse o caso os frutos estariam azulados.
O que está acontecendo é a genética, a combinação de esporos que prevaleceram.
Se você tirar um carimbo desses exemplares as chances desse cenário se repetir são grandes.
Faça um limpeza, deixe a superfície livre de abortos, coloque uma camada de vermiculita umedecida e aguarde uma nova pinagem.
Quando acontecer, selecione o cogumelo mais desenvolvido e retire os que estiverem ao redor, coloque um copinho de água mineral vazado, sem fundo, para sustentá-lo, assim ele cresce reto, espere o momento certo quando começar a esporular e colha.
Você pode usar esse exemplar para retirar carimbo do chapéu e clonar um pedaço do caule em Cl para ter micélio para um novo cultivo.

Técnica de clonagem em água com mel
https://teonanacatl.org/threads/técnica-de-clonagem-em-água-com-mel.823/

Tecido fresco para Grãos (clonagem)
https://teonanacatl.org/threads/tecido-fresco-para-grãos-clonagem.7633/

Última edição por um moderador:
Back