Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal.
Eu encomendei meus esporos pela Prófungos no dia 12/05, e ainda aguardo os esporos para iniciar o processo!

De qualquer forma, ja preparei tudo para chegada dos meus amiguinhos, e tenho algum dúvida quanto ao terrário, portanto vcs vão me ajudando a implementar o projeto! :)

Estou com os seguintes problemas:

1-Pelo que eu li no fórum, um aquecedor de 40W é muito forte!
Coloquei ele dentro de uma garrafa com água, e ela chegou a atingir os
40°C, então terei de pensar em uma solução!

2-A bomba de aquário é a indicada na figura, e se não me engano ela injeta 45L/h. É o suficiente? Ela terá de ser mantida ligada o tempo inteiro?

3-Eu acabei de descobrir que o isopor(Qua vai ficar em meu armário) quase toca o topo! Então estou com uma dúvida: Existe algum contra indicação -considerando um aquário de 40L e +/- 37,0cm- quanto a proximidade da fluorescente do terrário? E quanto ao perioro de exposição? 12/12? 15 min a cada 45min?

4-Esta pergunta já foi realizada na seção "Te Apresente", mas houve poucos comentários sobre ela.
https://teonanacatl.org/threads/novo-no-forum-com-projetos.3017/

Aqui estão as fotos do material utilizado!
Qualquer sugestão, não hesite! :):D

aimg227.imageshack.us_img227_3783_21052008452largeph3.th.jpg

Obrigado!:rollees:

Última edição por um moderador:
Em vez de um micélio central branco e uniforme, existe um espalhamento em quase todo o copo de um micélio (será?) ralinho.. pode ser contaminante?
Desculpe pelas fotos desfocadas..

Não consegui ver pelas fotos, Leo.

Mas pode ser contaminante sim. Isole o copo e espere.

13 dias após a inoculação:

Olá pessoal!

Tem 1 copo que já ta quase 100%!
O copo de whisky continua com o mesmo problema, e eu não sei se o micélio ainda vai se desenvolver...
O aspecto dentro está meio ressecado... se demorar alguns dias e eu não perceber melhoras, injetarei poucos ml de agua destilada...

Espero daqui a 2 dias fazer dunk com o 1º bolo!

PS. o micélio tambem precisa ser aparente por baixo do copo?

Valew!

Toda a área visível do copo, incluindo o fundo, deve estar colonizada, Leo.

Não se preocupe que para 13 dias está bem até agora.

Toda a área visível do copo, incluindo o fundo, deve estar colonizada, Leo.

Não se preocupe que para 13 dias está bem até agora.

Bom d+! :)

O problema eh que embaixo tem uma camada de vermiculita, e acho que não conseguirei ver o micélio... de qualquer maneira vou esperar uns 2 dias depois que completar 100% pra garantir!

Vlw Equador!:pos:

13 dias após a inoculação:

Olá pessoal!

Tem 1 copo que já ta quase 100%!
O copo de whisky continua com o mesmo problema, e eu não sei se o micélio ainda vai se desenvolver...
O aspecto dentro está meio ressecado... se demorar alguns dias e eu não perceber melhoras, injetarei poucos ml de agua destilada...

Espero daqui a 2 dias fazer dunk com o 1º bolo!

Valew!

Não é preciso injetar água durante a colonização, mesmo com pouca água o micélio cresce. Espere mais tempo, porque pode haver um avanço.

Se você encheu demais o copo e compactou pode ser isso, se a inoculação tiver colocado poucos esporos também. São diversas as variáveis. Geralmente 20 à 30 dias para completar uma colonização em condições certas.

Não é preciso injetar água durante a colonização, mesmo com pouca água o micélio cresce. Espere mais tempo, porque pode haver um avanço.

Se você encheu demais o copo e compactou pode ser isso, se a inoculação tiver colocado poucos esporos também. São diversas as variáveis. Geralmente 20 à 30 dias para completar uma colonização em condições certas.

A seringa foi a mesma usada em outros copos, então esta possibilidade ja está descartada, ja que os outros estão crescendo plenamente!
Eu acho melhor eu esperar, pq acho que eu to muito afobado!
Primeiro cultivo neh.. sabe como eh..:)
Brigadão!

A seringa foi a mesma usada em outros copos, então esta possibilidade ja está descartada, ja que os outros estão crescendo plenamente!
Eu acho melhor eu esperar, pq acho que eu to muito afobado!
Primeiro cultivo neh.. sabe como eh..:)
Brigadão!

Utilizando a mesma seringa se coloca quantidade de esporos diferente em cada injeção.
Você prepara a seringa, depois deixa 24 horas em descanso para hidratar os esporos. Como tem peso os esporos se depositam no lado baixo.

Mesmo agitando a seringa muitos esporos ficam colados, quando o êmbolo vai descendo a cada injeção esses esporos são soltos e geralmente o 1º copo recebe menos esporos.

Parabens brô depois posta umas fotos ai para gente ver!!!!!!!!!!!!!!!

Paz e luz! E good vibes!

15 dias após a inoculação:

Descobri agorinha que meu isopor novinho ta vazando água por baixo :(
Agora la vai eu ter q procurar termolina leitosa que eu n tenho nem idéia de onde vende...

Os micélios tao crescendo bem...

No terrário eu coloquei um LED azul com um resistor ligado numa bateria.. ainda vo testar qnt tempo dura ela ligada 24hrs!

Taí as fotos:

O primeiro vai pro terrário daqui a uns 2 dias(faz uns 4 dias q eu digo isso):

aimg75.imageshack.us_img75_1224_11062008001largedn8.th.jpgaimg65.imageshack.us_img65_6922_11062008002largeaf4.th.jpg

Aqui está a comparação do copo de whisk com um outro.
Ele tá meio pálido... eu acho que eu vo desistir desse:

aimg75.imageshack.us_img75_7703_11062008005largejw1.th.jpgaimg71.imageshack.us_img71_7835_11062008008largerz5.th.jpgaimg144.imageshack.us_img144_9020_11062008010largewe2.th.jpg

No mais ta td bem!:) :)

Aqui está a comparação do copo de whisky com um outro.
Ele tá meio pálido... eu acho que eu vo desistir desse:

As fotos estão sem foco, mas o copo de whisky parece bem.

Não desista dele, espere mais um pouco.

Gente!

Minha bomba de aquário faz muito barulho!

Vou usar a idéia do abafador que encontrei aqui no fórum e digo como ficou!

18 dias após inoculação:

Os copos estão tendo um desenvolvimento muito bom de uns 2 dias pra cá!
1 ta 100%, uns 1 ta 95%, uns 1 ta 85%, 2 tão 70-80% e 1 contaminou!:(

O primeiro copo ta 100%. amanhã dunk n' roll nele! :D
aimg241.imageshack.us_img241_2471_14062008031largetz5.th.jpg

Essas hifas nasceram de repente, e tão tomando o copo todo! :eek:
aimg241.imageshack.us_img241_9189_14062008032largexr8.th.jpg

O copo de nutella fica já já!
aimg241.imageshack.us_img241_5700_14062008033largecc9.th.jpg

Como meu terrário tava vazando, e eu não consegui achar termolina leitosa em canto nenhum, eu passei umas 5 demãos por dentro e umas 2 por fora de um Impermeabilizante Imperial... Fiz um teste hoje com um copo dágua e parece aguentar bem... Se não vazar nada fica aqui a dica pra quem não consegue acha a bendita termolina!:)

Muuuita Paz e Paciencia!

O 1º bolo passou 12 hrs no dunk, e foi pro terrário.. mas eu to com um probleminha: A humidade não ta alta la dentro, provavelmente pela baixa temperatura... está em 26º com uma garrafa de agua gelada la dentro:eek:
E eu percebi que a humidade so sobe(a ponto de molhar o visor) a partir dos 28ºC, e to com medo do bolo ressecar..
A alta humidade eh necessária pra pinagem, ou somente para a frutificação?
Posso manter nos 28º e 24hrs de luz?

EDIT:
"Quais as condições ideais para a formação de pins?

A umidade relativa deve estar entre 95%-100%, a temperatura entre 23 ºC e 36 ºC, o terrário deve ser ventilado 2-3 vezes ao dia para retirada de CO2 e eles devem receber algumas horas de luz solar indireta ou luz fluorescente."

E a msm pergunta de um mestre q mora na ms cidade que eu:
https://teonanacatl.org/threads/temperatura-ideal-para-pinagem.2418/#post-41161
Vlw:rolleyes::)

20 dias após inoculação:

Eu acho fotos sempre bom...

Me ajudou bastante a assimilar todo o processo quando eu não tava entendendo nada! :)

Meu armário mágico:

aimg61.imageshack.us_img61_9012_16062008035largety1.th.jpgaimg228.imageshack.us_img228_731_16062008037largegq4.th.jpgaimg67.imageshack.us_img67_6011_16062008038largexe4.th.jpg

Té mais!:)

O 1º bolo passou 12 hrs no dunk, e foi pro terrário.. mas eu to com um probleminha: A humidade não ta alta la dentro, provavelmente pela baixa temperatura... está em 26º com uma garrafa de agua gelada la dentro:eek:
E eu percebi que a humidade so sobe(a ponto de molhar o visor) a partir dos 28ºC, e to com medo do bolo ressecar..

Pode ser nessa temperatura sim.

Coloque vermiculita úmida em cima do bolo, e borrife duas vezes ao dia.

28 dias após a inoculação:

:D

indisp.png

Gooood vibessss! :)

A foto da bíblia cogumelada foi a melhor...:D:D:D:D:D

Estamos rezando!!!!!!!!

Já estão se mostrando!!!
Posta mais fotos ai Leo!
É só o do meio que está avançado?

Back