Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal.
Eu encomendei meus esporos pela Prófungos no dia 12/05, e ainda aguardo os esporos para iniciar o processo!

De qualquer forma, ja preparei tudo para chegada dos meus amiguinhos, e tenho algum dúvida quanto ao terrário, portanto vcs vão me ajudando a implementar o projeto! :)

Estou com os seguintes problemas:

1-Pelo que eu li no fórum, um aquecedor de 40W é muito forte!
Coloquei ele dentro de uma garrafa com água, e ela chegou a atingir os
40°C, então terei de pensar em uma solução!

2-A bomba de aquário é a indicada na figura, e se não me engano ela injeta 45L/h. É o suficiente? Ela terá de ser mantida ligada o tempo inteiro?

3-Eu acabei de descobrir que o isopor(Qua vai ficar em meu armário) quase toca o topo! Então estou com uma dúvida: Existe algum contra indicação -considerando um aquário de 40L e +/- 37,0cm- quanto a proximidade da fluorescente do terrário? E quanto ao perioro de exposição? 12/12? 15 min a cada 45min?

4-Esta pergunta já foi realizada na seção "Te Apresente", mas houve poucos comentários sobre ela.
https://teonanacatl.org/threads/novo-no-forum-com-projetos.3017/

Aqui estão as fotos do material utilizado!
Qualquer sugestão, não hesite! :):D

aimg227.imageshack.us_img227_3783_21052008452largeph3.th.jpg

Obrigado!:rollees:

Última edição por um moderador:
Ae irmão!

Bicho, eu tinha um aquecedor desses, comprei um termostato(25 reais)e agora não me preocupo com temperatura.
Se tu colocar só o aquecedor e não tiver tempo para checar toda hora, a temperatura vai matar os esporos inoculados.
Cuidado ai, no mais good vibes!!

P.P.

Ae irmão!

Bicho, eu tinha um aquecedor desses, comprei um termostato(25 reais)e agora não me preocupo com temperatura.
Se tu colocar só o aquecedor e não tiver tempo para checar toda hora, a temperatura vai matar os esporos inoculados.
Cuidado ai, no mais good vibes!!

P.P.

Lá so tinha 1 termostato, e custava 70 reais com 150 W de potencia!
Eu n sei mais onde conseguir na minha cidade. Vo acabar pedindo pelo mercadolivre!

ql temperatura mata os micelios???

eu to sem termostado, mas a minha incubadora num passa dos 31,4ºC, isso raramente

Temperatura ideal de incubação: de 27 a 29ºC.
Quanto menos variação melhor!
Acima de 40ºC a degradação do micélio é quase certa.
Quanto a potência do termostato, isso varia de acordo com o tamanho da incubadora ou terrário, seja lá onde for usar. Vale lembrar que termostatos possuem regulagem de temperatura que pode ser ajustada para manter a temperatura nos padrões ideais.

Paz e Luz!

Bom... vamo a continuação...

Primeiro eu queria pedia aos moderadores que modifiquem o título do post!
Eu recebi os esporos hoje: Tinha pedido um B+ e um GT, mas recebi um P6, um Equador e um GT, então to começando por GT, que pelo que eu lí por aqui, é o de mais fácil cultivo dos 3!

Nome do Diário agora será: GT - 1º Cultivo

Então eu recebi os spores, e começei a preparação imediatamente!

Primeiro a esterilização... vcs n tem ideia do parto que foi limpar a minha cozinha... A faxineira aqui só aparece 1 vez por semana, e o dia dela era exatamente AMANHÃ! A cozinha tava um CAOS! Tinha vasilha com comida por todo canto, tinha um bolor verde nascendo no lixeiro da área de serviço,, e o chão tava cheio de migalhas de comida, etc.
Passei 1 hora limpando tudo: Lavagem de pratos, varrer o chão, passar pano com lysol, limpar bancadas com lysol, limpar fogão com lysol, etc.

aimg134.imageshack.us_img134_881_bolorlargeuv8.th.jpg
Bolos encontrado no lixo!

Substrato:

Depois de tudo pronto, começei a preparar o substrato com a seguinte configuração:

3 Copos de vermiculita
2 Copos de arroz integral cateto com casca
1 Copo de semente para passaros
e como a lei de murphy eh válida a todo momento, principalmente no seu primeiro cultivo, ESQUECI DO REGULADOR DE PH!!!!:eek:
Tava em cima da mesa, mas esquici de colocar!! (O quanto isto influi no desenvolvimento do micélio?)

Preparei os copos colocando as camadas de vermiculita em cima e em baixo, colocando uma camada de papel alumínio dobrado fixado com fita e outra por cima solta e apanhei pra colocar todos na panela de pressão!

Como é meu primeiro cultivo, não tinha idéia da umidade com que o substrato deveria estar... gostaria que os gurus avaliassem por favor :)

Fotos:

aimg59.imageshack.us_img59_1061_panelaecoposlargenv9.th.jpgaimg235.imageshack.us_img235_483_substratoslargeee2.th.jpg

Seringas

Vamo lá pra parte mais difícil!
Como não achei máscara, improvisei!:D

aimg124.imageshack.us_img124_483_mascaralargewv9.th.jpg

Houveram muitos erros da minha parte, que so identifiquei depois de todo processo!
Por falta de planejamento, tive que esterelizar tudo 2x, fiquei entrando e saindo da cozinha pra pegar coisas espalhadas, demorei demais(+/- 30min), SUEI MUITO(to no nordeste neh...), etc.
Voltando a lei de Murphy, faltou água na hora de fazer o substrato, e assim por diante!

Depois de tudo esterelizado, coloquei um papel alumínio sobre a mesa e limpei com alcool.
Coloquei as seringas já previamente esterelizadas no alcool 70%, depois lavei com água mineral fervida.
Eu utilizei um saco de Ziplok para fazer as seringas, um método que achei aqui mesmo no fórum. Optei por este por que havia um RALO exatamente em baixo da tampa do fogão, e por ser um método mais seguro considerando a quantidade de sujeira que retirei da cozinha!
Injetei água destilada dentro dos saco com metade do strain GT, mexi um pouco e fiz 3 seringas, que ja estão hidratando na geladeira!

Materiais utilizados:
indisp.png

Strain:
aimg100.imageshack.us_img100_2490_strainlargeyd3.th.jpg

Seringas feitas(a cor parece boa, não eh mesmo?):
aimg236.imageshack.us_img236_5418_seringaslargexb1.th.jpg

Obrigado!

Os substratos terminaram a fervura, e estou esperando até amanhã para inuculação!
Gostaria que o pessoal me ajudasse a responder as perguntas no começo do post!

Vlw gente!:)

assepsia impecavel ein
parabens
boa sorte ai com os seus cogus

desculpa, soh vi a pergunta dps
entao, vc usou café na mistura do bolo???
se num usou eu num vejo necessidade d usar regulador de ph viu

pow... ja li um bocado de post que falam pra usar regulador msm com arroz e sementes...
mas se for assim, melhor pra mim! :D

Fala Leocbarret

No tampão de papel alumínio, vc só deve moldar as tampas nos copos e apertar com a mão, depois esterilizar e lacrar. Lacrando uma das tampas com fita sem deixar nenhum orifício, não permite uma circulação de vapor eficaz, deixando a desejar na esterilização.

Gostei da foto ninja:)

Good vibes pra vc e seu cultivo:pos:

Fala Leocbarret

No tampão de papel alumínio, vc só deve moldar as tampas nos copos e apertar com a mão, depois esterilizar e lacrar. Lacrando uma das tampas com fita sem deixar nenhum orifício, não permite uma circulação de vapor eficaz, deixando a desejar na esterilização.

Gostei da foto ninja:)

Good vibes pra vc e seu cultivo:pos:

Eu fiz 4 furos em todas as tampas, que é por onde eu pretendo inocular as seringas...
isso influi muito? aumenta mt a chance de contaminação?

Me ajuda pessoal que eu vo inocular hoje!
em caso de emergencia, eu faço os substratos denovo... so preciso saber de quem tem experiencia se isso muda alguma coisa no resultado final...

Eu fiz 4 furos em todas as tampas, que é por onde eu pretendo inocular as seringas...
isso influi muito? aumenta mt a chance de contaminação?

Os copos devem sair da panela de pressão e, imediatamente, serem lacrados.

Os furos são feitos no momento da inoculação e, imediatamente, lacrados com fita adesiva.

Deixando os furos abertos as chances de contaminantes ivadirem os copos são grandes.

Se você quer ter sucesso é melhor deixar as seringas feitas guardaddas na geladeira e preparar outra esterilização dos copos.

Coloque-os com 3 tampões de papel alumínio sobre a boca, aperte par não soltarem. Insira na panela e esterilize. Só tire quando a panela estiver totalmente fria, então passe fita na boca de todos.

Antes de inocular limpe os copos com álcool, inocule e tape os furos em seguida.

Boa sorte, sucesso.

É chato chegar
A um objetivo num instante(Raul)

Os copos devem sair da panela de pressão e, imediatamente, serem lacrados.

Os furos são feitos no momento da inoculação e, imediatamente, lacrados com fita adesiva.

Deixando os furos abertos as chances de contaminantes ivadirem os copos são grandes.

Se você quer ter sucesso é melhor deixar as seringas feitas guardaddas na geladeira e preparar outra esterilização dos copos.

Coloque-os com 3 tampões de papel alumínio sobre a boca, aperte par não soltarem. Insira na panela e esterilize. Só tire quando a panela estiver totalmente fria, então passe fita na boca de todos.

Antes de inocular limpe os copos com álcool, inocule e tape os furos em seguida.

Boa sorte, sucesso.

É chato chegar
A um objetivo num instante(Raul)

Eu faria outros copos, mas acabei de perceber que falta vermiculita, portanto vou inocular estes copos e ve no que dá!

Eu esterelizei o ambiente, coloquei luvas e minha mascara de ninja e fiz todo o processo colocando a seringa no fogo... espero que não haja nenhum contaminante...
Agora é so rezar e ter cuidado na caixa!

Outra coisa, mudei a luz de 15w para 5w, ja que li por aqui que a luz so serve para direcionar. Alem disso comprei tambem um timer... Quanto a luz, devo colocar ciclos de quanto tempo?? 12/12? 16/8? ou ciclos de 15 min a cada hora?

E preciso da ajuda do pessoal sobre essa questão da luz... como é? pode colocar dentro do terrário(considerando que 5w é bem pouco)?
To fazendo um teste com a luz e o termometro por perto, pra ver o pico de temperatura...

Eu ja li bastante material daqui, e tambem literatura estrangeira.
Aliais, queria recomendar este FAQ bem completo pro pessoal:

http://www.shroomtalk.com/forum/index.php?showtopic=3743

Alem da nossa biblioteca é claro.

Sobre a questão da iluminação, to mantendo eles dentro de um isopor com a luz ligada dentro direto, enrolados em 2 sacos plasticos pretos. A temperatura se mantem na faixa dos 28-30ºC dentro da caixa, mas como eles estão dentro dos sacos, a temperatura deve ser um pouco menor la dentro...
Assim que aparecer sinais de micélio, eu coloco o timer pra funcionar 15min a cada 15 min só pra manter a temperatura por volta dos 28º.

Quando na frutificação, me baseei nesta premissa:

"How much light is needed during fruiting? Not very much at all, just enough light to tell the growing fruits which way is up. Buckneked3000 uses and swears by a reading light, some use Christmas lights which also works well. There is no need for special lights or anything as any light will do the job. "

Ou seja, vou fazeer um projeto com 2 leds ligado a 2 pilhas, evitanto assim o corte do isopor, e anulando mais uma entrada/possibilidade de contaminantes.

Isto será o mais adequado a minha situação, pois a luz de 5w teria de ficar, senão dentro, muito perto da janela superior. Esta luz, além de aquecer o ambiente, não possibilitando a temperatura numa faixa estável de 24ºC, poderia ter problemas com a alta umidade, e gerar curtos! (Imagina eu abrindo a caixa e levando uma baforada de fumaça na cara! o_O)

Então é isso pessoal... Daqui a alguns dias posto como vai o desenvolvimento dos micélios!

Ps. Mandem as good vibes que todo mundo aqui merece receber quando ta cultivando! :p::D:pos::D

Viajo 3 dias e quando volto, oque eu encontro??

aimg217.imageshack.us_img217_8782_03062008475largeqy5.th.jpgaimg217.imageshack.us_img217_4558_03062008473largezl8.th.jpg

Todos com micélio e nenhum sinal de contaminação! :D:D:D
Vou esquecer por mais 3 dias (se eu aguentar) e depois posto o resultado!
Agora vo pra facul feliz da vida :):)

Valew pessoal!!!!

Todos com micélio e nenhum sinal de contaminação! :D:D:D
Vou esquecer por mais 3 dias (se eu aguentar) e depois posto o resultado!

Parecem ótimos. Parabéns.

Em alguns cultivos, principalmente os primeiros, dá mesmo vontade de vigiá-los dia a dia, mas não é necessário.

Cara q maravilha, otimo trabalho, muito empenhado vc!! parabens...

fez um monte ainda por cima!!!! massa velho!!

espero q continue tudo as pampa!

Parabéns bixo :pos:
Tá bonito!!!
Estou mandando boas vibrações pro seu cultivo daqui :)

Vlw pelos incentivos galera! :)

Eles já tão um poco mais crescidinhos, e acho q final de semana ja ta 100%!:D:pos:

10 dias após a inoculação:

aimg67.imageshack.us_img67_689_06062008477largego6.th.jpgaimg67.imageshack.us_img67_8589_06062008480largesp6.th.jpg

O copo de whisky parece estar de desenvolvendo de uma form diferente..
Em vez de um micélio central branco e uniforme, existe um espalhamento em quase todo o copo de um micélio (será?) ralinho.. pode ser contaminante?
Desculpe pelas fotos desfocadas..
é que eu sempre uso pouca luz pra n o incomodar! :D
Vlw gente!

Back