Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo GT - 1º Cultivo

Diário de cultivo completo.
Bom pessoal.
Eu encomendei meus esporos pela Prófungos no dia 12/05, e ainda aguardo os esporos para iniciar o processo!

De qualquer forma, ja preparei tudo para chegada dos meus amiguinhos, e tenho algum dúvida quanto ao terrário, portanto vcs vão me ajudando a implementar o projeto! :)

Estou com os seguintes problemas:

1-Pelo que eu li no fórum, um aquecedor de 40W é muito forte!
Coloquei ele dentro de uma garrafa com água, e ela chegou a atingir os
40°C, então terei de pensar em uma solução!

2-A bomba de aquário é a indicada na figura, e se não me engano ela injeta 45L/h. É o suficiente? Ela terá de ser mantida ligada o tempo inteiro?

3-Eu acabei de descobrir que o isopor(Qua vai ficar em meu armário) quase toca o topo! Então estou com uma dúvida: Existe algum contra indicação -considerando um aquário de 40L e +/- 37,0cm- quanto a proximidade da fluorescente do terrário? E quanto ao perioro de exposição? 12/12? 15 min a cada 45min?

4-Esta pergunta já foi realizada na seção "Te Apresente", mas houve poucos comentários sobre ela.
https://teonanacatl.org/threads/novo-no-forum-com-projetos.3017/

Aqui estão as fotos do material utilizado!
Qualquer sugestão, não hesite! :):D

aimg227.imageshack.us_img227_3783_21052008452largeph3.th.jpg

Obrigado!:rollees:

Última edição por um moderador:
Fiz uma manobra arriscada:

Ontem eu havia colocado o ultimo bolo no dunk, e hje, quando fui colocar no terrário, percebi que partes do micélio que estavam sobre o substrato havia desaparecido!:eek:

Mesmo assim, levei em consideração que o micélio continua se desenvolvendo dentro do terrário nos outros bolos, então esterelizei o ambiente com lysol + água, e NÃO RESPIREI, passando o bolo direto pro terrário!

Espero que o duende verde n me atormente...
De qualquer maneira, qualquer leve alteração no bolo e ele vai direto pro lixo!

Também estou diminuindo a oxigenação e a iluminação do terrário para 15 minutos por hora, pq achei que havia muita luz(estava 15 minutos de luz-15 de escuridão).

Levei em consideração que minha bombinha injeta 4L/min:

Para dar uma margem de segurança, defini a capacidade da bomba para 3L/min. Ligada durante 15 minutos, ela injeta 45L por hora, exatamente o tamanho do meu terrário... Então na teoria o ar se renova a cada hora... ta bom assim né pessoal?

To achando que esse do meio vao ficar pequeninos...

indisp.png

Mas eu to ganhando mais de presente! :)
Esse foi o 2º bolo que coloquei no terrário:

aimg176.imageshack.us_img176_411_25062008053largerg8.th.jpg

Meu terrário completo:

indisp.png

Liebe grüsse!

Houve um problema no meu cultivo...
Tive de viajar 3 dias!
Voltei da viajem imaginando que minah caixinha iria ta cheia de cogus, mas n foi bem isso..
So pode ter sido falta de oxigenação, mas os pins que estavam prontos pra crescer na semana passada morreram, há varios abortos nos bolos, e a quantidade de cogus que conseguiram crescer eh mt baixa! :(
Depois posto mais fotos....

cs me falam se isso eh aborto gente?

Se esses pins pararam de crescer são abortos sim. Há um escurecido e curvado na parte superior que já deveria ter sido removido.

Quando os meus bolos começam a dar muitos abortos eu colho boa parte dos pins quando ainda estão bons.

Muito estranho pessoal!

num dos bolos, o cogumelo ta crescendo legal, mas o micélio parece estar "fagocitando" toda a base do cogu com um micélio algodoado!!

eh normal?

olhem:
aimg144.imageshack.us_img144_8900_03072008126largenj1.th.jpg

Haha pode ficar calmo que é normal sim... parece que o micélio vai devorar o cogu né?! ah se for devorar, deixa ele, tem muitos outros hehe... e se pensar bem, ele merece! parabéns papai, jajá estará com deliciosos cubensis em mãos...abração boa sorte

Haha pode ficar calmo que é normal sim... parece que o micélio vai devorar o cogu né?! ah se for devorar, deixa ele, tem muitos outros hehe... e se pensar bem, ele merece! parabéns papai, jajá estará com deliciosos cubensis em mãos...abração boa sorte

Uffa!

pensei q ja era o taq do cobweb!

hehe!
Vlw! :rolleyes:

Acontece.

Como está a umidade?

qnd eu n faço nada, o vidro fica todo molhado..

mas qnd eu coloco algo pra baxar a temperatura aí seca o vidro, provavelmente pq diminui a evaporação.. eh normal neh?

qnd eu n faço nada, o vidro fica todo molhado..

mas qnd eu coloco algo pra baxar a temperatura aí seca o vidro, provavelmente pq diminui a evaporação.. eh normal neh?

É normal sim. E os cubies parecem estar bem.

Ta muito legal o cultivo cara, parabéns. Mas pra que esse led azul?

Ueh... eu achei que era so pra direcionar os PCs...

to fazendo algo de errado?

Uai cara, num sei. Eu nem sabia que a luzinha de um led era sufuciente para o fungo. To perguntando justamente porque é a primeira vez que vejo isso. Eu coloquei uma lampada fluorecende de 10w em cima. Nem sei se é demais.

Uai cara, num sei. Eu nem sabia que a luzinha de um led era sufuciente para o fungo. To perguntando justamente porque é a primeira vez que vejo isso. Eu coloquei uma lampada fluorecende de 10w em cima. Nem sei se é demais.

Bom... na verdade a luz nem serve de nada no metabolismo dos cogus, pq fungos n precisam dela pra sobreviver... porém ela eh necessária para direcioná-los!

Eu ja li na biblioteca que eles seguem espectros de luz azul, e até que muita luz faz com que eles abram o chapeu mais cedo que o normal, por isso acho eu que esse led ligado num timer seria o suficiente...
Além de eu ja ter visto outros cultivos aqui usando leds azuis tb...:pos:

vlw!

Muito bom, eu não sabia disso. Vou colocar essa mesma modificação no meu terrário. Qual o cíclo de luz vc está usando?

Se me permitem, tinha lido os comentários e cheguei numa parte muito interessante do 'the mushroom cultivator'...vejam só:

' Uma aprofundada investigação da fotosensibilidade pode ser encontrada numa tese de mestrado de E.R. Badham (1979). O trabalho reforça as conclusões de outros pesquisadores que trabalham com basidiomicetos: mais 'pins' são formados mediante exposição a luzes azuis e ultra-violeta com picos distintos de 370, 440 e 460 nanômetros. Badham mostrou que estímulos a estes comprimentos de onda por menos de um milisegundo por dia faz com que primórdias se formassem. Em contraste, luz infra-vermelha, vermelha e verde com comprimentos de onda acima de 510 nanômetros eram ineficientes'.

Assim dá pra concluir que é legal ter 2 lâmpadas: uma azul e uma vermelha/verde... Mas não adianta ser essas que só tem o bulbo colorido, tem que ser a própria luz. Abração boa sorte e até mais!:pos:

Boa informação viniciusc, ainda quero testar essas luzes azuis e ultra-violetas ai :pos:

Se me permitem, tinha lido os comentários e cheguei numa parte muito interessante do 'the mushroom cultivator'...vejam só:

' Uma aprofundada investigação da fotosensibilidade pode ser encontrada numa tese de mestrado de E.R. Badham (1979). O trabalho reforça as conclusões de outros pesquisadores que trabalham com basidiomicetos: mais 'pins' são formados mediante exposição a luzes azuis e ultra-violeta com picos distintos de 370, 440 e 460 nanômetros. Badham mostrou que estímulos a estes comprimentos de onda por menos de um milisegundo por dia faz com que primórdias se formassem. Em contraste, luz infra-vermelha, vermelha e verde com comprimentos de onda acima de 510 nanômetros eram ineficientes'.

Assim dá pra concluir que é legal ter 2 lâmpadas: uma azul e uma vermelha/verde... Mas não adianta ser essas que só tem o bulbo colorido, tem que ser a própria luz. Abração boa sorte e até mais!:pos:

Muito interessante essa tese...
so nao entendi a parte que vc disse: "Assim dá pra concluir que é legal ter 2 lâmpadas: uma azul e uma vermelha/verde"..

Na tese se falou que "comprimentos de onda acima de 510 nanômetros eram ineficientes", entao somente a luz azul ja fariam bem o seu papel...
Infomração muito boa! :pos:

Back