Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Frutificação - Fatores Importantes

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Frutificação


Chegou a hora de colocar os bolos ou casing no terrário.

O que deve ser feito para que os bolos e casing frutifiquem.

Dentro do terrário 5 parâmetros devem ser observados e controlados:

Umidade
Troca de ar
3º Temperatura
4º Luz
5º Segurança



Umidade


A umidade dentro do terrário é fator importante para o bom desenvolvimento de primórdias e surgimento de pins.

A umidade deve oscilar entre 95% e 98%.

Higrômetro é o instrumento que mede a umidade relativa de um ambiente.

Para conseguir esse percentual é necessário intervir utilizando produtos ou aparelhos.

1 – Produtos

O uso de argila expandida ou perlita coloca a umidade do terrário na faixa 95% - 98%

Argila expandida e perlita são produtos inorgânicos que tem a facilidade de reter água e liberar como vapor, devido as suas características estruturais.

A argila ou perlita deve ficar 24 horas imersa em água + água sanitária para esterelizar antes colocada no terrário.

A quantidade de argila ou perlita para manter a umidade no terrário deve ser avaliada conforme o volume do terrário.

Inicialmente, certa quantidade, depois faz-se o incremento se necessário.

A argila ou perlita é colocada diretamente no fundo do terrário ou em bandeja.

Adiciona-se água com água oxigenada ou 10 gotas de água sanitária.

A superfície do produto não pode ficar coberta de água.

A adição de água oxigenada ou água sanitária mantêm o produto livre de microorganismos.

2 – Aparelhos

Umidificadores são aparelhos que podem prover a umidade necessária no terrário.

Diversos tipos e marcas são encontrados no mercado.

Escolha um que produza uma névoa fina e fria.

A névoa é injeta no terrário através de um orifício na parede do terrário ou outra engenharia.

É necessário ligar e desligar o aparelho para manter a umidade na faixa 95% - 98 %.

3 - Spray

Preparo da solução:

10 ml de H2O2 + 90 ml de água destilada

Colocar a mistura em frasco com bico spray.

Manter o frasco enrolado em papel alumínio, para evitar a luz e em local de temperatura amena.

Espargir a mistura dentro do terrário, nas paredes, quando abrir.

Além de umidecer, mata esporos intrusos.



Troca de ar


É um dos parâmetros mais importantes a ser controlado.

Enquanto o substrato está colonizando o ar no interior do pote deve ser rico em CO2 (gás carbônico).

Quando o bolo ou casing é colocado no terrário o ar deve ser rico em O2 (oxigênio).

O ar no interior do terrário deve ser renovado para manter a quantidade de O2 superior a de CO2.

Para manter o ar rico em O2 no interior do terrário é necessário intervir.

Modos de renovar o ar:

1 - A cada 8 horas a tampa do terrário é aberta e abanando algumas vezes, o ar é renovado.

2 - Um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário.

O ar que o compressor injeta borbulha na água, circula no interior e sai por uma abertura.

3 - Um exaustor é encaixado na parede do terrário, na parede oposta uma abertura, protegida com um filtro, para entrada de ar.



Temperatura


Durante a colonização do substrato a temperatura deve oscilar entre 27º e 29 º C.

Dentro do terrário o bolo ou casing deve, inicialmente, ser mantido na faixa de 20º a 26º C.

A temperatura mais baixa informa o micélio que é hora de formar primórdias e produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

O aspecto da superfície do bolo ou casing muda. Aparecendo pequenos grãos (primórdias), desses grãos surgirão pontinhos escuros (pins) que romperão a superfície e crescerão formando o cogumelo.

A temperatura pode ser elevada após o surgimento dos pins e mantida na faixa de 26º
à 28º C

A temperatura no interior do terrário pode estar acima ou abaixo da faixa ideal.

Acima da faixa

1 - Reduzir a temperatura colocando garrafas de gelo no interior do terrário.

2 - Montar um sistema de refrigeração que circule água gelada por tubo no interior do terrário.

Abaixo da faixa

1 – Aumentar a temperatura colocando garrafas com água quente no interior do terrário.

2 - Montar um sistema que mantenha água aquecida dentro da faixa 26º - 28º C no interior do terrário.





Luz


A luz, como a temperatura e oxigenação (renovação de ar) é um alerta ao micélio que é hora de produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

1 - A luz pode entrar no terrário, naturalmente, por uma janela aberta na tampa protegida por uma lâmina de vidro.

2 - A luz pode vir de lâmpada, incandescente ou fluorescente, colocada a certa altura da janela aberta na tampa.

Assim o cogumelo que emerge segue a direção da luz, ficando com o estipe reto

Pode ser reproduzido o ciclo dia/noite ou outro nos dois modos.



Segurança


Segurança nada mais é do que manter o terrário fechado a invasores.

Os invasores podem ser microorganismos ou insetos.

Todas as aberturas devem ser protegidas com filtro.

O filtro comumente usado é lã acrílica.

O filtro é feito cortando pedaços da lã, colocando 2, 3, ou mais pedaços sobrepostos.

Depois o filtro é preso a abertura.

As frestas e entrada de tubos devem ser fechadas para não permitir invasores.





Aparelhos para automatização:


Timer : liga e desliga em intervalos de tempo estabelecido.

Pode ser ligado ao umidificador, borbulhador, exaustor, bomba para reciclar água, luz e outros aparelhos.

Termostato: é um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema, através de regulação automática.


Observe seu terrário com frequência e mantenha as condições ideais para produção de frutos.
 
Ola, a umidade deve ser constante 98% em todos os períodos( pinagem, frutificação, entre flushs)? OU varia para cada estágio?

Em algumas espécies, como a Panaeolus cyanescens, recomenda-se que se baixe a umidade durante a frutificação. Com os cubensis, eu nunca baixei, e nunca tive problemas com isso!

O que é importante observar é que umidade elevada durante a incubação irá levar à maiores chances de contaminação. ;)
 
Bom dia pessoal! Dei inicio no meu diario do cultivo https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-a-albino-pf-tek.10741/ e desde então comecei a planejar meu terrario, hoje fui as compras porem tive problema na escolha do termostato. Comprei um aquecedor de agua de 1w mas ja vi que foi uma ma ideia. Me instruiram na loja que o termostato de 25w (menor potencia que encontrei) iria queimar se colocado em um recipiente de 1,5L (meia garrafa pet). Estou na duvida de qual termostato usar, e se iria queimar mesmo o de 25w.
Valeu galera
 
Última edição:
Bom dia pessoal! Dei inicio no meu diario do cultivo https://teonanacatl.org/threads/primeiro-cultivo-a-albino-pf-tek.10741/ e desde então comecei a planejar meu terrario, hoje fui as compras porem tive problema na escolha do termostato. Comprei um aquecedor de agua de 1w mas ja vi que foi uma ma ideia. Me instruiram na loja que o termostato de 25w (menor potencia que encontrei) iria queimar se colocado em um recipiente de 1,5L (meia garrafa pet). Estou na duvida de qual termostato usar, e se iria queimar mesmo o de 25w.
Valeu galera

Compre o termostato mais barato que tiver, geralmente está em média de 30 a 50 reais.
Mas porque meio garrafa PET? não entendi. Use uma PET de 2L ou maior, mergulhe todo o termostato lá dentro, alguns modelos deixa só a parte de cima (do fio) fora da água e está pronto. Vai queimar se ficar a metade do termostato fora da água, todo o corpo dele deve ficar submerso.
Como na foto, só faltou tampar a boca da garrafa com um papel aluminio ou plástico.
 

Anexos

  • IMG_4972.JPG
    IMG_4972.JPG
    125.2 KB · Visualizações: 100
Me instruiram na loja que o termostato de 25w (menor potencia que encontrei) iria queimar se colocado em um recipiente de 1,5L (meia garrafa pet).

Instruíram errado. Como o @tupy disse acima, só queima se o aquecedor com termostato não ficar submerso completamente. A diferença entre um aquecedor com termostato de 25W e 250W é que o último vai chegar a temperatura programada mais rápido.

Na minha incubadora uso um de 150W dentro de uma garrafa PET de 2L, e nunca tive problemas.
 
Um aquecedor de potência elevada em um volume pequeno de água pode causar problemas, sim, por que ele não vai desligar quando a água estiver quente.

Porém, se o aquecedor tiver um termostato embutido, a potência não importa, pois assim que a água atinge a temperatura adequada, ele desliga. Boa sorte!
 
Caramba!
Boa vontade gigante!!
Hoje foi a minha primeira, das várias leituras, q com certeza farei dessa valiosa aula.
Obrigado!!
 
Pessoal, manter constante a temperatura é impossível, principalmente pra regiões onde fica muito frio. Eu improvisei um aquecedor pra elevar a temperatura de 18 graus a 23 graus artificialmente, não acredito que variações de temperatura mate o micélio...
 
Pessoal, manter constante a temperatura é impossível, principalmente pra regiões onde fica muito frio. Eu improvisei um aquecedor pra elevar a temperatura de 18 graus a 23 graus artificialmente, não acredito que variações de temperatura mate o micélio...

Ao ar livre a temperatura também não é constante. Alguma variação vai acontecer inevitavelmente.

É claro que se você isolar bem o ambiente, essa variação vai acontecer tão lentamente que fica mais fácil controlar, permitindo que você configure seu termostato em um intervalo pequeno (variação de 22 a 27, por exemplo)
 
Bom dia / tarde / noite, amigos.

Procurei pelo fórum sobre questões quanto a controlar a temperatura com uma lâmpada led, mas não achei nada muito esclarecedor. Enfim, gostaria de saber o seguinte:

Caso eu use uma lampada led (3 pilhas), aquelas chamadas de lampada de toque para leitura, elas aumentariam a temperatura do meu terrário a ponto de não necessitar usar um termostato? Moro em São Paulo e aqui esta fazendo entre 17 e 24 graus nessa época, mas no verão sobe bastante.

E outra pergunta. Posso deixar a luz ligada 24 horas por dia? Ou isso traria algum prejuízo para a orientação do crescimento do cogumelo?

Agradecido!
 
Sobre a primeira pergunta, só dá pra saber testando. Ligue e veja a temperatura máxima que alcança a partir de um termômetro.

Sobre a segunda, eles provavelmente vão crescer pra todos os lados, mas sem alterações morfológicas.
 
Sobre a primeira pergunta, só dá pra saber testando. Ligue e veja a temperatura máxima que alcança a partir de um termômetro.

Sobre a segunda, eles provavelmente vão crescer pra todos os lados, mas sem alterações morfológicas.

Entendi. Farei o teste. Agora, em relação a luz incidindo 24 horas. Se ele não causa prejuízos, entao qual a importancia de se realizar o ciclo 12/12?

Obrigado pela resposta WoD.
 
Entendi. Farei o teste. Agora, em relação a luz incidindo 24 horas. Se ele não causa prejuízos, entao qual a importancia de se realizar o ciclo 12/12?

Obrigado pela resposta WoD.

Existe muita discussão a respeito da necessidade ou não desse ciclo. Uma vez que a luz só direciona o crescimento (pelo menos é o que se sabe até agora), teoricamente ela deveria ajudar a planejar para onde eles vão crescer, sendo este um fator que supostamente poderia deixá-los mais bonitos e etc. E não é só a respeito da quantidade de horas, mas da intensidade da luz e espectro necessário para o desenvolvimento. Como ambos os fatores não parecem ser tão relevantes assim, pouco se parece ter avançado nessa direção se tratando de estudos bem controlados e com métodos sólidos.

Não obstante, a falta absoluta de luz faz com que nasçam distorcidos, bases largas demais, chapéus em formatos estranhos, estipes achatadas e etc.

Eu nunca encontrei ninguém relatando problemas em utilizar luz demais que não estivessem relacionado a cogumelos crescendo para todos os lados.

No meu último cultivo, comecei com 12/12, depois de duas semanas reduzi pra 6h/18h, depois de duas semanas reduzi para 4h/20h (intervalos menores são o de luz acesa). Não observei qualquer diferença no crescimento até então. Quando passei a deixar apenas 1h de luz por dia, aí eu percebi que eles passaram a crescer na direção onde a luz estava. Pretendo manter meus futuros cultivos com apenas 1h de luz diárias, isso porque meu foco é manter uma temperatura baixa artificialmente já que a temperaturas da minha cidade são bem altas. O oposto do seu objetivo.
 
Última edição:
Muito legal saber disso. Provável que faça isso quando aqui em SP for verão, uma vez que é um calor proximo dos 30°.

Obrigado por partilhar seu conhecimento comigo. Paz!
 
Ele tem se saido muito bem com ciclos de 15 minutos a cada 45 , durante todo o dia, sem interrupções, a partir da formação total de pins.


Boa noite psiconautas, gostaria muito de entender o que foi dito com isso, alguém pode me ajudar?

Foi utilizado um timer na lâmpada deixando 15min on e 45min off?
 
Última edição:
Frutificação


Chegou a hora de colocar os bolos ou casing no terrário.

O que deve ser feito para que os bolos e casing frutifiquem.

Dentro do terrário 5 parâmetros devem ser observados e controlados:

Umidade
Troca de ar
3º Temperatura
4º Luz
5º Segurança


Umidade



A umidade dentro do terrário é fator importante para o bom desenvolvimento de primórdias e surgimento de pins.

A umidade deve oscilar entre 95% e 98%.

Higrômetro é o instrumento que mede a umidade relativa de um ambiente.

Para conseguir esse percentual é necessário intervir utilizando produtos ou aparelhos.

1 – Produtos

O uso de argila expandida ou perlita coloca a umidade do terrário na faixa 95% - 98%

Argila expandida e perlita são produtos inorgânicos que tem a facilidade de reter água e liberar como vapor, devido as suas características estruturais.

A argila ou perlita deve ficar 24 horas imersa em água + água sanitária para esterelizar antes colocada no terrário.

A quantidade de argila ou perlita para manter a umidade no terrário deve ser avaliada conforme o volume do terrário.

Inicialmente, certa quantidade, depois faz-se o incremento se necessário.

A argila ou perlita é colocada diretamente no fundo do terrário ou em bandeja.

Adiciona-se água com água oxigenada ou 10 gotas de água sanitária.

A superfície do produto não pode ficar coberta de água.

A adição de água oxigenada ou água sanitária mantêm o produto livre de microorganismos.

2 – Aparelhos

Umidificadores são aparelhos que podem prover a umidade necessária no terrário.

Diversos tipos e marcas são encontrados no mercado.

Escolha um que produza uma névoa fina e fria.

A névoa é injeta no terrário através de um orifício na parede do terrário ou outra engenharia.

É necessário ligar e desligar o aparelho para manter a umidade na faixa 95% - 98 %.

3 - Spray

Preparo da solução:

10 ml de H2O2 + 90 ml de água destilada

Colocar a mistura em frasco com bico spray.

Manter o frasco enrolado em papel alumínio, para evitar a luz e em local de temperatura amena.

Espargir a mistura dentro do terrário, nas paredes, quando abrir.

Além de umidecer, mata esporos intrusos.



Troca de ar


É um dos parâmetros mais importantes a ser controlado.

Enquanto o substrato está colonizando o ar no interior do pote deve ser rico em CO2 (gás carbônico).

Quando o bolo ou casing é colocado no terrário o ar deve ser rico em O2 (oxigênio).

O ar no interior do terrário deve ser renovado para manter a quantidade de O2 superior a de CO2.

Para manter o ar rico em O2 no interior do terrário é necessário intervir.

Modos de renovar o ar:

1 - A cada 8 horas a tampa do terrário é aberta e abanando algumas vezes, o ar é renovado.

2 - Um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário.

O ar que o compressor injeta borbulha na água, circula no interior e sai por uma abertura.

3 - Um exaustor é encaixado na parede do terrário, na parede oposta uma abertura, protegida com um filtro, para entrada de ar.



Temperatura


Durante a colonização do substrato a temperatura deve oscilar entre 27º e 29 º C.

Dentro do terrário o bolo ou casing deve, inicialmente, ser mantido na faixa de 20º a 26º C.

A temperatura mais baixa informa o micélio que é hora de formar primórdias e produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

O aspecto da superfície do bolo ou casing muda. Aparecendo pequenos grãos (primórdias), desses grãos surgirão pontinhos escuros (pins) que romperão a superfície e crescerão formando o cogumelo.

A temperatura pode ser elevada após o surgimento dos pins e mantida na faixa de 26º
à 28º C

A temperatura no interior do terrário pode estar acima ou abaixo da faixa ideal.

Acima da faixa

1 - Reduzir a temperatura colocando garrafas de gelo no interior do terrário.

2 - Montar um sistema de refrigeração que circule água gelada por tubo no interior do terrário.

Abaixo da faixa

1 – Aumentar a temperatura colocando garrafas com água quente no interior do terrário.

2 - Montar um sistema que mantenha água aquecida dentro da faixa 26º - 28º C no interior do terrário.





Luz


A luz, como a temperatura e oxigenação (renovação de ar) é um alerta ao micélio que é hora de produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

1 - A luz pode entrar no terrário, naturalmente, por uma janela aberta na tampa protegida por uma lâmina de vidro.

2 - A luz pode vir de lâmpada, incandescente ou fluorescente, colocada a certa altura da janela aberta na tampa.

Assim o cogumelo que emerge segue a direção da luz, ficando com o estipe reto

Pode ser reproduzido o ciclo dia/noite ou outro nos dois modos.



Segurança


Segurança nada mais é do que manter o terrário fechado a invasores.

Os invasores podem ser microorganismos ou insetos.

Todas as aberturas devem ser protegidas com filtro.

O filtro comumente usado é lã acrílica.

O filtro é feito cortando pedaços da lã, colocando 2, 3, ou mais pedaços sobrepostos.

Depois o filtro é preso a abertura.

As frestas e entrada de tubos devem ser fechadas para não permitir invasores.





Aparelhos para automatização:


Timer : liga e desliga em intervalos de tempo estabelecido.

Pode ser ligado ao umidificador, borbulhador, exaustor, bomba para reciclar água, luz e outros aparelhos.

Termostato: é um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema, através de regulação automática.


Observe seu terrário com frequência e mantenha as condições ideais para produção de frutos.
Olá. Agradeço por toda informação. Estou cultivando Cyanescens através desse método, mas, noto que de ontem para hoje, enquanto frutificaram alguns cogumelos eles tem o pileo pequeno e a estipe longa, e parece que o pileo está rachando. O que posso ajustar para corrigir o desenvolvimento ? Grato.
 

Anexos

  • 20200831_130340.jpg
    20200831_130340.jpg
    1 MB · Visualizações: 23
  • 20200831_191124.jpg
    20200831_191124.jpg
    768.4 KB · Visualizações: 22
Back
Top