Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Frutificação - Fatores Importantes

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Frutificação


Chegou a hora de colocar os bolos ou casing no terrário.

O que deve ser feito para que os bolos e casing frutifiquem.

Dentro do terrário 5 parâmetros devem ser observados e controlados:

Umidade
Troca de ar
3º Temperatura
4º Luz
5º Segurança



Umidade


A umidade dentro do terrário é fator importante para o bom desenvolvimento de primórdias e surgimento de pins.

A umidade deve oscilar entre 95% e 98%.

Higrômetro é o instrumento que mede a umidade relativa de um ambiente.

Para conseguir esse percentual é necessário intervir utilizando produtos ou aparelhos.

1 – Produtos

O uso de argila expandida ou perlita coloca a umidade do terrário na faixa 95% - 98%

Argila expandida e perlita são produtos inorgânicos que tem a facilidade de reter água e liberar como vapor, devido as suas características estruturais.

A argila ou perlita deve ficar 24 horas imersa em água + água sanitária para esterelizar antes colocada no terrário.

A quantidade de argila ou perlita para manter a umidade no terrário deve ser avaliada conforme o volume do terrário.

Inicialmente, certa quantidade, depois faz-se o incremento se necessário.

A argila ou perlita é colocada diretamente no fundo do terrário ou em bandeja.

Adiciona-se água com água oxigenada ou 10 gotas de água sanitária.

A superfície do produto não pode ficar coberta de água.

A adição de água oxigenada ou água sanitária mantêm o produto livre de microorganismos.

2 – Aparelhos

Umidificadores são aparelhos que podem prover a umidade necessária no terrário.

Diversos tipos e marcas são encontrados no mercado.

Escolha um que produza uma névoa fina e fria.

A névoa é injeta no terrário através de um orifício na parede do terrário ou outra engenharia.

É necessário ligar e desligar o aparelho para manter a umidade na faixa 95% - 98 %.

3 - Spray

Preparo da solução:

10 ml de H2O2 + 90 ml de água destilada

Colocar a mistura em frasco com bico spray.

Manter o frasco enrolado em papel alumínio, para evitar a luz e em local de temperatura amena.

Espargir a mistura dentro do terrário, nas paredes, quando abrir.

Além de umidecer, mata esporos intrusos.



Troca de ar


É um dos parâmetros mais importantes a ser controlado.

Enquanto o substrato está colonizando o ar no interior do pote deve ser rico em CO2 (gás carbônico).

Quando o bolo ou casing é colocado no terrário o ar deve ser rico em O2 (oxigênio).

O ar no interior do terrário deve ser renovado para manter a quantidade de O2 superior a de CO2.

Para manter o ar rico em O2 no interior do terrário é necessário intervir.

Modos de renovar o ar:

1 - A cada 8 horas a tampa do terrário é aberta e abanando algumas vezes, o ar é renovado.

2 - Um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário.

O ar que o compressor injeta borbulha na água, circula no interior e sai por uma abertura.

3 - Um exaustor é encaixado na parede do terrário, na parede oposta uma abertura, protegida com um filtro, para entrada de ar.



Temperatura


Durante a colonização do substrato a temperatura deve oscilar entre 27º e 29 º C.

Dentro do terrário o bolo ou casing deve, inicialmente, ser mantido na faixa de 20º a 26º C.

A temperatura mais baixa informa o micélio que é hora de formar primórdias e produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

O aspecto da superfície do bolo ou casing muda. Aparecendo pequenos grãos (primórdias), desses grãos surgirão pontinhos escuros (pins) que romperão a superfície e crescerão formando o cogumelo.

A temperatura pode ser elevada após o surgimento dos pins e mantida na faixa de 26º
à 28º C

A temperatura no interior do terrário pode estar acima ou abaixo da faixa ideal.

Acima da faixa

1 - Reduzir a temperatura colocando garrafas de gelo no interior do terrário.

2 - Montar um sistema de refrigeração que circule água gelada por tubo no interior do terrário.

Abaixo da faixa

1 – Aumentar a temperatura colocando garrafas com água quente no interior do terrário.

2 - Montar um sistema que mantenha água aquecida dentro da faixa 26º - 28º C no interior do terrário.





Luz


A luz, como a temperatura e oxigenação (renovação de ar) é um alerta ao micélio que é hora de produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

1 - A luz pode entrar no terrário, naturalmente, por uma janela aberta na tampa protegida por uma lâmina de vidro.

2 - A luz pode vir de lâmpada, incandescente ou fluorescente, colocada a certa altura da janela aberta na tampa.

Assim o cogumelo que emerge segue a direção da luz, ficando com o estipe reto

Pode ser reproduzido o ciclo dia/noite ou outro nos dois modos.



Segurança


Segurança nada mais é do que manter o terrário fechado a invasores.

Os invasores podem ser microorganismos ou insetos.

Todas as aberturas devem ser protegidas com filtro.

O filtro comumente usado é lã acrílica.

O filtro é feito cortando pedaços da lã, colocando 2, 3, ou mais pedaços sobrepostos.

Depois o filtro é preso a abertura.

As frestas e entrada de tubos devem ser fechadas para não permitir invasores.





Aparelhos para automatização:


Timer : liga e desliga em intervalos de tempo estabelecido.

Pode ser ligado ao umidificador, borbulhador, exaustor, bomba para reciclar água, luz e outros aparelhos.

Termostato: é um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema, através de regulação automática.


Observe seu terrário com frequência e mantenha as condições ideais para produção de frutos.
 
Não entendi essa idéia de bomba e exaustor.

Se você usar um exaustor o ar de fora vai penetrar por qualquer fresta minúscula que tiver no terrário.

E se uma bomba jogar ar para dentro também vai sair ar por qualquer fresta.


Sendo assim, qual a melhor forma de efetuar a troca de ar de um terrário sem ter que abrir?? eu tenho aki um cooler desses de computador e uma bombinha de ar, tem alguma idéia ?:luz:

Mais uma vez agradeço antecipadamente sua habitual prontidão! :eek:k:

Abração
 
Pitbull,

Você andou faltando às aulas de física?

Basta a bomba jogar ar para dentro do terrário que vai sair a mesma quantidade de ar, para igualar a pressão interna e a externa. De preferência por uma abertura que você tenha feito, coberta com filtro ou lã acrílica.


Aliás, você faltou às aulas ou ainda não teve essa aula? Qual a sua idade?
 
Pitbull,

Você andou faltando às aulas de física?

Basta a bomba jogar ar para dentro do terrário que vai sair a mesma quantidade de ar, para igualar a pressão interna e a externa. De preferência por uma abertura que você tenha feito, coberta com filtro ou lã acrílica.


Aliás, você faltou às aulas ou ainda não teve essa aula? Qual a sua idade?

Na verdade não entendo muito de física eheh, mas pelo que entedi vc quer dizer que:

Colocando uma bombinha de ar dentro do terrário ela fara o papel de repositora de ar "Novo" e fazendo uma pequena abertura em uma das laterais do terrário por exemplo, coberta de lã acrilica, poderei deixar a bombinha ligada direto q assim o ar será renovado a todo momento? não necessitando a abertura do mesmo?

só pra vc se interar e talvez poder me ajudar melhor, informo que meu terrário será assim:

01 - Caixa de isopor de 60 litros com uma tampa de vidro para observação
01 - Umidificador ultrasônico ( com água mineral dentro )
01 - Bombinha de aquário com pedra porosa na ponta ( Ponta esta que ficará ficará dentro do terrário em um copo de 300 ml )
01 - Aquecedor de aquário de 40w
01 - Refletor com uma lampada de 9w
01 - Controlador digital de temperatura e umidade

Sendo assim, só me resta sanar essa duvida da troca de ar, talvez com esses equipamentos esse problema já esteja okay e eu nem sei, mas conto com vc mais uma vez amigo !

Com relação a idade rsrs não sou tão novo assim, tenho 28 já! o problema é q não intendo muito de física mesmo rsrs

Abração.:)

Pitbull
 
A Bomba Fica Do Lado De Fora Do Aquario, Bruxao.

Sim sim meu rei eu sei, foi má expressão mesmo, apesar d ser iniciante não sou tão idiota ao ponto de colocar a bomba ( compressor) dentro do terrário, ainda mais em um copo de água rsrsrs, o que ficaria dentro do terrário é a ponta com a pedra porosa, caso possa ajudar eu agradeço, aceito críticas isso é ótimo para o crescimento, mas só criticar também não adianta, caso possa dar algumas dicas ou pareceres as vezes é ótimo!


Grande Abraço
 
Olá a todos!
Venho estudando a um tempo aqui no próprio sit sobre os nossos queridos Cubensis. Comecei o cultivo e ,na semana passada, aniversariei 2 bolos à o terrário. Interessante que mesmo estudando o sit desde Janeiro eu sempre aprendo coisas novas. :D
Uma técnica que eu vi que me pareceu demasiado interessante é a "Dunk and Roll", mas nunca achei muitas discussões e citações sobre a mesma. Bem, a minha pergunta é, aplicando a técnica Dunk and Roll, além de se hidratar os substratos ainda se garante uma boa parcela da humidade dos bolinhos no terrário, certo? Como o meu terrário é bem simples, as vezes tenho medo de ele estar umpouco falho. :eek: Ele é composto por uma caixa de isopor que tem argila expandida no fundo, uma boa parcela da tampa de plastico para entrada de luz natural, dois buracos equidistantes para circulação de ar e um deles com um pequeno cooler. Duas vezes por dia borrifo agua nas paredes do terrário e sobre os bolos. E como aqui em MG ta fazendo um friozinho interessante passei a colocar (a partir de hoje :rolleyes: ) uma garrafa com agua aquecida para manter a temperatura um pouco mais elevada.
Gostaria que avaliassem cobre e comentassem =D o que mais tenho medo agora é de prováveis infecções. De fato o risco de infectar é tão grande assim? alguma coisa que eu possa fazer a mais para prevenir?

Muito obrigado! E desculpe pelo tamanho do texto :rolleyes:
 
hiousay :
temperatura IDEAL para frutificacao :
21-25 graus CONSTANTES (a variacao mata)
Umidade ideal : Acima dos 89% (NUNCA BORRIFE AGUA DIRETAMENTE NOS BOLOS, NUNCA)
outra dica : NAO FIQUE ABRINDO E COLOCANDO/TIRANDO COISAS NAO ESTERELIZADAS DE DENTRO DO TERRARIO.

Forneca luz natural refletida ou artificial durante 12 h por dia e pronto, em 15 dias eles pinam.

mude JA o que tens feito pra nao matar seus cogus e seja bem vindo.
 
Brigadão Mortandello :D
Acho que do jeito que ia eu podia mata-los sem querer =S vou remodelar a minha técnica e torcer para não dar nada errado!
Muito obrigado e muita paz!
 
E aí meus colegas cultivadores! Na paz? espero que sim..
Li bastante aqui no fórum e achei pouca coisa relacionada ao controle da temperatura e é a única coisa que me preocupa, o resto já tenho planejado

Como posso aumentar e baixar a temperatura do meu terrário? :/
 
... Li bastante aqui no fórum e achei pouca coisa relacionada ao controle da temperatura ... Como posso aumentar e baixar a temperatura do meu terrário? :/

Leu bastante? Sério? Rápido, heim! :rolleyes: Mas acho que não procurou direito... Pesquise sobre Tube in Tube.
 
Mais um tópico muito bom, merece o selo mandou bem!:)
Aliás tava procurando ele esses dias.....achei na hora certa.

É possivel usar uma gaze hidrófila ao invés de usar lã acrílica?
Se não, onde posso encontrar lã acrílica?
A lã funciona como filtro protetor certo!?
No lugar dela acho melhor usar micropore, tela de silk ou filtro de café.


Abs,
Thug
 
Muito bom este tópico, um ótimo apanhado sobre terrário, e tudo reunido em um lugar só. Acredito que em meus estudos esta foi a parte mais trabalhosa.

Resolvi montar um terrário em uma caixa organizadora de 36L, com compressor para aquário e pedra porosa, argila expandida dentro e uns 3 furinhos tampados com micropore. Comprei um higrômetro digital por apenas 28,50, item que acredito ser de grande ajuda, principalmente para iniciantes como eu. Quanto a tapar as laterais, pretendo arrumar uma caixa de papelão mesmo e colocar a caixa de plástico dentro dela. Colocarei um calço também para deixar ela levemente inclinada.

Jah Bless!
 
Pessoal coloquem seus post em locais apropriados, senão vira bagunça, aqui em cima tem uma sequencia de perguntas não pertinentes ao titulo do topico
 
Última edição por um moderador:
Back
Top