Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Frutificação - Fatores Importantes

  • Criador do tópico Mauricio
  • Data de início
M

Mauricio

Visitante
Frutificação


Chegou a hora de colocar os bolos ou casing no terrário.

O que deve ser feito para que os bolos e casing frutifiquem.

Dentro do terrário 5 parâmetros devem ser observados e controlados:

Umidade
Troca de ar
3º Temperatura
4º Luz
5º Segurança



Umidade


A umidade dentro do terrário é fator importante para o bom desenvolvimento de primórdias e surgimento de pins.

A umidade deve oscilar entre 95% e 98%.

Higrômetro é o instrumento que mede a umidade relativa de um ambiente.

Para conseguir esse percentual é necessário intervir utilizando produtos ou aparelhos.

1 – Produtos

O uso de argila expandida ou perlita coloca a umidade do terrário na faixa 95% - 98%

Argila expandida e perlita são produtos inorgânicos que tem a facilidade de reter água e liberar como vapor, devido as suas características estruturais.

A argila ou perlita deve ficar 24 horas imersa em água + água sanitária para esterelizar antes colocada no terrário.

A quantidade de argila ou perlita para manter a umidade no terrário deve ser avaliada conforme o volume do terrário.

Inicialmente, certa quantidade, depois faz-se o incremento se necessário.

A argila ou perlita é colocada diretamente no fundo do terrário ou em bandeja.

Adiciona-se água com água oxigenada ou 10 gotas de água sanitária.

A superfície do produto não pode ficar coberta de água.

A adição de água oxigenada ou água sanitária mantêm o produto livre de microorganismos.

2 – Aparelhos

Umidificadores são aparelhos que podem prover a umidade necessária no terrário.

Diversos tipos e marcas são encontrados no mercado.

Escolha um que produza uma névoa fina e fria.

A névoa é injeta no terrário através de um orifício na parede do terrário ou outra engenharia.

É necessário ligar e desligar o aparelho para manter a umidade na faixa 95% - 98 %.

3 - Spray

Preparo da solução:

10 ml de H2O2 + 90 ml de água destilada

Colocar a mistura em frasco com bico spray.

Manter o frasco enrolado em papel alumínio, para evitar a luz e em local de temperatura amena.

Espargir a mistura dentro do terrário, nas paredes, quando abrir.

Além de umidecer, mata esporos intrusos.



Troca de ar


É um dos parâmetros mais importantes a ser controlado.

Enquanto o substrato está colonizando o ar no interior do pote deve ser rico em CO2 (gás carbônico).

Quando o bolo ou casing é colocado no terrário o ar deve ser rico em O2 (oxigênio).

O ar no interior do terrário deve ser renovado para manter a quantidade de O2 superior a de CO2.

Para manter o ar rico em O2 no interior do terrário é necessário intervir.

Modos de renovar o ar:

1 - A cada 8 horas a tampa do terrário é aberta e abanando algumas vezes, o ar é renovado.

2 - Um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário.

O ar que o compressor injeta borbulha na água, circula no interior e sai por uma abertura.

3 - Um exaustor é encaixado na parede do terrário, na parede oposta uma abertura, protegida com um filtro, para entrada de ar.



Temperatura


Durante a colonização do substrato a temperatura deve oscilar entre 27º e 29 º C.

Dentro do terrário o bolo ou casing deve, inicialmente, ser mantido na faixa de 20º a 26º C.

A temperatura mais baixa informa o micélio que é hora de formar primórdias e produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

O aspecto da superfície do bolo ou casing muda. Aparecendo pequenos grãos (primórdias), desses grãos surgirão pontinhos escuros (pins) que romperão a superfície e crescerão formando o cogumelo.

A temperatura pode ser elevada após o surgimento dos pins e mantida na faixa de 26º
à 28º C

A temperatura no interior do terrário pode estar acima ou abaixo da faixa ideal.

Acima da faixa

1 - Reduzir a temperatura colocando garrafas de gelo no interior do terrário.

2 - Montar um sistema de refrigeração que circule água gelada por tubo no interior do terrário.

Abaixo da faixa

1 – Aumentar a temperatura colocando garrafas com água quente no interior do terrário.

2 - Montar um sistema que mantenha água aquecida dentro da faixa 26º - 28º C no interior do terrário.





Luz


A luz, como a temperatura e oxigenação (renovação de ar) é um alerta ao micélio que é hora de produzir o corpo reprodutivo (cogumelo).

1 - A luz pode entrar no terrário, naturalmente, por uma janela aberta na tampa protegida por uma lâmina de vidro.

2 - A luz pode vir de lâmpada, incandescente ou fluorescente, colocada a certa altura da janela aberta na tampa.

Assim o cogumelo que emerge segue a direção da luz, ficando com o estipe reto

Pode ser reproduzido o ciclo dia/noite ou outro nos dois modos.



Segurança


Segurança nada mais é do que manter o terrário fechado a invasores.

Os invasores podem ser microorganismos ou insetos.

Todas as aberturas devem ser protegidas com filtro.

O filtro comumente usado é lã acrílica.

O filtro é feito cortando pedaços da lã, colocando 2, 3, ou mais pedaços sobrepostos.

Depois o filtro é preso a abertura.

As frestas e entrada de tubos devem ser fechadas para não permitir invasores.





Aparelhos para automatização:


Timer : liga e desliga em intervalos de tempo estabelecido.

Pode ser ligado ao umidificador, borbulhador, exaustor, bomba para reciclar água, luz e outros aparelhos.

Termostato: é um dispositivo destinado a manter constante a temperatura de um determinado sistema, através de regulação automática.


Observe seu terrário com frequência e mantenha as condições ideais para produção de frutos.
 
:) De 0 a 10, dou 11.

Gostei, que todo novato leia.

Frutificação

Troca de ar

É um dos parâmetros mais importantes a ser controlado.

Enquanto o substrato está colonizando o ar no interior do pote deve ser rico em CO2 (gás carbônico).

Quando o bolo ou casing é colocado no terrário o ar deve ser rico em O2 (oxigênio).

O ar no interior do terrário deve ser renovado para manter a quantidade de O2 superior a de CO2.

Para manter o ar rico em O2 no interior do terrário é necessário intervir.

Modos de renovar o ar:

1 - A cada 8 horas a tampa do terrário é aberta e abanando algumas vezes, o ar é renovado.

2 - Um compressor de ar do tipo que injeta ar em aquário (borbulhador) é ligado a uma mangueirinha com uma pedra porosa na outra extremidade e colocado mergulhado em água no interior do terrário.

O ar que o compressor injeta borbulha na água, circula no interior e sai por uma abertura.

3 - Um exaustor é encaixado na parede do terrário, na parede oposta uma abertura, protegida com um filtro, para entrada de ar.

Mauricio, como vou usar umifificador no meu terrário, será necessário colocar um exaustor, pois creio que o ar produzido pelo umidificador é o bastante.:confused:

Talvez abrir a tampa alguns minutos por dia seja necessário.?
 
Última edição por um moderador:
Mauricio, como vou usar umifificador no meu terrário, será necessário colocar um exaustor, pois creio que o ar produzido pelo umidificador é o bastante.:confused:

Talvez abrir a tampa alguns minutos por dia seja necessário.?

Se o terrário possuir um bom sistema de troca de ar com filtros eficientes não é necessário a abertura. Qdo se faz necessário a abertura, ela é feita em questão de segundos e não de minutos como vc escreveu. Cada vez que o terrário é aberto as chances de perder tudo aumenta.

Exaustor é sempre bem vindo no terrário justamente para diminuir a qtdade de vezes que o terrário tem de ser aberto.

Segurança


Segurança nada mais é do que manter o terrário fechado a invasores.

Os invasores podem ser microorganismos ou insetos.

Todas as aberturas devem ser protegidas com filtro.

O filtro comumente usado é lã acrílica.

O filtro é feito cortando pedaços da lã, colocando 2, 3, ou mais pedaços sobrepostos.

Depois o filtro é preso a abertura.

As frestas e entrada de tubos devem ser fechadas para não permitir invasores.


Observe seu terrário com frequência e mantenha as condições ideais para produção de frutos.

Apenas complementando a parte de segurança:

NUNCA DIVULGUE SEU CULTIVO!!!

Ética, postura e acima de tudo, Inteligência!!!

https://teonanacatl.org/threads/Ética-postura-e-inteligência.775/page-2#post-9116
 
Última edição por um moderador:
Se o terrário possuir um bom sistema de troca de ar com filtros eficientes não é necessário a abertura. Qdo se faz necessário a abertura, ela é feita em questão de segundos e não de minutos como vc escreveu. Cada vez que o terrário é aberto as chances de perder tudo aumenta.

Exaustor é sempre bem vindo no terrário justamente para diminuir a qtdade de vezes que o terrário tem de ser aberto.

Obrigado pela dica, estava mesmo pensando em colocar um cooler menor que o de um processador.:pos:
Só to em duvida se ligo ele junto com o Timer do umidificador, e tbm + uma fonte para o devido cooler, (esse meu Terrário tá ficando cada vez mais cheio de frescura e mais caro tbm, mas valerá a pena.:D )
 
Ótima contribuição colega! :pos:

Um amigo tem algo a adicionar:

A constante troca de ar por meio de coolers e exaustores pode prejudicar a umidade interna do terrário, pois a constante movimentação de entrada e saida de gases leva também particulas de água e de umidade que estejam junto com esses gases. Ou seja, há muito a se considerar na hora dos testes, se for usar coolers ou exaustores leve em consideração a utilização conjunta de um timer, para nao ter a troca gasosa constante, coisa que creio ser desnecessária - e em terrários com umidade deficiente até prejudicial.

O terrario deve ter suas laterais isoladas de luz exterior, isso é um pre requisito básico para ter cogumelos retos e bem formados, além de ter um crescimento mais limpo e menos entrelaçado. Ter as paredes isoladas também ajuda na prevenção de nelsons nedis (fat asses) e de panos molhados retorcidos. Ele também acha (notem que isso é mera especulação observatoria dele) que ter uma unica fonte fixa de luz ajuda eles a ficarem maiores e mais carnudos, pois concentran-se em crescer e engordar em uma só direção, tendo mais tempos de se desenvolverem em vez de perderem energia mudando sua trajetoria de crescimento.

Depois da formação de pins o fotoperiodo 12/12 é desnecessário, só acelera o crescimento (prejudicialmente) e gasta mais energia eletrica. Ele tem se saido muito bem com ciclos de 15 minutos a cada 45 , durante todo o dia, sem interrupções, a partir da formação total de pins.

Espero que seja de ajuda :) :pos:
 
Ótima contribuição colega! :pos:

Tenho algo a adicionar:

A constante troca de ar por meio de coolers e exaustores pode prejudicar a umidade interna do terrário, pois a constante movimentação de entrada e saida de gases leva também particulas de água e de umidade que estejam junto com esses gases. Ou seja, há muito a se considerar na hora dos testes, se for usar coolers ou exaustores leve em consideração a utilização conjunta de um timer, para nao ter a troca gasosa constante, coisa que creio ser desnecessária - e em terrários com umidade deficiente até prejudicial.

O terrario deve ter suas laterais isoladas de luz exterior, isso é um pre requisito básico para ter cogumelos retos e bem formados, além de ter um crescimento mais limpo e menos entrelaçado. Ter as paredes isoladas também ajuda na prevenção de nelsons nedis (fat asses) e de panos molhados retorcidos. Eu também acho (notem que isso é mera especulação observatoria minha) que ter uma unica fonte fixa de luz ajuda eles a ficarem maiores e mais carnudos, pois concentran-se em crescer e engordar em uma só direção, tendo mais tempos de se desenvolverem em vez de perderem energia mudando sua trajetoria de crescimento.

Depois da formação de pins o fotoperiodo 12/12 é desnecessário, só acelera o crescimento (prejudicialmente) e gasta mais energia eletrica. Tenho me dado muito bem com ciclos de 15 minutos a cada 45 , durante todo o dia, sem interrupç~oes, a partir da formação total de pins.

Espero que seja de ajuda :) :pos:

MUITO BOM
Ainda nao tinha lido este post!!!!
Peace
 
O que vc's dizem sobre o tempo de troca de gases, sendo que vi em outros post's que poderia se trocar o ar até em 3 dias... Quando se demora pra trocar o ar lá dentro é melhor para o micélio ou não... afianl?
 
Eu estava mesmo precisando dessas dicas aí.
Eu não estava conseguindo entender essa parte da frutificação mas agora já tirou muitas de minhas duvidas..

Só tenho uma pergunta boba mas importante para mim.

Eu fervi a argila expandida na panela com agua por 30 minutos, passados os 30 minutos retirei do fogo e esperei 10 minutos e escorri um pouco a agua no escorredor de macarrão sem lavar com agua fria.

A pergunta é:

Terei problemas com contaminação?
Esse tenpo que deixei a argila esterilizando no fogo por 30 minutos foi suficiente para matar as bacterias :confused::confused:

Essa duvida está me corroendo por dentro.:(
 
Eu estava mesmo precisando dessas dicas aí.
Eu não estava conseguindo entender essa parte da frutificação mas agora já tirou muitas de minhas duvidas..

Só tenho uma pergunta boba mas importante para mim.

Eu fervi a argila expandida na panela com agua por 30 minutos, passados os 30 minutos retirei do fogo e esperei 10 minutos e escorri um pouco a agua no escorredor de macarrão sem lavar com agua fria.

A pergunta é:

Terei problemas com contaminação?
Esse tenpo que deixei a argila esterilizando no fogo por 30 minutos foi suficiente para matar as bacterias :confused::confused:

Essa duvida está me corroendo por dentro.:(


Deixe a argila de molho na agua sanitaria só pra ter uma garantia !! ;)
 
Tenho uma questão...

Caso os bolos estejam na incubadora a 28ºC, a meio do processo de colonização, e se as temperaturas descerem para 15ºC e os bolos ficarem privados de luz (tal como estavam no terrário) ao fim de algum tempo começam a frutificar dentro do copo?

Ou para frutificar a luz é indispensável?
 
Tenho uma questão...

Caso os bolos estejam na incubadora a 28ºC, a meio do processo de colonização, e se as temperaturas descerem para 15ºC e os bolos ficarem privados de luz (tal como estavam no terrário) ao fim de algum tempo começam a frutificar dentro do copo?

Ou para frutificar a luz é indispensável?
Pode aconteer.
a luz é necessaria e a troca de ar benéfica para a frutificaçao, porem pode aconter sim deles frutificarem fechadinhos após 25- 30 dias de incubaçao.
 
Estou pensando em montar um terrário, estou querendo optar pela idéia de abrir o terrário o mínimo possível, gostaria de saber se eu colocar uma bombinha de ar com uma pedra porosa em um terrário de 60L quanto tempo terei q deixar ligado para troca completa do ar:??, lembrando q antes de ligar a tal bombinha pretendo usar um exaustor para retirada do ar de dentro..

Aguardo a ajuda de vcs.

Pitbull:confused:
 
Não entendi essa idéia de bomba e exaustor.

Se você usar um exaustor o ar de fora vai penetrar por qualquer fresta minúscula que tiver no terrário.

E se uma bomba jogar ar para dentro também vai sair ar por qualquer fresta.
 
Back
Top