Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Eu quero saber - Faça suas perguntas aqui!

M

Mauricio

Visitante
Abri esse tópico para que vocês coloquem perguntas sobre o que querem saber sobre cultivo em geral.

Então as perguntas, ainda não discutidas, serão analisadas e faremos um resumo para postar aqui:
https://teonanacatl.org/threads/reiniciando-o-início.4869/#post-83545

Com o progresso teremos o tópico, do link acima, com todas as questões, assim é fácil apontá-lo para um membro novato que tiver as mesmas dúvidas.

A vantagem é não congestionar o forúm com perguntas repetidas, que quase sempre têem o caminho da lixeira.

Dúvidas ?
 
Boa noite galera.
Estou com um bolo com o desenvolvimento aparentemente estagnado.
Queria a opinião de alguém mais experiente, agradeço se puderem ajudar.

Data de inoculação: 14/11/2019

Bolo estagnado
View attachment 110102 View attachment 110103

Bolo normal
View attachment 110104 View attachment 110105

Comparação dos dois lado a lado.
View attachment 110106

Foram inoculados 6 copos, apenas 1 está com essa pequena diferença de desenvolvimento.

Parecem tranquilos os dois bolos.
 
Boa noite galera.
Estou com um bolo com o desenvolvimento aparentemente estagnado.
Queria a opinião de alguém mais experiente, agradeço se puderem ajudar.

Data de inoculação: 14/11/2019

Bolo estagnado
View attachment 110102 View attachment 110103

Bolo normal
View attachment 110104 View attachment 110105

Comparação dos dois lado a lado.
View attachment 110106

Foram inoculados 6 copos, apenas 1 está com essa pequena diferença de desenvolvimento.

A quanto tempo o bolo normal atingiu os 100%? E a quanto tempo o outro estagnou?

Essa parada pode ter sido causada por falta de oxigênio, geralmente essa parte do substrato é mais lenta pra colonizar, pois o gás carbônico gerado pelo micélio tende a se acumular no fundo, em último caso você pode virar o copo de cabeça pra baixo, mas apenas se não colonizar de jeito nenhum.
 
A quanto tempo o bolo normal atingiu os 100%? E a quanto tempo o outro estagnou?

Essa parada pode ter sido causada por falta de oxigênio, geralmente essa parte do substrato é mais lenta pra colonizar, pois o gás carbônico gerado pelo micélio tende a se acumular no fundo, em último caso você pode virar o copo de cabeça pra baixo, mas apenas se não colonizar de jeito nenhum.
Eles vão completar 1 mês dia 14 agora. Então acredito que não estão 100% aínda. Reparei que estagnou há uma semana. Eu abano eles todo dia a noite. Vou fazer esse teste de virar o copo. Valeu jow
 
Eles vão completar 1 mês dia 14 agora. Então acredito que não estão 100% aínda. Reparei que estagnou há uma semana. Eu abano eles todo dia a noite. Vou fazer esse teste de virar o copo. Valeu jow

1 mês é tempo suficiente pra colonizar 100% e ainda consolidar, esses aí já estão com uma cara ótima, poderia até colocar os normais pra frutificar se quiser.
Faz uma marca com uma caneta no copo contornando o micélio pra poder acompanhar melhor o crescimento, pela foto falta muito pouco pra ele cobrir aquela parte faltando.
 
1 mês é tempo suficiente pra colonizar 100% e ainda consolidar, esses aí já estão com uma cara ótima, poderia até colocar os normais pra frutificar se quiser.
Faz uma marca com uma caneta no copo contornando o micélio pra poder acompanhar melhor o crescimento, pela foto falta muito pouco pra ele cobrir aquela parte faltando.
Então, eu vou aniversariar ele lá pro dia 20, porque vou viajar.
vc abana na incubadora?
qual seria o motivo ?
Abç
Rapaz, abano sim. O motivo é pra rolar uma troca gasosa. Mas desde o primeiro cultivo eu faço isso, então como uma receita, tento seguir o máximo possível dos passos que foram feitos nós cultivos anteriores, logicamente tentando sempre melhorar.

Você não abana @Gteach ?
 
Última edição:
Se os copos estiverem vedados, não faz sentido abanar.

Mesmo se os copos tiverem furos para troca gasosa, essa provavelmente é tão pequena que abanar pode não fazer diferença.
 
Então, eu vou aniversariar ele lá pro dia 20, porque vou viajar.

Rapaz, abano sim. O motivo é pra rolar uma troca gasosa. Mas desde o primeiro cultivo eu faço isso, então como uma receita, tento seguir o máximo possível dos passos que foram feitos nós cultivos anteriores, logicamente tentando sempre melhorar.

Você não abana @Gteach ?
Nao ..
Abano so nos bulks.!

Abanar na incubadora pode inclusive trazer contaminaçao no seus bolos....

Mais se vc usa essa receita e da certo....continua abanando !:)

Abç
 
Esporos de cubensis são destruídos nums 50 graus celsius. Fui responder um post, caiu a internet aqui e perdi ele.
 
salve!
'to planejando montar meu primeiro mini centro de cultivo -terrario,glove e incubadora- ,e fiquei na duvida se eu poderia juntar os tres numa caixa só pra pequenos cultivos e evitar o maximo possivel de contato do micelio com o ar poluido.
acham uma boa ideia ou eu brisei?
 
Bom dia,

Alguma stain é melhor pra frutificar no calor? Calor do centro-oeste?

Qualquer strain se você controlar a temperatura vai frutificar de boas, quando você vai cultivando o cubensis vai se adaptando à como você cultiva ele.

Mas se fosse pegar uma que inicialmente tem alguma vantagem eu pegaria as que tem nome de algum lugar quente, tipo a mexican ou ecuador.
 
salve!
'to planejando montar meu primeiro mini centro de cultivo -terrario,glove e incubadora- ,e fiquei na duvida se eu poderia juntar os tres numa caixa só pra pequenos cultivos e evitar o maximo possivel de contato do micelio com o ar poluido.
acham uma boa ideia ou eu brisei?

Pode ser que não entendi sua ideia. Se você quer usar uma caixa só para tudo, é possível.

Se você quer deixar tudo dentro de uma caixa pra evitar contato com contaminantes é meio que desnecessário.
 
Pode ser que não entendi sua ideia. Se você quer usar uma caixa só para tudo, é possível.

Se você quer deixar tudo dentro de uma caixa pra evitar contato com contaminantes é meio que desnecessário.
eu queria tipo pegar uma caixa organizadora,colocar luvas ,aquecimento,umidade e arejamento pra fazer tudo la dentro de uma vez.
eu pegaria tudo esterilizado e colocaria la dentro fechado.ai eu inoculava,incubava e frutificaria tudo por la mesmo,fazendo todos os procedimentos com a luva e o material que ja ficaria dentro.isso é o mais barato perto de um laboratorio pros cogus que consegui pensar XD
 
eu queria tipo pegar uma caixa organizadora,colocar luvas ,aquecimento,umidade e arejamento pra fazer tudo la dentro de uma vez.
eu pegaria tudo esterilizado e colocaria la dentro fechado.ai eu inoculava,incubava e frutificaria tudo por la mesmo,fazendo todos os procedimentos com a luva e o material que ja ficaria dentro.isso é o mais barato perto de um laboratorio pros cogus que consegui pensar XD

Não é necessário fazer furos em caixas, muito menos por luvas. Como exemplificado no link abaixo:
Como fazer sem furar e sem por luvas

Só uma parte do processo se faz necessária um ambiente completamente livre de contaminantes que é quando você vai inocular, por isso uma SAB é uma boa.

Pro resto acaba sendo algo que mais atrapalha do que ajuda, na minha opinião.

Tem certas coisas que fazemos, como usar álcool isopropilico para sanitização e aquecer agulhas até ficarem vermelhas que em um espaço confinado estão fadadas a causarem explosões.
 
Bom dia galera. Hoje percebi que esse bolo tá com uma espécie de nuvem, estranho. Então queria saber se vocês acham que esses bolos estão com aparência de contaminados.

IMG_20191217_111657.jpg IMG_20191217_111701.jpg
 
Primeira colheita - Thai Pink Bufalo, deixei alguns ainda no casing que nao romperam o véu, esse verde na base e normal ou descarto?
Obrigado Abraços
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-12-17 at 15.45.01 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-17 at 15.45.01 (1).jpeg
    80.7 KB · Visualizações: 20
  • WhatsApp Image 2019-12-17 at 15.45.01.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-17 at 15.45.01.jpeg
    76.4 KB · Visualizações: 21
Back
Top