Teonanacatl

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

Destaque Entenda e faça o seu Monotub

Tópico em destaque.

Cebolo

Primórdia
Cultivador Confiável
Cadastrado
13/01/2015
Soluções
2
Reputação
6
Pontos de reações
1,336
Pontos
28
Opa!
Irado o post @Cebolo, mas eu segui tudo e os pins ainda não começaram a nascer.
Colonizei bolos de trigo e estavam incríveis, quebrei e coloquei eles em marmitas, aquelas de alumínio.
Cobri com fibra de coco e deixei úmido.
A temperatura do terrario está em 22 e umidade em 97%.
Eles foram para o terrario e receberam essa camada de fibra de coco há 10 dias, e até agora nem sinal de pins.
Porém não parecem estar contaminados ou com algum problema, é normal?
Não há overlay também, afinal a camada de fibra de coco não foi coberta pelas primórdias.
Alguém sabe o que pode estar acontecendo, ou só devo esperar a natureza seguir?
Fala meu amigo, @Bomdia, boa noite :)
10 dias é o tempo que deixo colonizando (no escuro, quietinho)
Após você põe pra frutificar (luz e ar fresco) que em uns 2~5 dias ta pinando
Se não tem cheiro ruim, nem sinal de contaminantes, só resta aguardar, overlay eu duvido que aconteça/seja nesse caso.
E pelo que entendi você usou somente fibra de coco? Então vc fez uma camada de casing, não bulk.

-edit
Vi agora que seu post foi segunda, tava sem entrar, e ai, pinou?

E uma dica, que já foi dita no tutorial, se você ta iniciando, monotub não é o aconselhado, por ter mais etapas se der errado você perde a produção, recomendo sempre iniciar no PFtek.

Última edição:

Bomdia

Esporo
Cadastrado
03/05/2021
Reputação
0
Pontos de reações
6
Pontos
2
Fala meu amigo, @Bomdia, boa noite :)
10 dias é o tempo que deixo colonizando (no escuro, quietinho)
Após você põe pra frutificar (luz e ar fresco) que em uns 2~5 dias ta pinando
Se não tem cheiro ruim, nem sinal de contaminantes, só resta aguardar, overlay eu duvido que aconteça/seja nesse caso.
E pelo que entendi você usou somente fibra de coco? Então vc fez uma camada de casing, não bulk.

-edit
Vi agora que seu post foi segunda, tava sem entrar, e ai, pinou?

E uma dica, que já foi dita no tutorial, se você ta iniciando, monotub não é o aconselhado, por ter mais etapas se der errado você perde a produção, recomendo sempre iniciar no PFtek.
HAhAh boa noite!
Então, eu já havia feito alguns PFtek, e sempre deu "bom" pouca ou quase nenhum contaminação e aí decidi partir pra algo mais produtivo.
Dessa vez, o que rolou foi que fiz os bolos de trigo, e após estarem colonizados nos potes, transferi eles para as "marmitas", e fiz uma camada de casing com fibra de coco, e já deixei direto no terrário, com temperatura de 22ºC, ar fresco, e umidade entre uns 98%.
Isso já tem 12 dias.
Não tem cheiro ruim nem nada, só parece travado.
Tirei algumas fotos dos bolos colonizados antes e deles nas forminhas.

As imagens do bolo é antes de estarem totalmente colonizados e irem para as formas.
As imagens das formas são do estado atual.

Anexos

• IMG_6439.jpeg
    IMG_6439.jpeg
    454.6 KB · Visualizações: 9
  • IMG_6440.jpeg
    IMG_6440.jpeg
    665.4 KB · Visualizações: 8
  • photo_2021-06-17_19-02-23.jpg
    photo_2021-06-17_19-02-23.jpg
    114.5 KB · Visualizações: 8
  • photo_2021-06-17_19-02-37.jpg
    photo_2021-06-17_19-02-37.jpg
    104.9 KB · Visualizações: 9
  • photo_2021-06-17_19-02-44.jpg
    photo_2021-06-17_19-02-44.jpg
    161.2 KB · Visualizações: 10
  • photo_2021-06-17_19-02-41.jpg
    photo_2021-06-17_19-02-41.jpg
    182.6 KB · Visualizações: 10

TupacWari

Hifa
Cadastrado
11/02/2020
Soluções
3
Reputação
4
Pontos de reações
678
Pontos
6
HAhAh boa noite!
Então, eu já havia feito alguns PFtek, e sempre deu "bom" pouca ou quase nenhum contaminação e aí decidi partir pra algo mais produtivo.
Dessa vez, o que rolou foi que fiz os bolos de trigo, e após estarem colonizados nos potes, transferi eles para as "marmitas", e fiz uma camada de casing com fibra de coco, e já deixei direto no terrário, com temperatura de 22ºC, ar fresco, e umidade entre uns 98%.
Isso já tem 12 dias.
Não tem cheiro ruim nem nada, só parece travado.
Tirei algumas fotos dos bolos colonizados antes e deles nas forminhas.

As imagens do bolo é antes de estarem totalmente colonizados e irem para as formas.
As imagens das formas são do estado atual.

Aparentemente você pulou fases importantes, a colonização após montar o bolo (e a montagem em si).

Primeiro, não é ideal que você simplesmente espalhe o spawn no fundo da bandeja e cubra com apenas uma camada de fibra de coco ou vermiculita. Isso é insuficiente.

Você tem que ir montando camadas, alternando spawn e substrato. Começando no fundo com uma camada de substrato e em seguida uma de spawn, e assim sucessivamente até pelo menos 1,5-2,0 cm da borda, finalizando com a camada de cobertura (casing) de 0.5 cm.

Depois da montagem, há o período de colonização do substrato, como o @Cebolo mencionou, tampado com a própria tampa da bandeja ou dentro da caixa organizadora, com alguns furos cobertos com fita microporo ou perlon (pois não requer troca de ar constante), no escuro, por pelo menos 10 dias entre 23-28ºC (a velocidade da colonização dependerá da quantidade de spawn que você utilizar).

Somente quando toda a superfície estiver colonizada, é que você o coloca no terrário para frutificação.

e já deixei direto no terrário, com temperatura de 22ºC, ar fresco, e umidade entre uns 98%.
Isso já tem 12 dias.

Nessas condições não colonizará e ainda fica suscetível a contaminações (ainda que o substrato não seja nutritivo).

Bomdia

Esporo
Cadastrado
03/05/2021
Reputação
0
Pontos de reações
6
Pontos
2
Aparentemente você pulou fases importantes, a colonização após montar o bolo (e a montagem em si).

Primeiro, não é ideal que você simplesmente espalhe o spawn no fundo da bandeja e cubra com apenas uma camada de fibra de coco ou vermiculita. Isso é insuficiente.

Você tem que ir montando camadas, alternando spawn e substrato. Começando no fundo com uma camada de substrato e em seguida uma de spawn, e assim sucessivamente até pelo menos 1,5-2,0 cm da borda, finalizando com a camada de cobertura (casing) de 0.5 cm.

Depois da montagem, há o período de colonização do substrato, como o @Cebolo mencionou, tampado com a própria tampa da bandeja ou dentro da caixa organizadora, com alguns furos cobertos com fita microporo ou perlon (pois não requer troca de ar constante), no escuro, por pelo menos 10 dias entre 23-28ºC (a velocidade da colonização dependerá da quantidade de spawn que você utilizar).

Somente quando toda a superfície estiver colonizada, é que você o coloca no terrário para frutificação.

Nessas condições não colonizará e ainda fica suscetível a contaminações (ainda que o substrato não seja nutritivo).
Entendi.
Mas eu tendo pulado agora, é possível que haja frutos ou tudo perdido? o que deve ser feito?
Porque se já estavam colonizados, achei que fosse apenas fazer uma camada de casing e assim levar ao terrário para frutificar.

TupacWari

Hifa
Cadastrado
11/02/2020
Soluções
3
Reputação
4
Pontos de reações
678
Pontos
6
Entendi.
Mas eu tendo pulado agora, é possível que haja frutos ou tudo perdido? o que deve ser feito?
Porque se já estavam colonizados, achei que fosse apenas fazer uma camada de casing e assim levar ao terrário para frutificar.

Para bulk (e afins) uma coisa é a colonização do spawn (grãos) e outra é a colonização do substrato, ao contrário do PFTek que é uma coisa só, por isso mais simples.

Agora você deve voltá-los para a condição de incubação, como eu mencionei antes, ou da mesma forma que você fez para colonizar os grãos.
Quando colonizar o substrato por inteiro, pode colocar de volta no terrário para frutificar.

Bomdia

Esporo
Cadastrado
03/05/2021
Reputação
0
Pontos de reações
6
Pontos
2
Para bulk (e afins) uma coisa é a colonização do spawn (grãos) e outra é a colonização do substrato, ao contrário do PFTek que é uma coisa só, por isso mais simples.

Agora você deve voltá-los para a condição de incubação, como eu mencionei antes, ou da mesma forma que você fez para colonizar os grãos.
Quando colonizar o substrato por inteiro, pode colocar de volta no terrário para frutificar.
Show!
Agora fez um pouco mais de sentido pra mim.
Mas se eu levar de volta para incubação, com a camada de casing, ela não deve ficar totalmente coberta, correto?

TupacWari

Hifa
Cadastrado
11/02/2020
Soluções
3
Reputação
4
Pontos de reações
678
Pontos
6
Show!
Mas se eu levar de volta para incubação, com a camada de casing, ela não deve ficar totalmente coberta, correto?

A superfície ficará toda coberta de micélio, branquinha, daí sim terá condições de frutificar.
Quando colocar no terrário depois de totalmente colonizada, poderá observar a formação dos pins (simplificando).

Cebolo

Primórdia
Cultivador Confiável
Cadastrado
13/01/2015
Soluções
2
Reputação
6
Pontos de reações
1,336
Pontos
28
Show!
A superfície ficará toda coberta de micélio, branquinha, daí sim terá condições de frutificar.
Quando colocar no terrário depois de totalmente colonizada, poderá observar a formação dos pins (simplificando).
Acho que pra exemplificar melhor o que o Tupac está querendo dizer, é que a camada de cima deve ficar branquinha com micelio aparente, mas você não precisa esperar ficar 100%, para iniciar a frutificação, o micelio tem que preencher uns 70%~80% da superficie, tipo assim
1624054195028.png
Se estiver 100% branco, o micélio pode (chance baixa) criar uma camada dura que dificulta o surgimento de pins; que podemos chamar de "overlay".
Porém é normal, ao longo da frutificação, ele tomar toda a superfície, já com cogumelos
tipo assim
1624054354352.jpeg
Aliás esse foto é minha 👆

Última edição:

Ochiha

Hifa
Cadastrado
05/04/2021
Reputação
1
Pontos de reações
107
Pontos
5
Achei muito interessante e até teria vontade de fazer. Pena que ainda não moro sozinho e meus pais são bem conservadores e caretas quanto a essas coisas. Porém, quando me mudar, acredito que utilizarei deste método, parece fácil e ao alcance de qualquer um. Apenas uma dúvida esse "spawn" que você adicionou é algo que se compra na internet ? São tipo "sementes" ? Perdoe a ignorância, sou leigo ainda.
e ai mano o Spawn é o substrato já colonizado pelo fungo.

TupacWari

Hifa
Cadastrado
11/02/2020
Soluções
3
Reputação
4
Pontos de reações
678
Pontos
6
e ai mano o Spawn é o substrato já colonizado pelo fungo.
Spawn geralmente são grãos inoculados com solução de esporos, cultura líquida, g2g, etc... totalmente colonizados, que posteriormente são usados para colonizar substratos compostos diversos (também pode ser usado bolo PFTek para esse fim).

É comum no mercado de comestíveis ser chamado de "semente".

Muito utilizado também para propagação de micélio através da técnica grain to grain (g2g), entre outras.

Última edição:

Ochiha

Hifa
Cadastrado
05/04/2021
Reputação
1
Pontos de reações
107
Pontos
5
Spawn geralmente são grãos inoculados com solução de esporos, cultura líquida, g2g, etc... totalmente colonizados, que posteriormente são usados para colonizar substratos compostos diversos (também pode ser usado bolo PFTek para esse fim).

É comum no mercado de comestíveis ser chamado de "semente".

Muito utilizado também para propagação de micélio através da técnica grain to grain (g2g), entre outras.
Totalmente exclarecedor

Bomdia

Esporo
Cadastrado
03/05/2021
Reputação
0
Pontos de reações
6
Pontos
2
Acho que pra exemplificar melhor o que o Tupac está querendo dizer, é que a camada de cima deve ficar branquinha com micelio aparente, mas você não precisa esperar ficar 100%, para iniciar a frutificação, o micelio tem que preencher uns 70%~80% da superficie, tipo assim
View attachment 200515
Se estiver 100% branco, o micélio pode (chance baixa) criar uma camada dura que dificulta o surgimento de pins; que podemos chamar de "overlay".
Porém é normal, ao longo da frutificação, ele tomar toda a superfície, já com cogumelos
tipo assim
View attachment 200517
Aliás esse foto é minha 👆
Foda!
O meu, ficou assim.
Melhor deixar mais tempo ou já posso voltar para o terrário?

Anexos

• photo_2021-06-23_11-35-12.jpg
    photo_2021-06-23_11-35-12.jpg
    134.1 KB · Visualizações: 11

Cebolo

Primórdia
Cultivador Confiável
Cadastrado
13/01/2015
Soluções
2
Reputação
6
Pontos de reações
1,336
Pontos
28
Foda!
O meu, ficou assim.
No seu caso tem que esperar, essa parte do meio não está colonizada.
Quando eu digo 70~80% é quando tem micélio nele todo mas não necessariamente preenchendo 100% da área visível, o seu está sem no meio, falta.
1624481412189.png
Esse é um exemplo, está colonizado mas não tem sua área 100% coberta, e sim uns 80~90.
O seu está faltando no meio, enquanto as bordas estão bastante colonizadas, mas é isso, aguardar, se aniversariar assim pode facilitar a contaminar no meio.

Bomdia

Esporo
Cadastrado
03/05/2021
Reputação
0
Pontos de reações
6
Pontos
2
No seu caso tem que esperar, essa parte do meio não está colonizada.
Quando eu digo 70~80% é quando tem micélio nele todo mas não necessariamente preenchendo 100% da área visível, o seu está sem no meio, falta.
View attachment 200584
Esse é um exemplo, está colonizado mas não tem sua área 100% coberta, e sim uns 80~90.
O seu está faltando no meio, enquanto as bordas estão bastante colonizadas, mas é isso, aguardar, se aniversariar assim pode facilitar a contaminar no meio.
BOA!
Uma coisa que senti e foi uma experiencia nova pra mim, foi um cheiro muito adocicado quando abri as quentinhas.
Isso é normal? Se deve ao substrato? No meu caso arroz integral.

Cebolo

Primórdia
Cultivador Confiável
Cadastrado
13/01/2015
Soluções
2
Reputação
6
Pontos de reações
1,336
Pontos
28
BOA!
Uma coisa que senti e foi uma experiencia nova pra mim, foi um cheiro muito adocicado quando abri as quentinhas.
Isso é normal? Se deve ao substrato? No meu caso arroz integral.
Ih rapaz, cheiro doce pode ser sinal de atividade bacteriana :confuso:
Da uma pesquisada sobre ai no fórum e espera ver o desenvolvimento.

Ochiha

Hifa
Cadastrado
05/04/2021
Reputação
1
Pontos de reações
107
Pontos
5
Tem q levar em conta a qualidade do seu olfato e o miscelio tbm tem cheiro. Mais como já falaram tem q aguardar pra ver

Hagane

Esporo
Cadastrado
29/06/2021
Reputação
0
Pontos de reações
11
Pontos
2
Foda!
O meu, ficou assim.
ola bomdia, boa noite, porque voce nao faz um diario? para que todos os membros do forum possam acompanhar o seu cultivo e te dar mais concelhos, as vezes antes de algum imprevisto.