Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo ECUADOR em milho, 1º cultivo

Diário de cultivo completo.
Opa galera, tudo tranquilo?
Apresento um pequeno diário (ainda em construção) do meu primeiro cultivo. Espero que a experiência aqui presente seja útil a comunidade.

24 a 26/08/2011
O milho foi fervido 3 vezes por 30 minutos num período de 24 horas. Demais detalhes como no guia do Maurício (aqui).
O neutralizador de pH utilizado foi o Bicarbonato de Sódio.

27/08/2011
8 copos foram inoculados com a strain Ecuador (obrigado ao pessoal da PróFundos) e foram colocados na incubadora (caixa de isopor, previamente limpa com álcool). As seringas, feitas com agua mineral, ficaram hidratando na geladeira por 24 hrs (detalhes).
Todo o processo aqui descrito foi feito num banheiro previamente limpo com Lysoform e água sanitária, observando todos os cuidados com a higiene e com o ambiente durante a manipulação.

01/09/2011
Desde o dia 28/09 a incubadora está com a temperatura variando entre 26°C e 29°C, com a maior parte do tempo em 27°C. Hoje ainda sem sinais significantes do micélio.

06/09/2011 (9 dias após a incubação)
Adquiri ontem um aquecedor de aquário e consegui uma temperatura média de 29º. O micélio ainda está se desenvolvendo lentamente, mas já é bem perceptível o crescimento.
incubadora.jpg

15/09/2011
Um dos pote está quase 100% colonizado, outros 2 não colonizaram (mas com alguns sinais de micélio primário, bem fraco) e o restante (5) estão 40~50% e foram sacudidos para espalhar o micélio.

18/09/2011 (21 dias após a incubação)
Nenhum sinal de contaminação e o micélio continua crescendo rapidamente.
copos 18-09 (1).jpgcopos 18-09 (2).jpgcopos 18-09 (3).jpg

19/09/2011
Nota-se um pequeno crescimento de micélio nos 2 copos que não colonizaram.

-- Ainda nesta semana pretendo preparar a camada de casing. Esta camada será preparada, a princípio, com uma mistura de pó de coco e terra vegetal. (discussão)
A terra vegetal, facilmente encontrada no varejo, é uma mistura de turfa, terra virgem, esterco bovino, calcário, fertilizante orgânico e humus. Feita a mistura, vou pasteuriza-la no microondas por 5 min, na potência máxima, uma vez por dia durante 3 dias.

Qualquer crítica/sugestão será muito bem vinda!
 
3) "alagar" a superfície do casing, embalar em papel filme, mandar pra geladeira, e no outro dia tirar o excesso de água?

Eu venho fazendo dessa maneira. Estou tendo bons resultados.
 
Opa, obrigado pela dicas.
Ontem alaguei o bulk, fiz alguns furos e coloquei na geladeira. Hoje retirei o excesso de água que estava no fundo. Posto fotos em breve!
 
Opa, obrigado pela dicas.
Ontem alaguei o bulk, fiz alguns furos e coloquei na geladeira. Hoje retirei o excesso de água que estava no fundo. Posto fotos em breve!

só cuidado pra não deixar água sobrando no fundo, pode apodrecer o teu substrato.
 
Ontem mesmo drenei boa parte da água, e hoje drenei mais um pouquinho. Olhei por agora e não apareceu mais água no fundo. Devo ter mais algum cuidado?
 
Tá tudo certo. Relaaxa irmao! :fumar:
 
Ontem mesmo drenei boa parte da água, e hoje drenei mais um pouquinho. Olhei por agora e não apareceu mais água no fundo. Devo ter mais algum cuidado?

agora só muito cuidado com a mágica, ela é forte !
 
Opa galera, vlw pela energia!

Hoje quando acordei tive uma belíssima surpresa: pins! :D
tub pins 7-11.jpg tub 4-11.jpg
A qualidade das fotos estão horriveis pois foram tiradas de um celular, mas da pra ver os primeiros filhotes!

Estou borrifando um pouco de água sempre que as paredes estão secas. Correto?

agora só muito cuidado com a mágica, ela é forte !
Hahaha, é tão forte que exala do tub!
 
cara que legal este diário é uma escola!!! to lendo na biblioteca e nos foruns sobre confecção de case, o seu diário cara esta com todas a infomações necessárias para quem vai começar com os cases.... eu já tentei outras vezes porém sem sucesso, mas estou determinado a tentar novamente....... parabéns pela jornada cara......
 
e desnescessario ficar abrindo pra borrifar agua, ja tem humidade suficiente la adentro amigo.
 
e desnescessario ficar abrindo pra borrifar agua, ja tem humidade suficiente la adentro amigo.

Concordo. Acho que um excesso de água na superfície pode atrapalhar o desenvolvimento de pins ou até estragar o substrato. Só quando estiver muito seco mesmo, ou na reidratação entre os flush's...
 
Vlw galera! Depois de perder 4 de 5 marmitas, fiquei muito feliz por esse tub ter dado certo! Assim que os cogus crescerem mais, posto mais fotos. Tem um pin gigantesco, mais grosso que muito cogu que ja vi hahahaha

Vou borrifar só quando não existirem mais gotículas de água na parede então, e quando notar que o substrato está muito ressecado. Estou pensando em fazer um dunk e um cold shock a cada fluxo, o que vocês acham?

cara que legal este diário é uma escola!!! to lendo na biblioteca e nos foruns sobre confecção de case, o seu diário cara esta com todas a infomações necessárias para quem vai começar com os cases.... eu já tentei outras vezes porém sem sucesso, mas estou determinado a tentar novamente....... parabéns pela jornada cara......
Amigo, fico muito satisfeito em saber que meu diário ajudou alguem. Ainda sou muito amador perto do resto da galera do forum, mas precisando de qualquer ajuda é só falar :D Mas vale lembrar que o cultivo inicial não deu muito certo, já que o material de casing contaminou em 4 de 5 marmitas (a esterilização foi insuficiente).
Para ter uma esterilização mais garantida, tive o cuidado de colocar quantidades menores de material de casing/bulk no microondas, esterilizando por 10min na potencia máxima, por 3 dias, sempre misturando o material e quebrando os bolos. Lembrando que o material perde muita água durante o processo, então é importante checar a umidade antes de colocar no microondas e de usar. Ah, depois de frio mantive o material na estufa p/ as bacterias/esporos eclodirem.
 
E pinou pra caramba!!!

Parabéns...:)
 
Parabéns aí.

O meu cultivo ta meio problemático, hehehe. Mas comecei uma cultura líquida com uma seringa que tinha sobrado na geladeira e vou começar de novo. Os esporos já germinaram. Daqui umas duas semanas acho que já estará pronta.

E bom proveito aí com os ricos frutos que vc vai conseguir. Com certeza serão muitos!
 
só acompnhando..... estes pins promete.... boa sorte, estou na espectativa por vc cara...... abraço
 
Saudações galera! Fotos de hoje
tub 11-11 (1).jpg tub 11-11 (2).jpg
Parece que as boas vibrações aqui do forum estão deixando os cogus bombadões hahahaha :D
O grandão está perto de abrir, enquanto os menores ainda estão crescendo bastante! Putz, ja to sonhando com eles...
O casing está no terceiro fluxo, bem fraco se comparado ao tub.

Parabéns aí.

O meu cultivo ta meio problemático, hehehe. Mas comecei uma cultura líquida com uma seringa que tinha sobrado na geladeira e vou começar de novo. Os esporos já germinaram. Daqui umas duas semanas acho que já estará pronta.

E bom proveito aí com os ricos frutos que vc vai conseguir. Com certeza serão muitos!
Vlw cara! Fé que da tudo certo... No meu deu quase tudo errado, mas esse tub salvou d+. Cultivar é realmente um teste de paciência e dedicação, com resultados muito compensadores com ctza! Boa sorte ai no seu cultivo!

Um abraço!
 
Excelente... Parabéns!

Não deixe de relatar a trip hein :D
 
Back
Top