Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo ECUADOR em milho, 1º cultivo

Diário de cultivo completo.
Opa galera, tudo tranquilo?
Apresento um pequeno diário (ainda em construção) do meu primeiro cultivo. Espero que a experiência aqui presente seja útil a comunidade.

24 a 26/08/2011
O milho foi fervido 3 vezes por 30 minutos num período de 24 horas. Demais detalhes como no guia do Maurício (aqui).
O neutralizador de pH utilizado foi o Bicarbonato de Sódio.

27/08/2011
8 copos foram inoculados com a strain Ecuador (obrigado ao pessoal da PróFundos) e foram colocados na incubadora (caixa de isopor, previamente limpa com álcool). As seringas, feitas com agua mineral, ficaram hidratando na geladeira por 24 hrs (detalhes).
Todo o processo aqui descrito foi feito num banheiro previamente limpo com Lysoform e água sanitária, observando todos os cuidados com a higiene e com o ambiente durante a manipulação.

01/09/2011
Desde o dia 28/09 a incubadora está com a temperatura variando entre 26°C e 29°C, com a maior parte do tempo em 27°C. Hoje ainda sem sinais significantes do micélio.

06/09/2011 (9 dias após a incubação)
Adquiri ontem um aquecedor de aquário e consegui uma temperatura média de 29º. O micélio ainda está se desenvolvendo lentamente, mas já é bem perceptível o crescimento.
incubadora.jpg

15/09/2011
Um dos pote está quase 100% colonizado, outros 2 não colonizaram (mas com alguns sinais de micélio primário, bem fraco) e o restante (5) estão 40~50% e foram sacudidos para espalhar o micélio.

18/09/2011 (21 dias após a incubação)
Nenhum sinal de contaminação e o micélio continua crescendo rapidamente.
copos 18-09 (1).jpgcopos 18-09 (2).jpgcopos 18-09 (3).jpg

19/09/2011
Nota-se um pequeno crescimento de micélio nos 2 copos que não colonizaram.

-- Ainda nesta semana pretendo preparar a camada de casing. Esta camada será preparada, a princípio, com uma mistura de pó de coco e terra vegetal. (discussão)
A terra vegetal, facilmente encontrada no varejo, é uma mistura de turfa, terra virgem, esterco bovino, calcário, fertilizante orgânico e humus. Feita a mistura, vou pasteuriza-la no microondas por 5 min, na potência máxima, uma vez por dia durante 3 dias.

Qualquer crítica/sugestão será muito bem vinda!
 
Pois é, hoje descobri que outra vasilha estava contaminada =/ Mas ainda restam 3 sem sinais de contaminação nem mal cheiro.
Estou tentando salvar o micélio que contaminou. Retirei boa parte da terra que estava contaminada, e voltei as vasilhas p/ a estufa. Se o micelio voltar a crescer, estava pensando em fazer um monotub/bulk com ele, mas dessa vez pasteurizando a terra ao invés de colocar no microondas. O que vocês acham?
E uma camada só com fibra de coco, será que rola?
 
Pois é, hoje descobri que outra vasilha estava contaminada =/ Mas ainda restam 3 sem sinais de contaminação nem mal cheiro.
Estou tentando salvar o micélio que contaminou. Retirei boa parte da terra que estava contaminada, e voltei as vasilhas p/ a estufa. Se o micelio voltar a crescer, estava pensando em fazer um monotub/bulk com ele, mas dessa vez pasteurizando a terra ao invés de colocar no microondas. O que vocês acham?
E uma camada só com fibra de coco, será que rola?

Você não tem acesso à esterco bovino ou equino? Tenho usado somente esterco curtido como substrato bulk e obtendo bons resultados (bom lembrar que o estrume bovino é o alimento preferido dos cubensis). Se pasteurizado de forma correta (três aquecimentos de uma hora a 70°C, com intervalo de 24 horas entre eles) não vai ter problemas com contaminação. Outra vantagem é que se fizer um bulk não precisarás de camada casing nem terrário. :)
 
Você não tem acesso à esterco bovino ou equino? Tenho usado somente esterco curtido como substrato bulk e obtendo bons resultados (bom lembrar que o estrume bovino é o alimento preferido dos cubensis). Se pasteurizado de forma correta (três aquecimentos de uma hora a 70°C, com intervalo de 24 horas entre eles) não vai ter problemas com contaminação. Outra vantagem é que se fizer um bulk não precisarás de camada casing nem terrário. :)
gostou de brincar com bukk ne???:laugh:
 
Não é tão dificil achar, acho que até mesmo num mercadinho aqui perto vende. Vou acabar fazendo um bulk com os potes que sobraram. Os resultados, inclusive os do seu cultivo, foram excelentes! Cogus suficientes pra um banquete! hehehe
Aqui no meu caso, acho que o microondas que não deu conta do recado. Provavelmente o calor não foi suficiente no interior de algumas bolotas de material, pensando bem 5 min realmente é bem pouco tempo!

Não vejo novos sinais de contaminação nas vasilhas que contaminou. Vou preparar uma nova mistura, pasteurizar de outra maneira e aproveitar o micélio. Posto os resultados em breve!
 
poucas pessoas acertam a mao na esterelizaçao em microondas... melhor tentar outros meios...
 
Saudações galera!

Depois de um longo tempo sem atualizações no diário, trago boas noticias!
- Felizmente uma das 5 marmitas não apresentou contaminações. Colhi o primeiro fluxo ontem, a quantidade de pins foi bem alta, mas houveram muitos abortos. Deu uns 50g no primeiro fluxo!
primeiro fluxo 28-10 2.jpg
- Com os dois copos colonizados que restaram, no dia 23/10 preparei um monotub com o mesmo material utilizado no cultivo problemático, porem com alguns cuidados a mais. Este deu muito certo, sem contaminantes e hoje, em menos de uma semana, o material está praticamente todo colonizado. Seguem algumas fotos:

26/10
monotub 26-10.jpg

29/10
monotub 29-10 2.jpgmonotub 29-10.jpg

Um abraço a todos!
 
Faça alguns furos logo acima do nível do substrato e tape com lã acrílica ou micropore, para que o CO2 possa sair. É necessário uma grande concentração de O2 para frutificar...
 
Opa @Cosmik, obrigado! Não me esqueço, assim que tirar da estufa vou colocar um papel alumínio nas laterais!

@rodrigokvar, fiz um furo bem grande em cima e tapei com um filtro tipo aqueles utilizados em mascaras descartáveis, você acha que não é suficiente?
 
Opa @Cosmik, obrigado! Não me esqueço, assim que tirar da estufa vou colocar um papel alumínio nas laterais!

@rodrigokvar, fiz um furo bem grande em cima e tapei com um filtro tipo aqueles utilizados em mascaras descartáveis, você acha que não é suficiente?[/quote
o melhor seria um furo em cada lateral do tub...
qual o tamanho da caixa?
 
A caixa não é muito grande, deve ter uns 3L no máximo.

Amanhã vou retirar a caixa da estufa, acho que a superfície vai estar completamente coberta por micélio. Estou na duvida se faço um coldshock e/ou uma hidratação. O que vocês acham?
 
A caixa não é muito grande, deve ter uns 3L no máximo.

Amanhã vou retirar a caixa da estufa, acho que a superfície vai estar completamente coberta por micélio. Estou na duvida se faço um coldshock e/ou uma hidratação. O que vocês acham?

Se possível faça os dois.
Uma hidratação vai garantir uma boa reserva de água para os frutos se desenvolverem grandes e vigorosos.
E um choque térmico deve formar uma quantidade maior de primórdias, como acelerar o processo de pinagem.
 
@rodrigokvar, fiz um furo bem grande em cima e tapei com um filtro tipo aqueles utilizados em mascaras descartáveis, você acha que não é suficiente?

O CO2 é mais pesado que o ar atmosférico logo tende a se concentrar no fundo do recipiente. Por aqui faço vários furos acima do micélio para saída de CO2 e alguns furos mais altos (como o que você fez), para entrada do ar. Use um material metálico e quente para fazer os furos; é bem prático e rápido. Boa sorte aí cara! :)
 
Se possível faça os dois.
Uma hidratação vai garantir uma boa reserva de água para os frutos se desenvolverem grandes e vigorosos.
E um choque térmico deve formar uma quantidade maior de primórdias, como acelerar o processo de pinagem.
Entendido. Faço normal, com um borrifador, ou de alguma maneira mais especifica?

O CO2 é mais pesado que o ar atmosférico logo tende a se concentrar no fundo do recipiente. Por aqui faço vários furos acima do micélio para saída de CO2 e alguns furos mais altos (como o que você fez), para entrada do ar. Use um material metálico e quente para fazer os furos; é bem prático e rápido. Boa sorte aí cara! :)
Certo, vou fazer os furos!

Vlw pelas boas energias e paciência galera!
 
Eu tenho essa dúvida quanto à hidratação também.

No caso de um casing, seria melhor:
1) borrifar água por cima?
2) injetar lá dentro em vários pontos com uma agulha?
3) "alagar" a superfície do casing, embalar em papel filme, mandar pra geladeira, e no outro dia tirar o excesso de água?

O que seria mais recomendável na maioria dos casos?
 
ambas maneiras dariam certo, mas acho melhor afogar mesmo e depois escorrer o ecesso...
 
Obrigado. Vou fazer isso no meu cultivo quando chegar a hora.
 
Back
Top