Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo ECUADOR em milho, 1º cultivo

Diário de cultivo completo.
Opa galera, tudo tranquilo?
Apresento um pequeno diário (ainda em construção) do meu primeiro cultivo. Espero que a experiência aqui presente seja útil a comunidade.

24 a 26/08/2011
O milho foi fervido 3 vezes por 30 minutos num período de 24 horas. Demais detalhes como no guia do Maurício (aqui).
O neutralizador de pH utilizado foi o Bicarbonato de Sódio.

27/08/2011
8 copos foram inoculados com a strain Ecuador (obrigado ao pessoal da PróFundos) e foram colocados na incubadora (caixa de isopor, previamente limpa com álcool). As seringas, feitas com agua mineral, ficaram hidratando na geladeira por 24 hrs (detalhes).
Todo o processo aqui descrito foi feito num banheiro previamente limpo com Lysoform e água sanitária, observando todos os cuidados com a higiene e com o ambiente durante a manipulação.

01/09/2011
Desde o dia 28/09 a incubadora está com a temperatura variando entre 26°C e 29°C, com a maior parte do tempo em 27°C. Hoje ainda sem sinais significantes do micélio.

06/09/2011 (9 dias após a incubação)
Adquiri ontem um aquecedor de aquário e consegui uma temperatura média de 29º. O micélio ainda está se desenvolvendo lentamente, mas já é bem perceptível o crescimento.
incubadora.jpg

15/09/2011
Um dos pote está quase 100% colonizado, outros 2 não colonizaram (mas com alguns sinais de micélio primário, bem fraco) e o restante (5) estão 40~50% e foram sacudidos para espalhar o micélio.

18/09/2011 (21 dias após a incubação)
Nenhum sinal de contaminação e o micélio continua crescendo rapidamente.
copos 18-09 (1).jpgcopos 18-09 (2).jpgcopos 18-09 (3).jpg

19/09/2011
Nota-se um pequeno crescimento de micélio nos 2 copos que não colonizaram.

-- Ainda nesta semana pretendo preparar a camada de casing. Esta camada será preparada, a princípio, com uma mistura de pó de coco e terra vegetal. (discussão)
A terra vegetal, facilmente encontrada no varejo, é uma mistura de turfa, terra virgem, esterco bovino, calcário, fertilizante orgânico e humus. Feita a mistura, vou pasteuriza-la no microondas por 5 min, na potência máxima, uma vez por dia durante 3 dias.

Qualquer crítica/sugestão será muito bem vinda!
 
Parabéns! tenho certeza que vai ter bons resultados..
boa sorte no cultivo!
 
O micélio nos copos de milho tá bem bonito.!
Incubar em 29º é quente demais. Tente manter um máximo de 27º dentro da incubadora.

Bom cultivo!!!
 
-- Ainda nesta semana pretendo preparar a camada de casing. Esta camada será preparada, a princípio, com uma mistura de pó de coco e terra vegetal. (discussão)
A terra vegetal, facilmente encontrada no varejo, é uma mistura de turfa, terra virgem, esterco bovino, calcário, fertilizante orgânico e humus. Feito a mistura, vou pasteuriza-la no microondas por 5 min, na potência máxima, uma vez por dia durante 3 dias.
Qualquer crítica/sugestão será muito bem vinda!

Ja ouvi por aqui que o problema da terra vegetal é que contamina muito facil. Eu uso nos meus casings 50% pó de coco, 50% vermiculita + 1 colher de calcario pra acertar o pH. Coloco 6 min no microondas, 1 vez só....e ja utilizo apos esfriar. Ainda n tive problemas com contaminação e me parece uma boa receita, ja que tive resultados satisfatorios.

Bom, é só uma sugestão...boa sorte com os meninos. :LOL:
 
Ja ouvi por aqui que o problema da terra vegetal é que contamina muito facil. Eu uso nos meus casings 50% pó de coco, 50% vermiculita + 1 colher de calcario pra acertar o pH. Coloco 6 min no microondas, 1 vez só....e ja utilizo apos esfriar. Ainda n tive problemas com contaminação e me parece uma boa receita, ja que tive resultados satisfatorios.

Bom, é só uma sugestão...boa sorte com os meninos. :laugh:

50/50 - Pó de Fibra de Coco + Vermiculita é uma excelente receita :)
 
Vlw pelas boas vibrações galera, não vejo a hora de ver esse micélio frutificando!

O micélio nos copos de milho tá bem bonito.!
Incubar em 29º é quente demais. Tente manter um máximo de 27º dentro da incubadora.

Bom cultivo!!!

Tranquilo, vou seguir o toque. Acho que afastar a garrafa dos potes ja é suficiente pra cair alguns graus.

Ja ouvi por aqui que o problema da terra vegetal é que contamina muito facil. Eu uso nos meus casings 50% pó de coco, 50% vermiculita + 1 colher de calcario pra acertar o pH. Coloco 6 min no microondas, 1 vez só....e ja utilizo apos esfriar. Ainda n tive problemas com contaminação e me parece uma boa receita, ja que tive resultados satisfatorios.

Bom, é só uma sugestão...boa sorte com os meninos. :laugh:

50/50 - Pó de Fibra de Coco + Vermiculita é uma excelente receita :)

Pois é, o que ouvi dizer foi isso mesmo... por isso vou fazer aquele esquema dos 3 dias, pra assegurar que não fique nenhum organismo vivo na terra. Se esse problema da contaminação for contornado, acho que essa terra vai ser uma boa pedida! Mesmo assim, vlw pelas dicas galera! Optei por esses materiais pq ta dificil arrumar vermiculita por aqui...

Sobre a camada, o que vocês acham da proporção 2 terra : 2 pó de coco : 1 de água?
 
olá, qual a potencia do seu aquecedor para chegar aos 29°?
 
Sobre a camada, o que vocês acham da proporção 2 terra : 2 pó de coco : 1 de água?

Sobre a quantidade de água, é relativo. Primeiro misture bem a terra e o pó de coco, depois adicione a água aos poucos, quando você apertar/espremer o mix com a mão, deve cair apenas algumas gotas d'água.

Positividades! :)
 
olá, qual a potencia do seu aquecedor para chegar aos 29°?
A potência do aquecedor é de 2,5W. Mas vale ressaltar que a temperatura final depende de muitos fatores como, por exemplo, a capacidade de isolamento térmico da caixa que você está usando, o tamanho da mesma ou a temperatura média do ambiente externo, entre outros fatores.
Essa minha caixa é de isopor, deve ter uns 30~40L e a temperatura ambiente média aqui esta sendo de uns 25ºC. Por exemplo, em dias quentes (uns 32ºC), a temperatura na caixa ultrapassa a ideal; nas madrugadas mais frias, a temperatura fica um pouco abaixo da ideal. Se ai for mais frio que aqui, compre um aquecedor mais potente. Se for mais quente, talvez você não precise de um. Ter um termômetro é fundamental!

@Cosmik, obrigado pela dica!
 
ok, obrigado! vou comprar um termometro.
 
26/09/2011
Com 5 copos 100% colonizados foram preparados os recipientes de frutificação que ficarão mais 5 dias, tampados, na incubadora.
Sobre os outros 3 copos, 1 está 80% e os outros 2 começaram a colonizar a uns dias (o que vocês acham, pode ser contaminação?).

CAMADA DE CASING
Proporção: 60% pó de coco, 40% terra vegetal (turfa, terra virgem, esterco bovino, calcário, fertilizante orgânico e humus).
Forma de preparo: Com os ingredientes misturados, foi adicionado água até o ponto em que escorre ao apertar a mistura com a mão.
Esterilização: 5 minutos no microondas na potência máxima, uma vez por dia durante 3 dias.

case1.jpg case2.jpg

Bom galera, por enquanto é isso! As vasilhas foram revestidas com papel alumínio para evitar a incidencia de luz nas laterais.
Energias positivas!
 
... Sobre os outros 3 copos, 1 está 80% e os outros 2 começaram a colonizar a uns dias (o que vocês acham, pode ser contaminação?). ...
Não, pode ser apenas um micélio mais preguiçoso, normal! :)
... Vou ver se dou um jeito de pintar essas marmitas de preto amanhã... Energias positivas!
Será que pintar é suficiente?
Há métodos mais simples como passar uma fita isolante ou saco plástico preto, ou também cobrir a parte externa com papel alumínio e segurar as pontas com alguma fita.

Boa sorte, andrelsn! :)
 
Opa Cosmik, vlw mais uma vez!
Estava pensando em pintar p/ ser uma coisa permanente, mas arrumar uma tinta que seja realmente boa vai ser um pouco complicado hehehhe... Então ontem mesmo revesti as vasilhas com papel alumínio. Espero que o micélio esteja gostando do casing!
Ainda estou na dúvida se depois dos 5 dias, faço outra camada e deixo mais 5 dias ou se levo p/ a geladeira. O que vocês acham?
Outra dúvida: o micélio se estressa com o movimento dos copos/marmitas? Digo, o manuseio do recipiente onde o micélio está atrapalha seu desenvolvimento?
 
deixa o miscelio quietinho rapa...
assim que colonizar essa camada, faça uma camada fina de vermiculita ou po de coco e manda pro terrario, o cold shock e opcional...
 
É esses potes transparente não são uma boa. Mas mesmo assim é promissor o teu cultivo. Boa sorte!
 
deixa o miscelio quietinho rapa...
assim que colonizar essa camada, faça uma camada fina de vermiculita ou po de coco e manda pro terrario, o cold shock e opcional...
hehehe, é dificil resistir a dar uma olhadinha no crescimento, na temperatura... mesmo tendo olhado a duas horas atras aiuehahiehahei. Mas vou deixar quieto.
Sobre a camada, só pó de coco mesmo? Ou pode ser com a mistura (sobrou um pouco...)

É esses potes transparente não são uma boa. Mas mesmo assim é promissor o teu cultivo. Boa sorte!
Pois é tupynambá, procurei mas n achei um pote escuto... esses ao menos são muito bem vedados. Coloquei folha de alumio em volta p/ bloquear a luz!
Vlw pela positividade!

Eu tenho 3 potes de ecuador no milho se desenvolvendo aqui, acho que vou usar a mesma receita
Aguenta um pouco ai, pra ver se esse vai dar certo!
 
vai dar certo sim, uso esses potes como casing faz tempo, tampando as laterais ta de boa... da ate pra acompanhar o desenvolvimento miscelial...
 
hahahahah.

É difícil mesmo deixar quieto. O cara ta sempre cuidando, vendo se a temperatura está boa, vendo se não contaminou. Se o micélio cresceu um pouquinho.
Normal.

Ta bonito esse cultivo. Eu também estou com um em andamento de Ecuador em milho de pipoca.
Vou sempre dar uma visitada neste pra ver as dicas e na medida do possível dar dicas também.

Cheers!
 
Opa @DanBlotter, vlw!

Infelizmente descobri que uma das vasilhas contaminou. Apareceu vários pontos brancos na terra, com um cheiro muito estranho. Retirei boa parte desses pontos e voltei a vasilha para a estufa. O contaminante veio da mistura do casing, provavelmente do esterco.
Na esperança do micélio vencer!
 
Back
Top