Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Domesticação: Panaeolus MG + TKSSS / BRASIL / G. Teacher

Diário de cultivo completo.
Salve Comunidade!

Domesticação

Panaeolus sempre me despertaram interesse e, há alguns meses, encontrei-os exatamente no local onde coleto estrume para os bulk's. Retirei vários carimbos, procedi com Cultura Líquida para obter um micélio saudável e inocular potes com diferentes substratos. Os que apresentaram melhores resultados foram os copos com as misturas: 1/1 milho e esterco equino; 2/1 esterco equino e vermiculita; 100% esterco equino. A razão para o uso do esterco equino é que ele deixa o substrato mais aerado que o bovino. Fiz os bulk's ( húmus, esterco bovino, vermiculita, pó de côco +calcário calcítico), que foram colonizados em 5 dias, na média. O casing (pó de côco, vermiculita + calcário) foi colonizado em três dias e h0je, com dois dias de terrário, surgiram dois pins.

Local da coleta: "Lagoa Azul"
SAM_0668.JPG SAM_1334.JPG SAM_1340.JPG SAM_1345.JPG LAGOA AZUL.JPG

Isolamento - MDK

Uma strain muito estável e produtiva, sigo os trabalhos em BDA para um possível melhoramento e em breve postar fotos.

TKSSS, BRASIL e GT foram os carimbos que recebi dos amigos Moe! e M3g4d3th recentemente. Os Golden Teacher estão colonizando os potes e, as outras duas strains, em fase de frutificação.

Agaricus Bisporus

Comprei um spawn de um fornecedor e procedi com os bulk's. O micélio sequer começou a colonização e, por conta disso, tive contaminações. peguei um grão de trigo colonizado desse spawn e sigo os trabalhos em BDA e potes de milho.

É isso, em breve posto as fotos do cultivo.
 
P A R A B É N S!:eek:h:

Belíssimo trabalho manolo!

E essa esporulada ai? Forte e vingadora sim sr. hein ô!?

Por falar nisso tem conseguido printar normalmente os pans?
Esse segundo flush parece que veio carregado de esporos né! hehe
Sentiu alguma diferença notavel nesse 2º flush?

Gostei dos brazucas, foi só na vermiculita?

Abs,
Thug


Fala Thug!!!

Pois é irmão, viajei fim semana e quando voltei estava tudo preto. Passei o dedo no fundo do terrário e tinha uma camada espessa de esporos!!!

To carimbando os pans, eles soltam muitos esporos, tá sendo facinho... ainda mais estes com o chapéu convexo. Em breve mandarei vários à PF, achei muito massa o interesse da galera em cultivá-los!!!

A diferença que notei foi no número de frutos; no primeiro e segundo flush eles vêem abundantes, depois surgem poucos cogumelos. Claro que com estes dois casings já não dá pra tirar muitas conclusões pois estão infestados de esporos, mas com o primeiro casing foi dessa forma. E os cogumelos amadurecem mais rápido que os cubensis.

Nos brazucas fiz o casing padrão mesmo; 1/1 vermiculita/pó de côco + calcário calcítico.
Achei a strain fantástica, apesar de pequenos, tem uma produção de frutos extraordinária!



Po que maravilha em, parabens anatman

Muito bom, Anatman, você realmente é um Mestre Cogumeleiro. Grande incentivo pra gente que está iniciando. :cool:

Que nada... Metam marcha nos cultivos galera!

E obrigado pelo incentivo de todos!

Abraços cumpadres! :)
 
Cara, eu sei que a pergunta vai soar bem boba, talvez inexperiente demais, mas onde conseguir a bosta propriamente dita pros Pan Cyan?
Tipo... Espero um cavalo cagar? Vo num mato catar bosta? Ou algum lugar vende? OASHDOAD

Mas é uma pergunta sincera, porque to ligado que Pan Cyan gosta muito de bosta. Aliás, até onde sei, cocô de cavalo em si é melhor do que pó-de-côco para um substrato bulk, coloniza bem melhor, mais rapido e tem mais nutrientes. Também descobri que centeio é melhor que arroz integral pra colonizar também. Alguém sabe se centeio é fácil de conseguir? Acho que vo tentar usar no meu próximo cultivo.

Novamente, parabéns pelo cultivo.
 
Cara, eu sei que a pergunta vai soar bem boba, talvez inexperiente demais, mas onde conseguir a bosta propriamente dita pros Pan Cyan?
Tipo... Espero um cavalo cagar? Vo num mato catar bosta? Ou algum lugar vende?


Mano, bosta SECA no pasto. Sempre que coletar, verifique se o interior do extrume também está seco. Se não estiver, não é ideal para bulk, pela acidez. O extrume de cavalo deixa o bulk mais aerado, mas utilizo o bovino com maior frequência.

Também descobri que centeio é melhor que arroz integral pra colonizar também. Alguém sabe se centeio é fácil de conseguir? Acho que vo tentar usar no meu próximo cultivo.

Novamente, parabéns pelo cultivo.

Nunca usei centeio, mas creio que exija uma certa destreza para trabalhar com ele.
Substituí o milho pelo trigo em vários copos dos meus cultivos. Segui algumas receitas do Shroomery e de pessoas que o utilizam; O resultado foi desastroso.

Então amigo, se for trabalhar com centeio, pesquise bastante nos cultivos do Shroomery e faça copos com pouco substrato, para testar.

Abraços e bons cultivos!
 
Quando essa strain for difundida e pelo menos outro cultivador conseguir resultados com a mesma vamos incluí-la no Guia de Raças, Anatman.

E aproveito e organizo a parte de Espécies exóticas.
 
Mano do ceu que cultivasso!

Parabens Anatman,

E sobre os champignons? Deu em alguma coisa? Espero q de continuidade.. PRECISAMOS DE MAIS CULTIVOS DE COMESTIVEIS PESSOAL! (especialmente padronizados/simplificados aos produtos brasileiros)
 
Panaeolus
O micélio é muito facilmente confundido com cobweb, os cogumelos possuem um cheiro suave e agradável.

Esses tempos tentei cultivar Pan através de um carimbo de um domesticado. Tive o maior surto de cobweb da história. Foi sinistro...Joguei tudooo fora. Agora, estou me perguntando se realmente era cobweb.
 
Esses tempos tentei cultivar Pan através de um carimbo de um domesticado. Tive o maior surto de cobweb da história. Foi sinistro...Joguei tudooo fora. Agora, estou me perguntando se realmente era cobweb.

Os melhores indicadores são o odor e a velocidade de crescimento.

Cob cresce assustadoramente, enquanto que os pans crescem como cubensis.
Cobweb tem um cheiro levemente azedo, micélio de pan tem cheiro suave e agradável.

Visualmente é quase impossível distinguí-los mesmo.
 
Os melhores indicadores são o odor e a velocidade de crescimento.

Cob cresce assustadoramente, enquanto que os pans crescem como cubensis.
Cobweb tem um cheiro levemente azedo, micélio de pan tem cheiro suave e agradável.

Visualmente é quase impossível distinguí-los mesmo.

O cheiro do micélio de pan é parecido com cheiro de micélio do cubensis?
 
Meio que me intromentendo...

Eles têm exigências de temperatura e umidade maiores, além de algumas espécies necessitarem de um substrato rico em palha/wood chips (madeira em pedaços).

Mas não são tão impossíveis assim.
Hmm entendi, obrigado mano. Vou aprender mais com os cubensis mesmo, quem sabe no futuro nao tento.
 
Boa, Anatman !

Mais uma vez com um belo diário e um belo cultivo. Parabéns por tudo, principalmente pela domesticação dos Pan Cyan!
 
A galera geralmente tem receio em cultivá-los, sem motivo. São extremamente fáceis de lidar, assim como os cubensis. Você tem que ter em mente que os pans AMAM estrume (bovino ou equino) então este deve estar presente no spawn, bulk e/ou bolo (sim, é possível cultivá-los em bolo).
E outra é que eles nao suportam umidade > 95% depois de pinar.
Hmm muito bom. mas manter a umidade abaixo dos 95% tem algum segredo ? unica maneira que vejo a umidade descer no terrario é quando coloco a garrafa de gelo, fora isso tem ficado nos 99%, apesar que tenho umidificador ligado né.... Bom eu tenho vontade de cultivar Pans, vou dar uma estudada melhor no assunto e completar meu cultivo de Cubensis, que ja esta sendo uma grande aula, depois tento um carimbo com a Pf quando eles tiverem disponiveis. obrigado mano... e denovo, parabens mesmo pelu cultivassooo!
 
Back
Top