Em Andamento Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário

Texugo

Hifa
Membro Ativo
Ficou bonito esse vaso aí em.
Boa viagem! o_O
 

MarcelloMn

Esporo
Membro Novo
Que lindos cogumelos irmão, obrigado por postar sobre técnica in vitro ,está me ajudando muito , vou ter paciência e esperar o primeiro flush , inoculei ontem e vou relatar em um post, é tão bom cultivar uahauajaiaja , técnicas outdoor espero num futuro tentar acho avançado , cultura líquida tbm
 

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Quanto de água diária vc usou
Assim que quebrei os bolos, eu regava bastante água, que saía o excesso por baixo do vaso. Quando o bloco micelial se consolidou e a água parou de descer, reduzi para borrifadas. Inicialmente, borrifava até ver que umideceu bem, até ver lâminas dágua. Depois passei a dar 10 borrifadas 3x ao dia para manter bem úmido. E assim fiz até a colheita.
 

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Muito boa
Suas camadas casing foram feitas ou a vermiculita não foi preparada(colocada do saco pro vaso )
Colocada do saco no vaso embaixo e em cima do micélio. Pra evitar sair vermiculita pelos buracos debaixo do vaso, cobri todos com micropore, que deixa passar a umidade de boa, devagar.

Agora para a segunda frutificação, logo após a colheita adicionei mais vermiculita pra tapar as laterais pela redução do micélio com o primeiro flush. Também um pouco de vermiculita nova em cima, o que tapa os furos no casing após a colheita e por alguma razão ajuda o micélio a se manter mais saudável, segundo o professor PF.

Ao molhar a nova vermiculita, primeiro borrifei água até deixar a camada em cima mais durinha, e depois reguei com suavidade para dar bastante umidade. Na segunda rega que fiz, aumentei bem a quantidade de água e finalmente pude ver um tempo depois um pouco da água acumulada no pratinho. Nesse momento isso é bom, porque quer dizer que a camada inferior de vermiculita também está sendo reidratada.

A fase de regar sem agitar a vermiculita deve durar uns dias e substitui o dunk. Bastante água pro micélio, cujo excesso será eliminado pelo fundo do vaso.

E então eu devo voltar a apenas borrifar com relativa abundância 3x ao dia pra aguardar o segundo flush.
 

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Desabafo...

Nenhum dos meus in vitro estão pinando, há mais de mês!

Não sei por qual parâmetro. Frio e calor já fez. Com e sem camada de vermiculita. Deslacrado ou ainda lacrado.

Nada... nada... nada...
 

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Então...

3 dos 4 in vitro sem camada de vermiculita contaminaram. Eu ia descartar também o quarto, por falta de esperança, quando então vi 3 pinos na parte debaixo do bolo onde tinha um corte! Isso vai me levando a crer que o micélio frutifica mais facilmente quando não é um sólido de micélio. Explique-se. A tendência dos bolos a frutificarem embaixo quando o selo de vermiculita é posto pra baixo não seria apenas baixa umidade, mas também o fato de como o micélio secundário ali se espalha sem formar uma massa densa.

Da mesma forma, o rool ou a camada dupla de vermiculita dão ao micélio uma área colonizável que sai do bolo. Por isso talvez facilitem a frutificação em cima ou no meio do bolo. Quero dizer, talvez hifas "soltas" ou "em andamento" que ainda não sejam um sólido emaranhado tenham mais facilidade de frutificação do que as partes do bolo compactadas de micélio.

Não que o bolo compacto não frutifique, claro. Apenas, se você der ao micélio mais "ar de filamento" torne mais fácil a produção de nós hifais.

E, bem, os outros 3 copos in vitro com camada de vermiculita que ainda estão lacrados finalmente frutificaram! A produção parece baixa pra primeira onda de frutos, mas pelo menos aconteceu...

E hoje terminei a secagem de um total de 11,5 gramas secas de Ecuador! Yeah!
 

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Estamos de volta.

Os in vitro selados frutificaram:
20200127_225248.jpg :apontar: os três copos em vias de colheita. Só tô esperando não ter mais nenhum cogu crescendo.

Os in vitro peladões todos contaminaram. Mas um chegou a frutificar!
20200127_132359.jpg :apontar: dois lindos e robustos cogumelos. Apesar do tamanho, são bem densos e devem dar um bom peso.

Sobre os experimentos com micélios pelados, vou manter e ver no que dá em períodos mais frios. Afinal, totalmente em contato com o ambiente, o micélio sente muito mais o calor.

Se eu realmente comprovar a viabilidade de um cultivo assim, terei finalmente superado e simplificado ainda mais o cultivo para além da tek in vitro. Mas isso vai ser em um próximo cultivo.

Por fim, os 8 copos da última inoculação estão quase 100%. O plano é fazer o casing de vaso de planta outdoor, que se mostrou a tek mais rentável no calor do verão.

Ah eh, demorou mas me dei conta que tô cultivando outdoor, já que deixo o vaso do lado de fora da casa para sentir a noite e o dia, com umidade do sereno, das chuvas, e também o calor ou mormaço do dia, se não chover. Acredito que isso aumente a pinagem.
 

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Voltei!!!

O casing de vaso de planta... mor-reu!!! Acho que exagerei muito na hidratação e no calor do sol. Um mês sem pinar, meti o dedo em cima e afundou igual bolo de aniversário: adeus primeiro outdoor. Enterrei tudo no quintal.

Bem, mas a vida segue. Peguei dois bolos 100% da última inoculação e fiz um novo casing no vaso de plantas. Uhuuuu

De resto, 1 copo 100% e consolidado. Devo botar na garrafa Pet. E mais 5 copos em quase 100% há... umas duas semanas! Estagnaram... que estranho, nunca aconteceu antes. Vamos ver no que dá.

Ah, os 3 in vitro deram uma leva de flush. Estão lá aguardando pela próxima onda.

E pronto. Fui!
 

ExPoro

Psiconauta Apaixonado. Enteogenista Floyd-Gospel.
Membro Ativo
Acho que se ajustar a quantidade de água deve dar pra tirar alguns bons flushs dai
É! Dessa vez não vou afogar o casing com um regador kkk. Só umidificação com borrifador mesmo.
 
Superior