Retomando a série dos Diários da Esperança (#1 e #2), agora estamos no #3. A seringa usada em 4 dos 9 copos acho que tem mais de um ano. O carimbo do qual tirei duas seringas, mais de um ano também. Inclusive fiz besteira pela falta de prática desde meu último cultivo e rasguei o alumínio, o que me fez tirar só as duas seringas dele - como dito.
Na hora do substrato, nada demais, Pf Tek basicão. Só que eu esqueci de botar o arroz integral moído por último, e coloquei junto com a água: ficou uma papa. Kkkk Mas depois consegui misturar a vermiculita, mas com bem mais trabalho. Espero que não afete a aeração do substrato.
4 copos inoculados (20/11/19). 5 esperando o tempo da hidratação dos esporos por uns dias (quanto maior o tempo do carimbo, mais tempo se recomenda pra deixar hidratando).
Volto quando tiver mais novidades.
Mas segue meu checklist de fazer o substrato e esterilizá-lo:
-Misture o substrato
-Ponha nos copos
-Camada de vermiculita
-Isole com alumínio e fita isolante
-Não faça furos no alumínio
-Coloque na PP
-Deixe 45 min após dar pressão
-Desligue e aguarde pelo menos 6 horas
Pra inocular, só usei fogo na seringa para esterelizá-la, e como os copos saem vedados da PP, só precisa de camada de micropore depois da inoculação.
Local de trabalho: boca do forno do fogão.
Sem segredos.
Consultem o Diário-Tutorial Completo pra detalhes passo a passo.
Na hora do substrato, nada demais, Pf Tek basicão. Só que eu esqueci de botar o arroz integral moído por último, e coloquei junto com a água: ficou uma papa. Kkkk Mas depois consegui misturar a vermiculita, mas com bem mais trabalho. Espero que não afete a aeração do substrato.
4 copos inoculados (20/11/19). 5 esperando o tempo da hidratação dos esporos por uns dias (quanto maior o tempo do carimbo, mais tempo se recomenda pra deixar hidratando).
Volto quando tiver mais novidades.
Mas segue meu checklist de fazer o substrato e esterilizá-lo:
-Misture o substrato
-Ponha nos copos
-Camada de vermiculita
-Isole com alumínio e fita isolante
-Não faça furos no alumínio
-Coloque na PP
-Deixe 45 min após dar pressão
-Desligue e aguarde pelo menos 6 horas
Pra inocular, só usei fogo na seringa para esterelizá-la, e como os copos saem vedados da PP, só precisa de camada de micropore depois da inoculação.
Local de trabalho: boca do forno do fogão.
Sem segredos.
Consultem o Diário-Tutorial Completo pra detalhes passo a passo.
Última edição: