Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário

Diário de cultivo completo.
Retomando a série dos Diários da Esperança (#1 e #2), agora estamos no #3. A seringa usada em 4 dos 9 copos acho que tem mais de um ano. O carimbo do qual tirei duas seringas, mais de um ano também. Inclusive fiz besteira pela falta de prática desde meu último cultivo e rasguei o alumínio, o que me fez tirar só as duas seringas dele - como dito.

Na hora do substrato, nada demais, Pf Tek basicão. Só que eu esqueci de botar o arroz integral moído por último, e coloquei junto com a água: ficou uma papa. Kkkk Mas depois consegui misturar a vermiculita, mas com bem mais trabalho. Espero que não afete a aeração do substrato.

4 copos inoculados (20/11/19). 5 esperando o tempo da hidratação dos esporos por uns dias (quanto maior o tempo do carimbo, mais tempo se recomenda pra deixar hidratando).

Volto quando tiver mais novidades.

Mas segue meu checklist de fazer o substrato e esterilizá-lo:
-Misture o substrato
-Ponha nos copos
-Camada de vermiculita
-Isole com alumínio e fita isolante
-Não faça furos no alumínio
-Coloque na PP
-Deixe 45 min após dar pressão
-Desligue e aguarde pelo menos 6 horas

Pra inocular, só usei fogo na seringa para esterelizá-la, e como os copos saem vedados da PP, só precisa de camada de micropore depois da inoculação.

Local de trabalho: boca do forno do fogão.

Sem segredos.

Consultem o Diário-Tutorial Completo pra detalhes passo a passo.
 
Última edição:
Eu não me importo com a forma dos cogumelos. Então, deixo crescer como quiserem. Só rodo a garrafa pra ir vendo se entorta pra menos perto das parede das Pets, já que ali tem luz do sol onde elas ficam.

Micélio não tem lado. Cogumelo não tem direção. :)
 
Última edição:
Tirei o carimbo mais claro da minha vida, porque o chapéu tava muito úmido e isso atrapalha de marcar o carimbo. (Foto 2)

Usei ele inteiro para fazer uma seringa de 18 ml. Seringa que, aliás, é a mais clara que já fiz que nem dá pra ver esporos flutuando. (Foto 1)

Vamos ver no que vai dar.
 

Anexos

  • 20191219_013535.jpg
    20191219_013535.jpg
    1.3 MB · Visualizações: 27
  • 20191219_011917.jpg
    20191219_011917.jpg
    1.5 MB · Visualizações: 27
E pronto, o primeiro carimbo bonitinho de tamanho médio e bem carimbado pronto pra ser guardado. O carimbo anterior, como postei antes, foi direto pra seringa de tão fraquinho que tava.

Em relação à primeira leva de colheita, 3 bolos deram cada um cogumelo grande, e outro deu cogumelos medianos. O calor é realmente um desafio pro cubensis, pois é um primeiro flush extremamente fraco para meus parâmetros de cultivo.

No entanto, a ideia é trabalhar com as strains no verão e ver se as fortaleço pro ano todo do RJ.
 
E pronto, primeira leva da primeira colheita pesada: 2,5 gramas secas de Ecuador. Já tenho o suficiente pra uma incursão. :)

A segunda leva dos primeiros flushes foi pra parte final da secagem hoje.
 
Bem, tive a má ideia de inverter os copos caso crescessem in vitro na incubadora para irem pra luz embaixo. Apesar de ter me questionado sobre o ar, não pensei no mais importante: a umidade. E ela se foi. Quando fui pegar os copos, todos com poças d´água embaixo.

Como todos os copos das levas 2 e 3 estavam consolidados, resolvi então ir pra frutificação. Quatro deles, in vitro. Mas outros cinco coloquei num balde com argila e água oxigenada no fundo. Porque creio que uma cobweb começava em 3 desses copos. O balde é simples. Em cima duas tocas cirúrgicas para dar respiro e isolamento, e nos furos laterais micropore. Os bolos ficam diretamente sobre a argila, com os selos de vermiculita contaminados pra baixo, perto da água oxigenada.

Ahhhh! Meu primeiro cobweb, e ainda por cima no fim da colonização. Mas faz todo sentido, sobre a camada de casing.

E assim agora são 4 na Pet, 5 no balde, 4 no in vitro, 5 colonizando. E vamo que vamo.
 

Anexos

  • 20191227_194824.jpg
    20191227_194824.jpg
    4.6 MB · Visualizações: 27
  • 20191227_194846.jpg
    20191227_194846.jpg
    4.1 MB · Visualizações: 27
Última edição:
Iniciei uma tentativa de facilitação do cultivo. Um casing de vermiculita de dupla camada em um vase de planta. A ideia é deixar assim aberto, e espargir água diariamente sobre a camada superior. O excesso de água será drenado pelo fundo do vaso.

São uns 3 dias no entanto pros micélios formarem uma nova rede micelial. Quebrei 3 bolos do balde, que agora tem só 2 bolos.

Espero que consiga frutificar os cogumelos praticamente como se regam plantas diariamente.
 

Anexos

  • 20191228_191516.jpg
    20191228_191516.jpg
    1.8 MB · Visualizações: 21
Já fiz uma tentativa dessa
Joguei sobre umas pedras onda passava água por baixo cerrente e diariamente
Resultado cogua gigantes fluirão de pedaços de bolos
 
E mais 8 copos inoculados com os 10 ml restantes da última seringa usada!

20191230_030957.jpg

Com isso, nesse diário se somam 29 copos inoculados:

Apenas 2 contaminaram
3 foram doados após 100%
3 estão pra 100%
8 foram pra colonizar agora
13 estão em frutificação: 4 na Pet, 2 no Balde, 3 viraram casing no vaso, 4 invitro

E vamo que vamo
 
Bem...

20200105_040421.jpg :apontar: o último dos 3 copos de cima terminou de colonizar externamente; e os 8 copos que inoculei semana passada seguem com tudo!

O rendimento vai mal pelo calor. A segunda colheita de um bolo rendeu 0,7 gramas secas.

Novos cogumelos entretanto surgem no horizonte!
20200104_012559.jpg :apontar: os pinos surgiram ontem no balde-terrário...
20200105_040103.jpg :apontar: e hoje dois já estão lindos cogumelos jovens em pleno vapor. :)

E hoje, vi que duas Pets pinaram:
20200105_035759.jpg :apontar: surpresa de hoje em uma das garrafas Pet.

E vamo que vamo.

Ah, passei a espargir água filtrada nos terrários, nos in vitro, e no casing do vaso de plantas. Aceito dicas. :)
 
Então...

20200105_205526.jpg :apontar: mais uma colheita hoje, agora de surpresos 5 cogumelos. Achei que só dois iam desenvolver. :)

Em relação a um dos in vitro:
20200105_210320.jpg :apontar: deu um contaminante parasita do micélio. Qualquer dúvida sobre a contaminação ia embora com o cheiro acre e seco. Foi pro quintal o bolo, enterrado sobre um pouquinho de terra, pra um outdoor incidental.

E essa queda do calor em Nikity tem ajudado o cultivo.
 
Esse bolo com os 5 cogumelos ta lindo demais, parabens!!!
Em relação aos bolos que vc enterra, vc ja conseguiu colher cubensis deles?
 
Valeu!

Em relação aos bolos que vc enterra, vc ja conseguiu colher cubensis deles?
Pois é... nesses quase 20 cultivos, nunca consegui nenhum cogu com outdoor incidental... mas a maioria consegue.

Vamos ver esse. :)
 
Em geral sobre o cultivo...

In vitro sem usar camada de vermiculita. Ainda não pinaram, mas talvez não seja por questão de estarem sem qualquer isolamento do meio ambiente - e estão na varanda que dá pro quintal. Mantenho os copos úmidos com 3 borrifadas diárias então o micélio se mantém lodoso embaixo e seco-duro em cima. Forcei com a ponta do dedo em cima pra deixar um local pra água parada no topo.

Corte de contaminante. O contaminante que pegou um dos copos in vitro estava começando a devorar um dos outros três bolos. Fiz um corte, como num bolo de aniversário, para tirar todas as partes que tivessem a contaminação. Talvez isso ajude o copo a pinar no local do corte?

Um copo, água e bolo micelial é tudo que eu quero precisar pra obter cogumelo! Sem nem vermiculita em cima.

O que isola os copos dos mosquitos mas não formigas é uma toca cirúrgica pois permite bem a circulação de ar.

Por fim...

Vários pinos apareceram no casing do vaso de flores. Isso é uma grande vitória pra mim 😃, pois não há terrário, mas apenas o casing. Na fase de frutificação, fica simples como cultivar plantas: apenas borrifar água umas vezes ao dia.
 
Adoro ler seus post mano de cultivo em vitro , n achei vermiculita em nenhum lugar na minha cidade pois moro no interior , pensei em fazer com fibra de coco e arroz integral , será que rola? Ou algo para substituir vermiculita , se puder dar uma opinião já ajuda , desde já obrigado , a strain é Porto Rico , pensei em fazer in vitro tbm pois preciso ser discreto seria única opção .
Meu primeiro cultivo kkk , aceito dicas tbm , inoculação não precisa de trocas gasosas certo? Da para tampar os furos , na fase de frutificação pensei em deixar toucas cirúrgicas tbm
 
Ótimas explicações. Obrigado por compartilhar.

Me surgiu uma dúvida sobre seu terrário em garrafa PET. Você não utiliza furos próximo a altura do bolo, nem abre para ventilar, sendo assim não é arriscado o gás carbônico acumular no fundo?

Irei testar um terrário em PET na próxima segunda, seu post ajudou bastante.

@ExPoro achei a resposta da minha dúvida em outro post, vou deixar aqui que pode ajudar outra pessoa.
"O design das garrafas com seu topo mais estreito causa uma força que empurra o ar fresco para dentro e o CO2 para fora automaticamente e naturalmente. Você pode controlar ainda mais a troca de ar e a umidade interna deslocando a parte de cima da garrafa mais para cima ou mais para baixo; ela pode ser colocada desde bem em cima do bolo até na borda de cima da garrafa."
 
Última edição:
Valeu, pessoal. Fico feliz! :)

n achei vermiculita em nenhum lugar na minha cidade pois moro no interior , pensei em fazer com fibra de coco e arroz integral

Isso, pessoal usa fibra de coco com frequência pra substituir a vermiculita na feitura do substrato, mas eu não sei como ficam as proporções da receita.

inoculação não precisa de trocas gasosas certo? Da para tampar os furos , na fase de frutificação pensei em deixar toucas cirúrgicas tbm

Ao inocular com a seringa, será feito um furo no alumínio. Basta tapar esses furos com micropore e terá a troca gasosa necessária e suficiente pra colonizar e pra primeira frutificação in vitro.

Você não utiliza furos próximo a altura do bolo, nem abre para ventilar, sendo assim não é arriscado o gás carbônico acumular no fundo?

Edit: vi sua edição agora. Não, porque as garrafas, pelo formato que possuem (cone em cima), geram uma circulação passiva de ar, que mantém oxigenação suficiente. Basta substituir a tampa por perlon.

Sobre os furos na altura do bolo, podem afetar e prejudicar a umidade. :!: São dispensáveis e podem prejudicar o terrário mais do que ajudar. A técnica original com a Pet não usa furos, mas apenas a passagem de ar da tampa e também dos vãos da conexão entre a tampa e o corpo da garrafa, se houver.

Mas, se ventilar e borrifar água, melhora muito o rendimento da Pet.

Ótimas explicações. Obrigado por compartilhar.

Me surgiu uma dúvida sobre seu terrário em garrafa PET. Você não utiliza furos próximo a altura do bolo, nem abre para ventilar, sendo assim não é arriscado o gás carbônico acumular no fundo?

Irei testar um terrário em PET na próxima segunda, seu post ajudou bastante.

@ExPoro achei a resposta da minha dúvida em outro post, vou deixar aqui que pode ajudar outra pessoa.
"O design das garrafas com seu topo mais estreito causa uma força que empurra o ar fresco para dentro e o CO2 para fora automaticamente e naturalmente. Você pode controlar ainda mais a troca de ar e a umidade interna deslocando a parte de cima da garrafa mais para cima ou mais para baixo; ela pode ser colocada desde bem em cima do bolo até na borda de cima da garrafa."

Isso mesmo! Então, a minha atualização sobre o tema é o que disse acima apenas: substitua a tampa por perlon e você terá troca de ar suficiente sem perda de umidade. ;)
 
Última edição:
Eis as fotos do casing no vaso:
20200110_032106.jpg20200110_032048.jpg :teo_seta_direita: me parece um baixíssimo índice de aborto, e que dará uma boa quantidade de cogumelos médios.

Definitivamente curioso pra ver a frutificação em ambiente aberto da minha varanda!
 
E finalmente o casing no vaso de flores terminou de frutificar:
20200111_172645.jpg :teo_seta_direita: um close dos cogus
20200111_184005.jpg :teo_seta_direita: opa, tem algo diferente naquele vaso de flor kkk
20200111_174542.jpg :teo_seta_direita: maior colheita do cultivo: 115 gramas frescas!

Em outras palavras, um casing in vitro aberto de 3 bolos umidificado diariamente rendeu mais do que 6 bolos isoladamente. Parece por hora uma ótima opção pra cultivo de verão.
 
Back
Top