Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Diário da Esperança #3 - Ecuador PF Tek - 15° Diário

Diário de cultivo completo.
Retomando a série dos Diários da Esperança (#1 e #2), agora estamos no #3. A seringa usada em 4 dos 9 copos acho que tem mais de um ano. O carimbo do qual tirei duas seringas, mais de um ano também. Inclusive fiz besteira pela falta de prática desde meu último cultivo e rasguei o alumínio, o que me fez tirar só as duas seringas dele - como dito.

Na hora do substrato, nada demais, Pf Tek basicão. Só que eu esqueci de botar o arroz integral moído por último, e coloquei junto com a água: ficou uma papa. Kkkk Mas depois consegui misturar a vermiculita, mas com bem mais trabalho. Espero que não afete a aeração do substrato.

4 copos inoculados (20/11/19). 5 esperando o tempo da hidratação dos esporos por uns dias (quanto maior o tempo do carimbo, mais tempo se recomenda pra deixar hidratando).

Volto quando tiver mais novidades.

Mas segue meu checklist de fazer o substrato e esterilizá-lo:
-Misture o substrato
-Ponha nos copos
-Camada de vermiculita
-Isole com alumínio e fita isolante
-Não faça furos no alumínio
-Coloque na PP
-Deixe 45 min após dar pressão
-Desligue e aguarde pelo menos 6 horas

Pra inocular, só usei fogo na seringa para esterelizá-la, e como os copos saem vedados da PP, só precisa de camada de micropore depois da inoculação.

Local de trabalho: boca do forno do fogão.

Sem segredos.

Consultem o Diário-Tutorial Completo pra detalhes passo a passo.
 
Última edição:
E acabei de inocular os 5 copos restantes com a seringa que ficou 7 dias na geladeira pros esporos hidratarem e aumentarem as chances de eclosão do carimbo de mais de um ano.

Sobrou na seringa o suficiente para mais 9 copos. E eu já tô querendo fazer mais bolos! Tudo se junta! Será coincidência? :p

E os quatros primeiros copos seguem em uma excelente velocidade de colonização, já em torno dos 40% externos. Vai ter presente antes do Natal. kkkk
 
Quase 3 dias e sem sinal de eclosão. Vou aguardar uma semana ou pouco mais, senão irei reinocular. A seringa já terá 2 semanas de hidratação, o que aumenta as probabilidades.

E os 4 copos da semana passada estão a 80% de fechare externamente com os micélios nem rizo. Nenhuma contaminação até agora.
 
E eclodiram também os outros 5 copos com a seringa recém-feita! :D

Agora me pergunto se faço mais substratos e copos e produzo logo uma boa quantidade... não que 9 copos não produzam e muito.... kkk
 
quebra esses bolos e faz um pf bulk pra melhores resultados .
quero ver a frutificação desse ecuador ! Em breve vou tentar essa variedade também .
Boa sorte pareceiro , grande abraço !

Os 4 copos já avançados pretendo fazer Pet para poder tirar carimbos, porque o meu in vitro é sem isolamento.

Os 5 que estão começando pretendo fazer in vitro com eles, pela simplicidade.

Mas se fizer mais substratos, poderia trabalhar num casing com vários bolos quebrados. :)
 
E pronto, mais 5 copos pra PP nesse exato instante.

É enorme a diferença na homogeneidade do substrato ao se adicionar corretamente a vermiculita e água primeiros, e só depois de misturá-los adicionar a farinha de arroz integral.

Ao fazer nesta ordem, parece que os farelos do arroz se unem à vermiculita, tendo uma textura mais afarinhada. Se inverter a ordem, a farinha de arroz forma pequenos grânulos e a mistura fica menos homogênea e aerada, de fato.
 
Beleza, os 5 copos a mais foram inoculados agora.

Existe uma novidade nesses copos: não fiz camada de vermiculita. Tenho tido um sucesso absoluto em não ter contaminações há anos, vou testar se tirar a camada afeta isso - porque essa camada ocupa um volume que podia servir pro substrato nutritivo. E também pra caminhar cada vez mais pra simplificação dos cultivos pra chegar na ExPoro Pf Tek :p

Por outro lado, em bolos que visam ser in vitro "casing" como eu faço, é melhor ter a camada de vermiculita em cima pros primeiros flushes.
 
Coloquei mais 7 copos inoculados pra geladeira-incubadora. Um total de 20 copos em 3 levas e 4 inoculações.

Isso que rendeu um saquinho de 1 Kg de arroz integral!!! Em termos de volume, foram no total 1.200 ml (500 + 300 + 400 ml) de farinha de arroz integral e água mineral, e o dobro (2400 ml) mais um pouco (devido à camada de vermiculita) pra vermiculita.

Meu record! :) Como é bom comer requeijão com copo de vidro grande ao longo dos anos kkk cheio de copos.

----

Dois copos já entraram em consolidação, estes vão pra garrafas Pets em alguns dias.
 
Eis que os micélios da terceira leva surgem!

Parece que com duas semanas de hidratação a quantidade de esporos que eclodiu foi 10, 20x maior. Toda a área molhada pela seringa eclodiu, enquando com uma semana de hidratação na seringa só eclodiram 3-5 esporos em cada local de aplicação.

Conclusão: o tempo de hidratação de duas semanas apresenta um aumento drástico nas eclosões e vale a pena ser esperado pra quem quer também uma colonização mais rápida.

O tempo até eclodirem foi de 4 dias.
 

Anexos

  • 15756749074098613255659617917321.jpg
    15756749074098613255659617917321.jpg
    2 MB · Visualizações: 47
Última edição:
É isso aí, primeiro bolo a ir pro terrário Pet após consolidar a colonização por uns dias.

Esse bolo foi inoculado em 20/11, o que contam 20 dias para aniversariar (2 semanas e 6 dias).

Não havia porque fazer dunk.

E bora tirar carimbo desse bolo. Agora é contar pros cogus virem.

Sobre o terrário, garrafa Pet com argila expandida no fundo e água oxigenada até metade das argilas. No bico, aquele negócio que usa em filtro de ar pra aquário que esqueci o nome kkk. Edição: perlon é o nome! Obrigado @Ankardo
 

Anexos

  • 15759262683484537421240629626743.jpg
    15759262683484537421240629626743.jpg
    1.7 MB · Visualizações: 63
Última edição:
Opa, uma contaminação surge entre os 20 copos! Um micélio que pode até se confundir com o do cubensis, mas que é bem mais claro e mais "filiar". Chamo de "parece teia de aranha".

Na região de contato entre os micélios, se vê a fronteira entre eles e o embate nela nas marcas mais escuras.

Vou descartar logo esse bolo pois sei que o cubensis não vai conseguir dominar o substrato nesse percentual de colonização. Eis que o "parece teia de aranha" vai tomar o substrato faltante todo em um dia.
 

Anexos

  • 15760120126484557931776507327950.jpg
    15760120126484557931776507327950.jpg
    2 MB · Visualizações: 59
Última edição:
É isso aí, primeiro bolo a ir pro terrário Pet após consolidar a colonização por uns dias.

Esse bolo foi inoculado em 20/11, o que contam 20 dias para aniversariar (2 semanas e 6 dias).

Não havia porque fazer dunk.

E bora tirar carimbo desse bolo. Agora é contar pros cogus virem.

Sobre o terrário, garrafa Pet com argila expandida no fundo e água oxigenada até metade das argilas. No bico, aquele negócio que usa em filtro de ar pra aquário que esqueci o nome kkk.

Manta acrílica, perlon, entranhas de ursinho de pelúcia.
 
Vamos aos então...

Os 4 bolos da primeira leva já pinaram em suas garrafas pets. Acredito que em dois a três dias já terei chapéu pronto pra tirar carimbo.

Mais um copo contaminou, o que somam agora então 2 de 20, ou 90% de sucesso.

Finalmente um dos copos da segunda leva já fechou os 100%. Agora é deixar consolidar enquanto os demais chegam junto. Tenho tido uma teoria sobre a taxa de colonização do cubensis fora da área visível externa ser próxima ao raio do crescimento do micélio em relação ao ponto de germinação. Questão é que até na área visível este raio costuma variar... enfim, isso diria melhor quanto tempo precisa ou não esperar pra consolidar. E talvez micélios mais demorados pra fechar os 100% externos já estejam quase consolidados por dentro... em outras palavras, numa mesma inoculação, mesmo que façam 100% em datas distintas, aniversariar juntos é viável pois os últimos já colonizaram por dentro. Algo assim. Hoje abri o contaminado pra verificar melhor essa hipótese, mas precisarei abrir muitos bolos contaminados pra ter uma conclusão melhor.

Por hora, na prática, aniversariados juntos os 4 primeiros, um tinha 1 semana de consolidado, outro tinha 1 dia, no entanto, todos pinaram juntos.

Ou seja... o resultado prático parece apontar pro que eu disse acima.
 
Última edição:
Eis um exemplo de cogu pronto pra colheita, seu véu já está parcialmente rasgado. Alguns esperariam terminar de rasgar o véu, mas pra mim não faz diferença. Tampouco a direção em que vai o cogumelo - como podem observar.

Então, como este é o primogênito de sua leva da seringa de 1 ano e pouco, tirarei um carimbo. Para tanto, devo esperar até que o cogumelo maduro comece a esporular, e somente então irei colher para seccionar o chapéu e tirar o carimbo Equador Verão 1. (Se colher antes de esporular, nâo esporulará mais).

Pretendo iniciar uma série de cultivos com seleção genética feita a partir de ME, como os fazendeiros fizeram com gados e outros animais, e pessoas fizeram com cães e gatos, até chegar em algo extremamente adaptado ao cultivo caseiro. O bom do fungo é que se consegue em um ano o que entre mamíferos se demoram até seculos, tamanha a mutabilidade e adaptabilidade dos fungos.
 

Anexos

  • 15765357647404630810660767243574.jpg
    15765357647404630810660767243574.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 48
Back
Top