Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Da panela de pressão e do desenvolvimento dos micélios.

Paraná

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/04/2013
115
65
41
Curitiba-PR
Prezados, boa tarde.
Apresento-vos uma charada...
Durante os procedimentos para a inoculação dos copos, utilizei duas panelas de pressão, sendo uma ligereiramente maior que a outra. Na primeira couberam 5 copos, enquanto na menor, apenas 4.
Adotei o uso dos panos dentro das panelas no processo de cozimento/esterilização do substrato.
Ocorre que o pano que estava na panela menor queimou... desconfiei disso quando comecei a sentir um característico cheiro de queimado saindo junto com o vapor... rsrsrsrsrs
Por óbvio, desliguei a mesma imediatamente e aguardei que esfriasse... ao abrir notei que o estrago não havia sido tão grande quanto o imaginado... "menos mal", pensei.
Com a outra panela, tudo correu dentro do previsto e não tive problemas com princípios de incêndio.
Imaginei que os 4 copos que estavam na panela queimada teriam sido perdidos em razão da alta temperatura, mas ainda assim, optei por inoculá-los.
Na inoculação todas as medidas preventivas de praxe foram adotadas, como a flambagem da agulha, asepsia dos materiais e do ambiente, além de fazer o procedimento sobre a tampa do forno do fogão que estava aceso.
Os primeiros copos inoculados foram os "queimados", em seguida, os 5 da panela maior.
Passada uma semana da inoculação, ansiosamente abri a incubadora para ver o resultado do árduo trabalho: SURPRESA!
Os 4 copos da panela pequena, cujo pano queimou, estavam num nível de desenvolvimento muito superior aos outros 5, que não sofreram com o incêndio.
Posso garantir quais eram os copos queimados, porque partes do pano queimado grudaram no fundo dos copos, facilitando a indentificação dos mesmos.
Posso afastar com certeza a disposição dos copos na incubadora como fator determinante para o melhor desenvolvimento de um ou outro copo. Eles estavam dispostos em vários pontos da caixa, não necessariamente entorno da garrafa que comporta o aquecedor.
A dúvida é: que raios pode ter influenciado para que os "queimados" se desenvolvessem numa taxa aproximadamente 5x maior que os outros?!
Detalhe: os outros praticamente estagnaram ao passo que os outros continuam se desenvolvendo plenamente.

Ah! Esqueci de um dado muito importante: não há, até o presente momento, qualquer sinal de contaminação nos copos ("bolo" com arroz integral, vermiculita e água)

Os que se desenvolveram rapidamente, já foram para o terrário e "passam bem, obrigado".
Técnica utilizada: casing (vermiculita, pó de fibvra de coco, calcário de conchas e água
 
Poxa, Maurício... também pensei nisso.
Na verdade, essa foi a primeira possibilidade por mim levantada... mas, o Dr. Slade, inoculador nato, que há pouco pediu para que você desenvolvesse sua tese, garantiu que não!
hehehehehehe
Por isso mesmo vim buscar respostas por aqui.... o cara não aguentava mais responder meus questionamentos e destruir minhas teses mirabolantes. :LOL:

é um pouco diferente da sua tese. Creio que o Mauricio esta falando dos esporos que ficam grudados na seringa. A seringa foi agitada após tirar da geladeira pra evitar isso.
Tinha bastante esporo em suspensão, visível a olho nu.
Ainda não me convenci..rsrsrsrsr
 
Upvote 0
A seringa foi agitada após tirar da geladeira.
De qualquer forma a cada vez que a seringa é flambada a posição dos esporos muda, não?
Além do mais tinha bastante esporos na seringa.


Se a seringa foi agitada corta essa.
Eu creio que os os esporos não tocaram o substrato.
A águia não posou.
 
Upvote 0
Sem contar que seringa andou uns 10 km dentro de uma caixa de isopor no porta mala do carro. Agitação suficiente. kkk
 
Upvote 0
Hey, rapaziada... tenho outra dúvida, recém-nascida!
Li em alguns tópicos que, segundo membros de longa data, não se deve usar água sanitária na água do oxigenador, ou em hipótese alguma.
Até que ponto este conselho é válido?!
Digo isso porque utilizei a bendita Kiboa...

É a 1ª vez que faço contato com universo paralelo :)
hehehehehehehehe
Boa!

Sem contar que seringa andou uns 10 km dentro de uma caixa de isopor no porta mala do carro. Agitação suficiente. kkk
Misturou mais que o Big Bang!
Ainda mais nas ruas esburacas aqui da vila... tem mais buraco que asfalto!
Os esporos já não sabiam se eram Cubensis ou Panaeolus!
hehehehehehe
 
Upvote 0
Hey, rapaziada... tenho outra dúvida, recém-nascida!
Li em alguns tópicos que, segundo membros de longa data, não se deve usar água sanitária na água do oxigenador, ou em hipótese alguma.
Até que ponto este conselho é válido?!
Digo isso porque utilizei a bendita Kiboa...


Essa acho que é um tanto polêmica.
A idéia é usar Kboa pra matar vermes da água da torneira e evitar contaminação. Se usar pouco (duas gotas) não faz mal ao micélio. Mas pode-se usar água fervida ou mineral.

Mas tem gente que prefere não usar. Eu uso por que, quando usava argila expandida tive bastante problema com contaminação usando água da torneira sem agua sanitária.

Mas acho que a galera mais experiente pode dizer mais sobre isso.
 
Upvote 0
Eu esterilizava a argila colocando-a em água sanitaria, porem observei que a produção de umidade diminuia.
Hoje eu fervo
 
Upvote 0
Essa acho que é um tanto polêmica.
A idéia é usar Kboa pra matar vermes da água da torneira e evitar contaminação. Se usar pouco (duas gotas) não faz mal ao micélio. Mas pode-se usar água fervida ou mineral.

Mas tem gente que prefere não usar. Eu uso por que, quando usava argila expandida tive bastante problema com contaminação usando água da torneira sem agua sanitária.

Mas acho que a galera mais experiente pode dizer mais sobre isso.

... A água que fica juntamente com a argila expandida também não poderia ser fervida e ao esfriar colocar um pouco de água oxigenada ao invés de água sanitária? daria algum efeito preventivo contra contaminação será?...
 
Upvote 0
que doido acessei essa foto ontem e estava td ok.
Agora esta fora do ar...Coloca de volta ai fabiao
 
Upvote 0
aiaiaiai, minha boca salivou aqui :atrapalhado:
guarda um carimbo fresquinho para mim??? depois te dou uma cl de Australian, Albino ou vale chopim, pode ser? SladeAbdala manja fazer CL's, tenho uns carimbos aqui, se puder me dar uns toques ao vivo e em cores..hehe passa seu cel. ou fixo...pelas conversas ai:)
 
Upvote 0
Paraná use os recursos do forum para por fotos é fácil e muito mais pratico

guarda um carimbo fresquinho para mim??? depois te dou uma cl de Australian, Albino ou vale chopim, pode ser? :)
Eu sei que você vai dizer que não saiba, mas devia.
Esse comportamento não é permitido no forum, pode causar-lhe uma suspensão pedir carimbos publicamente, use MP
 
Upvote 0
Paraná use os recursos do forum para por fotos é fácil e muito mais pratico
Putz, Maurício, foi mal...
Ainda estou conhecendo os recursos do fórum.
Ontem mesmo postei uma foto que ficou acessível por um tempo e depois "saiu do ar".
Não entendi o porquê....mas, alguma m* eu fiz... isso é certo! rsrsrsrs
A saída por mim encontrada foi postar em uma nuvem qualquer e e colar o endereço aqui.
Com o tempo vou aprendendo melhor como utilizar as ferramentas.
Abraços e muito obrigado pela informação!
 
Upvote 0
Paraná use os recursos do forum para por fotos é fácil e muito mais pratico


Eu sei que você vai dizer que não saiba, mas devia.
Esse comportamento não é permitido no forum, pode causar-lhe uma suspensão pedir carimbos publicamente, use MP

agora tá sabido, não faço mais :)
 
Upvote 0
aiaiaiai, minha boca salivou aqui :atrapalhado:
guarda um carimbo fresquinho para mim??? depois te dou uma cl de Australian, Albino ou vale chopim, pode ser? SladeAbdala manja fazer CL's, tenho uns carimbos aqui, se puder me dar uns toques ao vivo e em cores..hehe passa seu cel. ou fixo...pelas conversas ai:)


Ta negociando aquelas CLs contaminadas? kkkkk
Conversamos por Mp...
 
Upvote 0
Back
Top