Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Da panela de pressão e do desenvolvimento dos micélios.

Paraná

Cogumelo maduro
Membro Ativo
17/04/2013
115
65
41
Curitiba-PR
Prezados, boa tarde.
Apresento-vos uma charada...
Durante os procedimentos para a inoculação dos copos, utilizei duas panelas de pressão, sendo uma ligereiramente maior que a outra. Na primeira couberam 5 copos, enquanto na menor, apenas 4.
Adotei o uso dos panos dentro das panelas no processo de cozimento/esterilização do substrato.
Ocorre que o pano que estava na panela menor queimou... desconfiei disso quando comecei a sentir um característico cheiro de queimado saindo junto com o vapor... rsrsrsrsrs
Por óbvio, desliguei a mesma imediatamente e aguardei que esfriasse... ao abrir notei que o estrago não havia sido tão grande quanto o imaginado... "menos mal", pensei.
Com a outra panela, tudo correu dentro do previsto e não tive problemas com princípios de incêndio.
Imaginei que os 4 copos que estavam na panela queimada teriam sido perdidos em razão da alta temperatura, mas ainda assim, optei por inoculá-los.
Na inoculação todas as medidas preventivas de praxe foram adotadas, como a flambagem da agulha, asepsia dos materiais e do ambiente, além de fazer o procedimento sobre a tampa do forno do fogão que estava aceso.
Os primeiros copos inoculados foram os "queimados", em seguida, os 5 da panela maior.
Passada uma semana da inoculação, ansiosamente abri a incubadora para ver o resultado do árduo trabalho: SURPRESA!
Os 4 copos da panela pequena, cujo pano queimou, estavam num nível de desenvolvimento muito superior aos outros 5, que não sofreram com o incêndio.
Posso garantir quais eram os copos queimados, porque partes do pano queimado grudaram no fundo dos copos, facilitando a indentificação dos mesmos.
Posso afastar com certeza a disposição dos copos na incubadora como fator determinante para o melhor desenvolvimento de um ou outro copo. Eles estavam dispostos em vários pontos da caixa, não necessariamente entorno da garrafa que comporta o aquecedor.
A dúvida é: que raios pode ter influenciado para que os "queimados" se desenvolvessem numa taxa aproximadamente 5x maior que os outros?!
Detalhe: os outros praticamente estagnaram ao passo que os outros continuam se desenvolvendo plenamente.

Ah! Esqueci de um dado muito importante: não há, até o presente momento, qualquer sinal de contaminação nos copos ("bolo" com arroz integral, vermiculita e água)

Os que se desenvolveram rapidamente, já foram para o terrário e "passam bem, obrigado".
Técnica utilizada: casing (vermiculita, pó de fibvra de coco, calcário de conchas e água
 
Boa noite mano, o que ficou na PP que nao secou, nao esta mto umido ? injetou quantos mls em cada copo ? As vezes os copos que estao estagnado ficaram com excesso de umidade, ja q são eles que ficaram na panela que nao secou....o outro por ter seco a agua da panela pode ter seco o substrato tbm.... ja li aqui que é melhor um substrato seco do que umido.
 
Upvote 0
Hum, seja bem vindo cara!

Olha, existem diversos fatores que podem ter influenciado nesse desenvolvimento acelerado dos copos da panela que "incendiou" :p

Você utilizou o mesmo carimbo? Pode ter sido a idade dos esporos.

Também pode ser a questão da umidade que o cubensisdedread citou... dependendo da umidade do substrato, o micélio pode se desenvolver mais rapidamente, ou mais lentamente.

Um outro fator é a compactação do substrato, que pode afetar na velocidade de colonização.

Difícil dizer, charada mesmo!
 
Upvote 0
Boa noite mano, o que ficou na PP que nao secou, nao esta mto umido ? injetou quantos mls em cada copo ? As vezes os copos que estao estagnado ficaram com excesso de umidade, ja q são eles que ficaram na panela que nao secou....o outro por ter seco a agua da panela pode ter seco o substrato tbm.... ja li aqui que é melhor um substrato seco do que umido.

Bom dia, meu caro.
A umidade pode mesmo ter sido o fator determinante... é a única explicação plausivel.
Mas, a questão é: qual a condição ideal para o desenvolvimento do micélio? Substrato úmido ou seco?!
Quanto a quantidade e qualidade de esporos, não houve variação. Foram injetados 0,25ml por furo, num total de 1ml por copo, sendo todos do mesmo carimbo.
 
Upvote 0
Bom dia, meu caro.
A umidade pode mesmo ter sido o fator determinante... é a única explicação plausivel.
Mas, a questão é: qual a condição ideal para o desenvolvimento do micélio? Substrato úmido ou seco?!
Quanto a quantidade e qualidade de esporos, não houve variação. Foram injetados 0,25ml por furo, num total de 1ml por copo, sendo todos do mesmo carimbo.


Eu ja li em algum tópico de preparação de pftek que dizem pra medir a quantidade espremendo na mão, se pingar até uma gota esta bom, se pingar mais esta enxarcado, e diziam pra preferir substrato mais seco do que mais umido... Entao creio q o seu q queimou o pano, tenha secado o substrato e tenha sido melhor pro micélio. mas no geral nao sei responder se eh melhor seco ou melhor umido... eu tive 4 copos que queimaram opano eficaram iguais o seu, só nao me lembro se a colonização foi mais rapida.
 
Upvote 0
Hum, seja bem vindo cara!

Olha, existem diversos fatores que podem ter influenciado nesse desenvolvimento acelerado dos copos da panela que "incendiou" :p

Você utilizou o mesmo carimbo? Pode ter sido a idade dos esporos.

Também pode ser a questão da umidade que o cubensisdedread citou... dependendo da umidade do substrato, o micélio pode se desenvolver mais rapidamente, ou mais lentamente.

Um outro fator é a compactação do substrato, que pode afetar na velocidade de colonização.

Difícil dizer, charada mesmo!

Obrigado pelas boas-vindas, RainSpirit...
Como já expliquei, foi utilizado o mesmo carimbo, que havia sido colhido cerca de uma semana antes... fresquinhos!
A umidade deve esxplicar tudo... queira descobrir em que condições saíram os copos da panela queimada, pois a taxa de desenvolvimento naqueles copos foi absurdamente superior! Altíssima produtividade! rsrsrsrs
A compactação... acho difícil... preparei todos da mesma maneira. Talvez o processo de cozimento dos copos da panela maior tenha sido interrompido antes do tempo ideal (leia-se: "medo de meter fogo no barraco"), o que influenciou na umidade e compactação dos mesmos.
A natureza e seus mistérios!
Agradeço a ajuda.
Um grande abraço!

... Entao creio q o seu q queimou o pano, tenha secado o substrato e tenha sido melhor pro micélio. mas no geral nao sei responder se eh melhor seco ou melhor umido... eu tive 4 copos que queimaram opano eficaram iguais o seu, só nao me lembro se a colonização foi mais rapida.
Já estou separando uns panos velhos... vou deixar queimar todos! :)
É muito difícil eliminar todas as variantes... mas, essa foi a primeira... com o passar dos anos aprimorarei as técnicas.
Valeu!
 
Upvote 0
Já estou separando uns panos velhos... vou deixar queimar todos! :)
É muito difícil eliminar todas as variantes... mas, essa foi a primeira... com o passar dos anos aprimorarei as técnicas.
Valeu!

Vc falou brincando né que vai deixar os panos queimarem ? hehehehehhe só nao colocar muita água... eu quando faço a receita da pftek 2 de verm 1 de fai e 1 de agua... eu coloco praticamente meio de agua ao inves de 1.
 
Upvote 0
Coindidências de fatos que te levão a crer que se a panela secar é melhor, sinceramente não vejo fundamento nenhum. Se manter o substrato mais seco está sendo melhor para seus cultivos, ao preparar para esterelização, o faça mais seco. Nesse seu esquema, somente vejo a possibilidade de secar a água da panela de pressão e queimar panos, oque é totalmente perigoso e inutil.

Boa sorte :)
 
Upvote 0
Eu também apostaria na diferença de umidade. Os meus primeiros cultivos provavelmente contaminaram por causa de excesso de água. Quando reduzi a quantidade de água na mistura a ponto de ficar apenas levemente úmido ao toque, começou a dar certo. Temos que considerar também a capacidade da seringa, pois aqueles poucos mililitros de água na hora de inocular já fazem uma grande diferença na umidade do bolo.
Abçs...
 
Upvote 0
:teo_seta_direita: olá rapazeada! me surgiu uma pergunta no ar, talvez seja meio ridícula, mas, ai vai:

- Água colocada na Panela de pressão gera o vapor úmido que adentra nos potes circula pelos grãos e os esteriliza, certo? essa água sendo de torneira por exemplo não poderia influenciar negativamente a esterilização? vocês usam água torneiral ou mineral para tal fim?
 
Upvote 0
- Água colocada na Panela de pressão gera o vapor úmido que adentra nos potes circula pelos grãos e os esteriliza, certo? essa água sendo de torneira por exemplo não poderia influenciar negativamente a esterilização? vocês usam água torneiral ou mineral para tal fim?

Não, não tem problema. O processo é exatamente esse que você citou, mas a água pode ser da torneira sim.
 
Upvote 0
Vc falou brincando né que vai deixar os panos queimarem ? hehehehehhe só nao colocar muita água... eu quando faço a receita da pftek 2 de verm 1 de fai e 1 de agua... eu coloco praticamente meio de agua ao inves de 1.
Sim, sim... estava brincando.
Entendi... numa próxima farei experiências no que tange à quantidade de água na mistura... em alguns farei com 2/1/1, em outros 2/1/0,75 e também alguns com 2/1/0,5.
Veremos o resultado. Farei um diário de cultivo relatando ao desenvolvimento de cada um dos "grupos".
Grande abraço.
Obrigado pela atenção.

Coindidências de fatos que te levão a crer que se a panela secar é melhor, sinceramente não vejo fundamento nenhum. Se manter o substrato mais seco está sendo melhor para seus cultivos, ao preparar para esterelização, o faça mais seco. Nesse seu esquema, somente vejo a possibilidade de secar a água da panela de pressão e queimar panos, oque é totalmente perigoso e inutil.

Boa sorte :)
Certamente, Amaral, a ideia por mim proposta não é a de secar a água, tampouco queimar panos... é algo no mínimo estúpido!
Qualquer cidadão em plenas faculdades mentais reconhece os perigos que uma panela de pressão oferece, ainda mais quando algo queima em seu interior.
Minhas dúvidas ficaram claras nas considerações iniciais desse tópico: "A dúvida é: que raios pode ter influenciado para que os "queimados" se desenvolvessem numa taxa aproximadamente 5x maior que os outros?!"
E, quando disse "Já estou separando uns panos velhos... vou deixar queimar todos!"... achei sinceramente que todos seriam capazes de entender que se tratava de uma brincadeira.
Quanto a observação: "Se manter o substrato mais seco está sendo melhor para seus cultivos, ao preparar para esterelização, o faça mais seco", concordo plenamente... obviamente essa é a medida a ser tomada.
Obrigado pela ajuda, velho!
Um grande abraço.

Eu também apostaria na diferença de umidade. Os meus primeiros cultivos provavelmente contaminaram por causa de excesso de água. Quando reduzi a quantidade de água na mistura a ponto de ficar apenas levemente úmido ao toque, começou a dar certo. Temos que considerar também a capacidade da seringa, pois aqueles poucos mililitros de água na hora de inocular já fazem uma grande diferença na umidade do bolo.
Abçs...
Tens toda a razão.... acredito que que seja essa mesma a questão a ser considerada.
Um abraço, Tutcho!
Valeu!

cubensisdedread, RainSpirit

eu vi os copos. Os que não desenvolveram estão bastante secos.
Mas a umidade do substrato (antes da incubadora) estava satisfatória. Eu mesmo preparei a mistura. Receita PF classic.

Strain Xapuri, print com menos de 2 semanas.
Grande, Slade!
Eternamente grato pela ajuda, irmão!
 
Upvote 0
Sim, sim... estava brincando.
Entendi... numa próxima farei experiências no que tange à quantidade de água na mistura... em alguns farei com 2/1/1, em outros 2/1/0,75 e também alguns com 2/1/0,5.
Veremos o resultado. Farei um diário de cultivo relatando ao desenvolvimento de cada um dos "grupos".

Quanto a observação: "Se manter o substrato mais seco está sendo melhor para seus cultivos, ao preparar para esterelização, o faça mais seco", concordo plenamente... obviamente essa é a medida a ser tomada.

Nãooooooooooooooooooo.....

PF Tek tem mais de 40 anos de estudo. Já foi tentado de tudo até chegar nessa proporção ai. A proporção 2/1/1 é a ideal. Existem várias técnicas em desenvolvimento ou questionáveis, PF TEK não é uma delas.
Sem contar que não faz sentindo nenhum. Os copos que não desenvolveram estão BEMMMMMM secos. Por que você acha que deixar os copos mais secos ainda vai desenvolver??

Creio que o que a galera está dizendo é que copo seco é melhor que copo com excesso de umidade.
A lógica é essa aqui:

Copo com excesso de umidade: Vai contaminar rápido!
Copo com falta de umidade: Desenvolvimento lento!

O substrato chega a se deslocar no copo quando virado de tão seco.
 
Última edição:
Upvote 0
A gravidade é a culpada.
Deixando a seringa na horizontal a gravidade acumula os esporos da parede
Deixando da vertical acumula perto da agulha.
Em ambos os casos a quantidade diminui.
Os que estão soltos saem na 1ª ou 2ª aplicação.
Você devia ter agitado a seringa antes de inocular.
 
Upvote 0
Nãooooooooooooooooooo.....

PF Tek tem mais de 40 anos de estudo. Já foi tentado de tudo até chegar nessa proporção ai. A proporção 2/1/1 é a ideal. Existem várias técnicas em desenvolvimento ou questionáveis, PF TEK não é uma delas.
Sem contar que não faz sentindo nenhum. Os copos que não desenvolveram estão BEMMMMMM secos. Por que você acha que deixar os copos mais secos ainda vai desenvolver??

Creio que o que a galera está dizendo é que copo seco é melhor que copo com excesso de umidade.
A lógica é essa aqui:

Copo com excesso de umidade: Vai contaminar rápido!
Copo com falta de umidade: Desenvolvimento lento!

O substrato chega a se deslocar no copo quando virado de tão seco.
Take it easy, my brother Giorge!
Take it easy, meu irmão de cor!
rsrsrsrsrsrsrs
Seguinte.... acho que entendi!
O negócio é fazer 2/1/1 mesmo e rezar pra não queimar, pra não ficar úmido demais, nem úmido "de menos"...
Afinal, como disse o Amaral... o restante é "uma coincídência de fatos"... são variáveis que fogem ao controle.
Vivendo e aprendendo!

Desenvolva Mauricio...
Poxa, Maurício... também pensei nisso.
Na verdade, essa foi a primeira possibilidade por mim levantada... mas, o Dr. Slade, inoculador nato, que há pouco pediu para que você desenvolvesse sua tese, garantiu que não!
hehehehehehe
Por isso mesmo vim buscar respostas por aqui.... o cara não aguentava mais responder meus questionamentos e destruir minhas teses mirabolantes. :LOL:
 
Upvote 0
A gravidade é a culpada.
Deixando a seringa na horizontal a gravidade acumula os esporos da parede
Deixando da vertical acumula perto da agulha.
Em ambos os casos a quantidade diminui.
Os que estão soltos saem na 1ª ou 2ª aplicação.
Você devia ter agitado a seringa antes de inocular.


A seringa foi agitada após tirar da geladeira.
De qualquer forma a cada vez que a seringa é flambada a posição dos esporos muda, não?
Além do mais tinha bastante esporos na seringa. Exagerei um pouco quando preparei e a água ficou BASTANTE preta.


Poxa, Maurício... também pensei nisso.
Na verdade, essa foi a primeira possibilidade por mim levantada... mas, o Dr. Slade, inoculador nato, que há pouco pediu para que você desenvolvesse sua tese, garantiu que não!
hehehehehehe
Por isso mesmo vim buscar respostas por aqui.... o cara não aguentava mais responder meus questionamentos e destruir minhas teses mirabolantes. :LOL:

uahauahauahauah....Achei que não faria sentido pois a seringa sofre uma agitação quando é flambada.
 
Upvote 0
Back
Top