Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PF-TEK de GT e Mexicans

Diário de cultivo completo.
Olá Pessoal!
Estou postando mais um cultivo básico de prints que tirei do cultivo anterior.
A única diferença consiste na adição de dois tipos de substrato; Arroz integral cateto e arroz com palha+ vermiculita média.
001.jpg 002.jpg 003.jpg 004.jpg 001.jpg 003.jpg 004.jpg
Inoculação: 22/12/2013.

Peço aos experientes que me informem sobre esse pote com substrato muito cozido e encharcado Onde o micelio não está se desenvolvendo.

004.jpg
O que devo fazer? Será que ele chega a se desenvolver nesse espaço?
 
Última edição por um moderador:
Para aniversariar os bolos inteiros, sem quebrá-los e fazer um casing ou bulk, é necessário um terrário pra manter a umidade nos níveis adequados e temperatura de preferência.
O casing já cumpre essa função de fornecer a umidade adequada ao micélio, então se você não manteve umidade adequada (dunk & roll sempre ajuda, pesquise no glossário sobre essa técnica) é possível que tenha tido poucos frutos por causa disso.
Se o casing (camada de casing seria só vermiculita, ou algo sem nutrientes, se tiver nutrientes caracteriza bulk, pra entrar em termos técnicos) está funcionando pra você então não tem porque trocar. Mas a técnica PF funciona muito bem se feita corretamente, com um terrários adequado e é um pouco mais simples.

Acho que o melhor terrário, seria uma caixa organizadora com diversos furos de furadeira por todos os lados, com perlita/argila expandida no fundo e água, fornecendo umidade e troca de ar perfeitas. Após o bolo 100% colonizado, é só colocar la dentro e esperar. O que acontece é que muita gente não segue este método, mas aqui está um exemplo de um cultivo assim, mantendo as umidades e temperaturas adequadas:

View attachment 66673
Eu já pesquisei no glossário essas matérias que você mencionou, @Anão. O negócio é o seguinte; Eu só penso que meus bolos não são tão compactos ou quero dizer; Com bastante micelio para o PF Ou eu não segui as normas do fórum à risca. No entanto, o que eu curto mais é a técnica do casing. Mas vou tentar fazer com alguns bolos o que você me explicou nessa mensagem. Quem sabe eu me entusiasme e me sinta mais um pouco versátil Né?
Obrigado mais uma vez! Irmão.
 
Foto0534.jpg Foto0535.jpg Foto0536.jpg
Tá muito quente por aqui....Se quiser mais êxito; Tem que adicionar ar condicionado.
Esse belo sombrero...Foi de um pedaço pequeno que sobrou de micélio, no entanto foi o primeiro a amadurecer!
Os casings que fiz de pó de coco sem adição de mais nada...Estão problemáticos (Pins mirrados) Mais ainda tem muita matéria para trabalhar.
 
Última edição por um moderador:
Amaral é um bom camarada.......

Foto0537.jpg Foto0538.jpg Foto0539.jpg Estão me dando mais ânimo agora.
 
Última edição por um moderador:
Foto0542.jpg Foto0543.jpg Foto0544.jpg Estão saindo como bem querem...Faz parte de minha experiência.
Vou tentar melhorar com os outros potes.
 
Foto0556.jpg Foto0557.jpg Foto0560.jpg Foto0558.jpgFoto0559.jpg
Ainda tem muito que melhorar. Mas tá ai alguns frutos. A temperatura nessa época dificulta para mim. No inverno é bem diferente: Aqui fica no clima natural para eles.
Ainda tem uns copos para trabalhar. Vou procurar aprimorar e dá mais atenção. A dificuldade nessa época é somente por falta de recursos que envolve muitos fatores. Mas continuo na marcha.
Não sei se dá para ver algum fruto queimado ou como uma espécie de necrose escura. Não sei a causa. Se alguém puder me dizer; Agradeço.
Vamos esperar uma leva melhor, Mas tou contente assim mesmo!
 
Não sei se dá para ver algum fruto queimado ou como uma espécie de necrose escura. Não sei a causa. Se alguém puder me dizer; Agradeço.

Contaminação por Verticillium fungicola causam necroses nos frutos. Assim como falta de oxigenação, mas descarto essa possibilidade, pois os outros frutos estão saudáveis.
 
Contaminação por Verticillium fungicola causam necroses nos frutos. Assim como falta de oxigenação, mas descarto essa possibilidade, pois os outros frutos estão saudáveis.
Então tá ok @Cosmik

Foto0564.jpg Foto0562.jpg Foto0566.jpg Foto0561.jpg Foto0563.jpg
O resumo dos frutos amadurecidos, já estão bem grandinhos para fazerem seu trabalho!
 
Última edição por um moderador:
Bom dia. Pessoal.
Será que por essa foto que segue; alguém pode me dizer se existe alguma contaminação? Estou achando um tanto acinzentado o casing.
Obrigado aos atenciosos.
Foto0571.jpg
 
Foto0575.jpg Foto0576.jpg Foto0577.jpg

Olá! Gente.
Esses são novos casings. Quero saber dos interessados experientes porque o segundo estão dando frutos saudáveis de GTs mas estão albinos.( Segunda foto) E o terceiro com o mesmo tratamento estão mirrados.
Foto0581.jpg

Esse contaminou uma parte no canto, Eu retirei a parte com uma colher e coloquei em um saco.
Mais alguns casings

Foto0579.jpgFoto0578.jpg
 
Não estou vendo nenhum albino (leucístico). Apenas alguns frutos um pouco mais claro que os outros. O que não é incomum.

Sobre a diferença na produção dos casings, é difícil determinar uma causa específica. Lembre-se que os seus cultivos são provenientes de seringa multi esporos (ME). Então não espere ter cultivos idênticos a não ser que sejam clones (e ainda assim pode ocorrer alguma variabilidade por outros fatores externos).
 
Maduros... Agora vou carimba-los.
O clima aqui tá me dando muito empenho para ter êxito. Mas... Contentar-se sempre!

Foto0622.jpg
 
Foto0637.jpg Foto0638.jpg Foto0639.jpg Foto0642.jpg Foto0643.jpg Foto0644.jpg Foto0640.jpg Foto0633.jpgFoto0636.jpg
Bom dia!
Alguém pode notar umas partes verdes nas 03 primeiras fotos Sob suspeita de contaminação?... As outras 03 são de um mesmo Bulk Também desejo saber. As outras 02 últimas acho que estão bem.
Obrigado.
 
Última edição por um moderador:
@Barcellonn , essas manchas azuladas são por causa da baixa umidade no substrato e no micélio! Elas também aparecem quando ocorrem choques físicos.

Mas está tudo normal, ao meu ver. Sem contaminantes.
 
Back
Top