Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PF-TEK de GT e Mexicans

Diário de cultivo completo.
Olá Pessoal!
Estou postando mais um cultivo básico de prints que tirei do cultivo anterior.
A única diferença consiste na adição de dois tipos de substrato; Arroz integral cateto e arroz com palha+ vermiculita média.
001.jpg 002.jpg 003.jpg 004.jpg 001.jpg 003.jpg 004.jpg
Inoculação: 22/12/2013.

Peço aos experientes que me informem sobre esse pote com substrato muito cozido e encharcado Onde o micelio não está se desenvolvendo.

004.jpg
O que devo fazer? Será que ele chega a se desenvolver nesse espaço?
 
Última edição por um moderador:
@Barcellonn , Como vão os outros copos com excesso de umidade?

Isso ai não parece ser contaminação comparando as duas fotos da pra perceber a mudança do reflexo, depois tenta tirar umas fotos a luz do dia pra vermos melhor.

de qualquer forma fique de olho substratos muito molhados pode ser um meio propicio para bactérias anaeróbicas. qualquer odor desagradável descarte.
 
@Barcellonn , Como vão os outros copos com excesso de umidade?

Isso ai não parece ser contaminação comparando as duas fotos da pra perceber a mudança do reflexo, depois tenta tirar umas fotos a luz do dia pra vermos melhor.

de qualquer forma fique de olho substratos muito molhados pode ser um meio propicio para bactérias anaeróbicas. qualquer odor desagradável descarte.
Não é contaminação não! @Arcturus . É que minha câmera não é muito boa!
De todos os meus potes...Um contaminou e eu descarte em um jarro longe dos cultivos.:D
 
Ao meu ver, ainda tem um belo foco de contaminação aí. Como disse o EC acima, "Se não a duende verde, a alguma outra contaminação." Se bem que fica realmente difícil diagnosticar com certeza pelas fotos. Boa sorte aí, espero que seja apenas impressão.
 
Os potes estão com 25 dias e a maioria deles estão totalmente colonizados. Fica a questão; Já devo fazer os casings que é o que pretendo ou esperar mais alguns dias?
View attachment 65709 View attachment 65710 View attachment 65711 View attachment 65712
Só restam esses em processo já adiantados. Os completos e estão assim
View attachment 65716View attachment 65718View attachment 65719
E mais outros assim...
Ao meu ver, ainda tem um belo foco de contaminação aí. Como disse o EC acima, "Se não a duende verde, a alguma outra contaminação." Se bem que fica realmente difícil diagnosticar com certeza pelas fotos. Boa sorte aí, espero que seja apenas impressão.
Meu querido de Antonio; @AshtarSherry . Só vendo ao vivo! Essa máquina minha não é nada boa, Mas tem um pontinho de vermiculita que o véio não enxerga direito mesmo só um pontinho e não aquee espaço todo quando eu tirar o bolo vamos vir a surpraise! rs
Abraço! Meu!
 
002.jpg 001.jpg 003.jpg Nsses dois copos maiores, foi acrescentado pó de cevada. E esse último e terceiro é o tal suspeito de contaminação. Se alguém ainda suspeita; Por favor; Mandem suas suas opiniões.
 
E esse último e terceiro é o tal suspeito de contaminação. Se alguém ainda suspeita; Por favor; Mandem suas suas opiniões.

@Barcellonn, tente tirar umas fotos com iluminação melhor.

Está me parecendo algum tipo de contaminação bacteriana, mas não tenho tanta certeza assim. Só sei que esse micélio está estranho.
 
Última edição por um moderador:
Só para não dá muito intervalo... Fotos de alguns casings começando a se mostrarem. No verão, o negócio fica mais trabalhoso para quem não tem muitos recursos. mas vamos ver!...Mais uma vez...Desculpem pelas fotos. 001.jpg 002.jpg 003.jpg 004.jpg E esse último está no saco plástico. Ainda tem uns potes para trabalhar.
 
Só um pequeno detalhe técnico, pf tek é aniversar os bolos em alguma espécie de terrário. A receita de arroz integral + vermiculita em si não categoriza PF TEK.
O que você fez foi colonizar um substrato pra utilizar em um bulk (não sei a receita, talvez casing). PF TEK seria se você tivesse tirado direto do copo e colocado pra aniversariar.
 
Só um pequeno detalhe técnico, pf tek é aniversar os bolos em alguma espécie de terrário. A receita de arroz integral + vermiculita em si não categoriza PF TEK.
O que você fez foi colonizar um substrato pra utilizar em um bulk (não sei a receita, talvez casing). PF TEK seria se você tivesse tirado direto do copo e colocado pra aniversariar.
Então;... @Anão; Peço desculpas por esses meu erro...Não sabia mesmo desse detalhe! Agora não sei como será essa correção. Os bolos estão todos em casings. De minha parte; O que posso fazer agora é tentar fazer como você falou com os bolos que estão nos potes. Me parece mais difícil, mas posso tentar. Só fiz no meu primeiro cultivo e rendeu poucos frutos.
Peço uma sugestão para essa correção!
Obrigado!
 
Para aniversariar os bolos inteiros, sem quebrá-los e fazer um casing ou bulk, é necessário um terrário pra manter a umidade nos níveis adequados e temperatura de preferência.
O casing já cumpre essa função de fornecer a umidade adequada ao micélio, então se você não manteve umidade adequada (dunk & roll sempre ajuda, pesquise no glossário sobre essa técnica) é possível que tenha tido poucos frutos por causa disso.
Se o casing (camada de casing seria só vermiculita, ou algo sem nutrientes, se tiver nutrientes caracteriza bulk, pra entrar em termos técnicos) está funcionando pra você então não tem porque trocar. Mas a técnica PF funciona muito bem se feita corretamente, com um terrários adequado e é um pouco mais simples.

Acho que o melhor terrário, seria uma caixa organizadora com diversos furos de furadeira por todos os lados, com perlita/argila expandida no fundo e água, fornecendo umidade e troca de ar perfeitas. Após o bolo 100% colonizado, é só colocar la dentro e esperar. O que acontece é que muita gente não segue este método, mas aqui está um exemplo de um cultivo assim, mantendo as umidades e temperaturas adequadas:

afiles.shroomery.org_files_07_008_218856025_PE2bins.jpg
 
Última edição por um moderador:
Back
Top