Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA - Milho de Canjica

Diário de cultivo completo.
Boa noite...
procedência da strain: Profungos - PESA 2010

O substrato que usei foi milho de canjica cozido várias dias seguidos, como descrito no procedimento do mauricio:

Primeiro despeje o milho numa panela e ponha água 1 cm acima da superfície, é suficiente.
Depois ferva por 20 minutos e apague o fogo, deixe a panela fechada por exatas 24 horas.
No dia seguinte, acenda o fogo e deixe acesso até ferver, mexa para verificar se ainda tem água suficiente, apague quando ferver e deixe novamente 24 horas.
Finalmente o 3º dia faça tudo novamente.
O fogo deve estar sempre no mínimo para não queimar, ao fim desse processo, não terá água ou pouquíssima, se restar despeje num escorredor de macarrão, ponha uma toalha por cima, espere ficar frio.
Aqui agora o truque para ficar sequinho, se tiver um refrigerador frost free em casa coloque o escorredor dentro, cubra com uma tampa ou prato e espere 1 dia. O frost free retira toda água excedente, os grãos ficam macios e secos.
Por fim distribua em copos ou potes, tampe com papel alumínio e esterilize por 2 horas em fogo baixo na panela de pressão.
Hoje faz duas semanas que inoculei os potes. Já da pra visualizar algo que parece micelio.​
Tem um dos potes que parece que ficou com agua acumulada no fundo. Essa agua posteriormente ficou branca. Sera que contaminou??​
Olhem as fotos.​
As fotos 1, 6, 7 e 8 são do copo que ficou agua no fundo.​
As outras fotos são dos outros dois potes (um copo de requeijao pequeno pp5 e um pote de vidro grande)​
DSC03136.JPGDSC03141.JPGDSC03143.JPGDSC03144.JPGDSC03147.JPGDSC03148.JPGDSC03149.JPGDSC03150.JPGDSC03151.JPGDSC03152.JPG

Isso dificilmente prejudica o micélio... Creio que 10 dias ainda está no intervalo esperado! :)
fiquei com medo por causa da concentração (10%) que é bem maior que a água sanitária comum...

É bem difícil afirmar, mas como você está mantendo esse troca de ar?

fiz dois furos, um de cada lado do terrário, na altura das quentinhas e tampei com duas camadas de micropore. Abro o terrário, mas sem abanar, uma vez ao dia.

fiz dois furos, um de cada lado do terrário, na altura das quentinhas e tampei com duas camadas de micropore. Abro o terrário, mas sem abanar, uma vez ao dia.

sladeabdala , isso pode ser pouco sim, ou você deixa o terrario com varios furos ou alguns furos grandes com filtors em uma sala pequena com bastante ventilação continua, ou você abre o terrario diariamente pra abana-lo, o que nao é o mais recomendavel pois atrai mais contaminantes.

Somente dois furos com micropore nao vai ser suficiente pra troca gasosa mesmo que voce abra o terrario.(falo de minahs experiências)

Na água da argila expandida coloquei "2 tampa" de hipoclorito de sódio (10%). Será que isso não está prejudicando o micelio?

Desculpe, Rain. Tinha até dado um concordar na sua mensagem, mas acho que 10% de hipoclorito de sódio pode realmente ser muito alto. Pode estar prejudicando o micélio sim. Normalmente se usam somente algumas poucas gotas.

Tem certeza que está nessa concentração, sladeabdala?

Desculpe, Rain. Tinha até dado um concordar na sua mensagem, mas acho que 10% de hipoclorito de sódio pode realmente ser muito alto. Pode estar prejudicando o micélio sim. Normalmente se usam somente algumas poucas gotas.

Poisé, agora tava pensando também... acho que é demais! 10% está muito acima do nível suficiente para a manutenção da higiene no terrário.

Eu ponho 1 a 2 colheres de sopa de hipoclorito pra quase 1 litro de agua e sempre foi suficiente.

Não tenho como medir a umidade (meu higrometro parece que só mede a umidade externa).

sladeabdala,

notei que comentou sobre o higrômetro só marcar a umidade fora.
Comprei um higrômetro dos modelos mais básicos para começar meu cultivo, ontem a noite ao testar o mesmo, notei que ele só marca umidade IN, porém tem um fio que deve ser colocado OUT para marcar a temperatura externa.

Para resolver isso, simplesmente manterei o aparelho do lado de dentro do terrário. Acredito que talvez isso sane a sua dúvida de cima, sobre o higrômetro só medir em um local (IN ou OUT).

Jah Bless!

sladeabdala,

notei que comentou sobre o higrômetro só marcar a umidade fora.
Comprei um higrômetro dos modelos mais básicos para começar meu cultivo, ontem a noite ao testar o mesmo, notei que ele só marca umidade IN, porém tem um fio que deve ser colocado OUT para marcar a temperatura externa.

Demorei 2 cultivos pra descobrir isso e sempre achava que aperlita do meu terrario nao funcionava de jeito nenhum pois a humidade sempre ficava abaixo de 70 pelo termo-higrometro estar do lado de fora :p

Tem certeza que está nessa concentração, sladeabdala?
a concentração é 10% mesmo. Uso ele pra limpar meu local de trabalho e a incubadora/terrario por dentro.

Tem várias gotas de agua na tampa e sempre que abro o terrário elas caem sobre o micélio. Vou trocar a água e limpar o terrário agora mesmo.

será que ainda dá pra salvar?? levando em conta que as quentinhas já estão a 10 dias la dentro.

Demorei 2 cultivos pra descobrir isso e sempre achava que aperlita do meu terrario nao funcionava de jeito nenhum pois a humidade sempre ficava abaixo de 70 pelo termo-higrometro estar do lado de fora :p

pois é...descobri isso ontem. Também tava achando que não tava funcionando a argila expandida, mas como tinha várias gotas nas paredes e na tampa do terrário desconfie e fui fuçar no higrometro.
sladeabdala , isso pode ser pouco sim, ou você deixa o terrario com varios furos ou alguns furos grandes com filtors em uma sala pequena com bastante ventilação continua, ou você abre o terrario diariamente pra abana-lo, o que nao é o mais recomendavel pois atrai mais contaminantes.

Somente dois furos com micropore nao vai ser suficiente pra troca gasosa mesmo que voce abra o terrario.(falo de minahs experiências)
vou fazer mais furos então...

Muito Obrigado a todos vcesss...

ta todo mundo achando que sou otimista D+?

ainda não apareceu pin...Quanto tempo, +-, devo esperar antes de pensar em fazer um out ou jogar fora??

ainda não apareceu pin...Quanto tempo, +-, devo esperar antes de pensar em fazer um out ou jogar fora??

Até eles aparecerem. Caso não apareçam, daí você pode pensar em fazer algo, talvez depois de um mês.

Aproveita para iniciar um novo cultivo, pra que quando você precisar colocar o seu fora, caso isso aconteça, já tenha outro encaminhado.

Até eles aparecerem. Caso não apareçam, daí você pode pensar em fazer algo, talvez depois de um mês.

Aproveita para iniciar um novo cultivo, pra que quando você precisar colocar o seu fora, caso isso aconteça, já tenha outro encaminhado.

tirei mais fotos do terrário hoje... Nada de pin!!
parece que o micélio está morrendo. O que vocês acham??

mês passado, dia 16/04, fiz um G2G (grao de canjica para grao de pipoca).
Um dos potes apresentou uns pontos meio vermelho, achei que era contaminação e abri o pote (que já estava 100%). Mas o cheiro era de micélio puro, e esses pequenos pontos avermelhados eram partes dos graos que não haviam colonizado. (Por algum motivo os grão de pipoca escureceram). Não tirei foto mas fiz dois casings com o milho.

Hoje ao abrir o terrário notei que um outro pote de milho (mas esse é de esporos) também tava meio avermelhado no fundo do pote. Tirei uma foto. O que vcs acham, é contaminação ou é normal??
DSC03229.JPGDSC03230.JPGDSC03231.JPGDSC03232.JPGDSC03233.JPGDSC03234.JPGDSC03237.JPGDSC03238.JPGDSC03239.JPG

(Por algum motivo os grão de pipoca escureceram)

Isso é normal, é o brotinho que morre quando esterilizamos o milho. :unsure::LOL:

Hoje ao abrir o terrário notei que um outro pote de milho (mas esse é de esporos) também tava meio avermelhado no fundo do pote. Tirei uma foto. O que vcs acham, é contaminação ou é normal??

Não parece contaminado não slade!

tirei mais fotos do terrário hoje... Nada de pin!!
parece que o micélio está morrendo. O que vocês acham??

Pelo que vi, você está molhando demais... A vermiculita está toda compactada.. Não sei, acho que não têm mais chances aí não. Mas vamos esperar.

Isso é normal, é o brotinho que morre quando esterilizamos o milho. :unsure::LOL:

ainda bem que não desperdicei o outro pote.

Não parece contaminado não slade!

Que bom. Esse copo já estava isolado em uma incubadora que uso pra potes com possiveis contaminantes. Vou devolve-lo à incubadora padrão.

Pelo que vi, você está molhando demais... A vermiculita está toda compactada.. Não sei, acho que não têm mais chances aí não. Mas vamos esperar.

Acho que é isso mesmo. Virei as quentinhas de ponta cabeça e caiu bastante água que estavam concentrado em volta do casing.

Há algo que eu possa fazer além de diminuir a umidade?

é verdade, a vermiculita parece enxarcada de tanta água, ai vai contaminar fácil fácil. Nesse caso o que se pode fazer é retirar essa vermiculita ai de cima e colocar uma mais seca.

é verdade, a vermiculita parece enxarcada de tanta água, ai vai contaminar fácil fácil. Nesse caso o que se pode fazer é retirar essa vermiculita ai de cima e colocar uma mais seca.

pode explicar melhor esse processo??? retiro toda a camada casing??

A minha camada casing é composta por:
1 parte vermiculita
1 parte pó de pinus
1/10 de humus
1 colher de calcario dolomitico.

fiz essa receita de vermiculita seguindo orientações desse post: https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/#post-83583

ahh...fiz essa camada casing depois deixei 10 dias na incubadora e depois 24 hrs na geladeira. Depois mandei pro terrário. Não adiciontei vermiculita extra em cima.

Back