Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA - Milho de Canjica

Diário de cultivo completo.
Boa noite...
procedência da strain: Profungos - PESA 2010

O substrato que usei foi milho de canjica cozido várias dias seguidos, como descrito no procedimento do mauricio:

Primeiro despeje o milho numa panela e ponha água 1 cm acima da superfície, é suficiente.
Depois ferva por 20 minutos e apague o fogo, deixe a panela fechada por exatas 24 horas.
No dia seguinte, acenda o fogo e deixe acesso até ferver, mexa para verificar se ainda tem água suficiente, apague quando ferver e deixe novamente 24 horas.
Finalmente o 3º dia faça tudo novamente.
O fogo deve estar sempre no mínimo para não queimar, ao fim desse processo, não terá água ou pouquíssima, se restar despeje num escorredor de macarrão, ponha uma toalha por cima, espere ficar frio.
Aqui agora o truque para ficar sequinho, se tiver um refrigerador frost free em casa coloque o escorredor dentro, cubra com uma tampa ou prato e espere 1 dia. O frost free retira toda água excedente, os grãos ficam macios e secos.
Por fim distribua em copos ou potes, tampe com papel alumínio e esterilize por 2 horas em fogo baixo na panela de pressão.
Hoje faz duas semanas que inoculei os potes. Já da pra visualizar algo que parece micelio.​
Tem um dos potes que parece que ficou com agua acumulada no fundo. Essa agua posteriormente ficou branca. Sera que contaminou??​
Olhem as fotos.​
As fotos 1, 6, 7 e 8 são do copo que ficou agua no fundo.​
As outras fotos são dos outros dois potes (um copo de requeijao pequeno pp5 e um pote de vidro grande)​
DSC03136.JPGDSC03141.JPGDSC03143.JPGDSC03144.JPGDSC03147.JPGDSC03148.JPGDSC03149.JPGDSC03150.JPGDSC03151.JPGDSC03152.JPG

li seu diário de cultivo inteiro...mas ainda me restaram umas perguntas.

Qual seria o objetivo de deixar frutificar no papelão?? Tipo, pra melhorar o isolamento e fazer um clone?? ou para consumir os nanos-cogus??

Espero o micélio avançar no papelão inteiro ou coloco pra frutificar já?

li seu diário de cultivo inteiro...mas ainda me restaram umas perguntas.

Qual seria o objetivo de deixar frutificar no papelão?? Tipo, pra melhorar o isolamento e fazer um clone?? ou para consumir os nanos-cogus??

Espero o micélio avançar no papelão inteiro ou coloco pra frutificar já?
Espera ele estagnar a colonizacao(tem um momento que ele breca no papelao - eh essa a hora de deixar mais exposto a luz e aerar a cada 72 horas.)
o motivo maior eh tirar fotos PARA NOOOOSSA ALEGRIAAA..
porque nao tem utilidade alguma.
:)
mas faz parte dos cultivos e eh um barato um mini cogumelinho na palma da sua mao.

Espera ele estagnar a colonizacao(tem um momento que ele breca no papelao - eh essa a hora de deixar mais exposto a luz e aerar a cada 72 horas.)
o motivo maior eh tirar fotos PARA NOOOOSSA ALEGRIAAA..
porque nao tem utilidade alguma.
:)
mas faz parte dos cultivos e eh um barato um mini cogumelinho na palma da sua mao.

uahauahauhaau....vou deixa-lo frutificar então. Pelo menos serve como aprendizado!!!

tirei novas fotos hoje. A boa noticia é que os casing estão bombando...A má é que acho que contaminou com verticillium. Alguém pode confirmar??

Casing 1:
DSC03338.JPG DSC03340.JPG

Casing 2:
DSC03339.JPG DSC03341.JPG DSC03342.JPG

Fotos dos bulk colonizando:
DSC03343.JPGDSC03344.JPG

O nano-cogumelo, pra sua aranha, seria um cogumelo gigante!

cara nao se preocupa muito, so fica com o olho aberto pra ver se nao aparecem circulos "podres" nos cogumelos durante o desenvolvimento, se acontecer nao tem muito o que fazer alem de cozinha-los em agua fervente e consumir o quanto antes - eles geralmente estragam durante a secagem - nao vai comer sem cozinhar esses cogumelos.

sobre o bullk -
tem uma mao cheia de vermiculita PURA ae? era hora de cobrir esse bullk e ja aniversaria-lo.

Última edição:
O nano-cogumelo, pra sua aranha, seria um cogumelo gigante!

não dá idéia..rrsrsrsrs. Mas acho que ela não comeria...Ela só come o que se mexe rsrs

cara nao se preocupa muito, so fica com o olho aberto pra ver se nao aparecem circulos "podres" nos cogumelos durante o desenvolvimento, se acontecer nao tem muito o que fazer alem de cozinha-los em agua fervente e consumir o quanto antes - eles geralmente estragam durante a secagem - nao vai comer sem cozinhar esses cogumelos.
então se não aparecer esses circulos "podres" posso seca-los normalmente?

sobre o bullk -
tem uma mao cheia de vermiculita PURA ae? era hora de cobrir esse bullk e ja aniversaria-lo.
[/quote]
cubro só com vermiculita ou misturo com algo?? Também tenho pó de coco, sphagnum, pó de pinus...

na camada de cobertura so vermiculita pura esse balde ja ta pedindo mesmo.
nada de nutritivo, so pra dar plataforma pra pinagem diiretamente das profundezas.
se nao der esses pontos pretos e podres pode secar normalmente mas convem fazer cha pra consumir, ta realmente contaminado com eles, e isso pode passar pro carimbo dos cogus ou ate mesmo vir do carimbo.
no meu cultivo desperthai e pesacuca aconteceu isso com os thai, consumi o cha dos cogus e rolou legal, mas nao consegui tirar nenhum carimbo nem desidratar nenhum.

umidecida e ESTERIL, sempre.
nao ha nem o que pensar, tem que empacotar ela assim que voce compra em pacotes de papel aluminio modelo "envelope" de 100 gramas cada, A SECO e esterelizar no forno a 250 graus por 30 minutos.
ela expande mais um pouco no aluminio entao eh bom deixar o envelope meio frouxo na hora de fechar.
depois de esteril voce adiciona agua mineral DE COPINHO(importante) na proporcao 4 pacotes de vermiculita de 100g/ 1 copo de agua mineral VEDADO.
faz a mistura ou em glovebox ou da um jeito de cobrir bem isto pra misturar.
MICELIO SADIO NAO CONTAMINA, POREM DURANTE A FASE DE FRUTIFICACAO AS DEFESAS NATURAIS DO FUNGO POR COMPLETO FICAM BAIXAS, nao da moleza nessa hora principal, cada processo que voce adotar pra facilitar a vida do cogumelo rende mais no final em frutos.

duro é pra medir 100g. Vou ver se arranjo uma balança ainda hoje...

e muitooooo Obrigado por tudo...Esse cultivo está sendo uma aulaaaa

nao precisa ser 100 g, na verdade pensei no volume 100 ML ou um copinho desses de dose de pinga.
dobra o papel aluminio no meio, depois dobra as beiradas fazendo um envelope, recheia com um copinho desses de vermi pura e dobra a ultima parte fechando-o como se faz com o carimbo.

nao precisa ser 100 g, na verdade pensei no volume 100 ML ou um copinho desses de dose de pinga.
dobra o papel aluminio no meio, depois dobra as beiradas fazendo um envelope, recheia com um copinho desses de vermi pura e dobra a ultima parte fechando-o como se faz com o carimbo.

blzz...Já cubri os bulk com a Vermi. Depois posto fotos.

o fato de ter contaminado com Vert é mais um motivo pra eu deixar frutificar no papelão. Pelo - vou saber se o contaminante veio antes ou depois do terrário.
Se for do carimbo f***u...Pq tenho várioss copos provenientes do mesmo carimbo.

na camada de cobertura so vermiculita pura esse balde ja ta pedindo mesmo.
nada de nutritivo, so pra dar plataforma pra pinagem diiretamente das profundezas.
se nao der esses pontos pretos e podres pode secar normalmente mas convem fazer cha pra consumir, ta realmente contaminado com eles, e isso pode passar pro carimbo dos cogus ou ate mesmo vir do carimbo.
no meu cultivo desperthai e pesacuca aconteceu isso com os thai, consumi o cha dos cogus e rolou legal, mas nao consegui tirar nenhum carimbo nem desidratar nenhum.

li o diário inteiro mas não achei nada referente ao Verticillium...
Na outra quentinha tem vários cogus que não apresentam o traço característico do Verticillium. Pergunto, posso tirar carimbo desses exemplares ou é arriscado mesmo assim??

Abraçoss

Última edição por um moderador:
O carimbo dos exemplares que não apresentarem traços de verticillium podem ser retirados sem crise, trabalhei com carimbos contaminados por esse fungo e consegui novo carimbo estéril com cubensis que não apresentava contaminação!

Segue fotos:

foto de uma quentinha, antes da colheita:
DSC03345.JPG

Cogumelos depois de 24 horas no vento (eles ficaram meio estranho...Parecem muchos e bem menores. Também escureceram, é normal?). Agora eles estão em um pote com silica gel.
DSC03348.JPGDSC03346.JPGDSC03348.JPGDSC03347.JPG

atualizando...

o flush das duas quentinhas renderam 15 g secas.

fiquei um bommm tempo viajando(2 semanas). Quando voltei, só desgraça:

Vi que tinha deixado o sensor do termostato (uso um desses: http://www.ebay.com/itm/AC-110-120V-Digital-Temperature-Controller-Thermostat-F-/150606638066?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item2310daebf2

) FORA do terrário. Resultado: O aquecedor de aquário (que estava dentro de uma garrava de agua mineral 500ml) esquentou tanto que queimou a garrafa, vazou toda agua de dentro e "explodiu" o aquecedor.

DSC03372.JPGDSC03373.JPG

As quentinhas, que estavam esperando o 2 flush acho que o micélio fritou. Quando abri o micélio estava bemmm seco. Além do mais, apareceu duende verde em uma delas. Retirei do terrário e amanhã vou enterrar no quintal.
Segue fotos do contaminante:
DSC03370.JPGDSC03371.JPG

Os copinhos que estavam com um grão de milho no papelão: O micélio continua rizormofico, mas os grãos ficaram verdes:
DSC03364.JPGDSC03365.JPGDSC03366.JPGDSC03367.JPGDSC03368.JPGDSC03369.JPG

Será que é seguro usar esse papelão (sem o grão) em um pote novo?
Outra pergunta, só vejo gente usando papelão em potes de grãos. Posso usar em potes PF/cremofé??

Abssss

Não tenho fotos, mas tem um maldito fungo meio algodoado e de cor marrom que INVADIU a minha incubadora. Contaminou praticamente todos os copos que eu tinha deixado furos tampados com micropore.

caraca slade. prende essa aranha quando sair de casa meu.
os papeloes podem ser fracionados pra inocular tanto em graos como em bolos, basta raspar o micelio com a ponta da agulha da seringa ja dentro dagua, esperar 24 h que ele INCHA e puxar pra dentro dela.
mas se tem trichoderma agora, tem desdo comeco e ja esta dentro do micelio.
provavelmente vai contaminar.

Última edição:
:( Quanto desastre junto!

Bom... agora só resta tentar salvar alguma coisa do papelão, e também iniciar de novo!

Boa sorte sladeabdala!

Back