Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA - Milho de Canjica

Diário de cultivo completo.
Boa noite...
procedência da strain: Profungos - PESA 2010

O substrato que usei foi milho de canjica cozido várias dias seguidos, como descrito no procedimento do mauricio:

Primeiro despeje o milho numa panela e ponha água 1 cm acima da superfície, é suficiente.
Depois ferva por 20 minutos e apague o fogo, deixe a panela fechada por exatas 24 horas.
No dia seguinte, acenda o fogo e deixe acesso até ferver, mexa para verificar se ainda tem água suficiente, apague quando ferver e deixe novamente 24 horas.
Finalmente o 3º dia faça tudo novamente.
O fogo deve estar sempre no mínimo para não queimar, ao fim desse processo, não terá água ou pouquíssima, se restar despeje num escorredor de macarrão, ponha uma toalha por cima, espere ficar frio.
Aqui agora o truque para ficar sequinho, se tiver um refrigerador frost free em casa coloque o escorredor dentro, cubra com uma tampa ou prato e espere 1 dia. O frost free retira toda água excedente, os grãos ficam macios e secos.
Por fim distribua em copos ou potes, tampe com papel alumínio e esterilize por 2 horas em fogo baixo na panela de pressão.
Hoje faz duas semanas que inoculei os potes. Já da pra visualizar algo que parece micelio.​
Tem um dos potes que parece que ficou com agua acumulada no fundo. Essa agua posteriormente ficou branca. Sera que contaminou??​
Olhem as fotos.​
As fotos 1, 6, 7 e 8 são do copo que ficou agua no fundo.​
As outras fotos são dos outros dois potes (um copo de requeijao pequeno pp5 e um pote de vidro grande)​
DSC03136.JPGDSC03141.JPGDSC03143.JPGDSC03144.JPGDSC03147.JPGDSC03148.JPGDSC03149.JPGDSC03150.JPGDSC03151.JPGDSC03152.JPG

Acho que é isso mesmo. Virei as quentinhas de ponta cabeça e caiu bastante água que estavam concentrado em volta do casing.

pode explicar melhor esse processo??? retiro toda a camada casing??

Hi... aí complica de verdade... Se já tinha água acumulada, é bem difícil o micélio se recuperar. Mas escorra a água, retire toda a vermiculita encharcada de cima, e coloque uma nova camada de vermiculita seca esterilizada.

Deve funcionar.

Há algo que eu possa fazer além de diminuir a umidade?

Você pode redobrar o cuidado com os contaminantes, porque agora eles podem encontrar um ambiente propício para crescer.

Última edição por um moderador:
Acredito que seja difícil remediar, porque sua camada de casing é nutritiva, tem húmus, ai o micélio cresce forte por essa camada, se "entranha" nela. Dependendo então, nem deve dar para raspar fora.

Siga as dicas do RainSpirit no post acima deste.

Acredito que seja difícil remediar, porque sua camada de casing é nutritiva, tem húmus, ai o micélio cresce forte por essa camada, se "entranha" nela. Dependendo então, nem deve dar para raspar fora.

Siga as dicas do RainSpirit no post acima deste.

raspei uma pequena camada de cima dos bolos e coloquei vermiculita seca.
Notei que o micélio está bem forte. Só na superfície que ele estava enfraquecido.

segue fotos dos bolos com a camada raspada e já com a vermiculita.

Então...abandonei as quentinhas de milho de canjica. Ficaram bastante tempo no terrário e não frutificaram.

Mandei as quentinhas de casing milho de pipoca(provenientes de um G2G de canjica pra pipoca) pro terrário sexta feira.

Receita do casing:
1 parte de vermiculita
1 parte de pó de pinus
1/10 de humus

PS: de acordo com instruções do Mauricio desse post (https://teonanacatl.org/threads/eu-quero-saber.5930/#post-83583). A temperatura no terrário está variando entre 17C e 23C.

DSC03314.JPGDSC03313.JPGDSC03315.JPG

também fiz um bulk com milho de pipoca (seringa de esporos) com esterco de aves, vermiculita e calcario de concha. Estão na incubadora desde dia 25/05.
DSC03317.JPGDSC03318.JPG

Aqui são fotos da minha incubadora, com potes PF, milho pipoca, centeio e trigo. Todos provenientes de um único carimbo PESA.
DSC03316.JPGDSC03319.JPG

O micélio está com uma aparência saudável sladeabdala! Agora, com essa nova leva, evite umidecer demais os casings, e manter o ambiente com um controle constante.

Você tem substrato colonizando pra caramba! :eek: Quero só ver quantos cogumelos vão nascer daí.

A, outra coisa, procure usar esterco de bovinos, é bem melhor para o micélio, ele está mais "acostumado".

;)

Bacana sladeabdala

O segredo pra quem ja pegou um pouco da prática nos cultivos é fazer isso que voçê fez,inocular sempre vários copos,assim voçê sempre tem micélio colonizado pronto para o preparo caso algum casing venha a contaminar.
Boa sorte!

Concordo kleber sempre bom tem alguns bolos colonizados nunca sabemos o dia de amanhã
agora estranho esse caising do amigo não ter frutificado acho q se não foi contaminação e atemperatura certeza
mas boa sorte nos outros casing tenta manter sempre constante o clima dentro do terrario.

O micélio está com uma aparência saudável sladeabdala! Agora, com essa nova leva, evite umidecer demais os casings, e manter o ambiente com um controle constante.

Você tem substrato colonizando pra caramba! :eek: Quero só ver quantos cogumelos vão nascer daí.

A, outra coisa, procure usar esterco de bovinos, é bem melhor para o micélio, ele está mais "acostumado".

;)

então...não estou umededecendo D+ os casing. Acho que aprendi a lição. hehehe. A noticia boa é que os novos casing pinaram hj pela manhã. A noite quando for abanar tiro umas fotos...

então...Nos mercados aqui de curita anda difícil de achar esterco bovino. Só encontra de Aves. Alguém sabe se o esterco de aves é muito pior que o bovino??
De qualquer forma vou procurar esterco bovino em lojas de jardinagem...OuVi falar que esterco de coelhos também é muito bom.

Esqueci de comentar...Nos bulks (que estão na incubadora) usei palha de milho também (Eu mesmo retirei de uns milhos que comprei no mercado e deixei secar).
Alguém sabe onde posso encontrar palha pra comprar??

Concordo kleber sempre bom tem alguns bolos colonizados nunca sabemos o dia de amanhã
agora estranho esse caising do amigo não ter frutificado acho q se não foi contaminação e atemperatura certeza
mas boa sorte nos outros casing tenta manter sempre constante o clima dentro do terrario.

então...Não lembro onde foi que li que o problema da canjica é a frutificação...Seila, acho que fiz uma puta cagada investir em canjica...Pelo - serviu como aprendizado e como matéria prima pra uns copos G2G

O esterco de aves é pior que o de bovinos, para o micélio de cubensis.

Mas para cultura de plantas/etc, com serragem e bem curtido, ele é ótimo. ;)

Segue fotos, tiradas agora a pouco, dos pins nas duas quentinhas:
DSC03321.JPGDSC03320.JPG

Aqui fotos de 4 graos de pipoca isolados em papelão, todos preparados no dia 25/05.:
DSC03322.JPGDSC03323.JPGDSC03324.JPGDSC03335.JPG

tem um copo de pipoca que usei um papelão com grão de canjica isolado. O micélio está bem adiantado, mas esqueci de tirar fotos...

mano esses potinhos com papelao chega ate a FRUTIFICAR.
da nano - cogumelinhos completos com esporos e tudo mais minimizado!\\

o fungo da foto:
dsc03322-jpg

parece ser o ideal pra um novo cultivo!
da uns 15 dias pra ele nesse papelao e ae manda ver no milho novamente
(ele ja esta otimizado pra isso e vivo, se acertar a receita e nao encher o pote ele domina muito mais rapido que qualquer contaminante.)

mano esses potinhos com papelao chega ate a FRUTIFICAR.
da nano - cogumelinhos completos com esporos e tudo mais minimizado!\\

o fungo da foto:
dsc03322-jpg

parece ser o ideal pra um novo cultivo!
da uns 15 dias pra ele nesse papelao e ae manda ver no milho novamente
(ele ja esta otimizado pra isso e vivo, se acertar a receita e nao encher o pote ele domina muito mais rapido que qualquer contaminante.)

frutificar no papelão?? nunca tinha ouvido falar nisso...

hmm...tu pode especifar pq o da foto dsc03322-jpg parece ser o ideal??
Só pra aprender a identificar, pq pra mim, com exceção do dsc03324-jpg todos estão bens.

porque alem do grao estar murchado, sinal que ele sabe o que eh bom pra ele comer, e come - ele soltou rizomas bem marcados (RAIZES) em cima do papelao - buscando mais comida boa igual o grao.)

veja a /dsc03324-jpg.36815/
algodoada/rizoma finissimo

ja nesse: https://teonanacatl.org/attachments/dsc03323-jpg.36814/

ta lindao - esse eu deixaria ate frutificar ae dentro, basta deixar ele em local bem claro e abrir pra umidecer (apenas com agua) a cada 3 dias

ae meu papelaozinho ja veelho contaminado e dando nano cogumelinhos: https://teonanacatl.org/attachments/100_2742-jpg.5661/

do topico: https://teonanacatl.org/threads/rodízio-de-strains-parte-3-by-morta-coletivo3.1001/

Última edição:
porque alem do grao estar murchado, sinal que ele sabe o que eh bom pra ele comer, e come - ele soltou rizomas bem marcados (RAIZES) em cima do papelao - buscando mais comida boa igual o grao.)

veja a /dsc03324-jpg.36815/
algodoada/rizoma finissimo

uhuuu...valeu. Nunca tinha pensado nessa do grão murcho...
Então o ideal, para as próximas vezes, seria escolher um grão murcho pra isolar??

essa tek do papelão realmente é D+...

uhuuu...valeu. Nunca tinha pensado nessa do grão murcho...
Então o ideal, para as próximas vezes, seria escolher um grão murcho pra isolar??

essa tek do papelão realmente é D+...
nao nao que seja o ideal, eh apenas observacao :
Se ta acabando a comida, ele tem mais estimulos pra seguir correndo atras de mais comida, e o micelio eh SUPER adaptavel e inteligente.

Back