Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo PESA - Milho de Canjica

Diário de cultivo completo.
Boa noite...
procedência da strain: Profungos - PESA 2010

O substrato que usei foi milho de canjica cozido várias dias seguidos, como descrito no procedimento do mauricio:

Primeiro despeje o milho numa panela e ponha água 1 cm acima da superfície, é suficiente.
Depois ferva por 20 minutos e apague o fogo, deixe a panela fechada por exatas 24 horas.
No dia seguinte, acenda o fogo e deixe acesso até ferver, mexa para verificar se ainda tem água suficiente, apague quando ferver e deixe novamente 24 horas.
Finalmente o 3º dia faça tudo novamente.
O fogo deve estar sempre no mínimo para não queimar, ao fim desse processo, não terá água ou pouquíssima, se restar despeje num escorredor de macarrão, ponha uma toalha por cima, espere ficar frio.
Aqui agora o truque para ficar sequinho, se tiver um refrigerador frost free em casa coloque o escorredor dentro, cubra com uma tampa ou prato e espere 1 dia. O frost free retira toda água excedente, os grãos ficam macios e secos.
Por fim distribua em copos ou potes, tampe com papel alumínio e esterilize por 2 horas em fogo baixo na panela de pressão.
Hoje faz duas semanas que inoculei os potes. Já da pra visualizar algo que parece micelio.​
Tem um dos potes que parece que ficou com agua acumulada no fundo. Essa agua posteriormente ficou branca. Sera que contaminou??​
Olhem as fotos.​
As fotos 1, 6, 7 e 8 são do copo que ficou agua no fundo.​
As outras fotos são dos outros dois potes (um copo de requeijao pequeno pp5 e um pote de vidro grande)​
DSC03136.JPGDSC03141.JPGDSC03143.JPGDSC03144.JPGDSC03147.JPGDSC03148.JPGDSC03149.JPGDSC03150.JPGDSC03151.JPGDSC03152.JPG

sempre é bom ter pessoas pra alimentar esperanças rsrsrsrsrsrs

Minha intenção não foi alimentar a suas esperanças. Foi apenas um comentário irônico. :rolleyes:

Isso é o que posso chamar de "diário da fé", nem com a maioria dizendo que as chances de darem certo são mínimas ou nulas, você continua na esperança. :giggle:

Esse micelio anda bem cançado heim,ja pensou em dar inicio a outro cultivo:cool:

Cançado, fraco...
voçê nota ele se desenvolver?

não abri ele depois de segunda...Alias, todas as fotos que tenho disponiveis são do dia 26/03/2012. C0m exatamente 2 semanas de inoculação.

Não coloquei essas fotos antes porque quando abri o topico o forum não deixou anexa-las (acho que por causa do tamanho)

Sempre que possível coloque as fotos no fórum mesmo, sladeabdala

Por mais que o Google/Picasa seja confiável.

Um abraço e boa sorte.

tentei varias vezes colocar as fotos no forum e deu o mesmo erro.

Basta usar um editor de imagens e diminuir o tamanho. Simples.

À propósito, como está o andamento do cultivo?

Como sempre digo, paciência é uma virtude. Deixe o micélio fazer o seu trabalho. Tá indo legal!

Ooa!
ta mesmo bonito cara, eh otimo estar errado!
dando certo voce fica feliz e o micelio vivo.

Atualizando....

o copo que estava aguado realmente não sobreviveu e descartei ele no quintal de casa.

Os outros dois copos colonizaram legal, apesar do lento desenvolvimento.

Dia 16/04 tirei os potes da incubora fiz 2 casing, fechei com a tampa da "quentinha" e devolvi para a incubadora.

Dia 26/04 tirei as quentinhas da incubadora e deixei por 24 horas na geladeira.

Dia 27/04 mandei as quentinhas pro terrario.
DSC03209.JPGDSC03210.JPGDSC03211.JPGDSC03213.JPGDSC03214.JPGDSC03215.JPGDSC03216.JPGDSC03217.JPGDSC03218.JPGDSC03219.JPGDSC03220.JPGDSC03221.JPGDSC03222.JPG

então...10 dias de terrário e até agora nada de pins!!

a temperatura está variando entre 24 e 27 Celsius.
Aparentemente o ambiente está bemmm úmido. Não tenho como medir a umidade (meu higrometro parece que só mede a umidade externa). Há várias gotas de agua condensada no terrário.
Para manter a umidade usei argila expandida mais um aquecedor de aquario dentro de um pote de sorvete com agua.

Na água da argila expandida coloquei "2 tampa" de hipoclorito de sódio (10%). Será que isso não está prejudicando o micelio?

Back