Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo P. Cubensis (South America) na casa do Cris

Diário de cultivo completo.
Olá a todos. Sou novo no forum e no cultivo de cogumelos.
Iniciei o processo há três semanas. Adquiri um kit EDUCATIVO. A finalidade foi tentar o processo de produção dos bolos uma primeira vez. Encomendei um pacote de vermiculita, e tres potinhos (esse era o "kit), alem de duas seringas com culturas liquidas de diferente strains: South America e SYZYGY.
Fiz a mistura para tres bolos: proporção de 1 vermiculita para 4 de arroz (em peso). Usei a panela de pressão com uma toalha e 4 dedos de água. Atingindo a pressão deixei uma hora e 20 minutos, esperei esfriar... No processo de preparação segui a risca as regras que a maioria dos guias indica para os bolos com esses materiais.
A inoculação do substrato foi dentro de um banheiro pequeno e higienizado. Usei potes de plastico semirrigido. Injetei em três pontos equidistantes aproximadamente 0,6 ml em cada ponto inoculado. fechei os tres potes numa caixa organizadora que foi então colocada dentro de uma caixa de isopor dessas de gelar bebida.
Aqui na minha região (pendotiba- niterói - Rj - BR) tem altitude maior que o restante da cidade de Niterói e do Rio. Estava fazendo 15 ºC/17 ºC a noite. Fiz um termostato com fio de cobre e um timer de tomada, usei o termômetro ao lado pra ter certeza que dentro do isopor estaria cerca de 28/30 ºC. Depois cheguei a ler que talvez estivesse muito elevado mas a incubação foi muito bem sucedida (minha impressão), como podem avaliar nas fotos !
Como foi minha primeira tentativa, não tive a intenção de registrar desde o início, então minhas fotos são com os bolos já dentro da incubadora, com uma semana. Depois no dia que tirei eles da incubadora improvisada.
WhatsApp Image 2020-05-31 at 15.00.37.jpegAqui já da pra ver os pontos de inoculação.
Foram exatos 18 dias até o momento de colocar os bolos no "terrário". Ainda estou aprendendo , então por favor, acabem com qualquer ignorância da minha parte.
WhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.31 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.31.jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.30 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.30.jpeg
Quando eu o fiz, os bolos já estavam totalmente encobertos pelo micélio inclusive a parte de vermiculita seca que coloquei por cima no pote, porem uma camada fina, ainda dava pra ver a cor do substrato. Usei essas pedrinhas de argila pra ajudar a manter a umidade com água no fundo e 4 furinhos nos cantos com algodão (imitei de um video).
Passados 2 dias na caixa organizadora preparada (da pra ver nas fotos) essa rede fina se tornou mais densa e volumosa, mais branquinha impossível.
WhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07.jpegWhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.06 (2).jpeg
Fiquei muito na duvida quanto à quantidade de luz. Deixei uma cobertura preta da base até 2/3 da altura da caixa.
Há 2 dias notei os primeiros sinais de frutificação
.WhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07 (2).jpeg
Estou deixando na estante no meu quarto, então fico de olho toda hora através do plástico e quando uso o borrifador pra umedecer a caixa.

Peço desculpas pela grande descrição, mas é que já comecei ha 25 dias, no dia 23/05
Hoje tem exatamente uma semana que que eles saíram do pote, a ultima foto é de hoje.
Nos próximos momentos vou alimentando o tópico com as novidades desse cultivo.
Gratidão!
 
Belo cultivo!

Só umas observações pra ajudar:

acredito que vai ter problemas deixando direto em cima da argila expandida

Nobre, @AlmaLivre, não há problemas em o micélio ficar diretamente em contato com a argila expandida. Faço assim há anos sem problemas. :)

Hiegieniza um pouco de vermiculita no microondas, com água e coloque de dez a quinze minutos potência alta, mechendo de cinco em cinco minutos, pra não deixar queimar, pode ser um alumínio ou uma tampa de pote de sorvete,

Vermiculita não precisa ser higienizada pra ser usada se for tirada do saco diretamente. A Dimmy explica que é material estéril na caixa, mas acho que se aplica a todas as marcas.

brow, não espero ter que conservar por anos.. comprar silica agora tambem nao vai rolar. Então vou ter que ficar o ventinho mesmo.
Não creio que vai durar muito tempo oque esses bolos devem render, então não vou precisar armazenar por muitas semanas. 🍄

Conservação sem sílica gel? A forma mais simples é fazer chá fresco e mante-lo congelado até o dia anterior à dosagem.

Desconheço outra forma de conservação que não exija secagem até cracker dry, o que por sua vez exige sílica ou dessecante apto equivalente.
 
Conservação sem sílica gel? A forma mais simples é fazer chá fresco e mante-lo congelado até o dia anterior à dosagem.

Desconheço outra forma de conservação que não exija secagem até cracker dry, o que por sua vez exige sílica ou dessecante apto equivalente.
Pode tentar fazer com o Cloreto de Cálcio, que tem algumas discussões aqui no fórum. Depois de deixar eles no túnel, segue essa TEK pra deixar cracker dry. É aquele potinho anti-mofo que vende em super mercado, dá uma olhada. 🧚‍♂️

 
Não utilizei silica gel. Utilizei, como comentaram, um desses anti-mofo que vende mercado. Fechei num pote de sorvete junto com o pote do produto, e posso deixar aqui o resultado. Eles estão bem sequinhos.. durinhos e crocantes.
 
Olá a todos. Farei algumas considerações finais.
O terceiro flush foi o com menos cogumelos porem com os maiores. Um bolo frutificou bem antes que os outro, fiz carimbos.
Se alguém tiver alguma consideração sobre isso: acabou ou ainda posso conseguir mais flushes se der um cold shock ou algo do tipo?
Ainda deixo algumas imagens
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-26 at 18.48.03 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-26 at 18.48.03 (1).jpeg
    85.4 KB · Visualizações: 15
  • WhatsApp Image 2020-06-26 at 18.48.04 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-26 at 18.48.04 (1).jpeg
    115.4 KB · Visualizações: 16
  • WhatsApp Image 2020-06-26 at 18.48.04.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-26 at 18.48.04.jpeg
    101.2 KB · Visualizações: 16
  • WhatsApp Image 2020-06-28 at 22.44.15.jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-28 at 22.44.15.jpeg
    113 KB · Visualizações: 16
  • WhatsApp Image 2020-07-06 at 00.00.44 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-06 at 00.00.44 (1).jpeg
    141.2 KB · Visualizações: 15
  • WhatsApp Image 2020-07-06 at 00.00.44 (2).jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-06 at 00.00.44 (2).jpeg
    90.2 KB · Visualizações: 13
  • WhatsApp Image 2020-07-06 at 00.04.55.jpeg
    WhatsApp Image 2020-07-06 at 00.04.55.jpeg
    70.7 KB · Visualizações: 12
Back
Top