Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo P. Cubensis (South America) na casa do Cris

Diário de cultivo completo.
Olá a todos. Sou novo no forum e no cultivo de cogumelos.
Iniciei o processo há três semanas. Adquiri um kit EDUCATIVO. A finalidade foi tentar o processo de produção dos bolos uma primeira vez. Encomendei um pacote de vermiculita, e tres potinhos (esse era o "kit), alem de duas seringas com culturas liquidas de diferente strains: South America e SYZYGY.
Fiz a mistura para tres bolos: proporção de 1 vermiculita para 4 de arroz (em peso). Usei a panela de pressão com uma toalha e 4 dedos de água. Atingindo a pressão deixei uma hora e 20 minutos, esperei esfriar... No processo de preparação segui a risca as regras que a maioria dos guias indica para os bolos com esses materiais.
A inoculação do substrato foi dentro de um banheiro pequeno e higienizado. Usei potes de plastico semirrigido. Injetei em três pontos equidistantes aproximadamente 0,6 ml em cada ponto inoculado. fechei os tres potes numa caixa organizadora que foi então colocada dentro de uma caixa de isopor dessas de gelar bebida.
Aqui na minha região (pendotiba- niterói - Rj - BR) tem altitude maior que o restante da cidade de Niterói e do Rio. Estava fazendo 15 ºC/17 ºC a noite. Fiz um termostato com fio de cobre e um timer de tomada, usei o termômetro ao lado pra ter certeza que dentro do isopor estaria cerca de 28/30 ºC. Depois cheguei a ler que talvez estivesse muito elevado mas a incubação foi muito bem sucedida (minha impressão), como podem avaliar nas fotos !
Como foi minha primeira tentativa, não tive a intenção de registrar desde o início, então minhas fotos são com os bolos já dentro da incubadora, com uma semana. Depois no dia que tirei eles da incubadora improvisada.
WhatsApp Image 2020-05-31 at 15.00.37.jpegAqui já da pra ver os pontos de inoculação.
Foram exatos 18 dias até o momento de colocar os bolos no "terrário". Ainda estou aprendendo , então por favor, acabem com qualquer ignorância da minha parte.
WhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.31 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.31.jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.30 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-09 at 19.15.30.jpeg
Quando eu o fiz, os bolos já estavam totalmente encobertos pelo micélio inclusive a parte de vermiculita seca que coloquei por cima no pote, porem uma camada fina, ainda dava pra ver a cor do substrato. Usei essas pedrinhas de argila pra ajudar a manter a umidade com água no fundo e 4 furinhos nos cantos com algodão (imitei de um video).
Passados 2 dias na caixa organizadora preparada (da pra ver nas fotos) essa rede fina se tornou mais densa e volumosa, mais branquinha impossível.
WhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07.jpegWhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.06 (2).jpeg
Fiquei muito na duvida quanto à quantidade de luz. Deixei uma cobertura preta da base até 2/3 da altura da caixa.
Há 2 dias notei os primeiros sinais de frutificação
.WhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-16 at 02.47.07 (2).jpeg
Estou deixando na estante no meu quarto, então fico de olho toda hora através do plástico e quando uso o borrifador pra umedecer a caixa.

Peço desculpas pela grande descrição, mas é que já comecei ha 25 dias, no dia 23/05
Hoje tem exatamente uma semana que que eles saíram do pote, a ultima foto é de hoje.
Nos próximos momentos vou alimentando o tópico com as novidades desse cultivo.
Gratidão!
 
Acho que o bolo não pode ficar sem uma tampa, com vermiculita por cima, acredito que vai ter problemas deixando direto em cima da argila expandida, da uma olhada no fórum, tem muito conteúdo, inclusive recomendo olhar outros diários. O meu não pois ainda está em fase de incubação.
Boa sorte ✌️👽🍄
 
Vou evitar mecher agora, na colheita posso tentar melhorar a base, botar um papel alumínio, não sei, vou dar uma pesquisada pra ver minhas possibilidades. Obrigado pela dica. Será que ainda rola de botar essa vermiculita por cima?
 
Olha pelo que estou vendo está faltando um pouco de troca gasosa, tem muita argila expandida no terrário, e a falta de algo entre o bolo e a argila, tipo uma tampa de pote plástico, (exemplo) agora que tá pinando, não sei se precisa colocar vermiculita por cima, acredito que não, no próximo flush você faz o dunk e roll.
Agora a melhora tem de ser feita rápida no terrário. Manda foto do seu terrário de lado pra dar uma olhada.
Críticas sugestivas.
Boa sorte👽✌️
 
Vou evitar mecher agora, na colheita posso tentar melhorar a base, botar um papel alumínio, não sei, vou dar uma pesquisada pra ver minhas possibilidades. Obrigado pela dica. Será que ainda rola de botar essa vermiculita por cima?
Vou evitar mecher agora, na colheita posso tentar melhorar a base, botar um papel alumínio, não sei, vou dar uma pesquisada pra ver minhas possibilidades. Obrigado pela dica. Será que ainda rola de botar essa vermiculita por cima?
Dale mano! Na minha opinião o terrário tá mto bom.A única coisa que eu mudaria seria pelo menos um papel alumínio ou tampa de pote, como disse o @AlmaLivre , para que não fiquem em contato direto com a argila. Outra questão é o dunk e roll, tente fazer no próximo flush. Isso ajuda mto na reserva de umidade e oxigênio para o bolo. Vc está conseguindo medir temperatura e umidade?
 
Dale mano! Na minha opinião o terrário tá mto bom.A única coisa que eu mudaria seria pelo menos um papel alumínio ou tampa de pote, como disse o @AlmaLivre , para que não fiquem em contato direto com a argila. Outra questão é o dunk e roll, tente fazer no próximo flush. Isso ajuda mto na reserva de umidade e oxigênio para o bolo. Vc está conseguindo medir temperatura e umidade?
Salve! Considerações anotadas com carinho, obrigado!
Estou nesse processo de metodizar meus conhecimentos que ainda estão bem rasos. Quando iniciei eu tinha mostradores que depois percebi não estarem funcionando, eram antigos não estavam apresentando valores nem um pouco próximos dos reais. Joguei fora.
Como pode perceber minhas possibilidades então são meio rústicas, não obtenho com muita precisão os dados, meu termômetro é daqueles de líquido vermelho, creio que haja uma margem de variação grande dependendo da altitude e tal... então está tudo meio no olho. A temperatura aqui onde moro varia bastante mas o terrário tem ficado dentro do quarto à temperatura ambiente que varia de 24-28 graus durante o dia nessa epoca. A umidade também é no olho.. acompanhando pela densidade e quantidade de gotículas no interior. Da época que cultivei Canabis aprendi (posso estar errado) que e um ambiente fechado a umidade se mantem entre 90 e 95 pct se houver algum recipiente evaporando constantemente, então deixo sempre a argila úmida e borrifo nas paredes do terrario o spray de agua.
Sei que o melhor seria ter medições precisas, mas são aparelhos que ainda estou providenciando, quero conseguir antes do próximo flush.
O unico que nao vou poder adquirir tão logo é um medidor de lux.
Mas estou providenciando um termômetro daqueles que mede umidade também, um termostato com medidor e uma balancinha de precisão.
Voce acha que vale a pena colocar a tampa de plastico nesse momento ou também espero o próximo flush?
🙏🍄💦🕦
 
Fala Cris
Claro cara. Hiegieniza um pouco de vermiculita no microondas, com água e coloque de dez a quinze minutos potência alta, mechendo de cinco em cinco minutos, pra não deixar queimar, pode ser um alumínio ou uma tampa de pote de sorvete,
Com a vermiculita fria após a esterelização, você põe uma fina camada em cima do alumínio ou tampa, o que preferir, depois coloca o bolo e volta pro terrário, para controle de troca gasosa e humildade, borrifa agua mineral umas três vezes ao dia, e abane com a própria tampa do terrário, o seu interior, a fim de fazer uma boa troca gasosa, não uso termômetro, nem aparelhos de medição. Apenas tenho um aquecedor com termostato de aquário funcionando dentro de uma garrafa com água, pois aqui no sul de minas gerais está bem frio.
Boa sorte ✌️👽🍄
 
Salve! Considerações anotadas com carinho, obrigado!
Estou nesse processo de metodizar meus conhecimentos que ainda estão bem rasos. Quando iniciei eu tinha mostradores que depois percebi não estarem funcionando, eram antigos não estavam apresentando valores nem um pouco próximos dos reais. Joguei fora.
Como pode perceber minhas possibilidades então são meio rústicas, não obtenho com muita precisão os dados, meu termômetro é daqueles de líquido vermelho, creio que haja uma margem de variação grande dependendo da altitude e tal... então está tudo meio no olho. A temperatura aqui onde moro varia bastante mas o terrário tem ficado dentro do quarto à temperatura ambiente que varia de 24-28 graus durante o dia nessa epoca. A umidade também é no olho.. acompanhando pela densidade e quantidade de gotículas no interior. Da época que cultivei Canabis aprendi (posso estar errado) que e um ambiente fechado a umidade se mantem entre 90 e 95 pct se houver algum recipiente evaporando constantemente, então deixo sempre a argila úmida e borrifo nas paredes do terrario o spray de agua.
Sei que o melhor seria ter medições precisas, mas são aparelhos que ainda estou providenciando, quero conseguir antes do próximo flush.
O unico que nao vou poder adquirir tão logo é um medidor de lux.
Mas estou providenciando um termômetro daqueles que mede umidade também, um termostato com medidor e uma balancinha de precisão.
Voce acha que vale a pena colocar a tampa de plastico nesse momento ou também espero o próximo flush?
🙏🍄💦🕦
Pode colocar agora mesmo! Só cuidado ao manejar os bolos.de preferência use luvas. A vermiculita seca eu acho melhor esperar pro próximo flush. Já que vc vai ter que fazer o dunk já faz o roll em seguida. Acompanhando.
 
Aloha, boa tarde aos queridos que estão acompanhando esse meu primeiro cultivo. Seguindo as orientações ja adaptei melhor os bolos ao terrário por cima das tampas de plastico higienizadas.WhatsApp Image 2020-06-16 at 14.38.42.jpeg
Aproveitei pra tirar a foto dos bolos inteiros ,WhatsApp Image 2020-06-16 at 14.38.41 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-16 at 14.38.41 (2).jpeg
e depois no terrário.WhatsApp Image 2020-06-16 at 14.38.41.jpeg
Observei que nos pontos onde a luva tocou o bolo apareceu uma mancha suave de coloração azulada juntos às hifas naquele local,WhatsApp Image 2020-06-16 at 14.49.42.jpeg
isso era esperado?

Obrigado pelos bizus!
 
Observei que nos pontos onde a luva tocou o bolo apareceu uma mancha suave de coloração azulada juntos às hifas naquele local,WhatsApp Image 2020-06-16 at 14.49.42.jpeg
isso era esperado?

É sim amigo, onde você segura o bolo(mesmo com delicadeza), ou quando for colher os cogumelos, o local onde eles estavam grudados é normal ficar azul, é o mesmo principio dos cogus, quando você machuca o micelio, oxida e azula.
 
Obrigado a todos pelos votos de boa sorte. Estou aqui pra fazer uma correção de um erro que cometi na descrição. Só tomei ciência agora que o inoculante não ela uma Cultura Líquida, mas sim esporos em suspensão. ✏
 
Hoje estou atualizando umas fotos da frutificação.

Dei uma lida sobre esse crescimento do micélio sobre a base dos cogumelos e tentei corrigir desde ontem cedo arejando o terrário umas 3 vezes ao dia pra tentar aumentar a troca gasosa. Mas acho que não mudou muito. Alguém tem alguma outra sugestão? pode ser excesso de umidade?
Um abraço
WhatsApp Image 2020-06-17 at 22.03.45 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-17 at 22.03.45.jpeg
 
Hoje estou atualizando umas fotos da frutificação.

Dei uma lida sobre esse crescimento do micélio sobre a base dos cogumelos e tentei corrigir desde ontem cedo arejando o terrário umas 3 vezes ao dia pra tentar aumentar a troca gasosa. Mas acho que não mudou muito. Alguém tem alguma outra sugestão? pode ser excesso de umidade?
Um abraço
View attachment 114472 View attachment 114473
Pode parecer que não surtiu efeito pq vc talvez tenha aumentado a ventilação tarde. Porém, os cogus estão lindões! Para o próximo flush: dunk, roll e ventilação! A umidade em 95% quando vc notar os primeiros pins vai ajudar tbm. Vai dar certo! Se vc não tiver um higrometro, tente notar as paredes do terrário com poucas gotículas ou pontos de condensação. Elas não podem estar "suando" de escorrer. Abração irmão! Muito confiante.
 
Hoje estou atualizando umas fotos da frutificação.

Dei uma lida sobre esse crescimento do micélio sobre a base dos cogumelos e tentei corrigir desde ontem cedo arejando o terrário umas 3 vezes ao dia pra tentar aumentar a troca gasosa. Mas acho que não mudou muito. Alguém tem alguma outra sugestão? pode ser excesso de umidade?
Um abraço
View attachment 114472 View attachment 114473
Tão ficando Bonito!! tentando te mandar mensagem mas acho que não dá por aqui! to tendo problema com meu kit!
 
Tão ficando Bonito!! tentando te mandar mensagem mas acho que não dá por aqui! to tendo problema com meu kit!
Creio que não seja possível mesmo, mas pode me add em alguma rede social que a gnt troca contato @cristianosaramago
Abs!!
Pode parecer que não surtiu efeito pq vc talvez tenha aumentado a ventilação tarde. Porém, os cogus estão lindões! Para o próximo flush: dunk, roll e ventilação! A umidade em 95% quando vc notar os primeiros pins vai ajudar tbm. Vai dar certo! Se vc não tiver um higrometro, tente notar as paredes do terrário com poucas gotículas ou pontos de condensação. Elas não podem estar "suando" de escorrer. Abração irmão! Muito confiante.
Entendi!
É meu primeiro cultivo de todos, então tudo é novidade, fico feliz de saber que os cogus tão saudáveis!
 
Aloha, saudações a todos.
Honrando o nome "Diário", venho atualizar as fotos da frutificação. Vou atualizar nessa frequência até pra galera que está acompanhando me dar um bizu sobre quando colher, e tenho algumas questões quanto a isso:
Li as duas informações, que devo colher qualquer corpo gerado na frutificação quando fizer a colheita, e também que posso colher apenas os cogumelos que tiverem rasgado o véu. Se alguém puder me elucidar sobre a melhor forma de colher para esse tipo de cultivo que utilizei, ficarei imensamente grato.
WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.52.53.jpeg WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.52.54.jpeg WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.52.53 (1).jpeg WhatsApp Image 2020-06-18 at 12.52.54 (1).jpeg

Grande abraço a todos 🍄 📸
 
Aloha, saudações a todos.
Honrando o nome "Diário", venho atualizar as fotos da frutificação. Vou atualizar nessa frequência até pra galera que está acompanhando me dar um bizu sobre quando colher, e tenho algumas questões quanto a isso:
Li as duas informações, que devo colher qualquer corpo gerado na frutificação quando fizer a colheita, e também que posso colher apenas os cogumelos que tiverem rasgado o véu. Se alguém puder me elucidar sobre a melhor forma de colher para esse tipo de cultivo que utilizei, ficarei imensamente grato.
View attachment 114489 View attachment 114491 View attachment 114488 View attachment 114490

Grande abraço a todos 🍄 📸
Isso mesmo irmão! Quando colher tira todo que achar não importa o tamanho. Espera o véu abrir e tá na hora. Pode ser até um pouco antes de abrir. Se vc quiser tirar carimbos deixa ele abrir bem. Abração irmão. Já pensou em como conservar?
 
Isso mesmo irmão! Quando colher tira todo que achar não importa o tamanho. Espera o véu abrir e tá na hora. Pode ser até um pouco antes de abrir. Se vc quiser tirar carimbos deixa ele abrir bem. Abração irmão. Já pensou em como conservar?

Quero tentar fazer um carimbo sim.. Quero aprender pelo menos, e tentar faz parte.
Sobre conservação: eu tentei fazer um aparelho aqui pra secagem, aqui umas fotos.WhatsApp Image 2020-06-18 at 21.42.24.jpegWhatsApp Image 2020-06-18 at 21.42.24 (3).jpegWhatsApp Image 2020-06-18 at 21.42.24 (2).jpegWhatsApp Image 2020-06-18 at 21.42.25 (1).jpegWhatsApp Image 2020-06-18 at 21.42.25.jpeg
Ficou bem rustico... falta um acabamento nessas rebarbas de papelão, pra não ficar feião.. as paredes de papelão ção mais pra o vento não vazar pros lados e chegar até a última telinha.. improvisado mas espero que esteja funcional.
Fiz com um cooler bem potente e resto com madeira e arames de cobre. colei os taquinhos no corpo de uma caixinha de som antiga quebrada, que ja tinha pezinhos nas costas e um curaco do tamanho do cooler. Ainda estou pra comprar sílica, mas queria saber se é realmente necessario. juntei uns quatro saquinhos de sílica daqueles que vem normalmente com roupas mais caras e alguns eletrônicos.

Esse dryer é igualzinho um que usava pra secar cannabis antes da cura, com certeza os cogumelos são mais difíceis de secar, mas acho que rola.. um amigo costuma secar na frente do ventilador também, para a quantidade e frequência que ele consumia nunca estragou ou ouve algum problema após a secagem.

E os cogus: WhatsApp Image 2020-06-18 at 22.06.50.jpeg WhatsApp Image 2020-06-18 at 22.06.50 (6).jpeg WhatsApp Image 2020-06-18 at 22.06.50 (3).jpegWhatsApp Image 2020-06-18 at 22.06.50 (8).jpeg
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2020-06-18 at 22.06.50 (1).jpeg
    WhatsApp Image 2020-06-18 at 22.06.50 (1).jpeg
    82.9 KB · Visualizações: 15
Última edição:
Boa noite brother ✌️👽
Tá em cima da hora de pensar na conservação, logo seus cogumelos vão atingir o ponto de colheita.
Esse aparelho é bem interessante.
A sílica ideal pra finalizar a secagem é a laranja ( alimentícia) .
Assim você consegue conservar por anos,
Então seria umas doze horas ou mais de vento, e terminaria a secagem na sílica.
Boa sorte ✌️👽
 
Back
Top