Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo - do cultivador.

Diário de cultivo completo.
Salve!

Não sabendo por onde começar, vou direto ao ponto. :)

Com tudo o mais que preciso em mãos,
Mesmo sem ter o carimbo de esporos que agora tenho,
Ansiosamente decidi começar o cultivo com muita paciência.

Sabendo que não sei além do tudo que li, e
Não sabendo fazer, na prática, o que sei que não sei além,
Concluí que o erro seria inevitável.

Resolvi aprender com os erros,
Antes de errar, mesmo que acerte.

Esvaziar a mente, de todas ou algumas dúvidas e certas incertezas.
Livrar o meio de tudo aquilo que não é necessário.
Cultivar o nada, antes de cultivar alguma coisa.

E principalmente, cultivar as técnicas do cultivador.
Uma por uma... E de uma forma mais ou menos científica.

Então juntei tudo o que aprendi aqui, e fiz bolos PF. Começando, é claro, pelo arroz...
arroz_liqui.jpg
Desde já aprendi:
Lição 1)
Ou meu liqüidificador é muito ruim,
ou o arroz que compro é crescido na pedra,
ou preciso arrumar um outro jeito de quebrar os grãos de arroz ao meio, sem fazer uma mistura de arroz integral com farinha.
Exercício (até então, mental):
a) Ponha arroz integral dentro de um saco de pano.
b) Bata com um martelo até virar cacos de arroz.

Mistura-se então, o arroz, a água, e a vermiculita.
Lição 2) Ao contrário - vermiculita, água, e arroz, nesta ordem. Eu já sabia, mas esqueci e misturei a água ao arroz primeiro, o que dá mais trabalho pois até misturar bem, o arroz vira flocos e a vermiculita fica um tanto seca.

Uma parte de arroz, uma de água, duas de vermiculita. Até que, enfim, tudo vira uma gororoba só.
substrato.jpg
Além de cultivar cogumelos, também serve para fazer sujeira, e entupir ralos de pia.

Preenchi então os copos.
copo1.jpg
Lição 3) Enquanto toma cuidado para não encostar nas bordas do copo... Não encoste nas bordas do copo. Vidro e substrato se amam, e dá trabalho limpar depois. Lembrei daquele Jogo da Operação, de 30 anos atrás...

Aos copos preenchidos, acrescentei camadas de vermiculita, por baixo e por cima do substrato (e não ao contrário, por razão maior).
bolos_1.jpg
Após preencher, recortei e tampei, com três tampas de papel alumínio, cada copo. Sem vedar.

Os copos foram três, por três tigres tristes e motivos.

Três são os ingredientes, e quatro as partes, mas quatro foram suficientes para três.
Quatro copos eu tinha, mas um se quebrou, e agora só tenho dois.
E na uma panela que tenho, só cabiam três copos.
bolos_pp.jpg
Na panela três dedos de água, a 1/3 da altura dos copos.
Com um pano no fundo.

Esterilizei por 1h15 no fogo baixo, contados a partir da panela pegar pressão. Sempre de olho no vapor. Então apaguei o fogo e deixei esfriar de um dia para o outro.

No outro dia tirei os copos, e uma surpresa... Um dos copos se abriu na panela, mas não foi pela tampa:
bolo3_copo_quebrado.jpg
O de boca mais larga, terceiro na foto dos 3 copos.
Lição 4) Melhor quatro copos iguais e inteiros, que um diferente e quebrado.
O copo mais largo tinha o fundo mais grosso, boca mais larga e parede mais fina. Os outros copos são mais homogêneos, e talvez até coubessem quatro na panela... Vou comprar mais alguns desses, ou um pouco menores.

De qualquer forma, aproveitei para aprender mais alguma coisa. Agora eu tinha um copo exposto ao ambiente - ou seja, muito provavelmente contaminado.
Então usei as minhas mãos, nuas e sujas, para transferir o bolo a outro copo igual, não esterilizado. Assim teria um copo de "controle", que com certeza teria contaminações, para comparar com os outros 2.

Após retirar os 3 copos da panela, vedei todos com fita transparente, e armazenei dentro de uma caixa de papelão, num armário fechado, à temperatura ambiente (por volta de 30 graus, por aqui, nessa época).

Os resultados, compartilho logo mais!
 
Última edição por um moderador:
Atualmente uso água da torneira para Dunks.
A lixívia é um desinfectante poderoso mas desde que diluída não mata o micélio. Da mesma maneira que a água oxigenada (h2o2). Aliás, muita gente faz um pre tratamento com lixívia nos grãos (centeio, milho, etc) durante a limpeza antes da esterilização.
Na produção de clones tb é comum submergir o cogumelo numa solução diluída com lixívia para evitar contaminaçōes.

Essa teoria de "se não mata o micélio tb não mata os contaminantes" não é comprovada pela prática.
Por algum motivo o falecido Hippie3 (criador da mycotopia) desenvolveu e experimentou e comprovou através da experiências da comunidade estes teks (dunk e bleach dunk).
O micélio desde que estabelecido é muito resistente, exceptuando a algumas contaminações. A chave do processo está na esterilização adequada do substrato e na circulação de ar fresco dentro do terrário. Posso dizer que não primo na assepsia e raramente tenho contaminações graves.
 
E o cold shock também li que não é necessário para os B+, mas não fiz porque esqueci mesmo, deixei os bolos no dunk fora da geladeira.



O cold shock não é necessário para cubensis.

Geralmente se faz dunk e cold shock juntos para limitar o crescimento de bactérias que porventura estejam na água no dunk.
 
Amigão, essa não precisa de texto, as fotos traduzem a competência do teu trabalho, colhi meu segundo flush que rendeu uns 20 cogumelos mas não chega perto dessa bela produção.
 
Parabéns, fazia um tempinho que não visitava aqui.... que evoluçao hein ô?
É notória a dedicação e o carinho que você rende ao cultivo.

Belíssimo flush!!:love::love:

Obs: Pede para algum moderador editar o título com o nome da strain(s) cultivada. Ou quando fizer alguma atualização posta juntamente com a foto!:)

Abs,
Thug
 
Os flushes seguintes...
Bb_711.jpg Flush_722.jpg Flush_718.jpg Flush_724.jpg Flush_724_2.jpg Flush_725.jpg Flush_806.jpg

Saíram cogumelos grandes, pequenos, grossos, finos, de pé, caídos... Os que saíram mais fraquinhos foi porque o terrário ficou sozinho (alguns dias sem climatização e oxigenação).

Mas estou colhendo cogumelos praticamente todo dia, então parei de contar os flushes, bolos, pesar, etc... Apenas colho, limpo e ponho pra secar :contente:

A propósito, esta ferramenta está me sendo de grande valia na limpeza:
pincel.jpg
É um pincel pequeno, dos mais macios. Funciona muito bem para limpar a vermiculita das estipes e chapéus, além da que eu tiro da "bundinha" do cogumelo com a unha.

Hoje a colheita chegou num ponto que não há cogumelos crescendo em nenhum bolo, então coloquei todos os bolos em dunk, e aproveitei para limpar o terrário. Amanhã todos voltam para a casinha, e devo ter novos pins na semana que vem.

Paz e luz!
 
Fala Grande @Salaam`aleik :velhinho:!! Como vão as coisas ai no Deserto?

Pelo visto o Oasis foi um bom refugio!

A salamo a-leikom!
 
Última edição por um moderador:
Dammit! Quando vi aquela mini-florestinha (florestinha fúngica? o_O) logo pensei: Tem sorte de eles não colonizarem sua casa, mas por pouco... :troll:
hahahahah Parabéns pelo trabalho! Nos mostra que mesmo na improvisação, quando há dedicação (e boa assepsia :giggle:) o cultivo vinga pra mais de metro!

Agora só continuar o bom trabalho e navegar com cuidado :fome::fome::fome:
 
Enquanto isso no deserto...

Após o dunk geral e limpeza do terrário, passei alguns dias viajando, e o terrário ficou sozinho, fechado e no escuro por alguns dias. Na semana passada cheguei em casa e vi isto:
Terrario_811_cw.jpg Terrario_811_G.jpg

Fiquei na dúvida entre cobweb, micélio algodoado colonizando a vermiculita nova, ou os dois. Nenhum dos dois é bom. Então em todo caso, procedi para a desinfecção geral.

Diluí água oxigenada 20 volumes a 10% em água, e borrifei todos os bolos, e também o terrário com a solução.
Terrario_811_h2o2.jpg
Pelo efeito... Acho que era cubensis mesmo. Mas deixei agir, e no dia seguinte borrifei de novo. Depois enxaguei os bolos em água corrente, removendo a água oxigenada, restos de micélio, e também a vermiculita extra que foi aplicada no último roll/patching, após o dunk.

Hoje, 1 semana depois, estamos assim:
Terrario_819.jpg
Tudo limpo, e já tirando alguns cogumelos novamente. :)

____________________________
Hoje passei um café expresso para eu tomar. Aproveitando o ensejo, estou fazendo um teste aqui, em 2 bolos que já estão pra lá do... 5°? flush, e parece que estagnaram (D e F, os dois embaixo e à direita, na foto). São os mais antigos.

Recolhi 2 ml do café em uma seringa de 5 ml. Completei os outros 3 ml com água mineral. Em um recipiente moí 1 g de casca de ovo sem pele, esguichei o conteúdo da seringa e agitei a mistura. Levei ao microondas por 1 minuto, fervendo a mistura, que se reduziu a 3 ml. Tirei do microondas e agitei novamente, reabsorvi na seringa. Completei novamente a seringa com água mineral até 5 ml, e coloquei na geladeira para esfriar.

Após fria, retirei os 2 bolos do terrário, e injetei 2,5 ml da mistura em cada bolo. Borrifei os bolos com água mineral como habitual, e os devolvi ao terrário.

Qualquer que seja o resultado, essa deve ser a última semana desses bolos - semana que vem, ou após o próximo flush, eles devem ir descansar em paz num out.

As salaam an-Nur!
 
Fiquei na dúvida entre cobweb, micélio algodoado colonizando a vermiculita nova, ou os dois. Nenhum dos dois é bom. Então em todo caso, procedi para a desinfecção geral.

Tenho quase certeza que era cobweb. Estava bem característico, principalmente por causa da falta de ar fresco. Acredito que o procedimento que você fez acabou matando o intruso.
Seja o que for, os pins vem aí... Ô abre alas que eu quero passar! :D
 
E pinaram!

Mas eu passei a semana inteira fora, então fizeram muita sujeira. Além de não dar muitos cogumelos (uns 7 só), tive que jogar metade fora, porque estragaram...

Decidi que vou enterrar os bolos, todos. Na verdade, meio que fazer um out, meio que usar eles de adubo - vou despedaçá-los, espalhar num jardim e cobrir com terra.

A seguir cenas do capítulo final, que deve ir ao ar nas próximas semanas...
mi_lho_902.jpg
O enredo será meio clichê - personagens que apareceram no começo da trama e nunca mais foram vistos, voltam no final. Será o final feliz ou triste? Não sei... Mas terá o gancho para a próxima temporada! :D
 
Bolo A - 2° flush
View attachment 69717 View attachment 69718 View attachment 69719
Eu contei 8 cogumelos já formados, mais meia dúzia de pins até agora... Parece que esse 2° flush vai ser bom!

Porém contudo entretanto, fiquei na dúvida sobre um certo algodoamento do micélio na base do bolo, que achei mais parecido com cobweb. (comparado ao bolo B, mais abaixo)
View attachment 69720 View attachment 69721

Isso porque na sexta-feira eu fiz algo diferente: abri o terrário, borrifei e abanei. E depois o terrário ficou sozinho pelo final de semana, sem trocas de ar forçadas.
Na sexta não havia sequer sinal de pins, e hoje encontrei os cogumelos de um lado, e o algodoamento suspeito do outro.

Então após me torturar um pouco com a dúvida, borrifei água oxigenada na parte afetada.
View attachment 69722
Espumou bastante, então acho que não era cobweb, ou não só. Todo caso, da próxima vez que borrifar o terrário, vou usar água oxigenada diluída a 10%.

Bolo B - tudo igual
O bolo B ainda não começou a pinar, mas parece bem. O micélio está avançando (colonizando) os palitos e a vermiculita na base.
View attachment 69723
Já está indo para 10 dias de aniversário, então se for como o bolo A, deve frutificar ainda essa semana.

Secagem do flush 1 - bolo A - final
Após 48h de túnel de vento, coloquei os cogumelos, reduzidos a 1/3 do peso fresco, para secagem final em um pote com sílica.
View attachment 69724
Considerando que a sílica absorve 30% do próprio peso em água, para 11 g de cogumelos usei 66 g de sílica, afim de uma boa margem.
Sílica e cogumelos após o final da secagem:
View attachment 69725 View attachment 69726
A sílica que uso é com indicador laranja -> azul, e realmente ficou mais ou menos na metade da saturação.
Os 33,8 g de cogumelos frescos, conforme esperado viraram 3,4 g de cogumelos secos, incluindo os chapéus que usei para fazer os

Carimbos
View attachment 69727
De 2 chapéus tirei 6 prints. Os chapéus foram pequenos e os prints idem, além disso os 2° e 3° prints ficaram fracos, mas guardei mesmo assim, pois certamente serão viáveis.

Mientras en la Baticueva...
Uni duni tê, qual copo eu aniversario?
View attachment 69729
Agora sim, preciso de um terrário coletivo!

E os copos novos, com cereais integrais começaram bem.
View attachment 69728

Será uma semana bastante atribulada, fungicamente falando, hehehe.

Cara to adorando teu relato. Tivemos pinagem e estamos na dúvida desse algodoamento na base de vários dos nosso cogumelos. Em um dos bolo tem uma area meio esverdeada. Você acha que perdemos esse cultivo?
 

Anexos

  • WhatsApp Image 2019-12-09 at 20.00.28.jpeg
    WhatsApp Image 2019-12-09 at 20.00.28.jpeg
    58.7 KB · Visualizações: 11
  • IMG_20191209_191747313.jpg
    IMG_20191209_191747313.jpg
    1.6 MB · Visualizações: 16
  • IMG_20191209_055004269.jpg
    IMG_20191209_055004269.jpg
    3.7 MB · Visualizações: 18
  • IMG_20191209_191757605.jpg
    IMG_20191209_191757605.jpg
    1.4 MB · Visualizações: 17
Colha já esses cogumelos. Estão esporulando por todo o terrário. E esse azulamento é ressecamento. Sugiro um drunk antes do próximo flush.
 
Back
Top