Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo do ARCAICO

Diário de cultivo completo.
Aê galera cogumelera! to começando um cultivo em milho. os bolos ja tem uns 10, outros 11 dias. usei o carimbo que retirei de um b+ que cultivei entao acho que podemos dizer que foi um carimbo multi-esporos. esterilizei o milho segundo o estilo do mauricio (obrigado cara) com 30min de fervura, 24 hrs de molho em agua, depois 24 horas em molho agua+agua sanitaria e depois coloquei 24horas de molho em sal de frutas pra retirar a acidez. enfim taí as fotos do micélio. por favor opinem. noto que em algumas partes o micelio parece uma rede em outras eh mais macio. qualquer dica será bem aceita! será que o flash da máquina fudeu o micélio? abraços à todos!

cogu.jpgcoguu.jpg
 
Para mim o micélio parece estar muito bem, Arcaico.

Não se preocupe com o efeito do flash da máquina sobre o micélio.
 
Micélio 100% saudável.
Espere todos os copos colonizarem totalmente para então preparar os casings.
 
Ei ja imagino oq vem
por ai, boa sorte.

Paz e luz.
 
uhhhuuuuuu, obrigado a presença aí galera! quantos dias mais? o meu último cultivo demorou 35 dias para colonizar tudo, isso pq deixei com muita água os copos, mas nesses aí eu sequei direitinho.... entao, quantos dias pra todos, que vcs acham? alguns estao mais avançados. valeu galera.
 
Tá lindo! Parecendo uma seda! Tenha paciência, que os frutos compensarão o esforço.
 
Eu dou no minimo uma semana
pouquinho mais, pra q tenha ficado dessa
maneira, mais de qual quer forma boa sorte
nos processos finais.

Paz e luz.
 
Olá Cogumeleiros!
Fui à feira hoje! adquiri por quarenta reais: dois pacotes de pó de côco, carbonato de cálcio feito de ostras, mangueira com pedra porosa para a bomba de aquário(que já tenho aqui e o aquário tb), 20 zip locks grandes, 24 cases de plástico transparente com capacidade de um litro, argila expandida que consegui por sorte por 5 conto um saco normal que dava pra carregar... enfim, já tenho aqui a vermiculita, um sacao daquele, que usei nom outro cultivinho que fiz (falo cultivinho pq foi feito dentro de saquinho como kits...), lysoform e alcool 92 que um colega meu bafou la do trampo dele. os copos tão quase lá, são oito como dá pra ver na foto, eu eu to pensando em usar dois em cada case, fazendo assim 4 cases com substrato de vermiculita+pó de coco+po de ostra. e aí amigos? podem me dar algumas dicas nas medidas certas do substrato?? qualquer dica ou comentário tá valendo e muito, vcs são demais,hehehhe. ah! eu tenho húmus tb...
 
cada copo desse da pra fazer dois casings na boa...
a camada deve ter no maximo um centimetro e meio de espessura...
 
Olá Cogumeleiros!
vermiculita+pó de coco+po de ostra. e aí amigos? podem me dar algumas dicas nas medidas certas do substrato?? qualquer dica ou comentário tá valendo e muito, vcs são demais,hehehhe. ah! eu tenho húmus tb...

1/1 de vermiculita e pó de coco, acrescente 10% do peso dessa mistura de pó de ostra e de húmus.
 
OLá Psiloamigos,


Hoje preparei o substrato. usei 200g de po de coco, 200g de vermiculita, 20g de humus e 20g de po de ostras. misturei tudo dentro de um pano, amarrei bem amarrado e levei pra agua e fervi uma hora e depois de um tempo mais uma hora. depois escorri bem escorrido e coloquei o material imediatamente dentro de zip locks e levei ao frizer pra esfriar. quando frio abri os copos e o micélio tava lindo. usei dois copos pra cada case como havia dito que faria e coloquei a camada por cima, bem solta e um pouco misturada ao micelio. usei as tampas de plastico dos meus cases para tapa-los e levei pra incubadora. vou esperar 5 ou 6 dias.

Enquanto isso vou fazendo o seguinte( me corrigam se eu tiver equivocado). coloquei a argila expandida dentro de um balde de molho na agua sanitaria por 24 horas, amanha eu tiro. eu acho argila expandida muito nojento, mas pelo que li tem que usar... enfim vou preparar meu terrário amanha e deixa-lo funcionando os cinco dias que os cases estao incubados. colocar tres centimetros de argila pra um e meio de agua, colocar pra funcionar a bomba com a pedra porosa e colocar duas colherinhas de agua sanitaria na agua pra ir esterilizando a semana toda, eu to correto no meu entendimento ou isso eh meio piraçao demais? deixar o terrario esterilizando com o vapor de agua 5 dias antes de colocar os cases pra frutificarem. meu terrario sera um aquario e eu vou usar aquelas esponjas de aquario para as trocas gasosas e feixar com papel filme. enfim eh isso galera.

VALEU !
 
OLá Psiloamigos,


Hoje preparei o substrato. usei 200g de po de coco, 200g de vermiculita, 20g de humus e 20g de po de ostras. misturei tudo dentro de um pano, amarrei bem amarrado e levei pra agua e fervi uma hora e depois de um tempo mais uma hora. depois escorri bem escorrido e coloquei o material imediatamente dentro de zip locks e levei ao frizer pra esfriar. quando frio abri os copos e o micélio tava lindo. usei dois copos pra cada case como havia dito que faria e coloquei a camada por cima, bem solta e um pouco misturada ao micelio. usei as tampas de plastico dos meus cases para tapa-los e levei pra incubadora. vou esperar 5 ou 6 dias.

Primeiro: 20g de pó de ostras pra 420gr de substrato é muita coisa. Pelo que eu entendi em outros posts se usa 10% de humus e 1% de pó de ostras em relação a quantidade do substrato. Ou seja, 4 gr no caso do substrato que vc misturou.

Olhe por exemplo esse post do mauricio.
Mauricio disse:
vermiculita+pó de coco (1/1)+ água mineral---> 1000 gramas
10% de esterco ou húmus --->100 gramas
1% de calcário ou pó de ostra ---> 10 gramas

Outra: Você ferveu o substrato? Se a ideia era pasteurizar, não foi uma boa ideia ter fervido o substrato por tanto tempo. A pasteurização deve ser feita a uma temperatura de 70°- 80° C, ferver o substrato (100° C) por longos períodos matam as bactérias benéficas para o micélio de Cubensis.

Enquanto isso vou fazendo o seguinte( me corrigam se eu tiver equivocado). coloquei a argila expandida dentro de um balde de molho na agua sanitaria por 24 horas, amanha eu tiro. eu acho argila expandida muito nojento, mas pelo que li tem que usar... enfim vou preparar meu terrário amanha e deixa-lo funcionando os cinco dias que os cases estao incubados. colocar tres centimetros de argila pra um e meio de agua, colocar pra funcionar a bomba com a pedra porosa e colocar duas colherinhas de agua sanitaria na agua pra ir esterilizando a semana toda, eu to correto no meu entendimento ou isso eh meio piraçao demais? deixar o terrario esterilizando com o vapor de agua 5 dias antes de colocar os cases pra frutificarem. meu terrario sera um aquario e eu vou usar aquelas esponjas de aquario para as trocas gasosas e feixar com papel filme. enfim eh isso galera.

VALEU !

Aqui parece tudo legal.

Espero ter podido ajudar.
 
entao fudeu tudo. obrigado a todos.

que trsite isso, significa que provavelmente vo perder todo o micelio que cultivei com tanto amor, podia ter colocado so vermiculita como eu tinha feitro antes e garantiria a frutfica'cao...
 
entao fudeu tudo. obrigado a todos.

que trsite isso, significa que provavelmente vo perder todo o micelio que cultivei com tanto amor, podia ter colocado so vermiculita como eu tinha feitro antes e garantiria a frutfica'cao...


Eu não intendi muito bem o post do mauricio ali em cima, pois segundo as indicações que ele te deu ali você fez certíssimo. Talvez eu esteja equivocado, mas analisando o post citado dele em outro topico q mostrei parece dizer outra coisa

Não jogue a toalha ainda,se for realmente assim apesar de que isso diminuem bastante as chances do micélio se propagar, pode ocorrer bem e você pode tirar algo disso tudo ainda. Veja como desenvolve o cultivo e nos diga.

Reformulando o substrato seguindo a logica que te disse seria:

Vermiculita 200 gr + Po de coco 200 gr (400gr)
Humus 40 gr (10% de 400 gr)
Pó de ostras 4 gr (1% de 400 gr)

Vamos esperar que o Mauricio se pronuncie e esclareça pra nos a situação. Eu tento ajudar mas posso confundir as bolas as vezes hehehe :p


Muita sorte!
 
Aê pessoal, apesar de poucos olharem... vou atualizar.

3 cases estao na incuba desde sabado, e ja começaram a colonizar bem rizo. o quarto case deu cob web, muito comum no meu quarto, alias a unica contaminaçao que rolou por aqui (sorte a minha!). o terrrário está funcionando desde domingo.
acho que mais um dia ou dois e os cases vao pro terrario, frutificar.
ta beem quente a cidade, o periodo das chuvas e dos cogumelos começa agora por aqui.

Valeu a todos. insider obrigado pelos esclarecimentos.
 
Olá a todos.

estou postando as fotos do terrário pronto com os cases. os cases passarem 4 dias e meio na incubadora e agora foram pro terrário. um outro case nao colonizou muito bem na incuba e eu vouy deixá-lo mais um pouco.

cultivo3.jpgcultivo2.jpgcultivo1.jpgcultivo.jpg

valeu a todos, qualquer comentario eh bem vindo. ou nao.
 
Back
Top