Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Cultivo do ARCAICO

Diário de cultivo completo.
Aê galera cogumelera! to começando um cultivo em milho. os bolos ja tem uns 10, outros 11 dias. usei o carimbo que retirei de um b+ que cultivei entao acho que podemos dizer que foi um carimbo multi-esporos. esterilizei o milho segundo o estilo do mauricio (obrigado cara) com 30min de fervura, 24 hrs de molho em agua, depois 24 horas em molho agua+agua sanitaria e depois coloquei 24horas de molho em sal de frutas pra retirar a acidez. enfim taí as fotos do micélio. por favor opinem. noto que em algumas partes o micelio parece uma rede em outras eh mais macio. qualquer dica será bem aceita! será que o flash da máquina fudeu o micélio? abraços à todos!

cogu.jpgcoguu.jpg
 
caraaaaaaaio ta ficando lindo!! esse micelio rizo saindo ali! :eek:
 
Muito bonito esses casings, belo micelio nervosao, como observado pelo insider!
Irá colher belos futos!:D
Parabéns!
Sucesso!
 
cultivo4.jpg
Mais uma foto. upgrades: livros nas laterais e lampada led.
 
Aparentemente está indo tudo bem.
Fique de olho na humidade.
Boa sorte! :)

Sabe Marshal e toda a galera, não sei se a humidade está alta o suficiente para a pinagem.

Outra coisa que tenho dúvida nessas horas é se eu deveria colocar uma camada de vermiculita sobre os cases mais colonizados para evitar um overlay OU, se daqui pra amanha esse cogus pinam e eu não preciso de nada disso.

no mais é isso aí irmãos, obrigado pelo incentivo e por favor querm puder me esclarecer...
 
Os casings quando construídos levam bastante água junto com a camada.
A argila fornece um ambiente úmido.
Os 2 fatores são suficientes.

Não cubra com vermiculita, não haverá overlay.
Deixe a bomba ligada 24 horas.
Pegue outras 3 caixinhas iguais a esses usadas nos casings, forre com papel alumínio e encaixe os casings dentro.
Isso é para evitar entrar luz pela lateral dos casings.
 
valeu irmão.
shanti shanti shanti, e quanto a inclinaçao de quinze graus??? hehehe, tantas perguntas, nao se irrite, eh inexperiencia.
 
O cultivo ta bonito,pressinto belos cogumelos vindo por aí

Presta atençao noque o maricio falou aí pra vc colocar alumineo dentro das caixinhas e colocar o casing dentro,isso vai evitar deles pinarem para baixo...

Curiosidade: como vc ta mantendo a temperatura?
 
Kleber é isso eu não estou fazendo nada né, apenas uma garrafa de 600 ml congelada dentro, o que nào significa muita coisa. atemperatura ideal de pinagem eh entre os dezoito e vinte e um graus (se eu tiver errado me corrijam) e acho que aqui ta mais, quer dizer certeza. as maneiras que eu sei de lidar com temperatura sao caras. Se vc tiver alguma dica cara, será muito bem vinda nessa hora tao crucial, valeu. e vc deve ter pq sabe o que eh calor...
 
Pois é, o calor aqui na regiao frita os cultivos se deixar...
Tem um esquema pra resfrigerar o terrário que se utiliza uma bomba de ar e uma bomba de reciclar água,com elas se faz passar agua gelada por mangueiras que arrudeiam as paredes do terrário,esse esquema funciona melhor se o terrário for de isopor,absorve melhor a temperatura.Eu to tentando bolar um so com a bomba de ar!

Mas o caminho é esse mesmo,(as garrafinhas congeladas...)apesar de ser uma maneira arriscada, ela é a maneira mas simples e eficaz de quem ta culvando nesse calor do cao que é nossa regiao.Eu pessoalmente gosto de deixar a temperatura aqui no máximo nos 25,quando chega nos 26 e 27 eu ja vou notando o terrário abafado e calorento...
 
Está errado.

A temperatura de pinagem é de 23 a 26º.

Pinagem a 23-26 graus, Ecuador?

Bom, na verdade acho que não faz muita diferença, 18-20 graus também estimula a pinagem. O mais importante para a pinagem é a presença de luz e oxigênio. A temperatura também é importante mas é um fator secundário. entre 18-26 graus diria que pinam relativamente bem. Logo, para o crescimento dos frutos é recomendável sim de 23 pra cima, ainda que a 18-20 graus também crescem, apesar de não serem condições optimais.
 
Acho que o ideal é uma temperatura crescente: frio (20 a 23ºC) para estimular a pinagem e quente (26 a 29ºC) para estimular o crescimento do cogumelo.

A oscilação de temperatura também ajuda na pinagem, pois o micélio entende situação de perigo, frutificando para esporular e perpetuar a espécie.
 
Sim, e não é dado novo, nem mesmo aqui no fórum.

Veja por exemplo https://teonanacatl.org/threads/quais-as-condições-ideais-para-o-cultivo-de-p-cubensis.79/

Por algum motivo predominou aqui no CM durante certa época a idéia de que a temperatura ideal era mais baixa.


POis é Ecuador, nas minhas pesquisas aqui no forúm eu vi na maior parte das vezes essa informaçao sobtre temperatura. obrigado aí, é um pouco mais fácil do que eu imaginava entao.
 
. O mais importante para a pinagem é a presença de luz e oxigênio. A temperatura também é importante mas é um fator secundário. entre 18-26 graus diria que pinam relativamente bem. Logo, para o crescimento dos frutos é recomendável sim de 23 pra cima, ainda que a 18-20 graus também crescem, apesar de não serem condições optimais.

Eu descordo Insider

Pra mim a temperatura é mas importante do que a luz para pinar,cogumelos gostam do frio,ja fiz várias experiencias de cultivos deixando-os em total escuridão,e mesmo assim pinavam.

Vi um video se não me engano no globo ciencia que mostrava os cogumelos pinando na madrugada sem ausencia de luz.Com a temperatura tenho notado que a história é outra...quando ela esta muito alta, meus casing's ate pinam,mas demoram mas que o normal.

Ja para o crescimento dos cogumelos,quando vejo os cogumelos em fase adolescente,a temperatura que eu deixo para eles crescerem mas rápido, é acima dos 28°,eles se tornam adultos quase de um dia para o outro.Quando deixo abaixo dos 25° eles demoram 2 dias a mais para isso.
 
Vi um video se não me engano no globo ciencia que mostrava os cogumelos pinando na madrugada sem ausencia de luz.


Que espécie de cogumelos?

Lembre-se que há espécies fotosensitivas e outras que não o são.
 
Back
Top